Análise Asus Eee PC 1004DN

Nemesis11

Power Member
asus1004dn.jpg


Depois de ter feito a review ao Eee PC 1000 HE, foi-me dada a oportunidade de testar este novo modelo, o 1004 DN.
De referir que este é um sample que foi gentilmente cedido pela Asus. Podem notar isso, por exemplo, por o teclado estar em inglês.

Este novo Eee PC distingue-se em vários pontos, que podem não ser exclusivos, mas são bastante raros em netbooks:

  • Chipset GL40
  • Southbridge ICH9
  • Gráfica integrada GMA4500
  • Atom N280
  • Drive DVD-RW
  • Fingerprint reader
  • Slot Expresscard 34
  • Ecrã LED
  • Teclado "chiclete"

Unbox

Foto918.jpg


O sample que me foi enviado veio num plástico selado da própria Asus, sem qualquer dano externo

Foto920.jpg


Foto921.jpg


Ao tirar o plástico, deparo-me com uma caixa totalmente negra, só com as palavras Eee PC.

A primeira impressão é que estamos perante um portátil de um segmento superior.
Ao contrário da caixa do 1000 HE, onde temos imagens e informação do produto numa caixa colorida, no 1004 DN temos apenas uma caixa de uma só cor, sem qualquer referencia ao produto que se encontra no seu interior.
Não sei se a comparação é justa, mas dá um certo ar de minimalista, que nos faz lembrar os produtos da Apple.

Foto922.jpg


Ao abrir a caixa, somos presenteados com uma caixa do lado esquerdo com os acessórios e na parte principal com uma mala muito elegante.

Foto923.jpg


Dentro da mala, encontra-se o portátil, uma outra pequena bolsa para guardar o transformador e um pano para limpar o ecrã.

Foto931.jpg


Esta imagem contém todos os acessórios que vem com o portátil.

Foto932.jpg


Como podem ver, o produto é tão recente que o o manual e o dvd de suporte ainda são beta. Isto deve mudar no produto final.

Foto933.jpg


O pano para limpar o ecrã e o aviso da bateria.

Foto934.jpg


Não sei se por ser um sample destinado a review, na caixa de acessórios está incluído os cabos de energia para o sistema inglês e americano.
Não sei ser no produto final serão incluídos estes cabos.

Foto935.jpg


A mala e a bolsa para o carregador. Este ultimo impressionou-me pela sua inclusão, visto ser algo raro neste segmento. Denota atenção aos detalhes por parte da Asus.

Foto936.jpg


A bateria de 6 células e 5200 mAH.

Em full load consegui 4:07 minutos.
Em uso "regular" com algum tempo em idle, 5:12 minutos.


1004 DN por fora

Foto924.jpg


O portátil fechado. A cor é um castanho claro metalizado, muito elegante, só com as palavras Eee gravadas na parte de trás.

Foto925.jpg


O portátil aberto. A primeira impressão é que a sua forma elegante mantém-se, quando se olha para o touchpad ou os botões na parte superior.

Foto937.jpg


Foto938.jpg


A parte inferior do portátil é todo ele um "bloco" de plástico. Ao contrário do 1000 HE, onde é facilitado o acesso ao disco e à memória, no 1004 DN o acesso não é fácil.
Para aceder a estes componente, é preciso desmontar por completo a parte inferior do portátil.
O "habitual" upgrade de 1 GB de Ram para 2, torna-se assim mais difícil.

Foto943.jpg


Uma das primeiras coisas que notei é que o netbook me parecia mais leve que o indicado nas especificações (1,45 Kg). No entanto, pesei o portátil e de facto o peso confirma-se.

Foto950.jpg


O teclado "chiclete" é muito parecido ao do 1000 HE, com algumas diferenças de layout que não me parecem muito significativas.
Significativo foi a diferença a teclar. Ao contrário do 1000 HE, este teclado é muito menos flexível, sendo a sensação a teclar muito melhor.

Foto963.jpg


O touchpad também me parece melhor, tanto na superfície usada, como nas teclas.
Talvez o melhor touchpad que encontrei num netbook. Acho que podia ser apenas um pouco mais largo.

Foto952.jpg


A unidade de Dvd-Rw que se encontra do lado direito.
Não me deu qualquer problema a ler e a gravar dvd. Ele também é relativamente silencioso.

Foto953.jpg


Na parte frontal, do lado esquerdo, encontra-se o leitor de cartões.

