[Dúvida] Usam AGPS?

[Dúvida] Usam AGPS?


  • Total voters
    86

qualquer321

Power Member
Usam GPS assistido?


Muitos compram equipamentos com "A-GPS", depois desactivam isso (para poupar €).
Façam o favor de responder a pergunta em "Poll" para confirmarmos até que ponto isso acontece.




Fica aqui um exemplo da ideia generalizada que há entre membros,
que parece-me uma grande confusão com o "Quick GPS":

assisted gps: é a possibilidade de descarregares para um receptor um ficheiro que descarregas da internet, e que tem as localizações dos satélites para um prazo de tempo, tipo 48 hrs, 72 hrs ou uma semana.

com esta informação o ttf (time to fix) é quase instantâneo. esta tecnologia está presente nos pdas hw6515 e hw6915 da hp por exemplo.
Com o hábito de generalizar, nascem mitos...



Encontrei alguns tópicos relacionados, mas diferentes...:
http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=116034
http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=69828
 
Eu tenho mas de facto não o uso... até porque tinha de gastar alguns centimos para ligar à net... prefiro esperar mais um pouco para receber sinal... o que por norma é bem rápido. PS: tenho um Mio A701
 
Se é o que estou efectivamente a pensar, o meu telemóvel (Omnia) faz o download de um ficheiro chamado "xtra", e uso, porque faço a actualização desse ficheiro por wi-fi.
 
Tenho e tambem não uso...
-1º razão,não pagar trafego,pelo que se diz é um ficheiro pequeno,mas é trafego...
-2º razão,como uso o GPS com alguma regularidade,o ficheiro log com informação sobre a posição dos satelites mante-se relativamente actualizada.Com estas condições,a ligação em frio é obtida realtivamente rapido.
Uso um N95-RM1 FW-V.30
 
Um já tive um Ominia 16Gb,nesse equipamento o A-GPS chama-se "GPS Melhorado".
Penso que funciona da mesma maneira que o A-GPS.Ainda actualizei 2 ou 3 vezes,por wi-fi,nota-se uma melhoria significativa.
 
Aquilo que descreves parece uma espécie de "quick GPS".

Um equipamento não precisa suportar "A-GPS" para ter "quick GPS".

Penso que quando usas "GPS assistido", a aquisição e processamento de dados é
"continuamente auxiliada" (sem pormenores...) pela operadora via GPRS/3G.

Mas há uma grande confusão em torno disso.

Boas, eu uso porque todas as vezes que faço sincronização ele descarrega o ficheiro. (HTC Touch Cruise)

Agora vamos ver as defenições de "A-GPS" :
Conventional standalone GPS has difficulties providing a reliable positioning - for example, when surrounded by tall buildings (resulting in multipath), or when the satellite signals are weakened when a GPS device is used indoors or under trees. Some newer receivers are better at handling these situations.[citation needed] In addition, when first turned on in these conditions, some non-assisted GPS units may not be able to download the almanac and ephemeris information from the GPS satellites, rendering them unable to function until a clear signal can be received continuously for up to 40 seconds.
An A-GPS receiver can address these problems in several ways, using network elements such as either an assistance server or other data from a network. That assistance generally falls into two categories: a) information used to more quickly acquire satellites, or b) calculations done remotely:
  • The assistance server can locate the phone roughly by which cell site it is connected to on the cellular network.
  • The assistance server has a good satellite signal, and lots of computation power, so it can compare fragmentary signals relayed to it by cell phones, with the satellite signal it receives directly, and then inform the cell phone or emergency services of the cell phone's position.
  • It can supply orbital data and/or almanac for the GPS satellites to the cell phone, enabling the cell phone to lock to the satellites faster in some cases.
  • The network can provide atomic time (Accurate Time Assistance)
  • Simply capturing a brief snapshot of the GPS signal, with approximate time, for the server to later process into a position.[2]
  • By having accurate, surveyed coordinates for the cell site towers, it has better knowledge of ionospheric conditions and other errors affecting the GPS signal than the cell phone alone, enabling more precise calculation of position. (See also Wide Area Augmentation System)
Uma boa opcção para ver como é que trabalha é usarem o googlemaps mobile sem gps e ele faz a triangulação atravez das antenas GSM. Claro que a posição tem maior erro de localização.
 
fermamar , tens a certeza que o que a Samsung chama de "GPS melhorado" é o mesmo que "GPS assistido"?
Se sim, então há de haver alguma fonte oficial da Samsung a dizer isso. Podes encontrar?


