Q6600 mod to 1333 FSB??

Ora pensa lá um bocadinho...

De origem o FSB externo é 1066=4*266 e a frequência externa 9*266=2394~2.4GHz

Se o mod é para 1333=4*333 a frequência externa, a manter-se o multiplicador, será 9*333=2997~3.0GHz


Pessoalmente já fiz uma coisa parecida. Isso até com um bocado de fita cola bem cortado funciona. Não pode é ser um material com elevada espessura, senão arriscas deformar o pino da mboard. A cola da fita cola pode ser removida com álcool etílico.

Resta saber se a mboard suporta CPUs FSB1333 e ainda se vai definir automaticamente o FSB a 333 e ainda se o CPU fica estável nessas condições.
 
Obrigado pelas vossas respostas, eu vou exprimentar e depois digo algo...

EDIT: a board é uma Acer MRS600M, chipset ati RS600

Cumps
 
Última edição:
Obrigado pelas vossas respostas, eu vou exprimentar e depois digo algo...

EDIT: a board é uma Acer MRS600M, chipset ati RS600

Cumps

Diz que eu sou gajo para também fazer uma coisa destas.. Tenho o Q6600 num G33..



O drama, o horror!

É perigoso quando não se sabe o que se está a fazer.

Pelo link que o ruicastro colocou no inicio no caso do Q6600 basta tapar com fita cola preta o pin indicado certo?


Já tou a pensar arranjar pasta térmica para depois fazer isto..


Já agora.. Alguem sabe como usar o setfsb com o G33? A ultima versão já suporta, supostamente, o G33, mas experimentei e não consegui nada..
 
Diz que eu sou gajo para também fazer uma coisa destas.. Tenho o Q6600 num G33..





Pelo link que o ruicastro colocou no inicio no caso do Q6600 basta tapar com fita cola preta o pin indicado certo?


Já tou a pensar arranjar pasta térmica para depois fazer isto..


Já agora.. Alguem sabe como usar o setfsb com o G33? A ultima versão já suporta, supostamente, o G33, mas experimentei e não consegui nada..
Não precisas de ter pasta termica, coloca pasta de dentes, Theramed ou coisa assim, só sei que as minhas temps andam nos 31ºc

Mas ainda não exprimentei, nao tenho fita, so tenho daquela em papel
 
Não precisas de ter pasta termica, coloca pasta de dentes, Theramed ou coisa assim, só sei que as minhas temps andam nos 31ºc

Que belo conselho o teu.
Como uma pasta térmica BOA custa pouco mais que 5€(que dá para usar várias vezes), a melhor coisa que se pode fazer é meter pasta de dentes.8|8|8|8|8|8|8|8|8|8|8|8|8|8|8|8|8|8|8|8|8|
 
Última edição pelo moderador:
Pelo link que o ruicastro colocou no inicio no caso do Q6600 basta tapar com fita cola preta o pin indicado certo?

Em princípio sim.

Convém que seja um material de baixa espessura para não estragar os pinos e o CPU seja colocado com a mboard deitada e só posto 'de lado' depois de bem fixo no socket.

Como podes ler no tópico do 'BSEL mod', a mboard pode definir o FSB pelo CPUID e não pelo BSEL, portanto vai depender também da mboard se a modificação surtirá efeito ou não.


Já agora.. Alguem sabe como usar o setfsb com o G33? A ultima versão já suporta, supostamente, o G33, mas experimentei e não consegui nada..

O SetFSB actua no chip PLL, não no chipset.


Mas isto da pasta de dentes é temporário... Ou aconselhas-me a tira-lá fora? O cpu têm estado sempre fresco, mas não sei se a pasta dentífrica prejudica alguma coisa ou não...

O problema não são as temperaturas, mas sim os componentes da pasta dentífrica, entre eles uma montanha de iões (partículas carregadas).

Se a pasta dos dentes ligar electricamente dois pontos muito próximos, como os pinos do socket, pode ser difícil limpá-la (limpar pinos do socket é para esquecer, são muito frágeis).
 
Última edição:
Bem pessoal...

Eu depois de ler o primeiro post fiquei com 'pica' para ver se punha o Q6600 a bombar mais um bocado..
É que tenho andado a fazer uns renders e apesar das 4 threads, renders com resoluções mais altas e/ou a apanhar filtros [reflexão, refracção, etc] demoram bastante tempo, o que me meteu a sonhar com o I7 [8 threads......]...ou sendo mais realista, com o Q9550....

Também já à um tempo que andava a ver maneira de acelerar o cpu, com setfsb e coiso e tal, mas nada...


