Colaborar na Magazine. Directrizes aqui.

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
Boa noite

A Zwame Magazine foi criada há aproximadamente um ano. Nesse ano foram lançados 5 numeros desta magazine. É um projecto nascido no seio do staff da Zwame, mas que se tem expandido de alguma forma para a sua comunidade, alargando a rede de colaboradores.
A magazine não é feita pelo staff da Zwame. A magazine é feita por toda a Zwame para toda a Zwame. É feita por todo e qualquer um de nós, porque todos aprendemos com a partilha de informação que é diariamente colocada nesta comunidade. Apenas a reflectimos posteriormente para outro formato, outra expressão. Mais desenhada, mais formal, mais elaborada.
A Zwame Magazine é isso. Uma compilação do que melhor se faz, se testa, se partilha, se escreve nesta comunidade.

É este o primeiro desafio que vos colocamos. Após um ano de edições, 5 números depois, o que acham da Magazine? O que melhoravam? O que pretendem ver em futuras ediçòes? Entrevistas? Reviews? Artigos de Opinião? Qual o artigo que mais vos interessou? E o tema?

No entanto, temos a real noção de que é difícil acompanhar toda esta informação. Daí que mais uma vez vimos apelar à participação da comunidade na elaboração da magazine. Mas vamos fazê-lo de forma diferente.

Começamos na edição nº 4 uma nova abordagem: Definimos um tema principal, que será capa da magazine, e abordaremos vários aspectos sobre esse assunto. Na Magazine #4 abordamos a temática da Segurança da Informação e identificamos diferentes perspectivas sobre o assunto. Uma entrevista com um conceituado analista de segurança e criptógrafo, perspectivas sobre a segurança na Web, alguns utilitários e ferramentas de segurança....
Obviamente não nos cingimos a um só tema: havendo pertinência e interesse, todo e qualquer artigo poderá ser publicado. Não restringimos a participação da comunidade.

Na magazine #5 iremos abordar a temática dos HTPC's e Mediacenter's. Será este o assunto base e sobre o qual versarão vários artigos. Nesse sentido, apelamos à vossa colaboração e participação na magazine.



== Directrizes ===
Adaptado do Post Original
Licença:

Antes de lerem o que está a seguir é necessário frisar o seguinte para que não haja qualquer problema. A ZWAME Magazine usa uma licença Creative commons - atribuição-uso não-comercial 2.5 Portugal. Neste caso é para levar mesmo à letra. Não basta parecer. É preciso ser. Com isto quero dizer que qualquer artigo que submetam tem que ser original e se tem fontes devem colocar as fontes sem excepção. O mesmo para as imagens. É impossível para o staff verificar da legalidade de todos os artigos submetidos por isso pedimos que não tomem qualquer atitude que belisque a credibilidade da ZWAME nem de nenhum dos seus membros. Não podemos pedir uma coisa que nós de alguma forma não respeitamos antes.

LIMITES PARA TEXTOS


Este aspecto é muito importante e o seu não cumprimento mata completamente qualquer artigo submetido.

- Artigos de uma página: 3000 caracteres com espaços incluídos
- Artigos de duas páginas: 7000 caracteres com espaços incluídos
- Artigos de três páginas: 10000 caracteres com espaços incluídos
- Artigos de quatro páginas: 14000 caracteres com espaços incluídos

Antes de submeterem um artigo, tenham o cuidado de usar um corrector ortográfico. Uma forma simples é por exemplo se usam o Firefox e têm a extensão do dicionário de português instalado meterem o artigo no gmail e verificarem se há erros.
Usem também por exemplo o FLIP online. Lembrem-se que alguém vai ter que ler o que escreveram para rever, mas esse trabalho será tanto mais fácil quanto melhor for o vosso cuidado. Usem frases curtas na redacção dos textos. Usem vírgulas para tornar a leitura agradável. Peçam a alguém para ler em voz alta o que escreveram. Se essa pessoa parar a meio porque não percebeu ou lhe faltou o fôlego é sinal que há ali alguma acentuação que não está correcta. Tenho a certeza que todos querem ver o vosso nome a brilhar nos artigos. Mas para isso precisam mesmo de colocar o vosso melhor

ESTRUTURA FIXA DA MAGAZINE


- Os responsáveis de cada zona definiram esta estrutura como final.