Eu garanto-te que se chama "GPS melhorado",já não tenho o equipamento á uns meses,mas ainda me lembro.Isso tambem é facilmente tirado a limpo,ha muitos user aqui com o Omnia,eles que se pronunciem...
Tambem disse que penso que funciona da mesma maneira que o A-GPS,no entanto não estou em condições do garantir...
 
Última edição:
Eu garanto-te que se chama "GPS melhorado",já não tenho o equipamento á uns meses,mas ainda me lembro.Isso tambem é facilmente tirado a limpo,ha muitos user aqui com o Omnia,eles que se pronunciem...
Tambem disse que penso que funciona da mesma maneira que o A-GPS,no entanto não estou em condições do garantir...
Chama-se GPS Melhorado sim. Nas especificações do site da TMN e no GSM Arena fala em A-GPS, no site da Samsung não vi nada. Gera um ficheiro que torna o "fix" rápido, mas não está em constante ajuda ao posicionamento por ligação de dados à operadora... Pensava que isso do ficheiro era o A-GPS, se afinal é Quick, pronto, já aprendi algo novo hoje :D
 
Sei o que é o A-GPS e tenho-o sempre ligado, uma vez que tenho um plano de dados de internet no telemóvel. Caso não tivesse, possivelmente não deveria utilizar pois seria-me cobrado pela operadora o acesso à internet (GPRS ou 3G).

Para quem tem dúvidas acerca do que é o A-GPS, fica aqui a explicação por parte da Nokia do que é o A-GPS e quais as suas principais vantagens. Podem ler o artigo completo aqui.

O que é o A-GPS?

O GPS Assistido (A-GPS) é uma versão optimizada do serviço GPS. O A-GPS recolhe dados complementares de apoio através de uma ligação de dados (como GPRS ou 3G), que ajudam o seu dispositivo a calcular as coordenadas da sua localização no momento em que está a receber sinais dos satélites.

Quais as vantagens do A-GPS?

O A-GPS foi concebido para captar uma ligação aos satélites de forma mais rápida e mais fiável, o que significa que se obtém uma experiência de GPS mais constante. O A-GPS permite reduzir o tempo que um dispositivo dotado de GPS necessita para identificar o seu posicionamento num determinado momento - o que se designa habitualmente por TTFF (Time To First Fix) - na maior parte das localizações geográficas em todo o mundo.

O A-GPS revela-se mais útil em zonas urbanas, onde pode acontecer a navegação ocorrer em “canyons urbanos”, ou ser efectuada numa viatura em movimento.

O A-GPS representa uma optimização da experiência do utilizador para todas as aplicações do seu dispositivo que façam uso da tecnologia GPS integrada.

Há alguns custos adicionais associados à utilização do A-GPS?

O que paga ao seu fornecedor de serviços são os dados transferidos através da rede celular. Por favor lembre-se de que as tarifas poderão ser mais elevadas se estiver a utilizar o serviço de roaming.
 
MikePA, fiz a pergunta porque reparei que a Samsung é muito cuidadosa,
nas páginas oficiais do OMNIA não há referência a "GPS assistido"/"Assisted GPS"/"A-GPS", nem no "Manual de utilizador"...
Sabe-se lá porquê... :rolleyes:
Sim, já reparei nisso... Pelo que vejo não se trata de "puro A-GPS" o que o Omnia tem...
 
