Análise ASRock M3A790GXH/128M

JPgod

Moderador
Staff
Autores: João Godinho (JPgod)
Produto: ASRock M3A790GXH/128M
Data : 22-04-2009



ZWAME Análise

ASRock M3A790GXH/128M


asrock.jpg


Descrição

Passamos então ao primeiro componente, neste caso, uma placa-mãe. Esta placa é baseada no chipset AMD 790GX, que é o chipset com gráficos integrados high-end da AMD. O chipset é feito no processo 55 nm da TSMC, revelando assim muito pequeno (como nas fotos abaixo se pode comprovar) e com baixo consumo, sendo necessário apenas um dissipador simples para o arrefecimento. Este chipset possui GPU integrado, uma ATI HD 3300, com 40 shaders (os mesmos das 3400 dedicadas), com clock de 700 mhz (A HD 3200 do 780g possui apenas 500 mhz), sendo assim o IGP mais poderoso para plataformas AMD. Tem capacidades hydrid crossfire, que consistem em combinar uma ATI HD 3000 ou 4000 séries e ambas trabalharem em simultâneo. apenas funciona com modelos low-mid end. Outra característica desta board é possuir 128 MB DDR3 1333 de memória onboard, chamado de "SidePort Memory". Esta memória oferece assim ao IGP não só uma melhor performance, como diminui o uso de memória do sistema e até diminui um pouco o consumo de energia, visto que em casos de uso baixo de memória gráfica, o IGP apenas acede a memória do SidePort e não a memória de sistema. Por fim, destaca-se o suporte a crossfireX, 8x/8x neste chipset. Apenas o 790FX tem suporte 16x/16x, mas não possui IGP.

Como southbridge temos o mais recente SB750, com o advanced clock calibration, essencial para melhor overclock.

Especificações

- Socket AM3 AMD Phenom™ II X4 / X3 and Athlon II X4 / X3 / X2 (menos o 920 / 940, por serem AM2+) - Suporta cpus de 140w TDP.
- Condensadores sólidos japoneses de qualidade para melhor durabilidade
- AMD 790GX + SB750 Chipsets
- FSB 2600 MHz (5.2 GT/s)
- Suporta Hyper-Transport 3.0 (HT 3.0)
- 4 sockets DDR3 800/1066/1333/1600 mhz, até 16 GB
- AMD Radeon HD 3300 graphics, DX10 class iGPU, Pixel Shader 4.0, até 512MB partilhado
- Suporta ATI™ CrossFire™, Hybrid CrossFireX™ e 3-Way CrossFireX™
- 128MB side port memory for iGPU (DDR3 1333) integrado
- 3 slots PCI Express 2.0 x16 slots (verde @ x16, azul @ x8, laranja @ x4)
- 6 portas SATAII 3.0 Gb/s suportando RAID 0, RAID 1,RAID 5, RAID 10 e JBOD, NCQ, AHCI e "Hot Plug"
- 2 portas IEEE1394, uma no back IO, outra interna
- 1 porta de rede Gigabit LAN 10/100/1000 Mb/s pci-express (Realtek RTL8111DL)
- 1 porta D-Sub, uma DVI-D e uma HDMI (com HDCP)
- Full HD 1080p Blu-ray (BD) / HD-DVD playback
- ASRock Instant Boot (mini SO linux para para tarefas simples como browsing e chat)
- Smart BIOS, ASRock OC Tuner, Intelligent Energy Saver
- 7.1 CH Windows® Vista™ Premium Level HD Audio, DAC with 110dB dynamic range (ALC890 Audio Codec), com suporte DTS.

Links

pagina oficial asrock
specks AMd 790GX

Fotografias

Nota: As fotos estão em thumb para diminuir o peso da página. Clique na imagem para fotografia maior (1280 pixels de largura)

1 e 2 - Aqui temos a caixa desta motherboard. A Asrock esforçou-se no design da caixa, com um grafismo muito bom, com logótipo da AMD "dragão fusion" demonstrado esta board ser plataforma AMD dragon certificada.