HARDWARE
* Novidades
* Configurações
* Dúvidas e suporte técnico

DIGITAL LIFE



WINDOWS WORLD
* Destaque Windows
* Duvidas e suporte técnico
* Desktop Modding

LINUX & NIX WORLD

* Destaque Linux &nix world
* Duvidas e suporte tecnico

APPLE WORLD

* Novidades
* Software
* Iphone, Ipod e Ipad
* Dúvidas e suporte técnico

DESIGN E MULTIMÉDIA
* Destaques
* Tutoriais
* Fotografia

JOGOS
* Retrogaming
* PC gaming
* Nintendo
* Playstation
* Xbox

INTERNET, REDES E SEGURANÇA

* Notícias
* Equipamentos
* Dúvidas e Tutoriais

PROGRAMAÇÃO e WEB DEVELOPMENT
* Destaque
* Tutorial


COMUNIDADE
* Filmes
* Séries
* Geral
* Opinião

EVENTOS ZWAME

A estrutura é a espinha dorsal da revista e não vai sofrer alterações. Mais depressa se corta nos conteúdos do que se altera a estrutura da revista por isso RESPEITEM OS LIMITES que foram definidos e acima de tudo os limites para os artigos.

Nem todos vão concordar com esta divisão mas ter uma divisão é a única forma de garantir o sucesso da ZWAME Magazine. Numas edições vai ser fácil preencher determinados quadros e noutras edições vai ser mais difícil.

COMO SUBMETER ARTIGOS?

- Enviar os artigos para o email: magazine [arroba] zwame [ponto] pt. O título do email deverá conter unicamente a zona e sub-zona da revista a que pertence o artigo. Desta forma é mais fácil fazer a filtragem ao responsável do email.

Como se processa a selecção dos artigos recebidos:

- A equipa de coordenadores tem a responsabilidade de estar ao corrente de tudo o que é recebido no email e colocar em local apropriado e disponível a cada responsável de zona os artigos recebidos. O responsável de zona depois define quais coloca ou não para publicação.

EQUIPA ZWAME MAGAZINE

EQUIPA DE ADMINISTRAÇÃO
- Chip, Metro

EQUIPA DE COORDENAÇAO
- amjpereira,, Madcaddie, eXcept

DIRECÇÃO TÉCNICA E RELAÇÕES PÚBLICAS DA REVISTA
- michael c

EQUIPA DE DESIGN E PAGINAÇÃO

- michael c , X-Blitz


A minha caixa de PM's, assim como as do Madcaddie e do amjpereira estão também abertas a dúvidas e sugestões que queiram colocar.

Contamos convosco.



Antes de mais, sejam bem-vindos.
Depois de o nosso número zero ter sido tão bem recebido é altura de mostrar o que toda a comunidade consegue fazer. Para isso contamos com todos.

Antes de lerem o que está a seguir é necessário frisar o seguinte para que não haja qualquer problema. A ZWAME Magazine usa uma licença Creative commons - atribuição-uso não-comercial 2.5 Portugal. Neste caso é para levar mesmo à letra. Não basta parecer. É preciso ser. Com isto quero dizer que qualquer artigo que submetam tem que ser original e se tem fontes devem colocar as fontes sem excepção. O mesmo para as imagens. É impossível para o staff verificar da legalidade de todos os artigos submetidos por isso pedimos que não tomem qualquer atitude que belisque a credibilidade da ZWAME nem de nenhum dos seus membros. Não podemos pedir uma coisa que nós de alguma forma não respeitamos antes.


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
LIMITES PARA TEXTOS

Este aspecto é muito importante e o seu não cumprimento mata completamente qualquer artigo submetido.

- Artigos de uma página: 3000 caracteres com espaços incluídos
- Artigos de duas páginas: 7000 caracteres com espaços incluídos
- Artigos de três páginas: 10000 caracteres com espaços incluídos
- Artigos de quatro páginas: 14000 caracteres com espaços incluídos

Antes de submeterem um artigo, tenham o cuidado de usar um corrector ortográfico. Uma forma simples é por exemplo se usam o Firefox e têm a extensão do dicionário de português instalado meterem o artigo no gmail e verificarem se há erros.
Usem também por exemplo o FLIP online. Lembrem-se que alguém vai ter que ler o que escreveram para rever, mas esse trabalho será tanto mais fácil quanto melhor for o vosso cuidado. Usem frases curtas na redacção dos textos. Usem vírgulas para tornar a leitura agradável. Peçam a alguém para ler em voz alta o que escreveram. Se essa pessoa parar a meio porque não percebeu ou lhe faltou o fôlego é sinal que há ali alguma acentuação que não está correcta. Tenho a certeza que todos querem ver o vosso nick a brilhar nos artigos. Mas para isso precisam mesmo de colocar o vosso melhor em cada artigo.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ESTRUTURA FIXA DA MAGAZINE

- Os responsáveis de cada zona definiram esta estrutura como final.

