Green screen e chroma key - duvida

wbdesigner

Power Member
Boas pessoal!

Gostava de criar um videoclip para uma musica dum colega. O clip ira conter várias cenas, tais como, cenarios com motos, miudas boas:D, danças de break, e muitos mais, uma cena ao estilo americano de hiphop.

Para realizar esse clip sei que preciso de vários componentes mas tenho umas duvidas e gostava que me ajudassem....!!!por favor!!!

Eu arranjei uma camara com gravação de video em HD a fim de obter uma boa qualidade, as miudas e o resto das coisas já tenho mas estou em duvida quanto ao cenário de greenscreen e quanto as dimensoes da sala e da luz...

Tipo depois das filmagens irei obviamente trabalhar o video em adobe premiere cs4 (se souberem dum prog melhor avisem), para cvriar efeitos especiais.´

Com que material posso criar um grren screen?? Já agora onde o posso arranjar (mais baratinho claro)...??? Também sabem me indicar formas de iluminação de modo a obter resultados satisfatorios para posterior edição????? Sabem me indicar as dimesões recomendadas do pano para greenscreen de modo a ter filmagens de perto e de longe...???


Agreadeço desde já a todos!!!!!!!!!!11
 
Bem...segundo o teu post acho que tens tudo demasiado planeado para uma coisa que pode não ser fácil de realizar. Melhor, não é mesmo nada fácil. Para dependeres apenas do chroma precisas de um storyboard e notas de realização extremamente bem estruturadas bem como tempo, paciência e espaço.
O facto de já teres uma câmara HD vai-te facilitar muito o trabalho, pois depois poderás fazer o key-out com muito mais precisão.

Possível material:

- É indispensável uma parede lisa com pelo menos 2,5m de largura se quiseres por até 3 pessoas em plano e por consequência uma altura normal.
- Podes fazer o green/blue/red screen até com cartolinas compradas na papelaria. Já fiz isso e resultou muito bem até.
- Podes também comprar papel de cenário verde/azul/vermelho vivo para formares o teu screen.
- Por último até tinta verde podes comprar, assim pintavas a parede. Mas só mesmo compensa quando for usada no futuro ou não estrague a estética.

Tu é que decides. Também há outras formas mas são menos viáveis.

Iluminação:

Esta parte pode ou não ser importante porque depende seriamente do sítio onde vais gravar. Vamos imaginar dois cenários possíveis. Estando num quarto isolado ou com os estores baixados a iluminação é importante. Estando num quarto/sala com iluminação extrior (ou seja, do sol) apenas tens de ver se compensa ou não aproveitar já a luz do sol. Tudo o que tens de fazer é pedires a uma pessoa que se ponha a 3-4 passos do screen e que se mova para a esquerda e direita para ver se cria sombra. Se não cria sombra então estás ready to go.
(Claro que também convém se seja claro e luminoso o suficiente)

Se estás num quarto sem iluminação externa tens de verificar as seguintes coisas.

- Focos (com focos não quero dizer focos mesmo mas sim fontes de luz seja elas quais forem) unânimes de luz laterais ao screen.
- O canal de luz que ilumina o screen apenas pode passar por trás dos actores. (Evita a criação de sombras).

O ideal seria um foco (mesmo foco agora) de cada um dos lados e mais um em baixo.

Truques:

Se não tens focos (depois se vais fazer trabalhos futuros aconselho-te a comprar pois são muito baratos (10-20€ cada)) então podes usar aqueles candeeiros de pé assim meio deitados e consegue simular um foco muito bem.
O que também podes fazer é apenas tirares um abajur de um candeeiros, nesse caso a luz seria espalhada por todo o lado mas não há problema.
Se tens candeeiros de mesa (tipo de scretária, tipo isto) e enviam um feixe de luz uniforme (não tipo lanterna que se apontares para uma parede notam-se contornos) podes usá-los perfeitamente.
O objectivo é ter o screen com a iluminação uniformizada para não haver sítios mais escuros que os outros.

Aconselho-te vivamente a arranjares um tripé (não sei se já tens) e posicionares a câmara num sítio estático. Provavelmente não farás tudo num dia e para evitar erros de pós-produção marca o sítio e altura do tripé. Para as filmagens mais de perto usa o zoom.
E tem muita atenção com as roupas dos representantes, assegura-te que estão longe do tom de cor do screen.

Hope it helps! ;)
 
já agora, expliquem-me uma coisa, como é que a partir do green screen se muda o cenário? é que já vi em muitas montagens de filmes e afins mas nunca soube muito bem como...
 
já agora, expliquem-me uma coisa, como é que a partir do green screen se muda o cenário? é que já vi em muitas montagens de filmes e afins mas nunca soube muito bem como...