Hoje meti mãos à obra, toca de sacar o cooler, o cpu, limpar tudo bem limpo, fiz a manha com papel de alumínio e fita cola isoladora [preta], liguei os dois pins, coloquei o cpu no lugar, pasta de dentes em cima [sei que é mau, mas é o que havia..], cooler no lugar, ligar o pc.... e...

Voilá...:



1333 Mhz de FSB!!!!!!!!!!!!!
AKA
3.0 Ghz....



Agora.. As más noticias...

Ontem com o Q6600 @stock tinha experimentado o Intel Burn Test, o processador foi aos 73/74º.......
Hoje depois deste mod, @ 3 Ghz ele fez o primeiro loop bem, mas chegou perto dos 80º, e como a temp chegou a valores altos [e a tendencia é subir ainda mais nos loops seguintes] eu fui ao RM CPU clock utility e dei-lhe menos vcore e experimentei outra vez.. Mas desta vez o pc bloqueou e BSOD... Tinha chegado perto dos 80º de novo, não sei se o BSOD foi da temp ou de baixo vcore...


Mas é de lembrar que este Q6600 não é GO, logo 3 Ghz deve ser perto do limite de OC dele com cooler a ar e que o cooler que tenho é.... Stock... Claro que uma boa pasta térmica será mais eficiente que a pasta de dentes, mas na verdade o pc agora em idle até está 2º mais abaixo que ontem...

E com o multiplicador limitado a 8 [via RM CPU clock utility], o Q6600 agora fica a 2.66 Ghz e a fazer loops no Intel Burn test chega aos 75º, praticamente o mesmo que com a antiga pasta térmica a 2.4 Ghz..


Por agora é assim que devo ficar: Q6600 modded para 1333 FSB @ 8x multiplicador...
2.66 Ghz... [Q6600 @ Q6700]

Estou à espera da nova geraçãO DX11 de gráficas.. Quando vier nova gráfica, vem novo cooler e o Q6600 passa definitivamente a 3.0 ghz..:D

Entrentanto vou ver se arranjo massa térmica para trocar, agora que o cpu já está modded é só tirar o cooler e a pasta de dentes e meter a massa...





Thanks pela info desta possibilidade!!!
 
Última edição:
Mas, se o Q6600 é FSB1066 por omissão, não precisas de ligar o BSEL1 ao VSS, só de isolar o BSEL2 :s

Se vires o meu tópico, aquilo é FSB800@1333.
 
Bem pessoal...

Eu depois de ler o primeiro post fiquei com 'pica' para ver se punha o Q6600 a bombar mais um bocado..
É que tenho andado a fazer uns renders e apesar das 4 threads, renders com resoluções mais altas e/ou a apanhar filtros [reflexão, refracção, etc] demoram bastante tempo, o que me meteu a sonhar com o I7 [8 threads......]...ou sendo mais realista, com o Q9550....

Também já à um tempo que andava a ver maneira de acelerar o cpu, com setfsb e coiso e tal, mas nada...


Hoje meti mãos à obra, toca de sacar o cooler, o cpu, limpar tudo bem limpo, fiz a manha com papel de alumínio e fita cola isoladora [preta], liguei os dois pins, coloquei o cpu no lugar, pasta de dentes em cima [sei que é mau, mas é o que havia..], cooler no lugar, ligar o pc.... e...

Voilá...:



1333 Mhz de FSB!!!!!!!!!!!!!
AKA
3.0 Ghz....



Agora.. As más noticias...

Ontem com o Q6600 @stock tinha experimentado o Intel Burn Test, o processador foi aos 73/74º.......
Hoje depois deste mod, @ 3 Ghz ele fez o primeiro loop bem, mas chegou perto dos 80º, e como a temp chegou a valores altos [e a tendencia é subir ainda mais nos loops seguintes] eu fui ao RM CPU clock utility e dei-lhe menos vcore e experimentei outra vez.. Mas desta vez o pc bloqueou e BSOD... Tinha chegado perto dos 80º de novo, não sei se o BSOD foi da temp ou de baixo vcore...


Mas é de lembrar que este Q6600 não é GO, logo 3 Ghz deve ser perto do limite de OC dele com cooler a ar e que o cooler que tenho é.... Stock... Claro que uma boa pasta térmica será mais eficiente que a pasta de dentes, mas na verdade o pc agora em idle até está 2º mais abaixo que ontem...

E com o multiplicador limitado a 8 [via RM CPU clock utility], o Q6600 agora fica a 2.66 Ghz e a fazer loops no Intel Burn test chega aos 75º, praticamente o mesmo que com a antiga pasta térmica a 2.4 Ghz..


