Mac OS X 10.5.7 + SMC Firmware 1.3 = HOT ?

pedroL

Power Member
Olá ZWAME users !

Noto uma nítida subida da temperatura do meu MacBook Pro (Early 2008) após ter feito o update 10.5.7 do SO e o update 1.3 da Firmware SMC.
N sei ao certo se este aumento da temperatura foi de facto após o update da firmware ou se foi logo após o update 10.5.7.
Mais algum dos vossos Macs acusa o msm?

Estava habituado a q, em condições de uso normal, a temperatura do meu MBP rondasse os 46º.
Agora o habitual é rondar os 54º em condições de uso normal, 60º em uso moderado e 70º em uso semi-pesado.
O q se passa c/ os vossos?

Sei q as "categorias" q atribui aos tipos de uso são meio parvas, mas aqui fica o q eu entendo por cada uma delas:
- uso normal: navegar na net (ex: ZWAME)
- uso moderado: Photoshop
- uso semi-pesado: descompactar ficheiros ou ver filmes/séries


Obrigado pela ajuda. :)
 
Eu acho que esse update de firmware smc é só para os macs uniboys, devido ao bug que tinham em que as fans estavam sempre nas 2000 rpms, fosse qual fosse a temperatura a que os componentes estivessem, e esse update visa corrigir esse erro.

parece que tens um mac igual ao meu (early 2008), e nao fiz esse update porque estes macs não são afectados por esse problema.

não sei se o problema de altas temperaturas se deve a teres instalado esse firmware quando nao precisavas, e poderá estar a fazer algum efeito secundário.

quanto ao 10.5.7 eu também o instalei e nao notei diferenças nas temperaturas.
 
Eu acho que esse update de firmware smc é só para os macs uniboys, devido ao bug que tinham em que as fans estavam sempre nas 2000 rpms, fosse qual fosse a temperatura a que os componentes estivessem, e esse update visa corrigir esse erro.
parece que tens um mac igual ao meu (early 2008), e nao fiz esse update porque estes macs não são afectados por esse problema.
não sei se o problema de altas temperaturas se deve a teres instalado esse firmware quando nao precisavas, e poderá estar a fazer algum efeito secundário.
quanto ao 10.5.7 eu também o instalei e nao notei diferenças nas temperaturas.
Obrigado pelo testemunho RodWall !

De acordo c/ as informações de alguns dos nossos users ZWAME este update de Firmware SMC não diz respeito aos unibody. Aliás, nem sequer lhes aparece o update ao correrem a "Actualização de Software".
O nosso, MacBook Pro (Early 2008), está mesmo listado como sendo um dos equipamentos-alvo deste update. Ainda em relação ao nosso, os requisitos listados mencionam q é necessário ter feito antes o update 10.5.7!

Li algures q n seria má ideia correr o update 10.5.7 Combo por cima, sugerindo q poderia solucionar eventuais problemas como este da temperatura elevada. Vou experimentar...
 
hmm desconhecia esse facto então. realmente esse update aparece-me quando corro o Software Update, mas nunca lhe liguei visto pensar que nao era para este mac! sendo assim vou investigar mais sobre isto.
 
hmm desconhecia esse facto então. realmente esse update aparece-me quando corro o Software Update, mas nunca lhe liguei visto pensar que nao era para este mac! sendo assim vou investigar mais sobre isto.

Se encontrares algo q nos esclareça avisa p.f. ! :)

Entretanto já apliquei o 10.5.7 Combo update...
Nada de novo, continua a aquecer mais do q o "normal"! :(

Em relação aos efeitos do SMC Firmware update, acho q posso dizer q as ventoínhas entram em acção ligeiramente mais cedo (perto dos 60º).
Não sei onde é q tinha ido buscar esta última ideia!!!
Estive a testar as ventoínhas c/ alguns vídeos a correr, Photoshop e descompactar grandes ficheiros td ao msm tempo... o resultado foi q o MBP atinge os 70º e as ventoínhas continuam a 2000rpm! :confused:
N é suposto, pois n?!?
 
Última edição:
Hm, não, até porque não me queixo nada em relação às ventoinhas do meu. Disparam logo mal começa a aquecer um pouco, não sei é precisar-te a temperatura. Mas por vezes quando estou a jogar tenho as ventoinhas a 4000rpms.

Acho que não vou fazer o update, uma vez que nao noto comportamentos entranhos nas minhas fans.

Agora quanto a ti, não sei o que poderás fazer.

Já perguntaste nos forums da Apple?
 