Boas,

tal como o efeito Blur ou Sepia que se aplica num clip de video isolado quando se está a fazer uma montagem, aplica-se da mesma maneira o Chroma Key effect.
Ao aplicar esse efeito o programa geralmente pede qual é a cor exacta para tirar. Nestes casos, seleccionas o clip de video, pegas no conta gotas e carregas, na preview, no verde do screen que gravaste. Depois o clip que queres que apareça em vez do ecrã verde, geralmente, coloca-se na linha de tempo por cima do clip orginal.
Desta forma ao "verde" do greenscreen é-lhe dado uma espécie de efeito de transparência de maneira a que nesse sítio apareça o clip que está em cima, mantendo tudo o que está fora do tom seleccionado (o verde) no seu lugar.
 
e se por exemplo houver uma sombra no cenário, aí a cor muda e vai deixar de reproduzir, ou não?

Exacto. Por isso é que o iluminação é um problema e o pessoal nunca pode estar colado ao screen senão vai fazer sombras é mesmo muito complicado safar-se. Deve-se estar sempre afastado pelo menos 2-3 passos, ou o que for necessário para que não haja sombras no caso da iluminação não ser a melhor.
 
bem, melhor expliicação que a que o pascasso deu é quase impossivel, até eu que tenho umas luzes, fiquei a saber algumas coisas novas!

eu uso o visionlab studio para trabalhar com efeitos.
 
No que toca a edição digital (chroma key) não há mesmo muita volta a dar-lhe... É uma questão de paciência e tempo. As ferramentas não tem um botão mágico que faz desaparecer...

A única coisa que me parece que falta referir (penso eu) é quanto à iluminação. A nível caseiro (por muitos meios que vás conseguir ter, ainda se encaixa neste nível) por muitos cuidados que tenhas, e pior ainda sendo principiante, uma iluminação de estúdio vai sempre ficar "estranha" quando contraposta com imagens de exterior.
O teu objectivo são efeitos, imagino padrões psicadélicos e cenas assim, o que não é diferente.
Procura iluminação difusa, e não projectada. Tenta evitar as sombras não só na tela, como nos próprios elementos a ficar...

Posto isto, a questão que coloco é:
Será mesmo necessário enveredar por esse caminho?
A produção digital, e isto a título de opinião pessoal, deverá servir como ferramenta auxiliar nestes casos. Depender totalmente nela pode dar, e quase de certeza que dá, em coisas extremamente foleiras e mal acabadas que, para principiantes pode-se dizer "muito bem, estás no bom caminho", mas para exibição, nem que seja no youtube, só dificulta o crescimento da entidade associada a esse clip...

Sugiro que procurem bons exemplos do indie, e antes de me "lembrarem" que se trata de um género "pop", lembro eu que indie não é um género de música, é o nome dado ao que cresce por mérito próprio, que se produz a começar do zero.
Posto isto, eis o exemplo perfeito:

http://www.youtube.com/watch?v=F0BwS_uraVA


Não que tenha a ver com o género pretendido. Mais importante que isso, é uma solução encontrada que se enquadra na visão deles e que resulta em algo visualmente e conceptualmente interessante.

Em suma: A ferramenta que precisas para o teu videoclip pode passar pelo CS2000 ultra power super pro edition, lentes xpto e o melhor greenscreen que conseguires, mas seria muito mais interessante usarem imaginação...
 
No que toca a edição digital (chroma key) não há mesmo muita volta a dar-lhe... É uma questão de paciência e tempo. As ferramentas não tem um botão mágico que faz desaparecer...

A única coisa que me parece que falta referir (penso eu) é quanto à iluminação. A nível caseiro (por muitos meios que vás conseguir ter, ainda se encaixa neste nível) por muitos cuidados que tenhas, e pior ainda sendo principiante, uma iluminação de estúdio vai sempre ficar "estranha" quando contraposta com imagens de exterior.
O teu objectivo são efeitos, imagino padrões psicadélicos e cenas assim, o que não é diferente.
Procura iluminação difusa, e não projectada. Tenta evitar as sombras não só na tela, como nos próprios elementos a ficar...

Posto isto, a questão que coloco é:
Será mesmo necessário enveredar por esse caminho?
A produção digital, e isto a título de opinião pessoal, deverá servir como ferramenta auxiliar nestes casos. Depender totalmente nela pode dar, e quase de certeza que dá, em coisas extremamente foleiras e mal acabadas que, para principiantes pode-se dizer "muito bem, estás no bom caminho", mas para exibição, nem que seja no youtube, só dificulta o crescimento da entidade associada a esse clip...

