Sony Ericsson W980 [Review]

nunyx

Digital Member
Índice:

01. Nota inicial
02. Caixa, acessórios
03. Design, dimensões
04. Ecrãs
05. Teclas
06. Câmara
07. Software
08. Música
09. Conectividade, internet
10. Autonomia
11. Notas finais e classificação



W980_2_product_quality_image_1.png


Página oficial


01. Nota inicial

>> O W980 é um modelo que combina vários elementos de modelos anteriores, acrescentando também algumas características inéditas na marca. Apesar de não se poder considerar como o modelo no topo da pirâmide na altura em que foi lançado, não deixa de ser um "companheiro" com bastantes qualidades.


02. Caixa, acessórios

>> A caixa em si é interessante, por causa dos controlos que mostra na parte frontal. Na parte traseira mostra uma imagem do telemóvel.


DSC00469.jpg

Caixa - Frente


DSC00471.jpg

Caixa - Trás


>> Abrindo a caixa vêm-se vários compartimentos. O do lado direito é o que tem o telemóvel, tendo por baixo a papelada. Do lado esquerdo estão os acessórios.


DSC00472.jpg

Caixa - Dentro


DSC00473.jpg

Caixa - Lado direito - Telemóvel


DSC00474.jpg

Caixa - Lado esquerdo


DSC00475.jpg

Caixa - Lado esquerdo - Acessórios


>> Dos acessórios temos então o cabo de dados, o cabo MMC-60, o carregador e os fones (que não aparecem na foto porque se vai falar deles mais tarde). Fiquei um pouco surpreso pelo facto do MMC-60 estar incluído, mas foi uma surpresa agradável. Já antes do MRC-60 eu queria ter comprado esse cabo, mas fica então a dica para quem quer ter logo tudo completo. ;)


DSC00477.jpg

DCU-65, MMC-60, CST-75



03. Design, dimensões

>> O design é sempre algo discutível. Por um lado, o simples facto de ser concha já lhe dá pontos nesta matéria, mas por outro, nem todos apreciam este tipo de design recto... Mas pode-se dizer que se trata de um design muito bem conseguido. Na parte frontal o ecrã é imperceptível, a menos que esteja ligado. Por baixo estão as três teclas sensíveis ao toque e mais abaixo está uma parte transparente que deixa ver o símbolo Walkman por baixo. É nesta zona que se vêm os efeitos de luz que já vêm desde o W850i.


DSC00483.jpg

Parte frontal com luzes desligadas


>> No que diz respeito a dimensões, não se pode dizer que seja o ponto forte do W980. As suas dimensões até são bastante interessantes, mas 16.9mm de espessura já é um pouco demais para os consumidores de hoje. No peso tem exactamente 100g, o que é excelente. Daí para baixo é sempre positivo. Na parte de trás do telemóvel vê-se a câmara, o símbolo :SE e mais abaixo o logo :walkman: com a indicação de ter 8GB de memória (show-off! :D).


DSC00485.jpg



>> Do lado esquerdo vemos o Fast Port, seguido de um pequeno led e uma das colunas stéreo. Não se entusiasmem com a luz, é bastante inútil já que apenas indica o seu estado quando está a carregar, ao contrário do que já estava habituado com o P1i e o G900 que indicam quando se recebe uma mensagem ou existe um chamada não atendida.


DSC00488.jpg

Lado esquerdo


>> Do lado direito temos a outra coluna stéreo, o botão para bloquear as teclas externas, seguido do botão que alterna entre modo de música, rádio e standby, seguido dos botões para o volume.


DSC00490.jpg

Lado direito


>> Nem a parte de cima nem a parte de baixo apresentam qualquer ranhura ou botão, favorecendo o design.


DSC00491.jpg

Telemóvel - Cima


DSC00492.jpg

Telemóvel - Baixo

>> O telemóvel aberto não é exageradamente grande, mas modelos como o V3 e K1 foram bem desenhados nesse sentido já que não ficam tão grandes.

DSC00493.jpg


>> Aqui está um pormenor interessante, o símbolo Walkman que fica um pouco para dentro e que é visível mesmo com a tampa fechada.

DSC00494.jpg


>> Na parte superior vê-se dois pedaços de plástico de cada lado que permitem que as partes superior e inferior não fiquem em contacto uma com a outra. Mais ao centro está a câmara de videochamada e a coluna.

DSC00495.jpg


>> Na imagem seguinte pode-se ver o sistema de abertura e o sensor de ambiente mais abaixo, à direita. O sistema de abertura parece sólido e duradouro.