Hm, não, até porque não me queixo nada em relação às ventoinhas do meu. Disparam logo mal começa a aquecer um pouco, não sei é precisar-te a temperatura. Mas por vezes quando estou a jogar tenho as ventoinhas a 4000rpms.
Acho que não vou fazer o update, uma vez que nao noto comportamentos entranhos nas minhas fans.
Agora quanto a ti, não sei o que poderás fazer.
Já perguntaste nos forums da Apple?

Ainda n joguei nada desde estes 2 updates de q falamos, mas lembro-me q as ventoínhas n tinham problema nenhum em trabalhar. Mt pelo contrário.

Os fóruns Apple...
Estou há meses a tentar resolver um problema q n percebo c/ o meu Apple ID.
Na Apple Store funciona td ok, mas nos fóruns n consigo fazer login nem por nada!
Já tou farto de tentar obter algum suporte acerca disto, mas parece n existir qquer suporte da parte da Apple p/ assuntos relacionados c/ o Apple ID. :confused:
Talvez a solução seja msm criar um novo...

Obrigado pela ajuda RodWall!
 
pedroL, tal como referi na outra thread, primeiro devia-se verificar se o facto de nem toda a gente conseguir instalar este update é o facto de não ter instalado o 10.5.7 ;)
Se calhar este firmware update veio para corrigir alguns dos problemazinhos do update para o X.X.7 e acabou por este ter uns problemas de si mesmo.

Quanto às ventoinhas, só tenho problemas de aquecimento a fazer gravações de DVD's experimenteis com o iDVD porque só começa a aumentar as RPM a partir dos 72ºC aproximadamente.
 
pedroL, tal como referi na outra thread, primeiro devia-se verificar se o facto de nem toda a gente conseguir instalar este update é o facto de não ter instalado o 10.5.7 ;)
Se calhar este firmware update veio para corrigir alguns dos problemazinhos do update para o X.X.7 e acabou por este ter uns problemas de si mesmo.

Quanto às ventoinhas, só tenho problemas de aquecimento a fazer gravações de DVD's experimenteis com o iDVD porque só começa a aumentar as RPM a partir dos 72ºC aproximadamente.

Obrigado pela ajuda sigul ! :)

Esse facto já foi verificado.
Os próprios requisitos do update de firmware mencionam a obrigatoriedade de se ter instalado:
- o 10.4.11 p/ os MBP (Late 2007)
- o 10.5.7 p/ os MBP (Early 2008)
Os outros equipamentos é suposto ficarem de fora, pelo menos pelo q andei a ler.

A hipótese q levantas é msm a minha aposta...
A solução p/ um problema traz muitas vezes um problema novo consigo.
A ver vamos o q sai nas próximas semanas...

O teu testemunho qt às temperaturas tranquilizou-me...
Se bem percebi as ventoínhas do teu MBP só aumentam as RPM a partir dos 70º. Eu pensava q n era esse o comportamento normal e q aumentavam antes (60º).

Mas diz-me, o teu MBP é Early 2008 como o meu?
A q temperatura padrão estás habituado? (ligado à corrente)
 
Macbook Pro early 2008 ;)

Neste momento só estou no Safari com umas 15 tabs abertas.
Processador a 40ºC e ventoinhas a 2000RPM
Mas se começo a ir ao iDVD, isto rapidamente salta para os 70ºC

ps: Não está ligado à corrente de momento. Ligado, deve andar pelos 55ºC com a mesma operação.
 
Macbook Pro early 2008 ;)
Neste momento só estou no Safari com umas 15 tabs abertas.
Processador a 40ºC e ventoinhas a 2000RPM
Mas se começo a ir ao iDVD, isto rapidamente salta para os 70ºC
ps: Não está ligado à corrente de momento. Ligado, deve andar pelos 55ºC com a mesma operação.

Obrigado sigul !

Como tinha mencionado, instalei o 10.5.7 Combo Update por cima do q já tinha.
Em termos do comportamento das ventoínhas n mudou nada, mas o MBP anda ligeiramente menos quente (50º se só estiver a navegar no Safari).

Pelo teu mais recente testemunho, n me parece q os nossos MBP se andem a comportar de forma mt diferente.
Apesar disto, o comporamento das ventoínhas n me parece ser o idela... em vez das rpm mudarem aos 70º acho q seria mais indicado mudarem por volta dos 60º.
Parece-me q o SMC Firmware Update nada faz acerca disto...
 
Tambem tenho um Macbook Pro Early 2008 e confirmo que agora aquece bem mais do que o "normal"...a principio julguei que pudesse ter a haver com o facto dos dias passados terem sido bastante quentes, mas estes ultimo tem sido mais frescos e ele continua bem mais quente que o habitual (desde que fiz o update...)
 