Separador Hardware
HARDWARE NOVIDADES --> 3 página
HARDWARE CONFIGURAÇÕES --> 1 página
HARDWARE DÚVIDAS E SUPORTE TÉCNICO --> 2 páginas

Digital Life
5/6 páginas a dividir pelos diversos temas

Windows World
Destaque Windows --> 2 páginas
Duvidas e suporte tecnico --> 1 página
Desktop Modding --> 2 páginas

Linux& nix World **
Destaque Linux &nix world --> 2 páginas
Duvidas e suporte tecnico --> 1 página

Apple World
DESTAQUE APPLE WORLD --> 2 páginas
APPLE WORLD SOFTWARE --> 1 página
APPLE WORLD IPHONE --> 1 página
APPLE WORLD DÚVIDAS E SUPORTE TÉC. --> 1 página

Design e Multimédia
Destaque design e multimédia --> 1 página
Tutorial design e multimédia --> 2 páginas
Fotografia --> 2 páginas

Jogos
página(s) de destaque + página(s) retrogaming --> 3 páginas (no fundo o retrogaming cobre o espaço que sobrar do destaque)
páginas PC gaming --> 2 páginas
páginas Nintendo --> 2 páginas
páginas Playstation --> 2 páginas
páginas Xbox --> 2 páginas

Internet Redes e Segurança

Destaque --> 2 páginas
Artigo --> 2 páginas

Programação
Destaque --> 1 página
Tutorial --> 2 páginas

Web Development
Destaque --> 1 página
Tutorial --> 2 páginas

Análises, Artigos e Tutoriais
Destaque --> 2 páginas

Folding/Boinc
Destaque --> 1 página

Comunidade
Filmes --> 2 páginas
Séries --> 1 página
Geral --> 2 páginas

lan/mettings --> 1 página

A estrutura é a espinha dorsal da revista e não vai sofrer alterações. Mais depressa se corta nos conteúdos do que se altera a estrutura da revista por isso RESPEITEM OS LIMITES que foram definidos e acima de tudo os limites para os artigos.

Nem todos vão concordar com esta divisão mas ter uma divisão é a única forma de garantir o sucesso da ZWAME Magazine. Numas edições vai ser fácil preencher determinados quadros e noutras edições vai ser mais difícil.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
RESPONSÁVEIS DE ZONA E EQUIPA

HARDWARE | Madcaddie
DIGITAL LIFE
| Fric
WINDOWS WORLD | Madcaddie
LINUX/*NIX WORLD | esquiso
APPLE WORLD | Watermelon
DESIGN E MULTIMÉDIA | michael c
JOGOS | Triston
IRS | amjpereira
PROGRAMAÇÃO
| Kayvlim / Armadillo
WEBDEVELOPMENT | Kayvlim / Armadillo
ANALISES ARTIGOS E TUTORIAIS | brock
COMPUTAÇÃO DISTRIBUÍDA | Metro
COMUNIDADE | Silver Wolf

DEVERES DOS RESPONSÁVEIS:

- Em cada edição definir temas para a secção de que é responsável
- Procurar pessoas interessadas e com potencial para escrever o artigo definido
- Receber/Filtrar os artigo e fazer uma analise e correcção breve do mesmo em caso de aceitação para publicação


*Outras responsabilidades estão em estudo



EQUIPA DE ADMINISTRAÇÃO

- Chip, Metro

EQUIPA DE COORDENAÇAO
- amjpereira, brock, Madcaddie, michael c

DIRECÇÃO TÉCNICA E RELAÇÕES PÚBLICAS DA REVISTA

- michael c

EQUIPA DE RESPONSÁVEIS DE ZONA
- Madcaddie, Fric, esquiso, Watermelon, michael c, Triston, amjpereira, Kayvlim, Armadillo, brock, Metro, Silver Wolf

EQUIPA FIXA DE REDACÇÃO
- Levantamento em execução

EQUIPA DE DESIGN E PAGINAÇÃO
- michael c

EQUIPA DE REVISÃO
-
TosteX, Watermelon, paperless
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
COMO SUBMETER ARTIGOS?

- Enviar os artigos para o email: magazine [arroba] zwame [ponto] pt. O título do email deverá conter unicamente a zona e sub-zona da revista a que pertence o artigo. Desta forma é mais fácil fazer a filtragem ao responsável do email.


