Router SMC 7904WBRA2

Muglair

Membro
Boas.

Tenho um router de banda larga SMC7904WBRA2 EU, ao qual actualizei o firmware para a versão 0.26a (a versão anterior era a 0.20a).
Após a actualização do firmware, comecei a ter problemas com a ligação ADSL. O modem sincroniza o sinal ADSL, mas, após algum tempo, deixa de transmitir dados, apesar de a ligação continuar sincronizada, sendo necessário reiniciar o router para que a transmissão de dados recomece.
Após a actualização do firmware para a versão 0.26a, também deixou de ser possivel carregar versões anteriores de firmware, bem como carregar backups das definições que tinham sido feitos antes do update do firmware para a v0.26a, sendo que sempre que tento uma destas operações surge-me a mensagem "File verification failed".

Já enviei dois pedidos de suporte para a SMC, mas não obtive qualquer resposta.

Está problema já me está a tirar do serio...

Será que alguém poderá dar-me uma ajuda? Como poderei resolver o problema?

Obrigado
 
Tenho um SMC7904WBRA2 EU e também actualizei para a última versão de firmware (0.26a).
Zero problemas até hoje...

Já experimentaste fazer reset ao modem? Carregar no botão de reset lá atrás durante 15s ou lá o que é?
 
Tenho um SMC7904WBRA2 EU e também actualizei para a última versão de firmware (0.26a).
Zero problemas até hoje...

Já experimentaste fazer reset ao modem? Carregar no botão de reset lá atrás durante 15s ou lá o que é?


Já tentei o reset no botão.
Também já carreguei várias vezes a v0.26a, mas o problema continua.

Consegues carregar backups feitos com a 0.20a? Ou então fazer o downgrade da 0.26a para a 0.20a? Eu já várias vezes e não consigo.
Não sei que raio se passa com o router!!

Talvez tente ligar para o n.º do suporte...
Ou então vou trocar o router, uma vez que está na garantia...
 
Nunca experimentei fazer o downgrade, mas também não precisei.
E ele está a funcionar bem, por isso mais vale não mexer no firmware....

Antes de instalar a 0.26a, fiz um backup. De facto, agora não consigo carregá-lo.
Mas se guardar um backup efectuado com o firmware 0.26a, ele funciona normalmente.
Ou seja, parece haver uma incompatibilidade entre o firmware mais recente e backup's efectuados com o firmware anterior.

No entanto, aqui no meu caso, quando mudei o firmware, ele automaticamente assumiu as configurações todas... ou seja, nem precisei do backup.

Tenta fazer um reset (carregar lá atrás com um palito ou semelhante), e depois inserir as configurações à mão. Talvez tenhas alguma configuração incorrecta por aí. Pelo sim, pelo não, faz um backup das configurações actuais.

Se não resultar, fala com o nº de suporte.
Compraste o modem á quanto tempo? Se for á mais de 15 dias, duvido que te troquem isso, o mais provável é ir para reparação.
 
O que descreves é o que me acontece.
Também fiz um backup das configurações antes de carregar a 0.26a, mas nunca consegui carregar o backup. No entanto, já consigo carregar os backups feitos na 0.26a.

Quando carreguei o novo firmware, as configurações também se mantiveram, não foi preciso configurar nada.

Já fiz vários resets e inseri várias vezes as configurações à mão, mas a situação mantém-se.

Será que é possível tirares um print das tuas configurações e enviares-me? Assim sempre comparo e vejo se há alguma configuração errada.

Enquanto escrevia este post, fiquei duas vezes sem transmissão de dados, embora o adsl estivesse sincronizado...
Às vezes fico com a ideia que é à noite que isto acontece com mais frequência.
 
OK, aqui vai o print das principais configurações...
A minha net é a Clix 24Mb.

WAN/ATM PVC/VC1:



WAN / DNS:


Estes valores de DNS deves usar apenas se fores cliente Clix, claro.

Nas definições Wireless tenho:

Wireless/Security -> WPA Only
Wireless/Security/WPA:



Não deixes de lado a hipótese de haver problemas com a tua linha telefónica... Antes de ter este router, tinha muitos problemas, com quedas constantes... e vim a descobrir que era aqui uma tomada e um microfiltro em mau estado. Substituí os ditos cujos e ficou tudo bem.
 
Última edição:
Obrigado pelos prints! ;)

As tuas configurações de WAN e Wireless estão exactamente iguais às minhas.
A única configuração que está diferente é o DNS.
Por acaso nunca configurei o DNS e sempre funcionou bem. Mas vou configurar o meu com os valores que me dás (também tenho Clix 24mb), para ver se há alguma alteração.

Por acaso tive problemas com a linha telefónica recentemente e coincidiram com os problemas no router. Mas, segundo a Clix, já estão resolvidos. Foi um problema na linha da PT. Entretanto, o tipo que veio cá a casa trocou-me a tomada e o microfiltro.

Aliás, após a Clix me ter informado que o problema estava resolvido, liguei para o serviço de apoio ao cliente a dar conta do problema do router, que continuava, e o tipo do apoio técnico verificou os valores e disse que o modem estava a sincronizar correctamente e que, portanto, o problema não seria deles.

Não sei se foi coincidencia ou não, mas tinha carregado a v0.26a sensivelmente uma semana antes de surgirem os problemas na linha.
 
Última edição:
Tive o mesmo problema com a versão 0.26 e coloquei de novo a 0.20 e agora está tudo como dantes, o problema de não conseguires fazer o downgrade é porque não pode ser feito da mesma forma como se faz o upgrade..

Faz da seguinte forma:

- desliga o wireless, liga um cabo de rede por exemplo à porta 1
- remove o cabo de corrente
- com ajuda de um palito carrega no botão reset (sem soltar)
- insere novamente o cabo de corrente
- após 10 segundos, larga o botão reset
- abre agora o seguinte endereço http://192.168.2.1/
- agora aparecerá uma nova janela de up/downgrading
- agora já podes fazer downgrade (colocar um firmware anterior), no fim reinicia o router

A melhor versão e a mais estável é a 0.20

Abraço
 
Pessoal,
Se seguirem os passos funciona tudo na perfeição, e sim, a versao 0.20 é a melhor.
Se bem que eu suspeito que a 0.26 tem problemas por causa de por default, meter o MTU a 1500, isto normalmente não dá bom resultado.
No fim dos passos todos, a parte que se fala acima do "reneciar o router", é desligar da corrente e voltar a ligar, e não carregar no botao reset na pagina.
 
Smc 7904wbra2

Boas, tenho a Clix e à muito que venho a sentir diversas quebras na conexão deste modem, fiz o donwgrade para a firmware 0.20, e vou testa-lo...

Obrigado pela informação!

Bem-Haja
 
Back
Topo