3 - Parte de tráz da caixa, com as specs e características da board e do chipset.
4 - O blundle: 1 CD com drivers para windows XP, 1 CD com drivers para windows Vista, manual com capa com o mesmo grafismo da caixa, backIO shield com indicações coloridas das portas, 1 cabo molex to SATA, 4 cabos SATA laranjas, 1 cabo IDE e 1 disquete azul escuro. Um blunde minimalista, mas suficientemente completo



5 - Eis a motherboard, embalada num saco anti estático e com espuma de protecção da parte traseira.
6 - Removendo-a do saco, eis a board numa fotografia inteira. O que chama logo a atenção foi que a asrock não poupou nas cores. Este design multicolorido pode não agradar a muitos, mas pelo menos ajuda a distinguir os componentes e facilitar a montagem do computador.
Os dissipadores utilizados são bastantes simples, demonstrando que estamos perante um chipset fresco. Alem disso esta board pertence ao segmento mid-low end.



7 - Um primeiro close-up onde se destaca-se os 3 slots PCI-e e um "sodimm" para alternar o modo de funcionamento dos slots: 16x no verde e o azul desactivado (por defeito vem nesta posição) ou então 8x/8x em ambos (o slot laranja está sempre a 4x, ligado ao SB750). DE notar a presença de 6 portas SATA, com uma boa disposição, não interferindo com placas gráficas grandes
8 - Um close-up do SB-750 e da placa de mudança de modo do crossfire. Consegue-se ver ao pé do dissipador do northbridge o pequeno circuito integrado do sideport memory, fabricado pela NANYA. em destaque também a porta IDE a azul, numa posição algo má, mas com o IDE caindo em desuso, dificilmente será um problema.



9 - Um close-up do dissipador do northbridge
10 - Close-up do socket AM3 e a sua retenção, bem como os 4 slots de memória DDR3


11 - Mudando de ângulo, podemos destacar os slots de expansão, alem dos 3 pci-e x16 já mencionados, temos ainda 2 slots PCI brancos e 1 PCI-e 1x. Na base da board, temos 1 ficha de audio frontal (verde claro), 1 ficha para Serial RS-232, 1 porta para floppy, 1 ficha para ventoinha, 3 headers para 6 portas USB adicionais (a azul), 1 ficha para firewire (vermelho, junto dos USB's), o jumper de clear CMOS, as ligações do painel frontal (laranja, preto e violeta, próximo dos SATA) e 6 portas SATA, bem como a BIOS (pequeno integrado com 1 adesivo branco)
12 - Parte superior, onde podemos destacar o circuito de alimentação com 6 fases, sendo 4 fases para os cores, uma fase para o controlador de memória e uma fase para o northbridge



13 - Nesta foto podemos notar a ausência de dissipadores nos mosfets, pelo o que tem que ter em atenção este pormenor ao montar, sendo recomendado o uso de dissipadores em situações de pouca ventilação e sendo praticamente obrigatório caso instalem cpus potentes e façam overclock. Iremos averiguar se o aquecimento deles pode ser elevado ou não. Devido a presença de condensadores, apenas poderá utilizar dissipadores pequenos, sendo o melhor ransinks para gráficas. Destacar a ficha 8 pinos de alimentação e 24 pinos ATX e 1 molex auxiliar para os PCI-e (recomenda-se usar caso utilizem 2 ou 3 gráficas)
14 - Back-IO, que apresenta 6 portas USB, 1 porta PS2 para teclado, 1 D-SUB, 1 DVI-D, 1 HDMI, 1 SPDIF-out, 1 firewire 400, 1 RJ-45, e 6 ligações de audio. Podemos notar ainda a presença de uma porta SATA que é utilizada para activar a porta e-SATA. Devem então ligar um cabo a entrada SATA-6 para utilizarem a porta e-SATA. Uma solução estranha, visto que ter um cabo a atravessar a board não é agradável de ser ver. Com um cabo grande e uma boa caixa podem passar por trás da board para o esconder. Não sabemos se isso é para redução de custos ou então melhorar o sinal e evitar interferências de ter as pistas a atravessarem a board de uma ponta até outra. Também podem utilizar um bracket PCI (não incluído) caso não seja possível passar o cabo.



15 - Removendo o dissipador dos northbridge, mostrando o 790GX. Podemos destacar as suas dimensões reduzidas. Um chipset normalmente ocupa a mesma área indicada pelo quadrado branco.
16 - Um close up, mostrando que não só o chip é pequeno, bem como o core muito pequeno, fruto do processo de 55 nm. Ao lado está o sideport memory de 128 mb.



BIOS

Passemos então à BIOS.

DSC_1919.jpg


Página de entrada da BIOS, com a configuração de data-hora e informação do sistema

DSC_1920.jpg


Aqui apenas temos as opções para carregar as configurações defaut, embora coloque alguns presets do modo de funcionamento dos SATA (AHCI/IDE/RAID)

DSC_1921.jpg


Aqui temos o menu avançado, com as opções que realmente interessam.