Foto954.jpg


Do lado direito encontra-se a unidade de Dvd-Rw, uma porta Usb e uma entrada RJ45.

Foto955.jpg


Do lado esquerdo, temos a entrada de energia, a saída Vga, duas portas Usb, entrada e saída de audio e por fim uma entrada Expresscard 34.
A meio fica a saída de ar para a ventoinha. De referir que a não ser que esteja algum tempo em full load, ele é bastante silencioso.

Foto926.jpg


Foto960.jpg


Podemos ver que devido ao facto de a bateria ser de 6 células, ela sai um pouco da parte traseira.

Foto956.jpg


Aqui podemos ver o slot Expresscard 34. De referir que ele não é compatível com placas Expresscard 54.

Foto964.jpg


A câmara de 1.3 MP, com qualidade igual à maior parte dos netbooks. O microfone encontra-se na parte inferior do ecrã.

Foto944.jpg


Foto965.jpg


O ecrã LED tem uma qualidade acima da média quando se está a olhar directamente para ele.
Olhando de lado ou por cima, perde-se um pouco da qualidade e os ângulos de visão não são os melhores.
Uma outra vantagem do ecrã é ser extremamente fino, mas a Asus conseguiu manter a sua rigidez.
 
Última edição:
A nível de dimensões, fica aqui uma comparação com o HP 2133, de 8,9 polegadas e o Msi Wind de 10 polegadas

Foto940.jpg


Foto941.jpg


Foto942.jpg


Foto957.jpg


Foto958.jpg


Foto959.jpg


1004 DN por dentro

1.PNG


Quando arrancamos com o Windows XP, deparamos com um Wallpaper personalizado e bastantes icons no desktop. Bastantes mais que o 1000HE.

1004.PNG


Neste screenshot podemos ver o novo Atom N280 e o ainda mais novo chipset GL40.
A acompanhar este chipset está a gráfica integrada 4500 e a southbridge ICH9-M, tudo novidades no segmento de netbooks.

2.PNG


3.PNG


4.PNG


Aqui podemos ver o software instalado.
A primeira diferença para o 1000HE que salta à vista é a não inclusão do StarOffice 8 e em vez dele, termos uma versão trial por 60 dias do Office 2007 e o Microsoft Works.
Aqui depende dos gostos pessoais de cada um, mas no meu ponto de vista, a inclusão do StarOffice 8 seria mais útil.

De referir também o Windvd 8 e do Ulead Burn now, que fazem sentido, visto o portátil ter drive Dvd-Rw.

11.PNG


12.PNG


13.PNG


De referir também a inclusão destas três aplicações por parte da Asus.
O Eee Splendid, que serve para melhorar a qualidade de fotografias e videos, o Font resizer, para aumentar ou diminuir as fontes e o Data security manager, que serve para autenticar o utilizador no Windows via finger print e criar pasta encriptadas.

É discutível a utilidade das duas primeiras aplicações. Já a terceira parece-me uma boa adição.

5.PNG


A drive de 120 GB está dividida em duas partições de quase igual tamanho.
Existe uma terceira partição escondida, de 4 GB, onde se pode fazer o restauro do sistema operativo.
Incluído está também 10 GB de "Eee Storage", que é uma drive que fica na internet e é fornecida pela Asus gratuitamente durante 18 meses.

6.PNG


O touchpad, ao contrário do 1000HE, tem o software da Synaptics.
Apesar de não ter tantos gestos como o Elantech do 1000HE, acho preferível o software da Synatics, especialmente pela possibilidade de fazer scroll da forma "tradicional" (sem ser por gestos).

Foto966.jpg


Foto967.jpg


Ao contrário do 1000HE, não tive qualquer problema em ligar um monitor externo a 1920X1080.

Foto969.jpg


Vídeos a 720p não é qualquer problema para o Atom, andando sempre pelos 40% de utilização.

Foto970.jpg


Foto973.jpg


Já vídeos a 1080p é impraticável no Windows XP. Testei com o Windows Media Player, Vlc e Windvd e não consegui ver de forma fluida estes vídeos.
Testei vários samples e o sintoma era sempre o mesmo. O processador ficava pelos 60% de utilização e a perda de frames era enorme.

Esta foi a primeira grande disilusão, porque esperava que o novo chipset ajuda-se no decoding de conteúdo HD.

Foto972.jpg


Filmes DVD não há qualquer problema em ver neste netbook.

