Sony Ericsson R300i (Review)

nunyx

Digital Member
Índice:

01. Nota inicial
02. Pacote, acessórios
03. Design, dimensões
04. Ecrã
05. Teclas
06. Câmara
07. Software
08. Rádio
09. Conectividade, internet
10. Autonomia
11. Notas finais e classificação


R300_product_quality_image_1.png



01. Nota inicial

>> O R300i foi lançado juntamente com o R306i. Foram desenhados para locais onde se dá bastante importância a rádio e na sua qualidade. Um dos países referidos como um dos que melhor recebe este modelo é a Índia. Nestes modelos da série "R", tudo gira em torno da qualidade a ouvir rádio.


02. Pacote, acessórios

>> Estamos perante uma caixa de dimensões e conteúdo modestos, mas com tudo o que é necessário.

DSC00195.jpg


DSC00196.jpg


>> Ao abrir a caixa vemos logo o terminal.

DSC00197.jpg


>> Lá dentro encontramos a tampa de trás, os fones, carregador, bateria e papelada.

DSC00198.jpg


DSC00199.jpg


DSC00204.jpg


DSC00205.jpg


DSC00206.jpg


>> Sobre estes acessórios, vou centrar-me nos fones. São muito semelhantes aos HPM-60, mas têm uma "grande" diferença: O conector é bem maior do que o normal.

DSC00203.jpg


>> São os HPA-30. O aumento no conector é, supostamente, um efeito de uma implementação que aumenta a recepção rádio. De facto a qualidade rádio é excelente, mas usar estes fones implica um aumento bem grande do tamanho do terminal. Talvez assim já não seja tão fácil colocá-lo no bolso.

DSC00201.jpg


DSC00217.jpg



03. Design, dimensões

>> O design faz lembrar o do T250. Esta versão é prateada na frente e preto atrás.

DSC00208.jpg


DSC00221.jpg


>> Um pormenor interessante no design são dois apoios que permitem com que o terminal se mantenha em pé, de lado. Não existe nenhum botão desse lado.

DSC00210.jpg


DSC00211.jpg


DSC00223.jpg


DSC00224.jpg


>> Na parte de baixo e na parte de cima também temos um design limpo, sem teclas.

DSC00215.jpg


>> O conector encontra-se do lado esquerdo, bem como todas as teclas laterais.

DSC00212.jpg


>> No que diz respeito a dimensões e peso, este terminal é excelente. Apesar de ser um pouco mais grosso que o W880i, tem mais ou menos a mesma altura e é quase tão leve quando esse.

DSC00218.jpg


DSC00219.jpg



04. Ecrã

>> De facto, ecrã não é dos melhores. O tamanho não é mau, tem 1.8", que é como o W880i, mas este tem apenas 65K cores, portanto a qualidade de imagem deixa um pouco a desejar. Mas porta-se bem e cumpre o seu papel.


05. Teclas

>> Começamos pela parte da frente. Foi agradável verificar que colocaram um d-pad completo, apesar da semelhança do terminal com o T250. Posso dizer que é um excelente d-pad, dos melhores que já experimentei. Por cima estão as teclas de selecção, abaixo as de atender e desligar chamada (que seguem a cor do d-pad), e abaixo a de atalhos e "C" (apagar).

DSC00209.jpg


>> O teclado alfanumérico parece pequeno, e de facto existem teclados bem maiores, mas este está à altura e é fácil de usar.

>> Do lado esquerdo estão as teclas de volume. Logo abaixo está uma tecla dedicada para rádio. A sua função parece ser algo inútil, já que apenas muda o efeito de som entre Normal e Concerto.

DSC00213.jpg


Na parte de trás temos um pormenor interessante que são três teclas de atalho. Servem somente para rádio e não só o ligam (quando o teclado está desbloqueado) como também estão associadas às primeiras três estações guardadas na parte do rádio.

DSC00222.jpg



06. Câmara

>> Não há nada de especial a dizer sobre a câmara. É apenas uma simples VGA com as seguintes opções:

- Effects
--- No effect
--- Black & White
--- Negative

- Picture size
--- VGA (640x480)
--- QVGA (320x240)
--- QQVGA (160x120)

- Picture quality
--- Fine
--- Normal

- Night mode
--- Turn on
--- Turn off


>> O zoom faz-se com o d-pad, e o botão do centro serve para tirar a fotografia.


07. Software

>> Foi interessante verificar que este software não é "simplificado" como é costume ver nos modelos mais fracos. Apesar de ter apenas 9 ícones no menu, a navegação é semelhante à da plataforma A200, já que usa o mesmo sistema de usar três botões, os de selecção e o centro do d-pad.