Tambem tenho um Macbook Pro Early 2008 e confirmo que agora aquece bem mais do que o "normal"...a principio julguei que pudesse ter a haver com o facto dos dias passados terem sido bastante quentes, mas estes ultimo tem sido mais frescos e ele continua bem mais quente que o habitual (desde que fiz o update...)

Obrigado pelo testemunho Nightwolf!
Tal como tinha dito, o meu melhorou um pouco após aplicar o Combo Update por cima.
No entanto, as ventoínhas parecem só querer trabalhar qd se atingem temperaturas "extremas".
Estava na esperança de ver um update de correcção, mas ao tempo q já passou n me parece q surja... :(
 
Boas ...

Deixo aqui tambem o meu testemunho.

Eu depois deste update o meu MACBook que comprei no prinicipio deste ano 2009 ficou muito mais quente ...
 
Boas ppl!
Mais um testemunho...o meu macbook unibody 2.0 depois deste update também o noto muito mais quente...ontem ligado com o magsafe so com o safari,itunes e Mail abertos chegou aos 70cº e as ventoinhas na boa nas 2100rpm como se estivesse tudo bem...depois de uns 5 minutos la baixou para os 50cº mas acho anormal...não?
 
Boas ...

Deixo aqui tambem o meu testemunho.

Eu depois deste update o meu MACBook que comprei no prinicipio deste ano 2009 ficou muito mais quente ...

Boas ppl!
Mais um testemunho...o meu macbook unibody 2.0 depois deste update também o noto muito mais quente...ontem ligado com o magsafe so com o safari,itunes e Mail abertos chegou aos 70cº e as ventoinhas na boa nas 2100rpm como se estivesse tudo bem...depois de uns 5 minutos la baixou para os 50cº mas acho anormal...não?

achu e yeahmomo:
Referem-se apenas ao update 10.5.7, certo?
É q quase q posso jurar q o SMC Firmware update não é p/ os vossos Macs...

yeahmomo:
O q descreves no final do teu post é sistemático? Está sempre a acontecer?
É normal q de vez em qd o Mac faça uma espécie de "rotinas" q envolvem mt o processador. O meu tb o faz ocasionalmente.
N sei ao certo o q é, mas suspeito q esteja a indexar ficheiros ou qquer coisa parecida...
 
achu e yeahmomo:
Referem-se apenas ao update 10.5.7, certo?
É q quase q posso jurar q o SMC Firmware update não é p/ os vossos Macs...

yeahmomo:
O q descreves no final do teu post é sistemático? Está sempre a acontecer?
É normal q de vez em qd o Mac faça uma espécie de "rotinas" q envolvem mt o processador. O meu tb o faz ocasionalmente.
N sei ao certo o q é, mas suspeito q esteja a indexar ficheiros ou qquer coisa parecida...

Sim refiro me ao update 10.5.7 :mad:
 
achu e yeahmomo:
Referem-se apenas ao update 10.5.7, certo?
É q quase q posso jurar q o SMC Firmware update não é p/ os vossos Macs...

yeahmomo:
O q descreves no final do teu post é sistemático? Está sempre a acontecer?
É normal q de vez em qd o Mac faça uma espécie de "rotinas" q envolvem mt o processador. O meu tb o faz ocasionalmente.
N sei ao certo o q é, mas suspeito q esteja a indexar ficheiros ou qquer coisa parecida...

Sim refiro me ao update 10.5.7, o SMC firmware update nem sequer me apareceu no software update.
A cena da temperatura só me aconteceu 2 vezes após ter feito o update...mas neste momento estou com o safari aberto, messenger e mail, e tenho o mac a 56ºc a 2002rpm...isto é normal??
É que ainda por cima vivo e trabalho na china, e não me está nada a apetecer por o meu mac nas mãos dum chinoca...ainda me troca o hardware todo por um pirata hahaha
 
Última edição:
Sim refiro me ao update 10.5.7, o SMC firmware update nem sequer me apareceu no software update.
A cena da temperatura só me aconteceu 2 vezes após ter feito o update...mas neste momento estou com o safari aberto, messenger e mail, e tenho o mac a 56ºc a 2002rpm...isto é normal??
É que ainda por cima vivo e trabalho na china, e não me está nada a apetecer por o meu mac nas mãos dum chinoca...ainda me troca o hardware todo por um pirata hahaha

Isto é apenas uma sugestão:
Aplica o 10.5.7 Combo update.
No meu caso melhorou qquer coisinha em relação às temperaturas...
Depois de o fazeres e reiniciares 2 vezes, passado aí uns 30 minutos repara as permissões e reinicia novamente. Foi isto q fiz...
 
Back
Topo