Análise Gigabyte NVIDIA GTX275

M@ster

Power Member
Autor: Vítor Antunes (M@ster)
Produto: GIGABYTE GTX275
Data : 21-06-09


Loga.jpg


logo2.jpg


nvidia-logo1.jpg


caixa.jpg


caixa_T.jpg


A Gigabyte GTX275 é uma placa gráfica baseada na tecnologia de 55 nanómetros e tem 1.4 biliões de transístores. A passagem dos 65nm para os 55nm permitiu a redução dos 576mm2 para os 470mm2, permitiu também a redução do “power usage” em comparação com a GTX280 de 236W para 216W. Suporta todos os recursos da especificação DirectX 10.0, inclusivamente, Vertex Shader 4.0, Pixel Shader 4.0, Geometry Shaders, etc.

ZWAME Análise


attachment.php
Especificações

Tabela_GTX275.jpg


A Gigabyte GTX275 usa recursos “Ultra Durable VGA”, o PCB é fabricado com duas onças (2 oz) de Cobre, o que segundo a Gigabyte permite à placa operar a temperaturas mais baixas o que por sua vez permite um overclock maior. A Gigabyte usa condensadores sólidos japoneses, que aumentam a sua durabilidade para uma média de vida de 50,000 horas, a estabilidade e melhoram fiabilidade.
O design Ultra Durable VGA usa 2 oz (2 oz = 56.7 gr) de cobre no PCB, tem a finalidade de arrefecer melhor toda a placa, melhorar a eficiência energética e a capacidade de Overclocking.


Características


  • GT200b core
  • 55 nanometers
  • 240 SPs
  • 1400 million transistors
  • 470mm 2 die size
  • PCI Express 2.0
  • 896MB GDDR3 memory
  • 80 Texture units
  • 28 ROPs
  • 633MHz core
  • 1134MHz memory
  • 1404MHz Shader clock
  • 127GB/second memory bandwidth
  • DirectX 10.0
  • Pixel Shader 4.0
  • Vertex Shader 4.0
  • 2nd generation Unified Shader Architecture
  • 448-bit memory interface
  • 1010.88 GFLOPS
  • TDP 219W
  • SLI
  • RoHS
  • OpenGL 2.1
  • HDCP
  • PureVideo
  • PhysX
  • CUDA


Fotos

Graf.jpg


Graf_1.jpg


graf_2.jpg


graf_3.jpg


cooler.jpg


CSC_0121.jpg


Nestas imagens podemos observar pormenores da caixa e da Placa Gráfica, dos quais destaco
as fichas de corrente de seis pinos e o cooler que a partir dos 70% se torna um pouco ruidoso mas é perfeitamente normal.

Bundle.jpg


Bundle_1.jpg


Nestas duas últimas imagens podemos ver o bundle que acompanha a gráfica,
em destaque os cabos de seis pinos.
 

Hardware Utilizado

Motherboard: ASUS P6T Dlx OC Palm
Placa Gráfica:GIGABYTE GTX275
CPU:Core i7 920
Disco Rígido: SAMSUNG SPINPOINT F1 1TB SATA2 32MB CACHE HD103UJ
Memórias: CORSAIR Dominator GT TR3X6G1866C7GTF
Fonte de alimentação: Gigabyte ODIN 1200Pro
Cooler: Noctua NH-U12P
Caixa: Gigabyte 3DMars
Cooler: TITAN Fenrir TTC-NK85TZ

NOTA: Todos os testes foram realizados com o SO Windows Home Premium

Catalyst%20CC.jpg

O máximo OC estável 24/7 que conseguimos foi:
Core: 704

Shader: 1500
Memórias: 1300

BenchMarks

Jogos


CrysisWH.gif


Default
C_WHdef.jpg



OC
CW-H_oc.jpg



farcry2.jpg


Default
FC2def.jpg


OC
FC2oc.jpg




ETQW_Logo.gif


Default
ETQWdef.jpg


OC
ETQW_oc.jpg

UT3.gif

Default
UT3_oc.jpg


OC
UT3def.jpg



cod4.jpg


COD4def.jpg



prey_1.jpg


Preydef.jpg


Aqui testámos alguns jogos, o comportamento da gráfica, foi como já esperávamos muito bom,
tendo em conta que para os gráficos que apresentamos os settings usados foram "Very High".
No que diz respeito ao overcloking, apesar de acharmos que podia fazer mais, se o tempo estivesse mais
fresco, o aumento de frames foi considerável, mesmo com pouco OC.