DSC00496.jpg



04. Ecrãs

>> O ecrã principal tem apenas 2.2". Quando digo "apenas" é pelo facto de considerar que de 2.4" para baixo já começa a ser pequeno para o tipo de uso que se dá a telemóveis deste género. Por exemplo, na internet, torna-se difícil perceber tudo, e na visualização de imagens e vídeos, não é de todo o ideal. De resto, porta-se como a maioria dos ecrãs da marca. Não desvanece muito ao sol e é brilhante o suficiente.


DSC00515.jpg

Ecrã principal


>> O ecrã externo é interessante e tem os seus pontos fortes e fracos. Tem 1.5", tal como o do W710i, mas ao contrário deste último, não é monocromático, por isso não se dá tão bem com a luz do sol. Aliás, dá-se pior que o ecrã principal... Também não contem com ele para visualizarem as fotografias dos contactos numa chamada, apesar dos já antigos V800/Z800 e Z520 terem essa possibilidade. No entanto, serve bem o seu propósito tanto para visualização de eventos, como para música.


DSC00511.jpg

Ecrã externo


>> Apenas duas notas: Tal como o W710i, é possível ler parte da mensagem recebida (caso ultrapasse determinado número de caracteres). Apenas me irrita o facto de não ir logo para o modo em que mostra as informações gerais. Em vez disso, passa logo para o player, tal como o W350i. Ok, dá jeito para quem tem a música em primeiro lugar, mas podia ao menos haver uma opção para mudar isto.


05. Teclas

>> O teclado alfanumérico é capaz de ser um dos pontos fortes neste modelo. São redondos, com bastante espaçamento entre eles, e tal como as teclas mais acima, estão muito bem iluminadas com uma luz branca. Logo por cima temos o botão Walkman à esquerda e o botão on/off à direita. Pode parecer um local estranho para esta última tecla, mas tendo em conta que aqui se acede aos perfis, é capaz de não ser muito absurdo para alguns.

DSC00506.jpg

Teclado - Vista geral e iluminação


DSC00501.jpg

Teclado alfanumérico

>> Um pouco mais acima temos as restantes teclas que seguem a mesma configuração de modelos como o W910i e o K850i. Tenho que destacar o d-pad pela positiva, já que é grande o suficiente, mas não exageradamente. As teclas de atender e de desligar chamadas podem parecer demasiado pequenas ao início, mas como são um pouco salientes, não há qualquer problema em pressioná-las. É claro que estas teclas têm o problema comum à maioria dos sliders e conchas que é o facto terem pouco relevo e ser difícil achá-las sem olhar para elas. Como tudo, é uma questão de hábito. O conjunto do d-pad e teclas circundantes ficam iluminadas a laranja quando se entra no Player.

DSC00500.jpg

D-pad e teclas circundantes


DSC00507.jpg

Teclas alaranjadas no modo Player e ao ligar o telemóvel


>> Do lado direito está a tecla de bloqueio das teclas exteriores, seguido do botão de alterna os modos do menu externo, e finalmente as teclas de volume. As teclas frontais são touchscreen e têm dois modos. No modo Player são alaranjadas e são cinco. A tecla de cima serve para accionar a navegação entre Artista, Álbum, etc, e a de baixo provoca uma animação no ecrã.

DSC00513.jpg

Teclas - Modo Player

>> No modo Rádio as teclas têm iluminação branca, e apesar de serem também cinco, estão confinadas ao círculo do meio. De notar que na navegação no Player, as teclas ficam iguais às do modo Rádio.

DSC00512.jpg

Teclas - Modo Rádio


06. Câmara

>> Não me parece que haja nada de mais a falar sobre esta câmara Tem 3.2MP sem apoio de flash ou autofocus. Não tem botão externo nem pode ser usada com o ecrã externo. Os menus têm o necessário e até revelou ser bastante fácil de usar. Tenho apenas pena da câmara se encontrar naquela posição já que não dá muito jeito...


DSC00486.jpg



07. Software

>> Trata-se basicamente do mesmo que o W910i... As diferenças são pequenas e o que se nota mais é a inclusão de animações em coisas tão simples como o surgimento ou desaparecimento do ícone do telemóvel em silêncio. :)

>> A única coisa que realmente se destaca aqui é no modo Player (com a tampa aberta) poder-se aceder ao Transmissor FM, no qual se pode seleccionar uma frequência que se se pode sintonizar num rádio que esteja perto de modo a ouvir-se nele as músicas que passarem no W980. E ao contrário do MMR-60, este transmissor FM funciona impecavelmente, sem necessidade de estar encostado ao rádio, nem necessitar de contacto para melhor alcance.


