Discussão sobre qualidade fotográfica nos telemóveis

N95, nao devia contar lol
mesmo sendo um telemovel tem quase a qualidade de uma maquina fotografica normal!

"namoro" esse telemovel a meses, mas vou continuar a faze-lo, pois o $ qe tinha pa ela vou gasta-lo numa viajem a marselha onde vou ficar um mes:D
 
Onde viste isso??

Quantos anos tinha a ultima maquina fotográfica que usas-te??

:x2:
Embora a qualidade da camara do N95 seja muito boa e sirva para um desenrrasque, quando vês imagens do N95 e imagens de uma camara digital mediana lado a lado em full resolution nota-se bem a diferença.
Sem dúvida, este telemovel para tirar umas fotos pro desenrrasque é muito bom, mas para tirar fotos a sério mesmo uma compacta de entrada da Canon ou da Fuji fazem um melhor trabalho. :)
 
a ultima que usei tem 8 MP, e embora o telemovel so tenha 5MP acho que e uma boa qualidade de imagem!

quando falo em maquina normal refiro me a uma maquina comum, normalmente de 8 MP, claro qe nao pode-mos comparar a maquinas que os jornalistas usam, ou que pessoas que gostam de fotografia costumam usar!
 
a ultima que usei tem 8 MP, e embora o telemovel so tenha 5MP acho que e uma boa qualidade de imagem!

quando falo em maquina normal refiro me a uma maquina comum, normalmente de 8 MP, claro qe nao pode-mos comparar a maquinas que os jornalistas usam, ou que pessoas que gostam de fotografia costumam usar!

Mais megapitos não significam mais qualidade de imagem, muito pelo contrário. Isso é um erro bastante comum, para o qual já se começa a abrir os olhos na fotografia, mas que ainda é muito recorrente nos telemóveis.
Quanto mais pequeno for o sensor, menos megapixeis deve ter. Logo aí, se já se sabe há alguns anos que as compactas não deviam exceder os 6-8Mp, os telemóveis então, nem aos 5 deviam chegar. Já as SLR (as tais dos jornalistas) têm sensores muito maiores (10x ou mais, em comparação com os dos telemóveis).
Além disso, uma das coisas que mais diferença faz são as lentes, que na grande maioria dos telemóveis nem de vidro são.

Posto isto, posso-te dizer que já tirei fotos com um N95 (até estive para comprar um) e, tal como é habitual nos telemóveis, a qualidade é pior que a de uma compacta barata. A juntar às falhas que referi acima, que nem são muito visíveis para uso web, o telemóvel falha redondamente nos balanços de brancos.

Já agora, aproveito para deixar também uma foto tirada com o meu telemóvel (E51):
11062009017r.jpg


Muito, muito mau...
 
Última edição:
Estas imagens servem apenas de comparação entre a camara de um telemovel e uma camara digital. Ambas foram tiradas em modo automático.
Esta é do meu N95 8Gb
11062009136.jpg

E esta é da minha Canon A570 IS (compacta básica)
img1192p.jpg

Tirando as cores as diferenças até podem nem parecer grandes, (pelo menos ao meu olho destreinado não parecem :p), mas quando se vêem em full size nota-se claramente a diferença.
N95 8Gb-------------- Canon A570 IS
 
desculpem a ignorancia e o off-topic mas afinal o que é que faz a diferença de uma boa camera de um telemovel para uma má camera de telemovel para alem das lentes? mesmo sendo com os mesmo mpx...
ou seja quando queremos compra um telemovel com uma boa camera o que é que temos de ter em atençao?
 
desculpem a ignorancia e o off-topic mas afinal o que é que faz a diferença de uma boa camera de um telemovel para uma má camera de telemovel para alem das lentes? mesmo sendo com os mesmo mpx...
ou seja quando queremos compra um telemovel com uma boa camera o que é que temos de ter em atençao?

É complicado.

O que realmente interessa para obter bons resultados (imagens) é um bom sensor aliado a um bom processador de imagem.
E claro a qualidade do vidro. (Lente)

Toda esta informação é difícil de encontrar nos telemóveis... os próprios fabricantes vendem os telemóveis com câmara tendo por base os MP! E o pessoal vai todo atrás...
 
desculpem a ignorancia e o off-topic mas afinal o que é que faz a diferença de uma boa camera de um telemovel para uma má camera de telemovel para alem das lentes? mesmo sendo com os mesmo mpx...
ou seja quando queremos compra um telemovel com uma boa camera o que é que temos de ter em atençao?

