ThinClients e Desktop Online

APLinhares

OpenSource
Sendo que cada vez mais se aposta na economia de recursos encontrei pela net relatos de várias instituições por ex, com necessidade em reabilitar as antigas máquinas apostaram em soluções como thinclients. Em vez de comprarem (porque financeiramente não era possível) novo hardware, e sendo este normalmente antigo e limitado, encontraram aqui uma solução mais flexível, melhor performance global, menor manutenção e sem dúvida económica pois os requisitos são bastante baixos. E visto nem ser preciso disco duro, nem grandes capacidades, existem bastantes soluções obviamente algumas opensource como openthinclient, thinstation, tcosproject.

World wide, tornou-se também conhecido o cloud computing, com a massificação da internet e dos serviços online apresentando-se cada vez mais soluções de Ambientes Virtuais, baseados em "programações diferentes".
O que acham desta evolução, com a crescente largura de banda disponível ? :)

Online Desktop disse:
 
Última edição:
O Cloud computing terá sem dúvida muitos adeptos num futuro muito próximo. Já experimentei alguns desses sítios e posso afirmar são muito prometedores e uma verdadeira ameaça aos convencionais SO's.
 
Epa, acho que era mesmo disto que andava a procura... Quer-se dizer, +/-.
Vamos la ver isto por pontos:
1º Uso pcs para os mais variados fins desde 1999, apesar de nao ser nenhum "Pro" digamos que sou um utilizador experiente.
2º Ao longo do tempo sempre usei o computador para trabalhos mas a maior fatia do tempo era para jogos.
3º À já algum tempo que procuro uma coisa semelhante a estas. (um OS de recursos reduzidos que nao fosse remoto, apesar de ter gostado bastante deste http://www.oos.cc/login.html )
4º Apesar das minhas specs de PC (ver o "My System" ali ao lado) queria uma coisa "leve", que fosse rapido no boot que tivesse:
- Um editor de texto (word/writer)
- Editor/visualizador de "powerpoint" (a estas horas nao me lembro do nome do ditocujo)
- Editor de imagens (por favor nao me metam o paint e mto menos o "jimp" :D )
- Editor de HTML (estilo dreamweaver ou com interface semelhante)
- IMs para MSN/WLM
- Cliente de Internet
- Cliente de Email
- E claro, suporte para programas windows based.

Esta novidade do "Cloud computing" e "Thinclients" é totalmente nova para mim e desconheço de todo as funções de cada um. Já estive a obter algumas infos mas a estas horas, o tico e o teco estão a pedir cobertores e almofadas.

Quem me puder ajudar neste meu "singelo" pedido, tem direito a um café na zona de Aveiro.

Cumps
 
Vou testar isto. Penso que poderá passar por aí o futuro, pois com a net cada vez mais rapida, pode ser uma solução eficaz.
 
um exemplo prometedor de "cloud computing" será o serviço OnLive, para quem ainda não viu, é um sistema já em fase de testes nos E.U.A. , que permite jogar títulos da última geração no nosso desktop/laptop sem necessidade de ter processamento gráfico dedicado , também existe a microconsola OnLive, que se liga a uma TV (neste caso HDMI para já), e que serve para basicamente termos um "Framework" na nossa TV da sala para jogar títulos como Crysis, Grid, etc. contam-se como parceiros deste projecto nomes como EA, Eidos, Codemasters ... e o CEO prometeu que em breve iria anunciar mais uns quantos patrocinadores/desenvolvedores para o OnLive.

é sem dúvida o futuro, isto do cloud computing...
 
Eu acho que isso é tudo futurologia a mais...

Já há imenso tempo que se prevê que os nossos desktops se tornem em meros thinclients para aplicações web e para armazenamento web.. Até agora nada disso se tornou realidade, nota-se alguma complementaridade, mas nada demais.. Nem sequer me parece que exista um movimento significativo nesse sentido..

