aplicação massa termica e cooler

rpedro

Power Member
boas.

estou a instalar um cooler no meu pc e estou com várias dúvidas.
primeiro e pelos vistos para o colocar tenho de retirar a board... o que vai ser uma chatice porque nunca o fiz e tnho medo de fazer asneira ao voltar a pôr no sítio. não dá mesma para por o cooler sem se tirar a board? por ex. tirando a laterais da caixa?

outra questão tem a ver com com a aplicação da massa térmica. já vi nuns sitios em que colocam uma camada generosa no cpu e depois espalham com um cartão tipo de crédito de forma a cobrir todo o "heat-spreader". mas tanto no manual da artic silver como da noctua so poem uma gota (4-5mm) no centro e depois nao fazem mais nada. ao pousarem o "heatsink" do cooler aquilo espalha uniformemente.

qual das formas de colocar é mais correcta e como fazem voces?

ja agora, o meu pc tem 3 meses (+-) ainda deve ter a massa termica aquando da colocação do stock cooler... devo tira-la e limpar o cpu e colocar uma nova? o que usam para limpar?

pessoal, agradecia ajuda pois parece-me uma area sensivel do pc e não queria mandar o cpu nem a board para a sucata.
 
estou a instalar um cooler no meu pc e estou com várias dúvidas.
primeiro e pelos vistos para o colocar tenho de retirar a board... o que vai ser uma chatice porque nunca o fiz e tnho medo de fazer asneira ao voltar a pôr no sítio. não dá mesma para por o cooler sem se tirar a board? por ex. tirando a laterais da caixa?

Boas,

Terás mesmo que tirar a board para colocar o suporte para o cooler. não tem muito que saber: Tiras todos os componentes, desligas tudo e desaparafusas a board.

outra questão tem a ver com com a aplicação da massa térmica. já vi nuns sitios em que colocam uma camada generosa no cpu e depois espalham com um cartão tipo de crédito de forma a cobrir todo o "heat-spreader". mas tanto no manual da artic silver como da noctua so poem uma gota (4-5mm) no centro e depois nao fazem mais nada. ao pousarem o "heatsink" do cooler aquilo espalha uniformemente.

qual das formas de colocar é mais correcta e como fazem voces?

ja agora, o meu pc tem 3 meses (+-) ainda deve ter a massa termica aquando da colocação do stock cooler... devo tira-la e limpar o cpu e colocar uma nova? o que usam para limpar?


Tens aqui um tutorial. E sim, se tiras o cooler, tiras e metes pasta térmica nova. deves faze-lo de quando em quando (de 6 em 6 meses chega :))
Podes usar acetona, álcool ou produtos de limpeza específicos.

Qualquer coisa, apita.

Cumps.
 
muito bem, obrigado.

o meu maior receio era mesmo tirar a board e ter de desligar tudo.... porque depois se alguma coisa nao funcionar nao sei para onde me hei-de virar.

quanto à colocação da pasta termica pelo que vi nesse link que me mostraste, uma gota e depois espalhar numa camada fina.

vou então fazer isso. se nao der noticias é porque o pc nao liga e nao tenho modo de comunicar. mas isto só amanha à noite se der tempo.

mais uma vez obrigado pela ajuda
 
sim, ja tinha visto, obrigado

é mesmo preocupação de quando o for ligar me der algum erro. porque aí nao sei que fazer.
além que sinceramente vou ter de decorar bem onde encaixam cada fio e cada componente, etc. para depois saber onde estava.

já agora, nesse tutorial, ele não usa demasiada massa térmica? de uma gota recomendada pela noctua e pela artic vai uma diferença enorme para o que ele colocou...
 