DSC_1925.jpg


Entrando no "CPU configuration", onde estão as opções principais para overclock. Esta parte é enorme, com opções que nunca mais acaba. Parece a BIOS de uma DFI! Nesta 1ª foto, temos as opções principais de overclock do CPU, como a frequencia do HTT e PCI-e, a configuração das features do CPU (virtualização por hardware, modos de poupança de energia) e por fim, a configuração do multiplicador do CPU e controlador de memória, bem como as respectivas voltagens.

DSC_1926.jpg


Mais abaixo, temos confugração das memórias, como a frequência, a opção de flexibilidade (recomendo desactivarem, senão a frequencia das memórias fica mais baixo), o modo de funcionamento do controlador de memória (ganged/unganged), bem como outras opções. Logo abaixo começa a lista "interminável" de timmings, sendo os primeiros os principais.

DSC_1927.jpg


Aqui mais opções de timmings. De notar que alguns ficaram para trás, tal quantidade que é! Aqui é preciso muito cuidado para configurar, deixando em "auto" se não souberem, mas para quem gosta de afinar tudo até ao limite tem aqui muita coisa!

DSC_1928.jpg


Menu de configuração do chipset, a destacar a configuração do funcionamento da memória do IGP (pode tanto funcionar apenas com sideport, como sidepor + memoria do sistema ou apenas memória do sistema), frequência do IGP e do SidePort, o surround view (ligar um monitor extra caso utilizem uma placa dedicada) e o Advanced Clock Calibration, essencial para activar o 4º core nos Phenon II X3. Por fim, configuração dos Bus HTT e voltagens da memória, IGP, sideport e HT.

DSC_1922.jpg


HW monitor, com temperaturas, voltagens e rotação das ventoinhas, bem como o modo de configuração da ventoinha.

DSC_1923.jpg


O clássico menu de configuração dos dispositivos de boot, nada de especial a assinalar

DSC_1924.jpg


Por fim, o menu onde permite guardar os settings.

Conclusão

Uma BIOS completa, com opções de overclock com fartura, mas ao mesmo tempo simples e intuitiva. Não se compara em nada com as Asrock de outrora, que eram super básicas.

Entretanto, as voltagens estão em locais separados, que pode confundir um pouco quem está habituados a outras BIOS, bem como as opções de timmings de memória podiam estar num menu à parte para simplificar.

 
Última edição:
Defaut - Comparação X3 vs X4

Para iniciar, vamos começar por testes com o CPU em defaut (2800 mhz), com HT e controlador de memória a 2000 mhz e as memórias a 1333, ganged mode. Também será comparado com 3 cores e 4 cores, visto a board permitir o desbloqueio do 4º core via ACC.

Quando se testar overclock, serão publicado apenas resultados com os 4 cores e ver se activar o 4º core tem influencia na capacidade de overclock e consumos e temperaturas.

Test Bed

  • CPU: AMD Phenon II X3 720 @ defaut
  • Board: Asrock 790GX
  • Memória: 2x 2048 Transcend DDR3 1333 (9-9-9-24), ganged
  • Gráfica 1: Onboard HD3300
  • Gráfica 2: ASUS 4870x2 TOP
  • Disco 1: WD 320 GB AAKS single plate
  • Disco 2: Samsung 1 TB
  • Disco 3: Intel SSD X25-E 32 GB
  • Fonte: PC power & cooling silencer 610w

CPU-Z

cpuz-defaut.png


Aqui temos a confirmação do desbloqueio do 4º core :D De notar que o CPU perde a "identidade", passando a ficar identificado como Phenon II X4 20.

GPU-Z

gpuz.png


Aqui fica o GPU-z do IGP e da ASUS 4870X2 TOP. Dado que a review incide sobre a board, não será feito qualquer overclock (de notar que a 4870 X2 já vem com frequências mais elevadas que de oriem, 790 mhz vs 750 mhz, visto se tratar do modelo TOP), nem mesmo ao IGP, apesar de ser bastante simples overclockar quer o IGP, quer o sideport memory a partir da BIOS.