Tenho e tambem não uso...
-1º razão,não pagar trafego,pelo que se diz é um ficheiro pequeno,mas é trafego...
-2º razão,como uso o GPS com alguma regularidade,o ficheiro log com informação sobre a posição dos satelites mante-se relativamente actualizada.Com estas condições,a ligação em frio é obtida realtivamente rapido.
Uso um N95-RM1 FW-V.30

boas
pois eu sou da mesma opinião que tu , isto porque se utilizarmos com regularidade o GPS creio que não se justifica pagar nem que sejam 40cent,porque com uma ligação diária , todos os dados são actualizados ,sem ser preciso gastar nem que sejam 40cent que é mais ou menos quanto se paga tendo o A-GPS ligado ,agora também sou da opinião que se estiver com alguma pressa mais vale ligar o GPS com uma ajuda da operadora pois é mais rápido, esta é a ideia que tenho ,e que por acaso é assim que costumo fazer salvo exepções e sempre funcionou tudo muito bem ..cumpr
 
Boas, eu uso porque todas as vezes que faço sincronização ele descarrega o ficheiro. (HTC Touch Cruise)

Agora vamos ver as defenições de "A-GPS" :
Conventional standalone GPS has difficulties providing a reliable positioning - for example, when surrounded by tall buildings (resulting in multipath), or when the satellite signals are weakened when a GPS device is used indoors or under trees. Some newer receivers are better at handling these situations.[citation needed] In addition, when first turned on in these conditions, some non-assisted GPS units may not be able to download the almanac and ephemeris information from the GPS satellites, rendering them unable to function until a clear signal can be received continuously for up to 40 seconds.
An A-GPS receiver can address these problems in several ways, using network elements such as either an assistance server or other data from a network. That assistance generally falls into two categories: a) information used to more quickly acquire satellites, or b) calculations done remotely:
  • The assistance server can locate the phone roughly by which cell site it is connected to on the cellular network.
  • The assistance server has a good satellite signal, and lots of computation power, so it can compare fragmentary signals relayed to it by cell phones, with the satellite signal it receives directly, and then inform the cell phone or emergency services of the cell phone's position.
  • It can supply orbital data and/or almanac for the GPS satellites to the cell phone, enabling the cell phone to lock to the satellites faster in some cases.
  • The network can provide atomic time (Accurate Time Assistance)
  • Simply capturing a brief snapshot of the GPS signal, with approximate time, for the server to later process into a position.[2]
  • By having accurate, surveyed coordinates for the cell site towers, it has better knowledge of ionospheric conditions and other errors affecting the GPS signal than the cell phone alone, enabling more precise calculation of position. (See also Wide Area Augmentation System)
Uma boa opcção para ver como é que trabalha é usarem o googlemaps mobile sem gps e ele faz a triangulação atravez das antenas GSM. Claro que a posição tem maior erro de localização.

lamento informar mas o touch cruise nao tem A-GPS...
mas em "troca" temos o software "quick gps" que faz praticamente o mesmo e esta presente em bastantes pda's e essa malta usa o agps porque pensa que e melhor...
tal como o ricponte indicou.. o serviço agps serve mais para softwares tipo o google maps mobile porque fora isso nao serve pra "nada".
no meu cruise apanho os satelites em 10seg ou menos e nao preciso nem tenho agps...
 
Última edição:
ricponte, como podes ver "A-GPS" faz muito mais do que sublinhaste.

"Quick GPS" (e semelhantes) faz somente o que sublinhaste.

Pelo que dizes, tu só usas "Quick GPS".

Boas,
O que eu sublinhei é uma das caracteristicas do Agps ( que é igual ao quickgps ), mas tens na discrição outras quatro caracteristicas.

Quanto a confusão do LBS ve o que diz no primeiro ponto.
The assistance server can locate the phone roughly by which cell site it is connected to on the cellular network.
Ora se o operador ja a tua localização atraves da grelha celular vai fazer a triangulação entre antenas. dando maior erro de localização que o gps.
 
Boas
Sabem como se desactiva o a-gps no htc touch2 para ficar apenas GPS (por causa dos custos inerentes a sua utilização). Tenho o tomtom instalado e usa sempre a-gps. quando desactivo nunca funciona. Será porque a antena gps é fraca?
Obrigado
cumps
 
Back
Topo