É muito complicado. O que faz mais diferença é a qualidade do vidro e do sensor. E num telemóvel isto são coisas sempre "desprezadas". Primeiro porque um telemóvel dificilmente tem uma "objectiva", no verdadeiro sentido da palavra, com N elementos, X tipos, divididos por Y grupos ópticos. Depois porque os sensores dos telemóveis têm mesmo que ser pequenos.
 
É complicado.

O que realmente interessa para obter bons resultados (imagens) é um bom sensor aliado a um bom processador de imagem.
E claro a qualidade do vidro. (Lente)

Toda esta informação é difícil de encontrar nos telemóveis... os próprios fabricantes vendem os telemóveis com câmara tendo por base os MP! E o pessoal vai todo atrás...

É muito complicado. O que faz mais diferença é a qualidade do vidro e do sensor. E num telemóvel isto são coisas sempre "desprezadas". Primeiro porque um telemóvel dificilmente tem uma "objectiva", no verdadeiro sentido da palavra, com N elementos, X tipos, divididos por Y grupos ópticos. Depois porque os sensores dos telemóveis têm mesmo que ser pequenos.

É realmente complicado e eu até acho que os fabricantes têm ultimamente descurado a qualidade fotográfica em prol da corrida aos megapixeis!

Muito em breve terei de comprar um equipamento completamente camera centered e não sei mesmo para onde me virar!

Eu queria um modelo com um sensor CCD, mas não creio que existam à venda na europa:(
 
sim sim , digam o que quiserem mas quase todos os tlm com 5mpixeis principalmente os nokias da serie N tiram fotos exelentes , uma vez que se trata de telemoveis e não de câmaras fotográficas , alguma vez alguém pensou que tal fosse possivel !? á 10 ,12 anos atrás nem se falava do assunto nem se imaginava que com um tlm se poderia por exemplo "sustituir" a câmara em alguns momentos , eu gosto bastante de tirar fotos e tenho bem a noção que uma câmara é uma câmara mas um qualquer N95 , N82 entre outros fazem bem o seu trabalho digam o que disserem , também acho é que a qualidade de imagem de por exemplo do nokia N81 que tem só 2mpx é bastante inferior á do N82 que tem 5mpx ou até mesmo as fotos do nokia 6300 que tem 3.2mpx com lentes carlzeiss iguais ao do N82 , mas também ficam com qualidade inferior , acho que os pixeis também fazem diferença , não sou da opinião que um tlm com 2mpx tira melhores fotos que um de 5mpx ...

ps ; isto é o que eu penso , sabendo bem que existem bastantes diferenças entre uma câmara e um tlm com câmara ...cumpr
 
Os pixeis não implicam qualidade, é um facto mais que sabido no mundo da fotografia. Mesmo em telemóveis, tenho dois Nokia com 2Mp (um N70 e um E51), no entanto a câmara do E51 é pior. E nenhum deles tem lentes Carl Zeiss (até porque isso é marketing).
De qualquer forma é verdade que os telemóveis desenrascam, mas dizer que tiram fotos excelentes é a hipérbole do ano.
 
sim sim , digam o que quiserem mas quase todos os tlm com 5mpixeis principalmente os nokias da serie N tiram fotos exelentes , uma vez que se trata de telemoveis e não de câmaras fotográficas , alguma vez alguém pensou que tal fosse possivel !? á 10 ,12 anos atrás nem se falava do assunto nem se imaginava que com um tlm se poderia por exemplo "sustituir" a câmara em alguns momentos , eu gosto bastante de tirar fotos e tenho bem a noção que uma câmara é uma câmara mas um qualquer N95 , N82 entre outros fazem bem o seu trabalho digam o que disserem , também acho é que a qualidade de imagem de por exemplo do nokia N81 que tem só 2mpx é bastante inferior á do N82 que tem 5mpx ou até mesmo as fotos do nokia 6300 que tem 3.2mpx com lentes carlzeiss iguais ao do N82 , mas também ficam com qualidade inferior , acho que os pixeis também fazem diferença , não sou da opinião que um tlm com 2mpx tira melhores fotos que um de 5mpx ...

ps ; isto é o que eu penso , sabendo bem que existem bastantes diferenças entre uma câmara e um tlm com câmara ...cumpr

É com utilizadores deste género que as marcas de telemóveis enchem os bolsos! MPixeis, MPixeis, MPixeis...

Sinceramente, e já utilizei telemóveis que desenrascam "boas" fotos (K800i e K850i) isto tudo depende do que entendemos por "excelente fotografia"!

Obviamente e está mais que visto, o que para ti é uma excelente fotografia, para mim não o é!
 
É com utilizadores deste género que as marcas de telemóveis enchem os bolsos! MPixeis, MPixeis, MPixeis...

