[Ajuda] Comprar Máquina de Filmar

JATG

Banido
Viva!

Vou comprar uma máquina de filmar mas estou muito indeciso... entre uma máquina de definição standart ou de alta definição. Será para fazer o chamado uso doméstico (festas, férias, etc).

Têm-me dito muito bem da JVC Everio GZ-MG330 e está a um preço muito apetecível!
Se optar por definição standart, vou para esta.

Por outro lado, o futuro é a alta definição... mas são bem mais caras... o dobro!
Se optar por HD estou inclinado para estas:
JVC Everio GZ-HD30
Sony HDR-XR105

Como tenho um LCD FullHD, aqui não seria problema, mas como não tenho blue-ray, não sei se compensará.
Como sabemos, à medida que vamos gravando temos que ir passando o que gravamos para DVD`s (ou então para o disco de um PC).

- Ou seja, a minha dúvida é se ao gravar um ficheiro de alta definição num DVD normal a imagem ficará na mesma em alta definição ao se passa para definição standart?

- Será que compensa mesmo comprar uma camara com gravação Full HD?

Agradecia que me ajudassem a tomar esta decisão!

Thanks!
 
A sony tem saida hdmi, á partida ligas ao lcd e tens alta resoluçao.Penso que seja um bom investimento, tb quero comprar uma e esta era uma das opçoes.
 
Bem, parece que o pessoal do Zwame não é muito entendido nesta matéria das máquinas de filmar!

Em relação à minha indecisão...
Estou mesmo inclinado a investir mais algum e comprar a Sony HDR-XR105
De vários comparativos que vi na Net, esta Sony parece estar muito boa para o preço (570€).

O que acham?
 
Estou na mesma situação k tu. E posso partilhar a minha pesquisa e o meu raciocínio.

Cheguei a pensar nessa Sony, mas depois pensei k keria reduzir ao mínimo as peças móveis. Vou optar por cartões de memória e memória flash. Escolhi a Canon HF10. Pelas reviews k vi (www.camcorderinfo.com entre outras), é das melhores HD pelo preço k pedem, tem memória flash de 16 GB, e recebe cartões SDHC (16 GB por €30)

Apesar de ser um modelo k já foi substituido pela HF20, dizem k a HF20 foi um passo atrás. Tem menos resolução e um zoom óptico mais potente e o dobro da memória flash.

Tentei encontrar reviews da sony, mas não encontrei nenhuma. Onde viste tu essa review?

PS: As camcorders com Disco tb são ligeiramente mais pesadas.
 
Última edição:
A sony parece ser melhor. Não consegui ver aberturas da sony mas deve andar também nos 1.8. Isto é importante já que falas em festas.
A sony tem um ecrã com mais resolução, som 5.1 e, pelo que parece, grava em 1080p, segundo a *****, no entanto diz que os pixeis efectivos para video são de 1MP e isso dá para pouco mais de 720p.

Por outro lado a sony grava em mpeg2 e a jvc em mpeg4. Não qual ocupa mais/qual tem melhor qualidade. Mas ia ser uma coisa importante para mim: a que durasse mais tempo dentro de uma qualidade rasoavel. Repara que nao vais andar a mudar de discos (digo eu) e para férias, a não ser que leves portatil, nao tens como aumentar o espaço. Não sei como funciona o estabilizador de imagem da jvc (até pode ser melhor) mas das sony que já vi (e estou a falar de estabilizador digital) funcionam bastante bem.

Por fim a entrada de audio e modos mais "manuais" da JVC são pontos fortes embora o seu peso.



Se queres gastar pouco (até para comprares um saco em condições, filtros para proteger a lente, tripé dá sempre jeito, uma bateria extra, um disco rigido externo para guardares as coisas nas férias, etc) vai para jvc: cumpre o seu papel e nao sei se terá menos qualidade que a sony.
Se queres arriscar um pouco mais de qualidade (talvez indiferente) e não precisas de acessórios ou se já tens outro montante para gastar nisso e és amador e não te interessa ter muitas coissinhas vai para sony.

Se queres as opçõs da jvc (microfone, modos) devias ir para ela até porque é mais barata.

Por fim não te esqueças do tamanho do sensor e/ou do ruido (pode ou não estar relacionado) em ambientes com pouco luz. Festas em casa ou filmagens em interiores é pouca luz.
 
Viva!

Em relação às Reviews não te sei dizer ao certo onde vi, porque pesquisei em vários sites e agora não
estou em casa.
Um dos fóruns que costumo acompanhar é espanhol http://foros.quesabesde.com/video-digital/foro.asp

Em relação à minha indecisão (quero gastar cerca de 500€), estava mais virado para a JVC Everio GZ-HD30. As especificações em relação à Sony HDR-XR105 são todas superiores... excepto uma que para mim é importante: a bateria da JVC tem uma duração aproximada de 45 minutos e a da Sony de 110 minutos, ou seja mais do dobro.

Daí estar mais inclinado para a Sony, pois 45 minutos é muito pouco!!!

Ninguém tem a JVC Everio GZ-HD30?
 
