zona sapo sim, zona sapo não... zona sapo sim novamente, zona sapo n...

adrifaria

Power Member
Tinha Clix há muitos anos, e embora não esteja numa zona clix, usufruía de um bom desconto (para quem não está numa zona clix), pagando cerca de 18 euros por 8Mb e 50GB de tráfego, mais assinatura telefone PT.
Eis que o sapo apresenta a nova oferta a 19,99 com a possibilidade de não pagar assinatura telefónica. Liguei para o Sapo e sim, estava numa zona sapo. Liguei para o Clix e pedi para me cancelarem o serviço. O serviço foi cancelado em menos de 24 horas. Liguei para o sapo para aderir. Quanto a mensalidades do telefone, lembro-me perfeitamente de me ser dito qualquer coisa como: "bem, na verdade continua a pagar mensalidade, que são os 9,99 mais 10 euros de Internet...", daí o total de 19,99... o que para mim fez sentido tendo em conta que é isso mesmo que eu pago de mensalidade telefónica (9,99).

Recebi o equipamento em casa. Paguei 60 e tal euros, algo que não aparecia no site, nem sequer me tinha sido informado quando fiz o registo por telefone. Ainda por cima,abri o pacote e percebi que tinha lá dentro a pen para sapo banda-larga, que não havia pedido... pois apesar de ter direito a tráfego gratuito, é muito pouco e não costumo andar com o portátil... normalmente uso o iphone para net fora de casa.

Aguardei a activação do serviço e fiz reclamação da situação de ter pago o equipamento. Disseram-me que se tivesse feito o registo online, que n o pagaria. Qual a lógica??? Nessa altura dizem-me que afinal não estava numa zona sapo....

Nos dias seguintes reclamei já não sei quantas vezes o facto de ter perdido um bom contrato com o clix para afinal, e ao contrário da primeira informação que me foi dada, não estar numa zona sapo. Surpresa: afinal "mas está numa zona sapo"... (outra vez estou, não estou???!! rrrrr)

Fui activar o telefone VOIP, tudo ok. Estranhamente o meu telefone fazia chamadas, mas não recebia quando ligado directamente ao modem. Telefonei para o Sapo e eles disseram para voltar a ligar o telefone como estava e que aguardasse enquanto a Portugal Telecom associasse o meu número fixo ao sistema voip e que em poucos dias teria o meu número fixo a aparecer automaticamente na area Voip da minha área de cliente sapo. Telefonei para a PT que me disse justamente para aguardar uns dias.

Os dias passaram, telefonei para saber o que se passa. Dizem-me que afinal não estou numa zona sapo... e que inclusive devo estar a receber uma carta em casa a explicar isso mesmo...

Enfim.... para além de reclamar por escrito, estou a pensar em cancelar os pagamentos bancários, pois não sei que mais posso fazer, será boa ideia? SUGESTÕES?
Eu acho que não devo aceitar continuar a pagar mensalidade telefónica, pois o erro é deles e não meu. Eles é que me informaram incorrectamente.

De resto e ao fim destes anos todos, não consigo compreender como nunca estou em zona alguma, seja ela Clix, Vodafone, etc... quando estou a poucos minutos do centro da 3 cidade do país. Ainda não sei verdadeiramente se tecnicamente é impossível estar numa zona Sapo...

Obrigado desde já por qualquer sugestão em relação ao que fazer... Tenho lido aqui que há muita gente insatisfeita com este a situação no Naked, etc. Não haverá maneira de nos unirmos nisto e fazer algo em conjunto?
 
expliquem-me por favor uma coisa que me anda a fazer espécie ha algum tempo:
-as linhas telefónicas são da PT...certo?
-o SAPO pertence à PT...certo?
porque raio o país não é todo zona sapo? :confused: (exceptuando obviamente as linhas da clix e afins... apesar de nesses sitios tambem dever haver PT)
 
expliquem-me por favor uma coisa que me anda a fazer espécie ha algum tempo:
-as linhas telefónicas são da PT...certo?
-o SAPO pertence à PT...certo?
porque raio o país não é todo zona sapo? :confused: (exceptuando obviamente as linhas da clix e afins... apesar de nesses sitios tambem dever haver PT)
As zonas SAPO são zonas onde existe concorrencia de outros operadores que não a PT, e nas quais a concorrencia tem uma quota de mercado significativa. Por isso a ANACOM e a UE, autorizam a PT a praticar nessas zonas condições mais aliciantes para os clientes, visto que não existe risco de monopólio na zona.
 