14.png


15.png


Testei o Windows 7 neste portátil e ele reconheceu quase todo o hardware. O dispositivo que ele não reconhece penso ser o touchpad synaptics, visto não conseguir fazer scroll nele.

Foto974.jpg


Foto976.jpg


Apesar de os resultados dos benchmarks não mudarem no Windows 7, tive uma boa surpresa.
Consegue-se ver filmes a 1080p, aparentemente sem frames perdidos.
Isto não me parece ser com ajuda do novo chipset, mas sim de um melhor aproveitamento do SMT no Atom, visto que o processador ficar sempre perto dos 100%.

Screenshot.png


Screenshot-1.png


Screenshot-2.png


Screenshot-3.png


Testei também o Ubuntu 9.04 e o Moblin 2, apesar de não ter tirado screenshots deste último.
Tanto num como no outro, aparentemente, todo o hardware funciona sem problemas, incluíndo a placa wireless norma N da Ralink e as teclas de atalho.
 
Última edição:
Benchmarks

Aproveitei a minha review do ***** IS- 6102 ( http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=416872 ) e nos benchmarks em Windows adicionei ao PIV 2.8 Ghz e ao Atom dual core 1.6 Ghz e o Via C7 1.6 Ghz que equipa o Hp 2133.
De referir que o Eee PC 1000 HE e o 1004 DN usam 1 GB de Ram. Os outros têm 2 GB.

bench_6097_image137.png


Euler3d é um banchmark de computer fluid dynamics que é multithreaded. O resultado é o esperado para um Atom single core, apesar de um pouco pior que no 1000HE.

bench_6097_image139.png


bench_6097_image141.png


Encoding x264. Aqui o 1004DN tem melhores resultados que o 1000HE, mas está entre a margem de erro.

bench_6097_image143.png


A nível de temperatura do processador, tive valores mais altos que o 1000HE, mas não chega aos valores do meu HP 2133 com o Via C7.
Aqui quero realçar um pormenor. Em funcionamento e como o Dvd-Rw ocupa a parte direita do portátil, só se sente o calor do lado esquerdo, o que é um pouco estranho.
Ele não aquece em demasia. Só começa a ser um pouco incomodativo se estiver durante algum tempo em full load.

bench_6097_image145.png


Este é um benchmark algo antigo, que não é multithread. Hoje em dia já não tem muito valor, mas verificamos que um cpu in order como o Atom ou um C7 ainda perde algumas vezes para um antigo Pentium IV que é out of order.

bench_6097_image147.png


Benchmark multithreaded de simulação de Xadrez. Xeque-mate por parte do Atom dual core. O resultado do 1004DN é o esperado, visto ser um benchmark que depende do processador.

bench_6097_image149.png


Wprime, mais um benchmark multithread que depende muito do processador. O resultado é o esperado.

bench_6097_image151.png


Crystalmark ALU. O Atom N280 continua a não surpreender.

bench_6097_image153.png


Crystalmark FPU. Por algum motivo tenho pior resultado no 1004DN que no 1000HE. A única razão que vejo é o novo chipset, apesar de não dever influenciar este benchmark.

bench_6097_image155.png


Aqui, na performance de acesso à memória, o novo chipset, GL40, consegue um resultado melhor que o 945.

bench_6097_image159.png


A performance em GDI, a nova gráfica integrada, a 4500, pouco ou nada melhora a performance.

bench_6097_image161.png


Em D2D, continua igual. Esperava alguma melhorias neste campo por parte da 4500.

bench_6097_image163.png


Aqui acontece o que não estava à espera. A performance OpenGL piora em relação ao anterior chipset. Será um glitch dos drivers?

bench_6097_image165.png


bench_6097_image167.png


Cinebench 10 com 1 e X threads. Os resultados estão dentro do esperado.

bench_6097_image169.png


Render OpenGL no cinebench. Aqui a performance OpenGL não é pior, mas também não é melhor. Esperava mais desta nova gráfica integrada.

bench_6097_image171.png


Adicionei este benchmark que faz várias operações (resizes, blur, etc) dentro do Paint.Net, uma aplicação parecida com o Photoshop.
Só deu para testar contra o meu HP2133, mas é possível ver que o Atom neste aspecto é muito superior ao Via C7.

bench_6097_image173.png


bench_6097_image175.png


bench_6097_image177.png


bench_6097_image179.png


bench_6097_image181.png


Testei vários aspectos da performance D3D da 4500 contra a S3 Chrome que está no HP 2133.
Se é verdade que a 4500 ganha a maior parte das vezes, também é verdade que estava à espera de uma vantagem superior por parte dela.

