PROJECTO: Silêncio na ANTEC 300

Peddro

Portugal@Home Member
Como não é só para jogar que serve o computador e também tenho que trabalhar nele (ou deveria ser ao contrário :rolleyes:) achei que já era hora de tentar reduzir os barulhos parasitas na minha ANTEC 300.... sem gastar uma fortuna (senão mais valia trocar de caixa).

Comecei por ver de onde é que vinham os problemas... e conclusões:

  • a ventoinha traseira da Antec fazia muito barulho mesmo em LOW
  • a ventoinha lateral fazia vibrar a tampa lateral
  • a ventoinha de cima fazia muito barulho e fazia vibrar o topo do pc
  • barulho proveniente dos discos rígidos.

Assim meti “mãos à obra”...

Comecei pelo que me parecia mais fácil... tentar reduzir o barulho gerado pelas ventoinhas. Comecei por trocar a ventoinha traseira por uma Arctit Fan 12 PWM (~6€)

ARCTIC12PWM_pic_300.gif



Como uma ventoinha de 14cm é mais cara... tentei outra aproximação! Fiz um adaptador de 12V para 7V e liguei a fan de origem em Low. A diferença foi ENORME.

Contudo continuava com o “problema” das restantes fontes... depois duma breve pesquisa achei que o que ficava mais em conta era o Tacens Vibro Kit (~6€)

VIBRO2.jpg



Já vem com vários adaptadores para as ventoinhas, bem como, a borracha para a fonte de alimentação ;)...

Até porque consegui arranjar espuma acústica de borla!! Loucura!! :001:

Já chega de conversa... aqui vão as fotos (desculpem a qualidade mas a máquina fotográfica estragou-se... uma queda grave... e teve que ser com o telemóvel)

ANTES:
06052009.jpg

Já com a fan traseira... e a experimentar sem a fan no topo da caixa. Em relação à arrumação dos cabos não consegui fazer melhor sem utilizar a dremel. ;)




06052009%28001%29.jpg


Pormenor da "arrumação" dos discos


06052009%28002%29.jpg


O "grande" dissipador com uma XL2


DEPOIS:

15052009%28010%29.jpg


Aplicação da espuma cortada à medida a toda a profundidade da caixa, bem com da borracha anti-vibrações para a fonte. De salientar que a fonte ficou sobre a espuma... sem qualquer contacto directo com a caixa.


Apesar desta fonte ser super-silenciosa, até porque ainda não puxei por ela (não tenho placa gráfica e o overclock é "fraco"), já está preparada para se manter silenciosa...


15052009%28001%29.jpg


Pormenor da lateral esquerda...

Tapei a entrada de ar lateral pelo que não vou utilizar fan lateral! Deve aumentar a temperatura dentro da caixa, mas visto que esta ventoinha também não tinha nenhum filtro... também deve diminiur o pó dentro da caixa.

Como tinha que trazer beneficios... na lateral esquerda há zonas onde apliquei 3 camadas de espuma!! :D




15052009%28005%29.jpg

Para minimizar o ruido dos discos apliquei também espuma dos dois lados das bainhas...



15052009%28008%29.jpg


15052009%28004%29.jpg


15052009%28007%29.jpg

Como só tenho 2 discos e 2 bainhas superiores ocupadas, procedi ao isolamento do restante volume... assim também vou só ficar com uma ventoinha frontal!
De salientar a aplicação da borracha à volta da fan de intake...



A por fim... a visão geral da montagem (antes de uma pequena arrumação de cabos... não tenho a foto final) :rolleyes:
15052009%28009%29.jpg


No final ficou com 5 ventoinhas...


  • uma yate de intake a ~720 rpm

  • uma XL1 dentro da caixa para o chipset da MB (o overclock e utilização da gráfica on-board faz disparar a temperatura) ~600rpm
  • uma XL2 no ultra-120 ~900rpm
  • uma arctic pwm de saída de ar (~780rpm), bem como, a antec tri-cool de 14cm @ 7V @ Low com anilhas de borracha

Conclusões... SIM valeu a pena!

Desapareceram todas as vibrações das ventoinhas, a caixa deixou de "tremer" e os discos ficaram bem mais silenciosos... (talvez ainda venham a ficar "suspensos").

A espuma "absorve" muitos dos ruídos parasitas e a alteração nas ventoinhas também ajudou muito!! :D

Mas como "nem tudo são rosas"... tal como previa a temperatura do CPU aumentou cerca de 3ºC em idle e 6ºC em full mas os discos, que é o que mais me preocupa, continuam abaixo dos 30ºC. :rolleyes: De qualquer maneira o objectivo era o SILÊNCIO.

Espero que tenham gostado da ideia... e estou aberto a opiniões!
 
Última edição:
Se não me engano, pelas medidas que tive que tirar, uns 1,3 cm.

Salvo erro, numa zona da lateral esquerda ficou com praticamente 4 cm... (3 camadas)


Para teres uma noção a espuma da parte inferior da lateral esquerda toca na PSU (3 camadas), contudo perto do dissipador só tem 2 camadas e quase que toca, na zona dos discos tem 1 camada porque já tem outra nas bainhas...
 
Última edição:
Estive agora a comparar e a placas de isolamento acústico da AKASA AK-PAX-2 têm SÓ 4mm... logo daqui vê-se a diferença...
 
Pois eu perguntei exactamente por isso. Estava a ver a espuma das Lian Li que tenho aqui e só tem 4mm, a tua parecia muito mais alta :)

Ficou porreiro e pelos vistos resultou. Em termos de temperatura também não perdeste nada de significativo!
 
Pois eu perguntei exactamente por isso. Estava a ver a espuma das Lian Li que tenho aqui e só tem 4mm, a tua parecia muito mais alta :)

Ficou porreiro e pelos vistos resultou. Em termos de temperatura também não perdeste nada de significativo!

Fiquei bastante satisfeito com o resultado... mas ainda estou a pensar suspender os discos
 
Última edição:
Back
Topo