08. Música

>> Ora bem, já falei do Transmissor FM atrás, por isso fico sem nada de especial para falar aqui, já que se trata do Walkman 3.0, como o do W910i. :D Bem, o Equalizador é ligeiramente diferente. Agora aparecem imagens nos modos pré-definidos (Agudo, Pesada, Pop, Jazz, Normal, Exclusivo, Soul, Ligeira e Grave). As próprias imagens dão a entender para que tipo de música foram criadas. Também existe a opção de ligar ou desligar desligar os tais efeitos luminosos.

>> Algo de importante neste telemóvel é que tem colunas stéreo, localizadas nos lados. Isto é excelente, mas por vezes dou por mim a tapar uma das colunas sem querer. Tirando isto, o som é bem alto.

>> Os fones incluídos são os HPM-77. A qualidade de música é soberba, e até os fones seguem o telemóvel no que diz respeito ao estilo. É bom ver que os HPM-70 já não são os fones de base na maioria dos novos modelos.


DSC00479.jpg

Fones - In-ear


DSC00480.jpg

Fones - Adaptador


DSC00482.jpg

Fones - Conector


09. Conectividade, internet

>> Não há qualquer dúvida que os 8GB internos do W980 são um ponto forte. Mas como reverso da medalha, não existe expansão de memória. Hoje em dia é uma desvantagem até porque muitos já optam por conectar o cartão de memória ao PC, até mesmo servindo como pen, já que é mais prático andar com um adaptador do que com um cabo USB.

>> WiFi foi algo que ficou de parte. De qualquer forma, num ecrã de 2.2" é pouco provável que os utilizadores se sintam confortáveis após algum tempo de internet, por isso... Não é que não se porte bem neste aspecto, sendo um 3.5G, mas não é o ecrã indicado para o efeito. Temos então Bluetooth 2.0 com A2DP e os infravermelhos parecem estar de parte permanentemente. ;)


10. Autonomia

>> A bateria usada neste modelo é a BST-38 que segundo a marca dura 370h em standby, 9h em chamada e cerca de 20h em música. Não posso confirmar estes valores com exactidão, mas do que experimentei posso dizer que deve andar lá próximo. :cool

DSC00502.jpg



11. Notas finais e classificação[/COLOR]

>> O suposto melhor Walkman na altura em que foi lançado talvez não mereça esse título. De facto o ecrã externo, as teclas sensíveis ao toque, os efeitos de luz, 8GB de memória e o transmissor FM são factores bastante apelativos, mas acaba por se ficar com um modelo que foi lançado a um preço exagerado para o que oferecia.

>> Se o compararmos com o W960i, vemos que não é assim tão bom. O W960i tem touchscren de 2.6", os mesmos 8GB internos, as tais teclas sensíveis ao toque, WiFi, câmara com os mesmos pixels mas com autofocus e flash, UIQ com QuickOffice, várias definições no player... No fundo, creio que acaba por se resumir ao estilo. Se não ligarmos ao preço, se a escolha entre o W980 e o W960 recair sobre o primeiro, será provavelmente devido ao formato, ao design, a alguma característica que tenha despertado a atenção como o transmissor FM...

>> Em suma, o W980 é um modelo excelente e bastante completo, mesmo na lista de acessórios, mas na minha opinião não se trata do melhor modelo Walkman da altura em que foi lançado. Sem grande esforço o W960 ultrapassa-o em várias características e apenas fica claramente atrás numa, o transmissor FM. O design é relativo e o conjunto de acessórios incluídos com cada modelo não tem grande peso se tivermos em conta apenas os terminais em si, e o facto de que podem ser adquiridos à parte. O sucesso do W980 poderia ter sido maior se o preço fosse mais acessível desde o início, mas só agora é que se começam a ver descidas interessantes até aos cerca de €190 livre e €150 na operadora.


Classificação: 8/10
 
Ainda não é desta que troco o antigo w850i lol mas fica aqui obrigado pela review...:007:

Já agora...onde se pode encontrar uns HPM-77 ? isso é que me dava jeito pois penso que são compatíveis e estou mesmo a precisar..
 
Última edição:
boas pessoal.
comprei o meu Sony hoje. e reparei que quando ligo ao pc por cabo ele começa a carregar. a alguma opção para que ele não o faça?
 
Por acaso quando andava à procura de um W960i este modelo saiu e sinceramente foi das maiores desilusões que tive. Esperava um novo SE mais completo e acaba por ser a altura em que a SE fez a distinção entre as várias gamas de multimédia, câmara fotográfica e por aí...

Engraçado que o teclado é das coisas que gosto menos neste telemóvel, apesar de grande o problema reside um pouco aí, é demasiado grande...

De resto o transmissor FM e os HPM-77 são sem dúvida bem vindos...
 