Última edição:
As opiniões nesse ponto divergem imenso, eu ponho apenas uma gota e espalho com um cartão :)

Pasta térmica a mais só prejudica a dissipação de calor
 
Ou por outro lado se não tiveres a certeza ( ou medo de estragar ) do que vais fazer é normal para aprender é preciso errar, ou então arranjas um colega que te faça isso ou alguem por pouco guito. Sei que sai caro os erros pois já os senti na pele também.
Se fosse daqui de perto (Margem Sul) dava-te uma ajuda.
Cumprimentos.
 
obrigado pela disponibilidade diablo_sx. sou um pouco mais longe, de braga.
tenho receio de estragar algum dos componetes na desmontagem e montagem porque se der para o torto nao tenho onde levar o pc. (ainda por cima comprei os componentes na mpinfor e foram la montados). mas já peguei em manuais para ter base de montagem e desmontagem, tanto do cooler como principalmente da board. vamos la ver onde isto vai dar :)

p.s. isto de ter comprado na mpinfor é um legado pesado (espero nao precisar de activar rma para nada)
 
Fica tranquilo: grande parte dos componentes é de encaixe :P o cooler é que pode ter parafusos, depende das retenções, mas seguindo o manual, vais ver que é bastante simples :D

Eu com 5 anos já desmontava algumas coisas do meu pc e nunca estraguei nada :D (o meu pai devia rezar a todos os santos nessa altura :lol:)

Vais ver que consegues: vê esses tutoriais e o manual, tem atenção ao método de como pegar os componentes.

- Antes de algo, com o pc desligado da corrente, toca no chassis da caixa (parte metálica)
- Nunca agarres plos pins (conectores) pois podem danificar os componentes
- Tem especial atenção ao processador: só encaixa de uma maneira. Em principio não terás problemas, mas acho simpático avisar e as pessoas saberem em antemão o que lhes espera
- Se precisares, tira fotos a como estão feitas as ligações, faz um desenho, whatever :)

Cumps.
 
a começar a desmontar a board...

1º problema: onde ligo depois as ventoinhas do cooler (NOCTUA NH-U12P se 1366) à board (P6T)
onde deveria ligar que é ao "CPU_FAN" a entrada é de 4 pinos e as fichas das ventoinhas noctua são de 3 pinos. alem que que são duas ventoinhas e uma só entrada...
depois a board ainda tem outras duas entradas que é "CHA_FAN1" e "CHA_FAN2" que suponho sejam as da caixa. mas estão ocupada pelas 4 ventonihas da caixa...

e agora onde ligo as do cooler?
 
entao ligas isso no cpu fan cujo conector na board, has de reparar k tem 4 pinos e uma parte de plastico ao lado, k so ocupa a largura de 3 dos 4 pinos presentes no cpu fan
entao ligas a ficha de 3 pinos de modo k encaixe nessa lateral, ficando um pino livre, k pino esse é para quando as ventoinhas mudam de rotacao consoante a carga do sistema
ou seja numa ponta fica o preto, a seguir o vermelho, depois o amarelo seguido do pino sem nada
 
o mal é que o cooler tráz duas ventoinhas... e só há uma CPU_FAN...

as ventoinhas da caixa não estão ligadas directamente ao CHA_FAN1 e 2. estão ligadas a umas fichas que saem da fonte de alimentação. também têm essa tal saida pequena (7mm) de 3 pinos mas também têm uma mais larga (2cm) de 4 pinos. é por essa que liga a uma ficha macho de alimentação da fonte. nessa mesma ficha que vem da fonte tem uma entrada de 4 pinos pequena igual ao CPU_FAN. ser´que posso ligar aí uma das ventoinhas e a outra ao CPU_FAN?
 
Última edição:
sim, não é isso. expliquei-me mal. estou-me a referir às ligações das ventoinhas do cooler à board. ou será que as posso ligar à fonte já que o CPU_FAN e os CHA_FAN estão ocupados??? alguem com uma p6t e um cooler noctua era bom para perceber como fizeram...

quer-me parecer por este emaranhado de fios que as ligações da ventoinhas do chassis estão ligadas a um fio que sai da fonte e so depois é que esta liga à board atraves do CHA_FAN1 e 2
 
É assim, podes ligar sim, não terás é controlo sobre a performance delas. O melhor mesmo seria adquirires um controlador de fans. :)
 
e o que faz esse controlador de fans? somos nós que controlamos a velocidade das mesma, ou é o pc que decide consoante está em idle ou não.

ja estou farto de olhar para os manuais disto, tanto da board como do cooler e nao faço mesmo a minima ideia de como hei-de ligar a ventoinhas à board ou lá onde for!

ainda por cima as ventonihas da caixa são diferentes... tem outra ligação pela qual liga à fonte.... essas ventoinhas são controladas???
 
Back
Topo