Última edição:
Mas pk não falam da HF10??? custa o mesmo k essa Sony, tem mais resolução, mais possibilidade de controlo manual, a capacidade da bateria é similar à Sony... Não percebo.
 
Mas pk não falam da HF10??? custa o mesmo k essa Sony, tem mais resolução, mais possibilidade de controlo manual, a capacidade da bateria é similar à Sony... Não percebo.
Primeiro porque se calhar o user deu as 3 possibilidades e estavamos a discutir isso. Depois porque quem postou nao teve tempo de andar a ver outras e muito menas estava bem actualizado sobre as actuais ofertas.
Por fim, partindo de que o o autor da thread está aberto a outras máquinas, nao custa a quem sabe dar opinião.

Logo se achas essa uma boa máquina dizias simplesmente que havia mais essa. Não percebo...
 
Mas pk não falam da HF10??? custa o mesmo k essa Sony, tem mais resolução, mais possibilidade de controlo manual, a capacidade da bateria é similar à Sony... Não percebo.

Obrigado pela dica! Não conhecia esta.

De facto parece ser uma excelente máquina de filmar. Talvez melhor que a JVC ou do que a Sony...

Da pesquisa que fiz agora, os únicos problema que vejo na Canon HF10 é só ter 16Gb de memória, que segundo o pouco que já li deverá dar para gravar cerca de 2 horas em alta definição, e é já estar descontinuada.

Agora, fiquei ainda mais indeciso... sem saber o que será de facto melhor.
Assim, se puderem dar a Vossa opinião agradeço muito.

Canon HF10
JVC Everio GZ-HD30
Sony HDR-XR105

O que faço???
 
A nivel de sensor a Canon tem o maior (hehehe). Já mandei vir a minha da *****. De todas as reviews k vi, e pelo preço k está, penso k vale a pena.

Dá uma "vista de olhos" no site k eu indikei (www.camcorderinfo.com). Ainda não têm um teste à XR105, mas têm a um SR12.
 
Ainda nao vi que cartões usa mas deve ser SD. Um cartão SD de 16GB vai-te para uns 40€. É um bocado, sim, mas é um pouco mais versátil que disco. 2h é pouco mas um cartão agora e passas para 4h...
 
Nem mais. Um cartão SDHC de 16 GB custa 43€. E estamos a falar de um classe 6. Kase todas as camcorders HD não precisam da velocidade de um classe 6. Um SDHC classe 4 serve perfeitamente.
 
Bem, esta Canon parece mesmo ser muito boa a nível de imagem...

No entanto, 16Gb de memória é um muito pouco, comparado com os 80Gb da Sony ou da JVC.
Os modelos Canon HF10 a venda são os últimos... já existe uma nova versão desta máquina.

Já agora:
Qual a diferença entre memória flash (Canon) e disco duro (JVC/Sony)?
 
Memória flash ou Cartões (SD ou MS) não tem peças móveis, não consomem tanta bateria e são mais rápidos a iniciar. Não têm tanta capacidade como os discos duros.

Disco Duro tem maior capacidade de armazenamento. Têm algumas peças móveis, volume da camara maior, consomem um pouco mais de bateria, em virtude do disco estar a girar.

Vê a coisa um pouco com a informática: SDD contra os tradicionais discos-duros. De um lado tens velocidade e baixo consumo, do outro capacidade de armazenamento.
 
Então mas a memória flash não é quase o mesmo do que um disco duro?

Pergunto porque nas especificações da Canon HF10 diz "memória flash de 16Gb + ranhura para cartões SDHC"

Então será que isto quer dizer que pode ter uma memória total de 32 Gb (16Gb flash incluída + 16Gb cartão SDHC) ou quer dizer que terá uma memória total de 16Gb não incluida (cartão SDHC)?

Podem-me explicar qual é a leitura correcta?
 
A HF tem memória interna de 16 GB em flash. Podes depois acrescentar os cartões SDHC. Colocas os cartões k kiseres: 4GB, 8GB, 16GB, 32GB e acho k não há mais para já (vai existir o SDXC k dará teoricamente até 2 TB...). Mas tb podes usar os SD "normais", desde k tenham largura de banda. Não é obrigatório comprar os Classe 6 (mais rápidos e tb mais caros).

Para teres uma ideia:
Classe Velocidade Rating
Classe 2 - 2 MB/s - 13x
Classe 4 - 4 MB/s - 26x
Classe 6 - 6 MB/s - 40x

Fonte: Wikipédia

A HF10 e a XR105 gravam no máximo a 17 Mb/s (17 / 8) = +-2,1 MB/s, por isso um classe 4 chega e sobra.

Espero ter ajudado.

Boas compras!!!!
 
Última edição:
Sobre a diferença entre memória flash e os discos, como exemplo tens as pens drives, pekenas e sem peças móveis, e os discos externos (2,5'' ou 3,5'') k tem partes mecânicas (o disco a girar e a agulha a andar para trás e para a frente). Ambas as formas guardam dados, mas de forma diferente.
 
Back
Topo