R300i_menu.jpg


>> Da esquerda para a direita e de cima para baixo:

- Organizer
--- File manager
--- Alarms
--- Calendar
--- Tasks
--- Notes
--- Timer
--- Stopwatch
--- Calculator

- Internet

- Entertainment
--- TrackID
--- My Games
--- Record sound

- Camera

- Messaging (muito semelhante à plataforma A200, em todas as opções)

- Radio

- Calls

- Contacts

- Settings
»» General
»»»» Profiles
»»»» Time & date
»»»» Language
»»»» Security
»»»» Setup wizard
»»»» Phone Status
»»»» Master reset
»» Sounds & alerts
»»»» (respectivas opções)
»» Display
»»»» (mesma coisa, até com a opção de mudar o tamanho do relógio)
»» Calls
»»»» (respectivas opções)
»» Connectivity
»»»» Bluetooth
»»»» Mass storage
»»»» Phone name
»»»» Mobile networks
»»»» Internet settings
»»»» Accessories

>> Como podem verificar, é realmente completo, e bastante semelhante à A200. ;)


08. Rádio

>> Não existe leitor de música, apenas a opção de rádio (mas sem expansão de memória, nem era necessário um player dedicado). Sinceramente, para um terminal que é suposto ter a vertente rádio mais desenvolvida, deixou um pouco a desejar...

>> Apenas 20 canais. Nada de diferente aqui. Foi com pena minha que verifiquei que este terminal não consegue encontrar o nome das estações... As diferenças são mais no facto de poder mudar entre FM e AM. Isso é algo que, creio eu, nunca foi explorado em nenhum terminal até então. Pelo menos de marcas conhecidas.

>> Outro pormenor interessante é o facto de se poder gravar rádio. Enquanto se grava tem-se acesso apenas às opções Tunr on spkr, Sound effects, Turn on Mono. O tipo de ficheiro guardado é ADP, com a indicação de ser WAV e gravando, por exemplo, no dia de hoje, fica com o nome 20090406001. Basicamente seria ano 2009, mês 04 (Abril), dia 06 e ficheiro nº 001. :)

>> Como já foi dito, as teclas de acesso rápido são um pormenor interessante, a de efeitos parece algo desnecessária, e os fones têm um conector bem grande. Mas o que parece ser a melhor implementação é a coluna. O som é incrivelmente alto! Mas isto não se limita ao rádio, até nos toques consegue ser mais alto que a generalidade dos telemóveis. De facto foi muito bem conseguido. :)


09. Conectividade, internet

>> Tem Bluetooth, que torna este modelo ainda mais completo, e é possível conectar via USB. Sobre a internet, tem um browser da :SE, como costume. Nada mais a relatar, porta-se bem em todos os aspectos.


10. Autonomia

>> Este modelo usa a bateria BST-38. A autonomia prevista de 400h em standby e 9h em chamada não está longe da realidade. Mais uma vez, a Sony Ericsson não desaponta neste aspecto.

DSC00207.jpg



11. Notas finais e classificação

>> Este modelo surpreendeu-me. Não estava à espera de poder mexer nele de forma tão semelhante como faço com modelos com a plataforma A200. Apenas fiquei um pouco desiludido acerca do rádio, não me cativou como estava à espera, e os fones são estranhos... Teria sido mais interessante não ser necessário fones para ligar o rádio, acho que isso iria atrair muita gente. Na minha opinião, a :SE falhou no seu objectivo... Mas como pontos muito positivos, temos um terminal, pequeno, leve, e com uma coluna que dá um som soberbo. Não seria a minha primeira escolha como telemóvel principal, mas se tivesse que usá-lo dessa forma, não ficaria desapontado. :cool

Classificação: 8



Página oficial
 
A classificação é de 0-20 ou 0-10?:p

Parabéns pela review, está muito completa.

Onde é que o compraste? Vende-se em PT?

De facto, se para ouvir radio pela coluna, é necessário estarem os phones ligados, é um pouco inconveniente ainda por cima pelo propósito da série R. Podiam incorporar uma antena que depois se dissimulava no equipamento, como nos telemoveis japoneses.
 
Parabéns pela Review ;)

Parabéns pela review, está muito completa.

Parabéns pela review.

Obrigado. :)

A classificação é de 0-20 ou 0-10?:p

Onde é que o compraste? Vende-se em PT?

Sorry. :p É de 0 a 10. Comprei no estrangeiro. Deves encontrar na *****, penso eu...


O R300 (certo?i) pode gravar rádio, mas só tem 8MB de memória...
não dá para quase nada, mesmo económico.

Sim, e é preciso ter cuidado. Cerca de 50 segundos equivale a 1,5MB, isto de gravado em qualidade elevada, mas permite gravar numa qualidade mais economizadora.

Os ângulos das fotos foram muito bem conseguidos, óptimos,
mas podias usar uma câmara a sério (melhor que o SE G900 :p)...

Era para ter usado o K850i, mas na altura não estava com ele. :wvsore:
 
Última edição:
Back
Topo