As zonas SAPO são zonas onde existe concorrencia de outros operadores que não a PT, e nas quais a concorrencia tem uma quota de mercado significativa. Por isso a ANACOM e a UE, autorizam a PT a praticar nessas zonas condições mais aliciantes para os clientes, visto que não existe risco de monopólio na zona.

ta mal feito. nas zonas como a minha, em que existe monopolio é que deviam fazer isso, visto que estamos limitados a um serviço, ao menos teriamos esse serviço (que nas zonas onde não ha concorrencia é sempre rasco) a um preço de jeito
 
pois n sei.... o que me dizem é que para estar numa zona sapo, ou clix ou seja o que for, só estando ligado a determinadas centrais. No caso de Braga, onde moro, parece que só há duas centrais dessas. De resto não sei se de facto são limitações técnicas... mas o mais provável é uma questão de $$ para obrigar a continuar a pagar assinatura telefónica à PT.

....
 
pois n sei.... o que me dizem é que para estar numa zona sapo, ou clix ou seja o que for, só estando ligado a determinadas centrais. No caso de Braga, onde moro, parece que só há duas centrais dessas. De resto não sei se de facto são limitações técnicas... mas o mais provável é uma questão de $$ para obrigar a continuar a pagar assinatura telefónica à PT.

....

Aconteceu-te algo parecido ao que se passou comigo quando estive interessado em mudar para o nADSL. Primeiro não estava, depois já estava, depois já não estava e, entretanto voltei a estar... passados uns tempos recebi carta em casa a dizer que o serviço não podia ser activado (apesar de eu ter desistido do nADSL e ter optado por outro tarifário :002: ).
É impressão minha ou Braga está muito mal servida em questão de ADSL?
 
Aguardei a activação do serviço e fiz reclamação da situação de ter pago o equipamento. Disseram-me que se tivesse feito o registo online, que n o pagaria. Qual a lógica??? Nessa altura dizem-me que afinal não estava numa zona sapo....

Se fizeste a adesão pelo serviço que eles têm de telefonar gratuitamente para o cliente a tirar dúvidas não pagas activação nem kit. Citando o que já duas operadoras me disseram: "é como se tivesse feito a compra online mas em vez de ser voçê a fazê-la fomos nós que a fizemos por si."

Aderi ontem tal como tu e na chamada gratuita para o cliente tirei todas as dúvidas que tinha (Zona Sapo incluida) e aderi logo depois.

Em teoria vou pagar os 19.99 mensalmente pelos 8mb o resto é tudo grátis.
 
Aconteceu-te algo parecido ao que se passou comigo quando estive interessado em mudar para o nADSL. Primeiro não estava, depois já estava, depois já não estava e, entretanto voltei a estar... passados uns tempos recebi carta em casa a dizer que o serviço não podia ser activado (apesar de eu ter desistido do nADSL e ter optado por outro tarifário :002: ).
É impressão minha ou Braga está muito mal servida em questão de ADSL?

Parece que sim. Pelo que li ontem apenas duas centrais podem ter ADSL zona sapo, clix e etc's.... Tendo em conta que eu estou ligado à central remota 13, no mínimo e sem perceber muito do assunto, 11 centrais não têm escolha. Tendo em conta que moro a meros 3 km do centro da cidade é no mínimo.... (sem comentários).

Quanto à parte de pagar o equipamento porque o cliente liga para eles e não eles para o cliente, ou porque o cliente não fez o pedido pela net é no mínimo... (sem comentários).
 
Última edição:
Eu aqui há uns dias liguei para saber se estava numa zona SAPO (depois de, uns dias antes, ter verificado que já podia ter Vodafone Duplex), e eles não me souberam responder. Curiosamente, logo de seguida, fui ver se podia ter Vodafone Duplex, e, coincidência, também não era possível verificar isso naquele momento...

Pelo menos parece que já posso ter Vodafone ADSL, por isso, se não estiver numa zona Sapo, em breve mudo de operador.
 
Rui,

Se estás numa zona Vodafone o mais provável é estares numa Zona Sapo. Tanto como tenho vindo a saber isto funciona do seguinte modo:
Se uma operadora qualquer verifica que tem muitos clientes numa zona ou potenciais clientes, paga à PT para poder fornecer o serviço sem assinatura telefónica. Nessa altura a PT faz o mesmo para essa zona. Tive uma supervisora do sapo a dizer-me qualquer coisa como: Nós só assumimos uma zona como SAPO quando outra operadora o faz.

E claro que assim é, pois entretanto as pessoas continuam a pagar assinatura do telefone.

