Qual a melhor GTX260 não OC?

Kr0n0

Power Member
Estou a trabalhar com cuda e preciso de comprar uma nova GPU.
Decidir optar por uma GTX260 216SP (devido à compute capability no cuda, mas também pelo preço).
Pessoal que trabalha com cuda disse-me para não comprar uma placa OC, devido a aspectos teóricos relativamente ao cuda (que me escapam).

Há (grandes) diferenças entre as diferentes placas GTX260? Talvez qualquer coisa sirva.
Que sugerem (2 ou 3 recomendações, convém que haja em stock porque preciso disto ASAP).
Estava a pensar na Asus GeForce 260GTX 896MB DDR3 PCI-e
Eu reparei que algumas placas dizem OC, mas a EVGA GTX260 não diz nada, contudo o seu core clock é de 626 MHz.

Lamentável ainda não haver GTX260 fanless :p


BTW, a minha motherboard é uma Asus P5B-Deluxe. Funciona?

(ainda) Tenho um monitor CRT, existem adaptadores, certo?
 
Isso é tudo a mesma coisa. Fazes uns testes de estabilidade e pronto. Mais depressa me preocupava com a fonte de alimentação.

A única coisa que tenho lido é que as XFX são as mais problemáticas com overclock de fábrica, porque pelos vistos não as testam convenientemente para saber se efectivamente estão estáveis.

Não estou a ver a influência de clocks non-reference (overclock de fábrica) no CUDA. Supostamente clocks mais elevados iriam simplesmente aumentar a performance da placa gráfica.

Lamentável ainda não haver GTX260 fanless :p

Não é lamentável, é mesmo impensável. Basta pensar no TDP desta placa.

BTW, a minha motherboard é uma Asus P5B-Deluxe. Funciona?

Em princípio, sim.

(ainda) Tenho um monitor CRT, existem adaptadores, certo?

Aqui está uma coisa lamentável :P

Mas sim, deve funcionar com o adaptador DVI->VGA.
 
Última edição:
Esta aqui acho que é a normal: http://www.*****.pt/?searchToken=gtx260&p=SearchPage#?p=ProdDetail&ProdId=38244
Mesmo nas OC, e a ser verdade o que dizes, talvez dê para fazer downclock.
 
Eu tenho uma GTX260 55nm da eVGA e estou satisfeito.
Tenho WC mas secalhar tão cedo nem penso em comprar bloco prá gráfica porque é fresca e não faz mais barulho que os discos, mesmo quando estou a jogar [daí entre comprar esta ou uma "fanless" (leia-se passiva) a diferença é pouca].

A primeira versão da mesma gráfica é um bocado mais lenta e mais quente. De qualquer das formas se fosse eu a ti, pela diferença de preço comprava a gtx270 que é em tudo melhor.

Quanto ao CUDA brekar com clocks mais altos, só se a gráfica tiver instavel (tal que como já foi aqui dito pode acontecer devido aos fabricantes não testarem devidamente cada gráfica que sai com os clocks alterados, nunca vi, mas se realmente acontever é grande falha da marca). Mas caso seja isso que esteja a acontecer RMA com ela ou então downclock (o que por software pode ser uma maçada dependendo do SO que usas), flashando a gráfica com firmwares diferentes para fazeres o downclock por hardware invalida-te a garantia (corrijam-me se estiver errado). E não te esqueças que se queres o OC, á partida, tb o podes ter numa gráfica normal sem invalidar a garantia.

Como já foi aqui referido, atenção á fonte. Esta gráfica tem especificações de alimentação um bocado puxadas (principalmente a primeira versão "não 55 nm"). Nos requesitos vêm fontes de 550w mas se tiveres uma BOA fonte de menos funciona-te bem. A minha OCZ Powerstream de 420W está a alimentar um sistema dual core e uma catrefada de drives + WC e não se queixa, mas também tem 2x30A nos 12V. Não te esqueças de ter isso em atenção.

Espero ter ajudado, qualquer duvida apita.

Cumprimentos,

MySeLf
 
Última edição:
Tem duas linhas de 12v que somam 30 Amperes e não duas linhas de 30 cada.
Curioso o teu sistema. OC jeitoso com WC, placa de som, um monte de drives e uma GTX260 só com 30 amperes nos 12v.
Não sentes a fonte no limite? Uma Corsair CX400 deve ser quase equivalente.
Há uma versão (carissima) da 260 com WC - EVGA Black Pearl.
 
Última edição:
Isso é tudo a mesma coisa. Fazes uns testes de estabilidade e pronto. Mais depressa me preocupava com a fonte de alimentação.