Quadro de temperaturas


HardwareMonitoringdefload.bmp


 
3D Mark


3D Mark 2003
Default
275_03_def.jpg


OC
275_03_OC.jpg


3D Mark Vantage
Default
275_Vantage_def.jpg



OC
275_Vantage_OC.jpg


A Gigabyte GTX275 é uma placa a ter em conta quando formos adquirir um PC novo ou mesmo fazer um upgrade à nossa
placa gráfica antiga, dotada de uma excelente performance e de uma capacidade de OC bastante boa.
Apesar de o OverClocking que fizemos não ser muito grande, muito por culpa da temperatura ambiente notou-se
muito na sua performance como podem ver no primeiros quatro quadros de jogos e nos benchmarks sintéticos.

Destaco pela Positiva:
Desempenho.
Qualidade de construção.
A relação Qualidade/Preço.
A eficiência da dissipação de calor do cooler.
Suporte CUDA/PhysX.

Destaco pela Negativa:
Nada a assinalar


recomendado_zwame.png



Agradecimento

A ZWAME agradece à GIGABYTE pela disponibilidade do material para teste.

Copyright © Zwame, Lda 2009. Reprodução proibida sem autorização prévia.
 
Trata-se de uma excelente gráfica. Não podes comparar os testes com uma 285 GTX OC 1 GB? Quais seriam as diferenças desta para aquela gráfica? É pena que os testes não tenham também sido feitos com um AMD pii 940.
 
Boas, não tenho essa gráfica pelo que não vou ter possibilidades de a testar.
A máquina de testes que tenho é um Core i7 ;)
 
Boas, não tenho essa gráfica pelo que não vou ter possibilidades de a testar.
A máquina de testes que tenho é um Core i7 ;)
mas tens ai uma GTX 285 no teu sistema :) Que diferenças existem em relação à gráfica que tu testaste e a do teu sistema? É claro que uma 285 é melhor mas até que ponto?
 
Uma coisa... os clocks de memória descem mesmo para 100MHz apenas? Ou configurastes alguma coisa?

Não, não configurei nada, pareceu-me que é algum tipo de "sistema" para baixar o consumo, como o usado pela Intel e AMD.

mas tens ai uma GTX 285 no teu sistema :) Que diferenças existem em relação à gráfica que tu testaste e a do teu sistema? É claro que uma 285 é melhor mas até que ponto?

Sim mas já não a tenho em casa :D
Não posso fazer comparação entre as placas porque a minha estava numa board diferente e com CPU em OC o que logo á partida deturpa resultados.
 
Eu mudava isto:
Destaco pela Negativa:

Falta de suporte no directx 10.1
Preço pouco competitivo

temos que ser mais exigentes :D
 
Sim as gráficas há algum tempo que também fazem isso, a novidade foi o valor ser tão baixo.

as nvidia 2xx, pelo menos as que em que reparei descem bastante

a minha 4850 atrofia( dá artefactos) com menos de 500MHz nas mems, o que é pena porque segundo uns testes que fiz o que poupa mais watts em idle é a diminuição do clock das memórias. em load nao me lembro se testei
 
as nvidia 2xx, pelo menos as que em que reparei descem bastante

a minha 4850 atrofia( dá artefactos) com menos de 500MHz nas mems, o que é pena porque segundo uns testes que fiz o que poupa mais watts em idle é a diminuição do clock das memórias. em load nao me lembro se testei

Sim foi com base de possíveis artefactos daí também ter comentado... salvo erro ou foi numa GeForce 2 MX ou numa ATI Radeon 8500 que tive em que se descia muito a velocidade das memórias dava também artefactos.

Tenho uma 8800GTS 640Mb G80, e por acaso no Riva Tuner tenho a placa a forçar em 2D (250/500/400), de origem é (510/1200/800). Não consigo colocar mais baixo porque é o mínimo possível pelo programa, e penso que dará para alterar os limites impostos pelo programa mas acho que tenho que editar alguma chave de registo nas opções avançadas.
 
Estas gráficas em full load consomem mesmo bem! Se a geração 2xx da nvidia baixa automaticamente os clocks das mems em hilde isso é bem vindo porque em hilde que interessa ter tudo no máximo? Já na minha cpu deu para baixar, e bem!, o vcore que por defeito era de 1.35V, amd pii 940 aqui, para cerca de 1.24 V e isso já poupa energia.
 
Estas gráficas em full load consomem mesmo bem! Se a geração 2xx da nvidia baixa automaticamente os clocks das mems em hilde isso é bem vindo porque em hilde que interessa ter tudo no máximo? Já na minha cpu deu para baixar, e bem!, o vcore que por defeito era de 1.35V, amd pii 940 aqui, para cerca de 1.24 V e isso já poupa energia.

É idle e não hilde ;)
 
Back
Topo