HDtach & HDtune

nota: Estes testes de discos não entram no comparativo X3 vs X4 e não serão repetidos em overclock

USB

hdtach-usb.png

hdtune-usb.png


AHCI mode

hdtach-samsung.png

hdtach-wd.png


hdtune-samsung.png

hdtune-wd.png


IDE mode

hdtach-wd-ide.png

hdtune-wd-ide.png


hdtach-amd-1.png

hdtach-amd-2.png

hdtune-amd.png


Em termos de performance dos discos, em modo AHCI estão bastante limitados, mas já em IDE libertam o máximo do seu potencial. Isso limita especialmente os SSD's!

A performance das portas USB está dentro do normal, visto esta pen drive ter o mesmo comportamento numa board Intel com ICH9R.

cinebench 2003

cinebench2003.png


cinebench R10

cinebenchr10.png


super pi

superpi.png


wprime

wprime.png


winrar

winrar.png


x264 SD

x264-sd-defaut.png


x264 HD

x264-hd-defaut.png


3dmark 2006 CPU

3dmark06-cpu.png


conclusão

activando o 4º core, tem-se um ganho considerável, valendo assim a pena caso o CPU consiga trabalhar com os 4 cores activos. Em aplicações single thread não faz nenhuma diferença.

Defaut - 3D Tests

Passamos então aos testes em 3D. O CPU continua em defaut, mas apenas com 4 cores activos. Apenas em alguns testes a gráfica integrada HD3300 será incluída, nomeadamente Lightmark 2008, 3dmark 2008, specview10.

3dmark 2006

3dmark06-defaut.png


Lightmark 2008

lightmark-defaut.png


specview 10

specview-defaut.png


Crysis

crysis-defaut.png


Crysis Warhead

warhead-defaut.png


conclusão

Uma boa performance em aplicações gráficas. O IGP até surpreendeu pela positiva, ajudando em aplicações gráficas e aceleração de videos HD.
 
Última edição:
Testes em Overclock

Passemos então aos testes com overclock. Com isso o CPU está a 3800 mhz (19 x 200), 1,525v, northbridge a 2400 mhz (12 x 200), 1,35v, memórias a 1600 mhz 8-8-8-20 1.65, unganged mode.

Test Bed

  • CPU: AMD Phenon II X3 720 @ 3800
  • Board: Asrock 790GX
  • Memória: 2x 2048 Transcend DDR3 1600 (8-8-8-20), unganged
  • Gráfica 1: Onboard HD3300
  • Gráfica 2: ASUS 4870x2 TOP
  • Disco: WD 320 GB AAKS single plate
  • Fonte: PC power & cooling silencer 610w

CPU-Z

cpuz-oc.png


Aqui temos o CPU em overclock. Apenas será testado apenas com 3 cores, porque a esta frequência e 4 cores está totalmente instável! Provavelmente não tivemos sorte com o CPU utilizado.
embora conseguiu-se testar 3200 mhz com 4 cores a 1.35v.

cinebench 2003

cinebench2003-oc.png


cinebench R10

cinebenchr10-oc.png


super pi

superpi-oc.png


wprime

wprime-oc.png


winrar

winrar-oc.png


x264 SD

x264-sd-oc.png


x264 HD

x264-hd-oc.png


3dmark 2006 CPU

3dmark06-cpu-oc.png


conclusão

Aqui temos vários resultados. Em quase todos casos, mesmo com apenas 3 cores activos, o overclock fou suficiente para bater o cpu em defaut com os 4 cores activos, embora alguns, como o winrar e o x264 HD, o CPU em defaut e com 4 cores foi um pouco mais rápido. Mas em performance single-thread os ganhos são visivelmente notórios em tudo.

3D Tests

3dmark 2006

3dmark06-oc-4870x2.png


3dmark06-oc-3300.png


Lightmark 2008

lightmark-oc.png


specview 10

specview-OC-hd4870x2.png


specview-OC-hd3300.png


Crysis

crysis-oc.png


Crysis Warhead

warhead-oc.png


conclusão

Com o overclock, libertou-se a "fera" que estava adormecida dentro da 4870x2. Estas gráficas precisam mesmo de um CPU poderoso com muito mhz para mostrar a sua força. Em todos os testes acima os resultados melhoraram consideravelmente (a excepção dos 3Dmark 06 da HD 3300).