Eu continuo a achar que isto tudo está errado desde o momento em que a PT foi privatizada, pois levou durante anos uma vantagem enorme sobre qualquer outro potencial concorrente que foi ficar com as linhas instaladas do país, pagas por os contribuintes do passado, ou seja os meus pais e avós. Esse para mim foi o pecado original disto tudo. Mas enfim, talvez seja ingénuo pensar assim.
Em seguida e para os mais atentos, quando a autoridade para as comunicações (ou lá como se chama) anunciou há anos que as empresas podiam fazer ofertas ADSL, poucos tempo depois, a PT apareceu com o Sapo ADSL, ou seja numa questão de pouco tempo conseguiu equipamento, estratégia de marketing etc. As outras operadoras só apareçam com ofertas alguns meses mais tarde... Os mais atentos poderão pensar que a PT teve acesso a informações muito antes das outras operadoras. Sem esquecer que a isenção dessa autoridade, parece ser questionável.
Eu ainda pergunto para o que serviu a venda da tvcabo.... só para fazer mais dinheiro. Venderam e lucraram e logo depois, desfrutando do poder económico incomparável que têm, estão em força com o MEO. Basta pensar na quantidade de publicidade que eles fazem e que a zon faz.... De qualquer modo, e tal como dizia um conhecido meu há dias, pagar 10% do salário mínimo nacional por um serviço de tv, tel e net... é demasiado, n?

Enfim, desculpem os desabafos.
 
Última edição:
Para quem quer saber mais sobre estas zonas fiquem com as seguintes noticias:

vazio.gif
vazio.gif
Anacom liberta PT de limitações para os tarifários
#zahirad12{ margin:0px; padding:0px; text-align:right;}A Anacom emitiu ontem uma deliberação que elimina as obrigações da PT no que toca à formulação de tarifários de banda larga para as denominadas “zonas c”.
vazio.gif
A deliberação vem ao encontro dos desejos há muito expressados pela operadora histórica.
Até à data, a PT estava obrigada a praticar tarifários mínimos fixados pela Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom), a fim de evitar a “asfixia” comercial dos operadores concorrentes.
Com a deliberação de ontem, a PT deverá passar a ter liberdade de fixar os tarifários que bem entender em 184 zonas do país, onde já não detém poder de mercado significativo. Para passar a produzir efeito, a deliberação está ainda dependente da aprovação da Comissão Europeia. Caso haja aprovação, a PT pode lançar novos tarifários para o retalho dentro de dois meses, e para o mercado grossista (para outros operadores concorrentes) dentro de um ano, noticia o Diário Económico.
http://exameinformatica.clix.pt/noticias/mercados/1000815.html

Bruxelas aprova divisão do País por grau de concorrência na Banda Larga
A Comissão Europeia deu luz verde à decisão da Anacom de dividir o País em duas zonas, conforme os níveis de concorrência no acesso à Internet em banda larga.
Alexandra Machado

.def_cptxt_text {font:normal 11px verdana;color:#000000;text-decoration:none;margin:0em 0em 1.5em 0em;line-height:2.5ex;}

A Comissão Europeia deu luz verde à decisão da Anacom de dividir o País em duas zonas, conforme os níveis de concorrência no acesso à Internet em banda larga.

A Anacom pode agora avançar para a aprovação final da divisão do País em zonas concorrenciais e não concorrenciais para impor obrigações regulatórias à Portugal Telecom (PT) naquelas onde o nível competitivo não é considerado suficiente.

Mas irá acomodar algumas das observações feitas por Bruxelas, que não foram suficientes para que a Comissão Europeia não aprovasse as obrigações regulatórias propostas pela Anacom. Nestas obrigações, que resultam da análise aos designados mercados relevantes (segmentos do sector de telecomunicações onde pode haver problemas de falta de concorrência), Bruxelas tem poder de veto.

Por isso mesmo é que, tal como noticiou o Negócios, o regulador reuniu com os serviços da Comissão antes de aprovar o sentido provável de decisão.

Os mercados em causa, analisados por Bruxelas, foram dois: o de fornecimento grossista de acesso à infra-estrutura de rede num local fixo e o fornecimento grossista de acesso em banda larga, que compõem os designados mercados 4 e 5, respectivamente.

No que respeita ao primeiro, Bruxelas entende que a rede de cabo não deve ser incluída na análise, uma vez que há uma impossibilidade técnica de desagregação (revenda do acesso até ao cliente a outro operador). A Comissão Europeia "apela fortemente para que a Anacom não inclua o cabo no mercado 4 na medida final", lê-se nas observações do regulador, a que o Negócios teve acesso.