bench_6097_image051.png


Quase por ultimo, testei estes cinco jogos a 640X480 no 1004DN.
Testar o crysis, foi um "estupidez" minha, mas estava curioso de ver como ele é dependente do processador.
Os outros quatro jogos têm melhor performance, mas continuam a não ser jogáveis num netbook, mesmo com esta nova gráfica integrada.

bench_6097_image157.png


Por ultimo, guardei os testes do disco, visto ser um disco de 1.8 polegadas, 4200 rpm, 120 GB e perpendicular, da Toshiba.
Quando olhei para os números no crystalmark, verifiquei logo que a performance do disco não ia ser nada boa. 4100 é quase metade de um disco 2.5 a 5400 rpm e um terço de um disco 3.5 a 7200 rpm.

Decidi então comparar o disco do 1004DN com um disco 120GB, 2.5 polegadas, 5400 rpm.

HD Tach 1004 DN

7.PNG


8.PNG


HD Tach Disco 2.5 polegadas

c1.PNG


c2.PNG


HD Tune 1004 DN

9.PNG


HD Tune Disco 2.5 polegadas

c3.PNG


ATTO 1004 DN

10.PNG


ATTO Disco 2.5 polegadas

c4.PNG
 
Última edição:
Conclusão

Começando pela parte negativa. Por muitas voltas que dê, não encontro uma razão para ser usado este novo chipset, southbridge e gráfica integrada em netbooks.
Não se notam melhorias de performance, não acelera conteúdo 1080p, chega a ter piores resultados em OpenGL e os jogos continuam injogáveis.
Se como foi anunciado, este chipset consome mais, não se percebe a inclusão dele neste produto. Felizmente a bateria não parece sofrer muito com isso.
O disco é um problema diferente. Com a inclusão do Dvd-Rw, parece-me que a Asus não conseguiu ter espaço para incluir um disco 2.5 num portátil de 10 polegadas.
Com isso a performance sofre consideravelmente, comparando com um disco de 5400 rpm.
A meio da review pensei que a Asus poderia ter colocado um pequeno SSD no espaço da porta Expresscard, que apesar de ser um ponto positivo, é provavelmente a slot menos usada.
Talvez isso encarecesse demasiado o portátil.

Por falar em preço, ainda não há um preço definido e é um ponto que deixo em aberto.
É difícil avaliar um produto sem saber o seu preço, mas por enquanto é algo a esperar.

Positivo, quase tudo o resto. A bateria, a qualidade de construção, a atenção aos detalhes, o Lcd de LED, o teclado, a drive dvd-rw num portátil tão pequeno, o slot Expresscard, o fingerprint reader, touchpad etc.

Por fim, não me parece que este netbook aponte para um mercado tão vasto como o 1000HE, mas quem não dispensa certas "regalias" num netbook, este é um produto a avaliar.

Positivo:
  • Bateria
  • Lcd LED
  • Touchpad
  • Qualidade de contrução
  • Atenção aos detalhes
  • Teclado
  • Dvd-Rw
  • Fingerprint reader
  • Expresscard

Negativo:
  • Chipset sem "novidades"
  • Performance do disco
  • Acessibilidade díficil aos componentes internos

A ver:
  • Preço

zwame200.png



Agradecimento

A ZWAME agradece à ASUS pela disponibilidade do material para teste.

Se gostou desta análise pode ver mais aqui.

Copyright © Zwame, Lda 2009. Reprodução proibida sem autorização prévia.​
 
Última edição:
Nice, estou curioso para ver a performance do Atom e GN40 combinados e o quanto afectarão a autonomia do portátil.
 
Olá,
podes fazer o seguinte teste, sem utilizares o leitor/gravador dvd, qual a duração da bateria?
Qual a resolução máxima?
Suporta HD?

E para já é tudo.
 
Olá,
podes fazer o seguinte teste, sem utilizares o leitor/gravador dvd, qual a duração da bateria?
Qual a resolução máxima?
Suporta HD?

E para já é tudo.

Acho que ainda hoje coloco a review.
Quanto à bateria, já não posso fazer esse teste, porque já não tenho o portátil, mas fiz os seguintes testes:
- Full load -> 4:07
- Navegar na net, ver uns videos, etc -> 5:12

Resolução nativa é 1024X600. Pode-se colocar a 1024X768, mas tem que se fazer scroll no ecrã no sentido vertical.