 
Última edição:
Conclusões


Pontos Fortes

  • Excelente performance, em todos os níveis.
  • Uma caixa bonita, com boa apresentação do produto.
  • Muito bom layout, excepto a porta e-SATA (abaixo)
  • Boa qualidade de construção, com condensadores sólidos e tudo.
  • Excelente chipset, especialmente no que toca ao video integrado e com decode de HD assistido pelo IGP
  • Grande capacidade de overclock!
  • Uma BIOS recheada, com opções para overclock com fartura
  • Saída HDMI, fazendo desta uma boa opção para media centers!
  • Suporte para crossfireX
  • Uma lista de acessórios adequada, não faltando assim nada.
  • Dissipadores adequados para o correcto arrefecimento do northbridge e southbridge. Por serem separados, é bom para quem quer instalar WC no northbridge.
Pontos Fracos
  • Ausência dos dissipadores dos mosfets. Para min a principal desvantagem, porque com overclock com voltagens mais elevadas tendem a aquecer muito. Recomendo vivamente a compra de "ransinks" se adquirirem esta board. Caso não pretendam fazer overclock ou apenas moderado, não será necessário.
  • Esquema de cores, muito exagerado
  • O modo de configuração do crossfire é algo arcaico, com o uso do famoso "SO-DIMM", do tempo das primeiras boards SLI/crossfire.
  • A porta e-SATA requer a instalação de um cabo a cruzar a board de uma ponta a outra, que pode ser algo incómodo se tiver placas gráficas de longo comprimento. Era preferível não terem implementado desta forma e adicionado um bracket PCI, que ao ser instalado no fundo da caixa não iria atrapalhar.
  • A BIOS, apesar dos pontos fortes acima, tem uma organização diferente do habitual, por ter as voltagens do CPU num menu, enquanto as outras estão noutro, quando é costume estar tudo junto.
  • Update da BIOS, que ou é via DOS (requer assim a velha disquete ou um stick USB) ou via windows, não existindo uma opção "built-in" na Bios, como as ASUS.
Conclusão

A Asrock está mesmo a entrar em força no mercado high-end, tentando limpar assim a má fama de fabricante de produtos de baixa qualidade, apresentando aqui uma board excelente para a novíssima plataforma AM3, a lutar com o melhor que fabricantes como ASUS/DFI,GIGABYTE fazem. E não é só com AMD, também já tem boards a algum tempo para o Intel Core I7, baseado no x58, demonstrando assim a presença no mercado de topo.
Temos aqui então uma board com grande capacidade de overclock, uma boa alternativa as ASUS, DFI, Gigabyte e afins e que provavelmente virá com um preço muito competitivo. A presença do IGP faz dela também uma optima opção para montar um media center!

Entretanto há ainda umas arestas a limar, especialmente no que toca ao design/esquema de cores das boards e o arrefecimento. Infelizmente o design desta board ainda transmite o ar de material baixa gama, apesar de não ser.

Classificação

zwame200.png


Agradecimento

A ZWAME agradece à AsRock pela disponibilidade do material para o teste.

Copyright © Zwame, Lda 2009. Reprodução proibida sem autorização prévia.​
 
Última edição:


A Asrock está mesmo a entrar em força no mercado high-end, tentando limpar assim a má fama de fabricante de produtos de baixa qualidade

Disseste tudo, apesar de no momento estar bastante insatisfeito com o meu sistema 775-Asrock estou a ponderar voltar a asrock mas numa gama mais alta com uma plataforma dragon, que os resultados são bastante satisfatórios, excelente review como sempre, parabéns ;)
 
Mesmo assim, não pude fazer mais testes por problemas (bugs com o catalyst 9.4 e a avaria da ASUS 4870 e o demo do "Prey" não passar dos 60 fps) e falta de tempo.

Entretanto vou ver faço mais uns testes adicionais, como por exemplo consumos (não tenho aqui medidor por agora), por exemplo até onde consigo abaixar o consumo para quem interessar montar um media center/servidor, e testar o impacto de se mecher na frequencia da memória e do controlador de memória e os 2 modos (ganged/unganged)
 
Novidades pessoal.

recebi um mail da asrock a informar a possibilidade de desbloquear os Athlon II X3 (ou seja, os cpus sem cache L3) para X4 board.

ASRock unveils the magic of AMD CPU performance boost on recent ASRock AMD motherboards again!
AMD Athlon II 400/405 CPU, X3→X4 by enabling AOD ACC
 
alguem sabe se esta board que diz ter o chipset realtek 890A tem DTS connect support? ou seja estou a ver um mkv e ele tem o som em dts e ele faz logo o downmix para poder ouvir em colunas stereo? obrigado

ligaçoes por dvi ao monitor funcionam?
 
Back
Topo