Aquilo que a mim me parece é que existem imensas empresas interessadas em puxar os utilizadores para essas situações numa perspectiva de obterem receitas continuas, seja usando modelos de publicidade, seja pelo pagamento de subscrições, fugindo assim do antigo modelo da venda unica em disquete, CD, DVD, ou download, que só garante receita uma vez, e é um modelo que ao longo do tempo foi sendo sempre afectado por elevadissimos racios de pirataria..

Agora, se os consumidores vão querer seguir ou não por esse caminha ainda é uma resposta que me parece que ninguém poderá dar de forma cabal.
 
actualmente estou a "remodelar" se é que se pode assim chamar, algumas das empresas em q trabalho com thinclients e até agora a experiência é fenomenal. a empresa tinha autenticas reliquias para os tempos que correr, a correr win2k e win xp, com o thinclient apoiado num sbs2003, a experiência é optima.
Eu vou acompanhar esta área, e podendo usar, nem penso duas vezes.
 
actualmente estou a "remodelar" se é que se pode assim chamar, algumas das empresas em q trabalho com thinclients e até agora a experiência é fenomenal. a empresa tinha autenticas reliquias para os tempos que correr, a correr win2k e win xp, com o thinclient apoiado num sbs2003, a experiência é optima.
Eu vou acompanhar esta área, e podendo usar, nem penso duas vezes.


Depende muito da utilização que dás aos desktops... Num ambiente corporativo, ou até mesmo em escolas, pode ser uma boa aposta. Em casa, num PC para "office" entretimento e multimédia, duvido que seja a melhor opção..

Acho que o caminho será mais a complementaridade.. Eu por exemplo uso imenso armazenamento "on the cloud".. Faço backup de todas as minhas fotografias, que é a coisa mais preciosa que guardo no PC no Smugmug, que basicamente guarda os ficheiros nos servidores da Amazon e é um serviço pago, mas que me dá garantias de que muito dificilmente perderei alguma daquelas fotos.

E para armazenar documentos importantes e garantir que estão sincronizados entre todos os PC's que uso, uso o DropBox, que basicamente é um programinha que cria uma pasta no sistema e tudo o que lá puser fica guardado na Web e sincroniza automaticamente com todos os PC's ligados aquela conta.. Este é gratuito para contas de 2GB e funciona lindamente no Ubuntu, tem um cliente opensource, repositorios e tudo..


Mais do que a parte do armazenamento não encontro nada que me satisfaça... Já experimenteo o Google Docs, o Photoshop Online, etc..etc.. E é tudo limitadissimo quando comparado com as edições que se correm localmente...

Por isso eu continua na minha.. Acho que existe muito interesse nesse sentido, mas não me parece que no futuro mais proximo exista uma substituição das aplicações locais por coisas "on the cloud".. Existirá talvez uma complementaridade.. Mas não mais..
 
Última edição pelo moderador:
Olá, pessoal. Mais de um ano se passou sobre a última entrada neste tópico, e hoje só se fala da "nuvem".
Estou prestes a experimentar o iCloud e a pagar os 100 gigas, porque o iCloud anda a ser desenvolvido há muito tempo (mais de 10 anos), e começa a parecer muito interessante.
Isto porque, como numa semana perdi dois discos rígidos externos e uma pen, trabalho desde essa altura com o Dropbox em documentos essenciais. Já me morreu o portátil desde então, e foi um sossego. Mas precisava de mais espaço, e começo a encarar as máquinas como acessórias. Parece-me interessante ligar qualquer computador e ter o nosso desktop ali, além dos nossos documentos.
A minha filosofia é de "matrioska". O Dropbox é muito bem e actua como núcleo imprescindível, e estará dentro do iCloud. Como o que rebenta com o espaço dos discos são fotos, vídeos e jogos, tenho um método de organização que passa por ter só as fotos principais e em formato comprimido no Dropbox. E alguns vídeos fundamentais, claro. Jogos e restante é tudo fora. Posto isto, o que acham do iCLoud? Alguma sugestão (para privado) melhor?
 
Ainda se houvesse algum que me permitisse fazer exactamente o mesmo que faço num computador normal, mas infelizmente não há..
Cumps
 
Back
Topo