A única coisa que tenho lido é que as XFX são as mais problemáticas com overclock de fábrica, porque pelos vistos não as testam convenientemente para saber se efectivamente estão estáveis.

Não estou a ver a influência de clocks non-reference (overclock de fábrica) no CUDA. Supostamente clocks mais elevados iriam simplesmente aumentar a performance da placa gráfica.
Ok... falei novamente com umas pessoas que mexem no cuda e afinal tem mesmo a ver com estabilidade da placa. A questão é que, tu com uma gpu OC em jogos ou 3dmarks só notas que está instável quando vês artefactos ou aquilo crasha, ou seja tu até podes ter um píxel cujo valor real seja 30 enquanto o correcto seria 40 e no entanto está tudo bem.
Com computação é diferente, 1+1=2 ou 1+1=3 é diferente!
Existe algum prime_gpu ou memtest_gpu? Para linux? :p

Aqui está uma coisa lamentável :P
Mas sim, deve funcionar com o adaptador DVI->VGA.
*meehh* :p
O CRT ainda funciona :p
/me goes check on some prices :o

Quanto à PSU, tenho uma Corsair 520W.
Quanto ao OS, uso Linux.

Eu tenho uma GTX260 55nm da eVGA e estou satisfeito.
Tenho WC mas secalhar tão cedo nem penso em comprar bloco prá gráfica porque é fresca e não faz mais barulho que os discos, mesmo quando estou a jogar [daí entre comprar esta ou uma "fanless" (leia-se passiva) a diferença é pouca].

A primeira versão da mesma gráfica é um bocado mais lenta e mais quente. De qualquer das formas se fosse eu a ti, pela diferença de preço comprava a gtx270 que é em tudo melhor.
Qual eVGA é que tu tens? Qual é que dizes que é mais lentar e mais quente?

GTX270 não aparece na wikipedia :( Quais são as specs?
Nem parece estar disponível em muitas lojas.


Em princípio vou comprar uma Asus GeForce 260GTX 896MB DDR3 PCI-e (tenho de confirmar na loja se esta é a versão SP 216, porque não dizem nada no site) ou então uma eVGA GTX260 896MB DDR3 55nm PCI-E. Ambas não overclocked.
Alguma preferência entre as duas?
 
O user enganou-se, queria dizer GTX 275.

Se fores para uma EVGA, BFG ou mesmo Asus não estou a ver a vir uma gráfica que mesmo em OC venha instável. Mas nunca se sabe.

Cumpz
 
Ok... falei novamente com umas pessoas que mexem no cuda e afinal tem mesmo a ver com estabilidade da placa. A questão é que, tu com uma gpu OC em jogos ou 3dmarks só notas que está instável quando vês artefactos ou aquilo crasha, ou seja tu até podes ter um píxel cujo valor real seja 30 enquanto o correcto seria 40 e no entanto está tudo bem.
Com computação é diferente, 1+1=2 ou 1+1=3 é diferente!
Existe algum prime_gpu ou memtest_gpu? Para linux? :p


*meehh* :p
O CRT ainda funciona :p
/me goes check on some prices :o

Quanto à PSU, tenho uma Corsair 520W.
Quanto ao OS, uso Linux.


Qual eVGA é que tu tens? Qual é que dizes que é mais lentar e mais quente?

GTX270 não aparece na wikipedia :( Quais são as specs?
Nem parece estar disponível em muitas lojas.


Em princípio vou comprar uma Asus GeForce 260GTX 896MB DDR3 PCI-e (tenho de confirmar na loja se esta é a versão SP 216, porque não dizem nada no site) ou então uma eVGA GTX260 896MB DDR3 55nm PCI-E. Ambas não overclocked.
Alguma preferência entre as duas?

A eVGA é muito melhor...
 
Última edição:
Ok... falei novamente com umas pessoas que mexem no cuda e afinal tem mesmo a ver com estabilidade da placa. A questão é que, tu com uma gpu OC em jogos ou 3dmarks só notas que está instável quando vês artefactos ou aquilo crasha, ou seja tu até podes ter um píxel cujo valor real seja 30 enquanto o correcto seria 40 e no entanto está tudo bem.
Com computação é diferente, 1+1=2 ou 1+1=3 é diferente!
Existe algum prime_gpu ou memtest_gpu? Para linux? :p

Corre Folding@Home GPU durante ~1 semana, até completar umas 20 WUs. Se não der erros de 'UNSTABLE_MACHINE', dificilmente terás problemas gráficos ou a "cudar".
 
Back
Topo