Já no que respeita à determinação das zonas como concorrenciais, Bruxelas pede à Anacom que acompanhe a evolução para verificar a eventual necessidade de "actualizar a análise do mercado". E refere especificamente 12 centrais de telecomunicações, que representam 1,7% do total das linhas de acesso em banda larga, onde o grupo PT tem ainda uma quota de 50% e onde a Anacom "não foi capaz de demonstrar uma tendência descendente nas quotas de mercado".

A Anacom considerou que um total de 184 centrais, ou 47% dos acessos telefónicos e 61% de banda larga, estavam em zonas concorrenciais, o que face ao projecto de decisão, divulgado em Junho, incluiu mais 34 centrais.

Finalmente, Bruxelas "convida a Anacom a impor medidas correctivas aplicáveis aos produtos de acesso por fibra óptica, conforme adequado, após a consulta nacional sobre as redes de nova geração". Como avançou o Negócios, a decisão notificada a Bruxelas pela Anacom já avança nas redes de fibra óptica.
http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=348724


PT pode avançar com segmentação geográfica de tarifas
#zahirad12{ margin:0px; padding:0px; text-align:right;}A Comissão Europeia acaba de aprovar a deliberação da Anacom que dá à PT a possibilidade de criar tarifários diferenciados com base na segmentação geográfica.
vazio.gif
Para a PT, é uma notícia há muito desejada: a operadora histórica alegava que já não havia razão para manter a obrigatoriedade de manter os tarifários de telefones e acessos à Net uniformes por todo os País, independentemente de ter ou não concorrência de “peso” em algumas regiões.
Com a aprovação pela Comissão Europeia, a PT deixa de estar sujeita aos valores mínimos definidos pelo regulador (a Anacom) e vai poder passar a diferenciar tarifários em 184 zonas do País, onde há concorrência de outros operadores.
Segundo notícia do Público, a diferenciação de tarifários com base na geografia já suscitou polémica: Luís Reis, presidente da Associação de Operadores de Telecomunicações (Apritel), a diferenciação ameaça a viabilidade dos operadores concorrentes da PT.
De acordo com o presidente da Apritel, a Anacom considerou que havia concorrência em «zonas em que existem ilhas que são verdadeiros monopólios da PT».
A Apritel já terá comunicado este receio às Comissárias Europeias da Sociedade da Informação e da Concorrência. O que não terá sido suficiente para evitar a aprovação da segmentação de tarifários geográfica.
A segmentação de tarifários vai poder ser aplicada em zonas 47% dos acessos telefónicos e 61% na banda larga do País. A aprovação agora anunciada pela Comissão Europeia vem no seguimento de uma deliberação da Anacom aprovada no início de Dezembro. Falta saber que efeitos esta aprovação poderá vir a ter nos acordos para as redes de fibra óptica assinados ontem entre operadores e Governo.
http://exameinformatica.clix.pt/noticias/mercados/1001499.html

CE aprova desregulamentação na banda larga em Portugal

A Comissão Europeia anunciou hoje que aceitou a proposta do regulador português relativamente à desregulamentação da banda larga nas regiões do país onde a concorrência entre operadores, com infra-estrutura própria, é uma realidade.

A proposta da Anacom diz respeito ao mercado grossista e abrange 61 por cento das linhas de banda larga existentes no país. "A proposta da Anacom é um passo razoável no sentido de uma regulação com alvos mais específicos, centrada nas zonas onde persistem problemas estruturais de concorrência".

A aprovação das medidas propostas pela Anacom chegou ao regulador no passado dia 5 de Janeiro. As medidas significam que a PT deixa de estar sujeita a um conjunto de restrições de preços na relação com outros operadores.

A condição observada pela Anacom para eliminar a regulação foi a existência de, pelo menos, três operadores nas regiões em questão e uma "grande quantidade de agregados familiares com acesso à rede de cabo".
http://tek.sapo.pt/noticias/telecom...sregulamentacao_na_banda_larga_em_908213.html

Espero ter ajudado...
 
Resumindo:

Quem vive na Cidade: Paga menos porque sim!
Quem vive na Aldeia: Paga mais porque não ha concorrencia!


Boa politica!

Obrigado Comissão Europeia!
 
"A Anacom considerou que um total de 184 centrais, ou 47% dos acessos telefónicos e 61% de banda larga, estavam em zonas concorrenciais, o que face ao projecto de decisão, divulgado em Junho, incluiu mais 34 centrais."

61% do país está em zona concorrencial de banda larga??????? é difícil de acreditar para quem mora a 5 min do centro de Braga e nada. Se fosse o centro de Corroios-de-Espada-em-Cinta-Magra, talvez. Mas também não fica claro o que querem dizer como zona concorrencial... ou fica?