Como se processa a selecção dos artigos recebidos:

- Vai existir um responsável máximo por este email (ainda por definir) que vai ter a responsabilidade de estar ao corrente de tudo o que é recebido no email e enviar por PM a cada responsável de zona os artigos recebidos. O responsável de zona depois define quais coloca ou não para publicação.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Irá ser feito um manual mais desenvolvido. Quando sair este post será actualizado. Agora, ao trabalho!:)

Este post foi 99,9% feito pelo michael c.
Thanks michael :)


**
Pelo esquiso:

Para a próxima edição e para quem quiser contribuir, gostaria de deixar como sugestões os seguintes temas no âmbito da secção de Dúvidas e Suporte Técnico:
- Kernel Panics
- Samba
 
Última edição pelo moderador:
Se puder, e espero ter tempo, faço um artigo :D mesmo que não seja o escolhido, até pode servir para mais tarde meter aqui no forum (que certamente irei por).

Nestas coisas sabe sempre bem contríbuir, além de ser um garnde prazer :) se precisarem também de alguma ajuda com a revista, para algo em especifico, posso também ajudar.

Cumps.
 
Mas como é ao certo? Os membros escrevem artigos sobre uma secção e depois são escolhidos os melhores? Ou já ha temas pre definidos para cada secção?
 
Se vai fazer o artigo para outro lado não faz sentido colocar na Magazine, não pretendemos a meu ver criar uma revista com conteúdos "copiados" ou ver exactamente o mesmo artigo noutra revista.

Creio que é fácil de entender que o mesmo artigo em duas revistas vai criar alguns problemas.
 
Se precisarem de ajuda a nível de redacção/estrutura/gramatica de textos ou algo que necessitem, se estiver ao meu alcance, poderei ajudar.
 
reparei agora nesta thread, uma iniciativa de louvar..

gostava de participar com um artigo, mas como a submissão é até dia 12 não acho que consiga elaborar um artigo de qualidade neste curto espaço de tempo.. talvez para a próxima edição :)

cumps
 
Estou um bocado confuso :P Se eu quiser escrever um artigo sobre um filme tenho de escrever 7000 caracteres? Não posso escrever 3000 e outra pessoa escrever outros 3000 para ocupar as 2 páginas com 2 filmes diferentes?
 
Estou um bocado confuso :P Se eu quiser escrever um artigo sobre um filme tenho de escrever 7000 caracteres? Não posso escrever 3000 e outra pessoa escrever outros 3000 para ocupar as 2 páginas com 2 filmes diferentes?

A secção de filme tem 2 paginas, mas não quer dizer que entre so um filme, ou que o artigo tenha que ter 7000 caracteres.

Cumprimentos
 
A secção de filme tem 2 paginas, mas não quer dizer que entre so um filme, ou que o artigo tenha que ter 7000 caracteres.

Cumprimentos

OK. Compreendi mal. Então a ideia é que um artigo de uma página tem de ter 3000 caracteres e um artigo de duas páginas tem de ter 7000 caracteres. O tamanho do artigo fica ao nosso critério, desde que não exceda o número de páginas reservado a cada tema. É isto?

Sendo assim acho que essas duas páginas de cinema podiam passar a ser música/cinema. Na minha opinião umas reviews de álbuns e concertos não ficavam nada mal...
 
A parte de filme não se reduz apenas a analises, tens artigos de opinião, lançamentos tanto em DVD como em brevemente no cinema, entre uma infinidade de outras possibilidades ;)

Cumprimentos
 
Certo. Eu não queria reduzir o cinema apenas a análises de filmes, foi só um exemplo, até porque gostei bastante de ler o artigo sobre edição que veio na primeira revista.
A minha sugestão era no sentido de englobar também outras artes, mas isso já são vocês que decidem... De qualquer maneira obrigado pelos esclarecimentos, se eu tiver tempo talvez escreva qualquer coisa.
 
Certo. Eu não queria reduzir o cinema apenas a análises de filmes, foi só um exemplo, até porque gostei bastante de ler o artigo sobre edição que veio na primeira revista.
A minha sugestão era no sentido de englobar também outras artes, mas isso já são vocês que decidem... De qualquer maneira obrigado pelos esclarecimentos, se eu tiver tempo talvez escreva qualquer coisa.

É devido a existirem outros assuntos que existe também a área de

Séries --> 1 página
Geral --> 2 páginas

Em que no geral o tema não está restringido a um sub-fórum, mas pode ser qualquer assunto (agradecia que deixassem o futebol, e o babes de fora) daquela zona.

Cumprimentos
 
Se precisarem de alguém para traduzir de inglês para português ou vice versa mandem PM. Eu mando credenciais ;)

Quanto ao artigo, tentarei escrever um ou sobre filmes ou PC Gaming.

O mais importante é não deixarem este projecto morrer!

EDIT: Já agora, existe alguma preferência pelo formato de ficheiro do artigo?
 
Última edição:
Back
Topo