Sinceramente, e já utilizei telemóveis que desenrascam "boas" fotos (K800i e K850i) isto tudo depende do que entendemos por "excelente fotografia"!

Obviamente e está mais que visto, o que para ti é uma excelente fotografia, para mim não o é!

exelentes fotografias sendo tiradas nas "máquinas" em questão , e sim tiro muito boas fotos com tlm e sei bem a diferença que existe entre uma boa câmara também tenho uma , sobre esses sony que mencionaste nunca gostei da qualidade imagem nem de um nem de outro , já agora Rui Marto quando digo exelentes fotos são exelentes para telemoveis até acho que é mais que isso , mas dizes que é hipérbole do ano lá terás as tuas razões , não te esqueças é que estamos a falar de fotos tiradas com telemovéis e por amadores "para efeitos caseiros" não para comercializar , achas que é assim tão mau pois eu não me queixo , vejo por aí muitos com grandes câmaras de 800€ e mais e nem mexer nas máquinas sabem e sim eu sei bem que só os pixeis não fazem tudo mas sim um conjunto de factores que aliados a muitos pixeis dão origem a uma boa foto...ainda não encontrei ninguém que tenha tido ou tenha um tlm com apenas 2mpixeis que tire melhores fotos que eu com por exemplo um N82 , e não é só tirar fotos pra ficarem guardadas no tlm mas sim revelá-las....não desfazendo do nokia N70 nem do E51 que são bons tlm sem duvida acho que nem um nem outro servem na verdade pra tirar uma fotos pois não estão apetrechados pró efeito esses sim desenrascam e mal talvez por esse motivo dizeres que as fotos não são boas
 
Última edição:
ainda não encontrei ninguém que tenha tido ou tenha um tlm com apenas 2mpixeis que tire melhores fotos que eu com por exemplo um N82 , e não é só tirar fotos pra ficarem guardadas no tlm mas sim revelá-las....

Estás a fazer uma mistura tremenda entre qualidade do sensor e das lente e megapixels. Nunca viste ninguém com um telemóvel de 2megapixels tirar melhores fotos que o teu N82 por causa da qualidade do sensor e das lentes, não por o teu N82 ter mais megapixels, será que não entendes isso?

Tenho aqui um k810i com 3Megapixels que tira fotos muito superiores a um samsung omnia, com 5 megapixels, e tira decididamente muito melhores fotos que um htc diamond que também por aqui tenho, e que tem os mesmos 3Megapixels.

Não tem nada a ver com megapixels. Nada. Zero.
 
exelentes fotografias sendo tiradas nas "máquinas" em questão , e sim tiro muito boas fotos com tlm e sei bem a diferença que existe entre uma boa câmara também tenho uma , sobre esses sony que mencionaste nunca gostei da qualidade imagem nem de um nem de outro , já agora Rui Marto quando digo exelentes fotos são exelentes para telemoveis até acho que é mais que isso , mas dizes que é hipérbole do ano lá terás as tuas razões , não te esqueças é que estamos a falar de fotos tiradas com telemovéis e por amadores "para efeitos caseiros" não para comercializar , achas que é assim tão mau pois eu não me queixo , vejo por aí muitos com grandes câmaras de 800€ e mais e nem mexer nas máquinas sabem e sim eu sei bem que só os pixeis não fazem tudo mas sim um conjunto de factores que aliados a muitos pixeis dão origem a uma boa foto...ainda não encontrei ninguém que tenha tido ou tenha um tlm com apenas 2mpixeis que tire melhores fotos que eu com por exemplo um N82 , e não é só tirar fotos pra ficarem guardadas no tlm mas sim revelá-las....

Não concordo com cenas de "excelente para um telemóvel". Ou é excelente ou não é, e de um telemóvel simplesmente nunca é. Quanto muito é aceitável e pode desenrascar para muitas pessoas. Se há quem fique satisfeito com o "aceitável" já é outra história.
E não, muitos pixeis não dão origem a uma boa foto. Lá porque não encontraste nenhum telemóvel com menos pixeis que o teu, que tire fotos melhores, não significa que seja por causa dos pixeis. Se quiseres até te mostro máquinas profissionais, topos de gama, com menos pixeis que o teu telemóvel.
Quanto aos muitos com grandes câmaras, mesmo sem saber mexer nelas, garantidamente tiram fotos melhores que tu com o N82. Isto porque um telemóvel nem sequer tem nada para se saber mexer e automático por automático, a câmara faz certamente um melhor serviço.
Por fim, uma impressão standard (300dpi) exige muito mais que um monitor e se já no monitor os telemóveis são o que são...
 
Back
Topo