"Até à data, a PT estava obrigada a praticar tarifários mínimos fixados pela Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom), a fim de evitar a “asfixia” comercial dos operadores concorrentes.
Com a deliberação de ontem, a PT deverá passar a ter liberdade de fixar os tarifários que bem entender em 184 zonas do país, onde já não detém poder de mercado significativo.
Para passar a produzir efeito, a deliberação está ainda dependente da aprovação da Comissão Europeia.
Caso haja aprovação, a PT pode lançar novos tarifários para o retalho dentro de dois meses, e para o mercado grossista (para outros operadores concorrentes) dentro de um ano, noticia o Diário Económico. "

Ok, isto quer dizer que a PT vai poder fazer os preços que entender onde não detém poder de mercado, ou seja onde há concorrência? para quê? para acabar com a concorrência novamente? sim, porque ao contrário da concorrência a PT pode quase fazer dumping nessas zonas com o dinheiro que ganha nas restantes.

Será que estou a compreender bem?
Devo estar... até pq o mesmo artigo diz: "A deliberação vem ao encontro dos desejos há muito expressados pela operadora histórica." a sério? não se nota nada que a Anacom é quase uma empresa do grupo PT. Francamente estou cansado desta palhaçada toda.
>(>(>(>(>(>(>(>(>(>(>(>(>(>(>(>(>(
 
Resumindo:

Quem vive na Cidade: Paga menos porque sim!
Quem vive na Aldeia: Paga mais porque não ha concorrencia!


Boa politica!

Obrigado Comissão Europeia!
fixe, alguem me compreende!

com estas medidas eles estão a fazer o contrario do que parece que queriam, porque onde ja ha muita escolha, metem ainda mais competiçao de preços, logo, preços mais baixos.
onde ha sapo ou sapo, os preços continuam altos, porque eles sabem que ou pomos sapo, ou entao sapo
 
gostei dessa...ou sapo ou sapo

pessoal, ja pensaram em usar a banda movel de tmn, vodafone ou optimus? Só mesmo naquela de fugirem da SAPO claro
 
gostei dessa...ou sapo ou sapo

pessoal, ja pensaram em usar a banda movel de tmn, vodafone ou optimus? Só mesmo naquela de fugirem da SAPO claro

infelizmente ate a rede de telemoveis foge daqui. tenho um processo aberto na vodafone por causa de um e-escolas, que tou a pagar net e nao apanha nada, e ja ha varias semanas que nao me dizem nada. vou ligar para la e chatear-me.

para alem disso, a placa está para reparação ha mais de um mês
 
fixe, alguem me compreende!

com estas medidas eles estão a fazer o contrario do que parece que queriam, porque onde ja ha muita escolha, metem ainda mais competiçao de preços, logo, preços mais baixos.
onde ha sapo ou sapo, os preços continuam altos, porque eles sabem que ou pomos sapo, ou entao sapo
Mas se reparares, é mais facil aos operadores alternativos começarem negocio em zonas onde a PT por limitação da Anacom, pratica preços regulados e por isso mais altos. Nos outros locais onde estes já estão instalados e com relevância no mercado, a PT pode e deve ter alguma liberdade e praticar preços mais baixos e concorrenciais, afim de também não perder o negócio para os outros que por um lado têm vantagem.

O mal não é a ANACOM, nem a CE, nem a PT, é sim os operadores que não querem investir na tua zona por não terem o mesmo que retorno que têm noutro sitio, ou seja 1€ invetido aí vale menos do que noutro sítio.

Quanto aos critério de ser zona desregulada:
É existirem operadores concorrentes com quota de mercado relevante e é também levado em consideração o facto de existir ou não rede de cabo na zona.
 
Resumindo:

Quem vive na Cidade: Paga menos porque sim!
Quem vive na Aldeia: Paga mais porque não ha concorrencia!


Boa politica!

Obrigado Comissão Europeia!

Quem vive na cidade: paga menos porque há muito mais população, logo mais oferta, logo tarifas mais baixas, é óbvio, é a lei da procura/oferta.

Quem vive na aldeia: Tem sorte de ter ADSL, não percebo como muitas aldeolas tem ADSL, não se justifica, não querem ter os mesmos serviços/preços da cidade pois não? Não querem que os operadores gastem milhões para fornecer a meia dúzia pois não?

Porra de país, devia ser como na América, tudo liberalizado, neo-liberal.
Estou farto da porcaria de esquerda deste país, a PT não pode descer preços porque se não asfixia a concorrência... Olha, a concorrência que se ajuste, é a lei do mais forte.
 
Back
Topo