Sugiro que procurem bons exemplos do indie, e antes de me "lembrarem" que se trata de um género "pop", lembro eu que indie não é um género de música, é o nome dado ao que cresce por mérito próprio, que se produz a começar do zero.
Posto isto, eis o exemplo perfeito:

http://www.youtube.com/watch?v=F0BwS_uraVA


Não que tenha a ver com o género pretendido. Mais importante que isso, é uma solução encontrada que se enquadra na visão deles e que resulta em algo visualmente e conceptualmente interessante.

Em suma: A ferramenta que precisas para o teu videoclip pode passar pelo CS2000 ultra power super pro edition, lentes xpto e o melhor greenscreen que conseguires, mas seria muito mais interessante usarem imaginação...

Obg pela ajuda mas a imaginação nao ochega....esse clip que postaste.... nem é um porcento dakilo que quero....:P

Mas obg na mesma pela atenção.
 
Bem...segundo o teu post acho que tens tudo demasiado planeado para uma coisa que pode não ser fácil de realizar. Melhor, não é mesmo nada fácil. Para dependeres apenas do chroma precisas de um storyboard e notas de realização extremamente bem estruturadas bem como tempo, paciência e espaço.
O facto de já teres uma câmara HD vai-te facilitar muito o trabalho, pois depois poderás fazer o key-out com muito mais precisão.

Possível material:

- É indispensável uma parede lisa com pelo menos 2,5m de largura se quiseres por até 3 pessoas em plano e por consequência uma altura normal.
- Podes fazer o green/blue/red screen até com cartolinas compradas na papelaria. Já fiz isso e resultou muito bem até.
- Podes também comprar papel de cenário verde/azul/vermelho vivo para formares o teu screen.
- Por último até tinta verde podes comprar, assim pintavas a parede. Mas só mesmo compensa quando for usada no futuro ou não estrague a estética.

Tu é que decides. Também há outras formas mas são menos viáveis.

Iluminação:

Esta parte pode ou não ser importante porque depende seriamente do sítio onde vais gravar. Vamos imaginar dois cenários possíveis. Estando num quarto isolado ou com os estores baixados a iluminação é importante. Estando num quarto/sala com iluminação extrior (ou seja, do sol) apenas tens de ver se compensa ou não aproveitar já a luz do sol. Tudo o que tens de fazer é pedires a uma pessoa que se ponha a 3-4 passos do screen e que se mova para a esquerda e direita para ver se cria sombra. Se não cria sombra então estás ready to go.
(Claro que também convém se seja claro e luminoso o suficiente)

Se estás num quarto sem iluminação externa tens de verificar as seguintes coisas.

- Focos (com focos não quero dizer focos mesmo mas sim fontes de luz seja elas quais forem) unânimes de luz laterais ao screen.
- O canal de luz que ilumina o screen apenas pode passar por trás dos actores. (Evita a criação de sombras).

O ideal seria um foco (mesmo foco agora) de cada um dos lados e mais um em baixo.

Truques:

Se não tens focos (depois se vais fazer trabalhos futuros aconselho-te a comprar pois são muito baratos (10-20€ cada)) então podes usar aqueles candeeiros de pé assim meio deitados e consegue simular um foco muito bem.
O que também podes fazer é apenas tirares um abajur de um candeeiros, nesse caso a luz seria espalhada por todo o lado mas não há problema.
Se tens candeeiros de mesa (tipo de scretária, tipo isto) e enviam um feixe de luz uniforme (não tipo lanterna que se apontares para uma parede notam-se contornos) podes usá-los perfeitamente.
O objectivo é ter o screen com a iluminação uniformizada para não haver sítios mais escuros que os outros.

Aconselho-te vivamente a arranjares um tripé (não sei se já tens) e posicionares a câmara num sítio estático. Provavelmente não farás tudo num dia e para evitar erros de pós-produção marca o sítio e altura do tripé. Para as filmagens mais de perto usa o zoom.
E tem muita atenção com as roupas dos representantes, assegura-te que estão longe do tom de cor do screen.

Hope it helps! ;)

Bem pascasso, isto sim foi uma boa ajuda... obg. Mas continuo com umas duvidas..... o cenário e o estilo em si é como este clip aqui: http://www.youtube.com/watch?v=u3sjfDIWrZs , com o estilo de iluminação como podes ver no clip, assim tipo circulo centrado.

Quanto ao screen, que achas melhor, por mesmo cartolinas como referiste ou pintar mesmo a parede (a tinta tem que ser baça nao é?)

Achas que consigo fazer um bom clip apenas com o adobe premiere cs4 from master collection??