Por agora é assim que devo ficar: Q6600 modded para 1333 FSB @ 8x multiplicador...
2.66 Ghz... [Q6600 @ Q6700]

Estou à espera da nova geraçãO DX11 de gráficas.. Quando vier nova gráfica, vem novo cooler e o Q6600 passa definitivamente a 3.0 ghz..:D

Entrentanto vou ver se arranjo massa térmica para trocar, agora que o cpu já está modded é só tirar o cooler e a pasta de dentes e meter a massa...





Thanks pela info desta possibilidade!!!
Tapaste 2 pinos?? Mas não era só um? Só espero que a minha board dê o fsb 1333, mas acho que nem vale a pena tentar, pelo que vi na internet só suporta 1066, é uma acer MRS600M chipset ATI RS600

Cumps
 
Mas, se o Q6600 é FSB1066 por omissão, não precisas de ligar o BSEL1 ao VSS, só de isolar o BSEL2 :s

Se vires o meu tópico, aquilo é FSB800@1333.


Essas teorias do BSEL e VSS eu não percebo muito...:confused:

Pelo que li havia 3 tecnicas...:
There seem to be 3 main ways that people are doing this type of pin mod. One is via tape as shown above. Another is by tying the BSEL2 pin to VCC (two pins up) using conductive paint. And the third is by taping BSEL2 and then connecting the top of that tape to VCC (from two pins up, again with conductive paint). Mods like this are at your own risk like any other mods or overclocking.

O que [acho que] fiz foi ligar o BSEL2 ao VCC, não com a conductitive paint, mas com o aluminio [que também é condutor], a fita cola foi só para segurar a [miniscula] folha de alumínio....

Acho que esta é uma maneira que tem feito mods ao Q6600, provavelmente bastaria apenas tapar o pin, mas eu não sabia ao certo se esta fica cola dava ou não....


Tapaste 2 pinos?? Mas não era só um? Só espero que a minha board dê o fsb 1333, mas acho que nem vale a pena tentar, pelo que vi na internet só suporta 1066, é uma acer MRS600M chipset ATI RS600

Cumps

A ideia, como disse acima, não foi tapar, mas sim ligar os dois pinos com folha de aluminio [com cuidado para o aluminio não tocar em mais nenhum pino...

A minha tem o Intel G33, como o bacano do forum, logo já sabia que dava os 1333, embora houvesse o risco da board definisse o FSB pelo cpuid e não pelo BSEL....


Se tiveres a certeza que a tua não dá para 1333 FSB, não vale mesmo a pena o mod...




Já agora duas questões...:
-Temps na ordem dos 75/80º já é demasiado para o cpu?
- Se eu arranjasse um Q9550, uma vez que o FSB já é 1333 não daria para fazer algo semelhante certo? Ou seja, nesta board teria que ficar sempre com o processador a 2.83 Ghz..?



edit:
tive a fazer Intel Stress Test de 5 loops e a 2.66 Ghz fez os 5 loops em 180 segundos, a 2.33 Ghz com 7x de multiplicador [muito perto dos 2.4 Ghz do cpu default] levou 208 sec e a temp atingiu no máximo 71º. Duas conclusões: com a pasta de dentes a temp pelo menos é mais baixa [mas também limpei o o pó do cooler..] e... é mais rápido 26/27 seg a 2.66 que em default aka 14/15% mais rápido.... :D


Vou fazer uns testes com renders a ver os ganhos dos 2.33 para 2.66, se representar ganhos de 3 minutos em renders que antes demoravam 20 minutos e agora demoram 17.... Muito porreiro [tendo em conta o que custou - 0€ -] esses ganhos....!
 
Última edição:
Ah, pronto, assim faz sentido.

Já agora duas questões...:
-Temps na ordem dos 75/80º já é demasiado para o cpu?
- Se eu arranjasse um Q9550, uma vez que o FSB já é 1333 não daria para fazer algo semelhante certo? Ou seja, nesta board teria que ficar sempre com o processador a 2.83 Ghz..?

- Se for só no IBT não há grande problema.
- Pois.
 
Última edição:
Ah, pronto, assim faz sentido.



- Se for só no IBT não há grande problema.
- Pois.

- Huummm... Noob question.... O que é o IBT?
Estou a ver o core temp no RM CPU test utility...

- Então provavelmente um eventual upgrade para Q9550 é para esquecer, visto que se eu arranjar um cooler capaz de manter os 3 Ghz no Q6600 a perfomance seria semelhante... Claro que o Q9550 tem mais cache, mas o Q6600 com mais uns pozinhos de Mhz [110 Mhz] que o cpu mais recente não deve ficar muito atrás..
Para 'ter mais processador' seria apenas com Q6700, que deve dar os 3.3 Ghz com este mod, e a esta velocidade até papava o Q9550 a default, certo?

Será que se arranja Q6700 a bons preços???



E obrigado pelos esclarecimentos..;)
 
Última edição:
Back
Topo