Como Optimizar e Aumentar o Perfomance do Windows

redshot

ElectroUser
Boas, devido à quantidade de tópicos e posts nesta secção sobre o assunto, resolvi criar um tópico que sirva como índice para o tema, e algo mais. Assim ficará mais fácil não só para quem se registou à pouco tempo e não sabe por onde começar, mas também que possa servir como uma referência para os mais experientes.

Optimizar ou Melhorar o Desempenho?

Vou considerar aqui estas duas terminologias:

Optimizar: Processo através do qual se “limpa” o computador utilizando operações básicas que não afectem de nenhum modo a usabilidade do sistema, seja em que aplicação for (nativa do Windows ou externa), com o objectivo de melhorar a velocidade sem afectar outras aplicações. Resumidamente, aumentar a velocidade mas mantendo o mesmo aspecto e funcionalidade.

Aumentar o Desempenho: Um pouco como a descrição acima, mas utilizando ferramentas que desactivem certos serviços ou aplicações, que podem ser do sistema ou externas. (O Overclock não entra ;)) O aumento de perfomance é bastante alto, mas não se assegura a funcionalidade de alguns programas. Um exemplo será desactivar alguns serviços do Windows.

Para a utilização dia-a-dia, recomenda-se o processo de Limpeza e Oprimização. Quando se necessita de uma máquina dedicada para jogos, por exemplo, o processo de Melhorar o Desempenho desactivando serviços não-necessários é melhor, mas é preciso ter em atenção as desvantagens que referi acima.


Limpeza e Optimização

Sobre este processo há muito a dizer. Primeiro, porque o software disponível é imenso, seja ele pago ou freeware.

Optimizar utilizando o Windows

Numa primeira parte, vou explicar os primeiros passos na optimização do sistema, que devem ser feitos com recurso a aplicações presentes no próprio Windows. Não vamos necessitar de nenhum software adicional, para já.

Limpeza do Disco
e
Desfragmentação do Disco


Agora que já utilizámos as ferramentas do Windows, vamos às aplicações externas. Estes programas parecem fazer as mesmas coisas, mas são bastante diferentes uns dos outros. Recomendo a instalação de todos eles, pois os resultados de procura diferem, e é melhor corrê-los a todos garantindo uma limpeza mais abrangente.

  • CCleaner, um programa gratuito que limpa ficheiros desnecessários e optimiza o registo (tutorial mais completo em desenvolvimento);
  • Glary Utilities, outro software de manutenção all-in-one;
  • EasyCleaner, limpador específico do registo do Windows;
  • (aceitam-se sugestões para alargar a lista ;))

Depois desta manutenção, reiniciem o computador (se não o tiverem reiniciado ainda). O sistema irá ficar mais rápido, e irá arrancar mais depressa.

Aumentar o Desempenho (para quem a Limpeza normal não chega :))

Aumentar o Desempenho como descrito abaixo implica modificar definições avançadas do sistema operativo, como desactivar certos serviços e os efeitos do Windows.

Há vários tutoriais que explicam como o fazer:
  1. Como acelerar o Windows XP (especialmente para Jogos);
  2. Como acelerar o Windows Vista (também funciona em Windows 7);
  3. Reduzir o consumo do Vista (c/ eyecandy) (não experimentei, mas deverá funcionar com o Windows 7);
  4. Desactivar itens de arranque (tutorial em desenvolvimento)

O tutorial #2 é muito parecido com o #3, mas não desliga os efeitos do Vista (Aero, etc) e tem alguns programas que não são referidos no primeiro.

No tutorial que experimentei (#2) no sistema que está por baixo do meu avatar, e com o Windows 7 ß1 (build 7000), o sistema passou a utilizar apenas 660MB de memória, enquanto que antes utilizava cerca de ~900MB (instalação fresca).
Ficou mais rápido a iniciar, e os jogos aumentaram consideravelmente o desempenho. Os "breaks", ou quedas de fps repentinas, diminuiram bastante.


Ainda há outros mini-tweaks que se podem fazer, mas que podem não surtir quase nenhum efeito:
  • Desactivar Screensaver;
  • Desactivar Wallpaper, substituir por uma cor sólida;
  • Desactivar sons do Windows;
  • Desactivar o logo de arranque do Windows;
  • etc.

Não se esqueçam de reiniciar o computador como é recomendado no final dos tutoriais.

Depois destes tweaks todos, o desempenho do vosso sistema irá aumentar consideravelmente.

Mas atenção, fazer apenas esta última parte do tutorial não quer dizer que se dispense a Limpeza e Optimização!

----------------------------------------------------

ATENÇÃO: Este tópico ainda está em construção. Os tutoriais que se vão inserindo estão localizados na secção “Análise, Artigos e Tutoriais”.
Se criarem ou já tiverem um tutorial que se encaixe neste tópico, mandem PM e eu adiciono-o à lista.

Cumps
 
Última edição:
Obrigado ajudou fixe,
OFFTOPIC: olha uma questao sff, tenho jogado jogos tipo Aion com grandes mapas mas demora a fazer o load dos Mapas e o disco faz bue barulho, nao e normal pois nao? ja tem 7 anos o disco.
 
Back
Topo