Foi como disse na review e mantenho a minha posição: O W960 continua a ser uma melhor aquisição do que o W980. :p

Discordo o que dizes acerca do teclado, mas gostos são gostos. ;)
 
Por acaso quando andava à procura de um W960i este modelo saiu e sinceramente foi das maiores desilusões que tive. Esperava um novo SE mais completo e acaba por ser a altura em que a SE fez a distinção entre as várias gamas de multimédia, câmara fotográfica e por aí...

Engraçado que o teclado é das coisas que gosto menos neste telemóvel, apesar de grande o problema reside um pouco aí, é demasiado grande...

De resto o transmissor FM e os HPM-77 são sem dúvida bem vindos...

Há cerca de 4 meses atrás comprei esse W980 mas passado 3 dias fui trocá-lo por um GT505, é um telemóvel giro, que vem num pack bem apetrechado mas quando pegava nele não me sentia confortável com ele na mão, esse telemovel é "enganador" quando se pega e agarra nele com o flip aberto, por exemplo ter esse na mão e um motorola v3x ou v3i não parecendo ainda são bem diferentes ao pegar, nota-se algum incómodo (pelo menos eu tinha essa sensação), talvez por ser mais estreito e mais comprido quando aberto do que os motorolas que referi.

Um outro aspecto em que sentia desconforto era em relação á posição da câmara, mais uma vez ao pegar havia aquela sensação de que algo não estava bem, o menú da câmara não tinha grandes opções, não tinha flash, se eu não estou enganado acho que não dava para tirar fotos com o flip fechado, para tirar fotos ou gravar um video tinha que estar com aquele enorme flip aberto então se quisesse tirar fotos ou gravar na horizontal aquilo não dava jeito nenhum com aquilo tudo aberto.

Por último agradou-me logo no inicio aqueles botões grandes e redondos mas no espaço desses 3 dias as teclas não me convenceram, deram-me a sensação de que mais cedo ou mais tarde iriam ficar encravadas por não terem muito relevo (nesses 3 dias isso nunca me aconteceu, mas fiquei com essa sensação).

De resto achei e ainda acho um telemovel giro mas quando ele está fechado, aquele efeito de luzes é porreiro e também o som que ele emana e a função FM Transmitter também tem a minha aprovação.

Cumps
 
eu já andei a procura e não encontro a opção para desligar o carregamento por usb :S

Boa noite, podes sempre ir ao menu secreto do telemóvel.

> * < < * < * - Definições serviços - Carreg. ligado

> - cursor para a direita
< - cursor para a esquerda

Faz esse procedimento no menu principal e tudo de seguida.

Cmps
 
Alguém aqui me pode dizer o preço deste telemóvel desbloqueado?

E se ainda se vende para Vodafone? É que não o vi no catálogo do site oficial, embora tenha aparecido numa ***** há 2 semanas e ter visto lá esse telemóvel(bloqueado para a Vodafone), :P
 
Problemas com este telemóvel. Estragou-se 4 vezes num ano!

Boas!
Passei por cá só para mostrar a minha insatisfação com este modelo da sony ericsson. Comprei-o já em Novembro de 2009 e apenas passados 4 meses deixou de funcionar pela primeira vez. Simplesmente não ligava quando o tentava fazer depois de recarregá-lo. Foi para reparação e passado um mês de ter chegado voltou a ter o mesmo problema. E repetiu-se tudo outra vez. Depois de o ter enviado por três vezes para arranjar e se ter estragado pela mesma razão pela 4ª vez, já em Agosto de 2010 enviei um email ao serviço de apoio aos clientes no site da sony ericsson que me responderam por carta dizendo uma data de coisas menos dando-me uma solução. Entretanto deixei-o novamente no centro de reparação da Sony Ericsson ***** no Porto juntamente com uma outra carta de reclamação pedindo uma troca total de equipamento. Limitaram-se a trocar outra vez a placa electrónica do aparelho e devolveram-mo desta última vez há uma semana. E ainda por cima com uma tecla a funcionar mal, agora só para chatear vou voltar lá a implicar com isso:003:
Claro que com este tempo todo de inutilização do telemóvel vi a autonomia descer bastante. Tanto que fazendo meia duzia de chamadas e enviando por exemplo umas miseras 20 mensagens num dia chega para consumir a bateria toda.

Como se não bastasse sei que um amigo meu comprou o mesmo telemóvel por volta mais ou menos da mesma altura e também já o enviou para reparação 3 vezes desde então. Deixo aqui a minha nota de descontentamento para que mais ninguém caia no mesmo erro do que eu ao ter adquirido este modelo da Sony Ericsson.

Cumprimentos.
 
Back
Topo