O suporte HD. Se queres dizer 1080p, eu diria que não. E também não me parece que o chipset acelere HD.
No entanto tive uma experiencia interessante no Windows 7.
Depois explico na review.
 
bench_6097_image163.png


Só pode ser drivers. A intel sempre foi conhecida por ter graficas integradas ranhosas e drivers ainda piores :005:

Agora esse disco é claramente um CONTRA daqueles suficientes para não se comprar o portátil. Acho que a cena da drive de DVD e sacrificando o disco é muito mal. O espaço que a drive de DVD ocupa + a drive 1,8" dava para por 2 discos de 2,5"...

Hoje em dia um disco é um bootleneck tremendo, mesmo de 5400 rpm 2,5", quanto mais 1.8" 4200 rpm.
Claro se o disco fosse um SSD, a musica seria outra.

Na minha review do compal, um disco de 7200 rpm 2,5" moderno consegue isso:

hd-tach-seagate2.png


hd-tune-seagate.png


E olha que esse disco acaba com o mito urbano que 7200 rpm aquece muito e faz muito ruído. Até consegue ser mais silencioso que o 5400 rpm que está no meu toshiba.

Sem dúvida é a opção recomendada enquanto não haja t€mpo para comprar um SSD.
 
Só pode ser drivers. A intel sempre foi conhecida por ter graficas integradas ranhosas e drivers ainda piores :005:

Sim, é provável. O que acho estranho é um chipset tão recente, não bater em quase nada o 945.
Não percebo a razão de se lançar a GL40+ICH9 sem haver boas razões. Talvez não tenha percebido a razão.

Agora esse disco é claramente um CONTRA daqueles suficientes para não se comprar o portátil. Acho que a cena da drive de DVD e sacrificando o disco é muito mal. O espaço que a drive de DVD ocupa + a drive 1,8" dava para por 2 discos de 2,5"...

Talvez devesse ter explicado melhor. É especulação minha que a drive de 1.8 esteja lá por não haver espaço, ao colocar o Dvd-Rw.
Dito isto, não vejo outra razão para colocar um disco 1.8. Provavelmente até sai mais caro à Asus o disco de 1.8 em relação ao equivalente 2.5

Hoje em dia um disco é um bootleneck tremendo, mesmo de 5400 rpm 2,5", quanto mais 1.8" 4200 rpm.
Claro se o disco fosse um SSD, a musica seria outra.

Na minha review do compal, um disco de 7200 rpm 2,5" moderno consegue isso:

O problema é que um SSD da mesma capacidade, sai muito mais caro.
O disco 2.5 que testei já é algo antigo e está ligado a uma southbridge da Via. Nem devia ser nada de especial.
Talvez ter um pequeno SSD para o SO melhorasse as coisas.
 
Sim, é provável. O que acho estranho é um chipset tão recente, não bater em quase nada o 945.
Não percebo a razão de se lançar a GL40+ICH9 sem haver boas razões. Talvez não tenha percebido a razão.

A vantagem do GL40 + ICH9 é que supostamente seria mais poupado:

GL40 é 65 nm (vs os 130 nm do 945)
ICH9 é 130 nm (vs os 180 nm do ICH7), se bem que o ICH10 é 90 nm

E é claro, a gráfica integrada 4500, que tem suporte a DX10 e SUPOSTAMENTE aceleração de HD! Mas os drivers da Intel são uma "desgraça".

Talvez devesse ter explicado melhor. É especulação minha que a drive de 1.8 esteja lá por não haver espaço, ao colocar o Dvd-Rw.
Dito isto, não vejo outra razão para colocar um disco 1.8. Provavelmente até sai mais caro à Asus o disco de 1.8 em relação ao equivalente 2.5
é mais que óbvio que é falta de espaço.

Alem disso, discos de 2,5", um gajo encontra a venda COM FARTURA! qualquer loja da esquina vende isso. Agora de 1,8" estive a procurar um e me vi aflito. NÃO ACHEI NADA!

O problema é que um SSD da mesma capacidade, sai muito mais caro.
O disco 2.5 que testei já é algo antigo e está ligado a uma southbridge da Via. Nem devia ser nada de especial.
Talvez ter um pequeno SSD para o SO melhorasse as coisas.

Quando se fala em SSD vamos sempre bater no preço, seja de 1,8", seja 2,5", seja expresscard.

Claro que um SSD de 8 gigas é suficiente para espetar o windows XP e afins. Não é para Vista e windows 7.
 
Back
Topo