Obg por tudo!!!

p.s o ritmo do clip é segundo o som Boss do perfil deste rapaz: http://www.myspace.com/hevendevel melhor, o clip é para este som.
 
Com a câmara sempre posicionada como te disse consegues fazer coisas como no minuto 1m06seg do clip do YouTube que postaste.

Em relação à tinta é bom que seja o mais perto do verde possível
Este verde.
. Eu acho melhor pintar a parede do que cartolinas.
Há panos verdes grandes também que podes comprar mas eu não sei de nenhuma loja onde isso se venda cá em Portugal, só mandando vir. http://www.tubetape.net/servlet/StoreFront
Nesse site também há exemplos de tinta. (Olhando do ponto de vista barato o pano seria mesmo o melhor).

Nesse video, na maior parte dos clips podem nem sequer ter usado chroma. Há uma parte onde se vê claramente que é montagem (44s) onde eles estão os três. O que está sentado na cadeira tem sombra (o que pode provar que aquele cenário está mesmo montado assim) os outros além de já não terem sombra dão a ilusão da profundidade do cenário além de o do meio parecer que está levitar.
(Esta cena é possível fazer-se sem montagem também, é é dificílimo)

Eu nunca trabalhei com o Adobe para videos, o meu programa de eleição sempre foi o Sony Vegas mas como é um programa de alta consideração por parte de muita gente penso que não vais precisar de auxílio ao ponto de recorreres a outros. Se sabes trabalhar com esse então deixa-te ficar.
 
Obg pela ajuda mas a imaginação nao ochega....esse clip que postaste.... nem é um porcento dakilo que quero....:P

Mas obg na mesma pela atenção.

Esta afirmação leva-me a acreditar que não tens a mínima noção daquilo em que te estás a meter, não leves a mal:p.

Qual é a tua experiência neste tipo de produções? Se queres fazer uma coisa tecnologicamente tão complexa terás de certeza já um storyboard bem feito em tua posse, certo? Terás também equipamento à altura em termos de iluminação e um sitio amplo onde filmar? A direcção fotográfica também já terá feito o seu estudo e saberá a que horas do dia filmar e como posicionar as fontes de luz, certo? Terás os actores preparados a nível de guião, conscientes daquilo que têm de fazer e várias câmaras para filmar de vários pontos em simultâneo...ou será que não tens? Ah, e o facto de teres uma câmara FULL HD não interessa para nada se a tal câmara for uma compacta/handycam.

Sugiro que em vez de te concentrares tanto na parte técnica te concentres mais na parte da comunicação. ;) Essa sim, é que faz a diferença. E não é por teres 1000 efeitos de pós produção lá aplicados e chroma e muitos outros blings blings que conseguirás um bom videoclip...antes pelo contrário, corres o risco de no final aquilo ter um look completamente amador. :)

Boa Sorte com o trabalho.

Cumps,
michael c

PS: Não te esqueças na parte do chroma que tens de construir os cenários depois para "Substituires"...não tou a ver como pretendes fazer isso mas podes usar cenários 3D, footage de vídeo ou montagens gráficas feitas em photoshop e programas similares...em qualquer dos casos o que quero dizer é que tens de ter conhecimentos já bastante sólidos para conseguires resultados acetáveis e profissionais.
 
Última edição:

Na loja PagaPouco, em Portimão, há panos verdes bons para green screen, eu comprei há pouco tempo.



Com a câmara sempre posicionada como te disse consegues fazer coisas como no minuto 1m06seg do clip do YouTube que postaste.

Em relação à tinta é bom que seja o mais perto do verde possível
Este verde.
. Eu acho melhor pintar a parede do que cartolinas.
Há panos verdes grandes também que podes comprar mas eu não sei de nenhuma loja onde isso se venda cá em Portugal, só mandando vir. http://www.tubetape.net/servlet/StoreFront
Nesse site também há exemplos de tinta. (Olhando do ponto de vista barato o pano seria mesmo o melhor).

Nesse video, na maior parte dos clips podem nem sequer ter usado chroma. Há uma parte onde se vê claramente que é montagem (44s) onde eles estão os três. O que está sentado na cadeira tem sombra (o que pode provar que aquele cenário está mesmo montado assim) os outros além de já não terem sombra dão a ilusão da profundidade do cenário além de o do meio parecer que está levitar.
(Esta cena é possível fazer-se sem montagem também, é é dificílimo)

Eu nunca trabalhei com o Adobe para videos, o meu programa de eleição sempre foi o Sony Vegas mas como é um programa de alta consideração por parte de muita gente penso que não vais precisar de auxílio ao ponto de recorreres a outros. Se sabes trabalhar com esse então deixa-te ficar.
 
Back
Topo