Cursos para desenvolvimento de videojogos no Ensino Superior Português

Kai13

Power Member
Vi agora na SIC que foram criados 2 cursos de desenvolvimento de videojogos (não sei o nome especifico), mencionaram que era em instituto politécnico. Não disseram o nome dos cursos.

Achei que poderia interessar a muita gente aqui.

Fiz pesquisa e encontrei isto, está muito mais completo do que o que mencionei:

http://www.takeitgame.com/news/inde...-superior-portugues&catid=8:artigos&Itemid=80

Engenharia e Desenvolvimento de Jogos Digitais no Instituto Politécnico de Cávado e do Ave. Esta licenciatura tem como objectivo formar alunos que desejam seguir uma das seguintes saídas profissionais:

_ Engenheiro de software;
_ Programador de jogos digitais;
_ Treino baseado em computador;
_ Programador de aplicações para a Web;
_ Consultoria, investigação e desenvolvimento;
_ Docência e formação;
_ Programador de aplicações: multimédia, e-learning, simulação gráfica, realidade virtual, sistemas interactivos e inteligência artificial;
_ Gestor de redes informáticas;
_ Analista de software;
_ Gestor de projectos de software;
_ Comercial na área do software.

A segunda oferta é uma pós-graduação em Design de Videojogos na Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos e destina-se a "Licenciados (ou equivalente) em Design e em Multimédia ou outros licenciados que comprovem possuir conhecimentos técnicos nas áreas de videojogos". Entre o corpo docente encontra-se parte da equipa da Seed Studios, entre eles o produtor de Under Siege, Filipe Pina.
As candidaturas ao ensino superior começam amanhã, pode ser que ainda vá alguém a tempo, meto isto aqui pois com certeza há gente interessada.

Página do curso: http://www.est.ipca.pt/index.php?mo...r_op=view_page&PAGE_id=117&MMN_position=66:29
 
Última edição:
Mas concepção 3D para jogos de video é que está quieto, é por isso que sou forçado a ir para a França estudar modelação 3D especifica para jogos. Aqui em portugal infelizmente não existem cursos especifico que treinam o aluno a trabalhar para estúdios de produção de jogos, é uma pena penso eu, ignorar uma área dessas constantmente a evoluir :(
 
Falta aí uma licenciatura em Design de Jogos Digitais.


  • game designer: o profissional decide qual o fluxo e forma de jogo de acordo com um conceito original ou adaptado;
  • técnico de arte ou animador: o profissional cria o conceito visual ou storyboard na fase de planeamento; modela e anima personagens, objectos e cenário na fase de produção; aplica efeitos visuais na fase de produção;
  • programador: o profissional cria o código que suporta o jogo.

Site do curso

Fonte
 
È sempre bom ver que pelo menos a nivel de ensino ja se começa a fazer mais um pouco pela industria dos video-jogos em Portugal (alem de jogar onde somos bons).

Mas será sempre a questao do ovo e da galinha, Qual foi o primeiro.

Quem entrar para o curso agora, terá saídas profissionais nessa area? Nao temos tradição nem nomes na área, e á excepção de uma ou outra empresa em Portalegre (e o curso é em Bragança :wow:) não ha muitas empresas em Portugal a produzir video-jogos. A propria Ydreams terminou essa vertente.

É claro que tal como a apresentação do curso diz:
"... ou, por outro lado, como programadores em empresas diversas".
E prontos, tiramos um "curso de computadores" .... somos programadores. :D
 
È sempre bom ver que pelo menos a nivel de ensino ja se começa a fazer mais um pouco pela industria dos video-jogos em Portugal (alem de jogar onde somos bons).

Mas será sempre a questao do ovo e da galinha, Qual foi o primeiro.

Quem entrar para o curso agora, terá saídas profissionais nessa area? Nao temos tradição nem nomes na área, e á excepção de uma ou outra empresa em Portalegre (e o curso é em Bragança :wow:) não ha muitas empresas em Portugal a produzir video-jogos. A propria Ydreams terminou essa vertente.

É claro que tal como a apresentação do curso diz:
"... ou, por outro lado, como programadores em empresas diversas".
E prontos, tiramos um "curso de computadores" .... somos programadores. :D
Opá, não temos muita indústria cá, mas nunca se sabe. No entanto vários developers estrangeiros já mostraram o seu desagrado com cursos de jogos e preferem cursos de informática/física/matemática e depois cursos ligados à parte gráfica, mas por norma não especificas para jogos.
 
Quando vi este curso na lista até dei um salto na cadeira, mas quando vi Bragança... :( Tinha de ser precisamente lá para cascos de rolha, pessoal aqui do Ribatejo e da parte sul é um bocado complicado ir estudar para tão longe. Podiam ter feito isso em Lisboa ou assim... eu estava lá batido :D
 
Quando vi este curso na lista até dei um salto na cadeira, mas quando vi Bragança... :( Tinha de ser precisamente lá para cascos de rolha, pessoal aqui do Ribatejo e da parte sul é um bocado complicado ir estudar para tão longe. Podiam ter feito isso em Lisboa ou assim... eu estava lá batido :D

Pois... cascos de rolha... por isso é que o país está no estado em que está. É tudo na zona de lisboa... e o interior que se lixe. Deviam era fazer isto mais vezes para ver se o rumo das coisas se altera e combater a desertificação. Além disso penso que seja no pólo de Mirandela e não na cidade de Bragança.

Já pensaste que não será também complicado para a gente de Trás-os-Montes ir estudar para tão longe quando a maioria das oportunidades estão no sul?

Penso que quem tem razão de queixa são mais os dessa zona.
 
Última edição:
... No entanto vários developers estrangeiros já mostraram o seu desagrado com cursos de jogos e preferem cursos de informática/física/matemática e depois cursos ligados à parte gráfica, mas por norma não especificas para jogos.

Eu também veria com melhores olhos um curso de informática, ou similar, com opção de mestrado em VideoJogos.

Estive a analisar o 1º post com a apresentação dos curso:

Pela positiva: (PG em matosinhos)
"Entre o corpo docente encontra-se parte da equipa da Seed Studios, entre eles o produtor de Under Siege, Filipe Pina"

Pela negativa. (lic. no IPCA)
"
Saidas profissionais:
...
Gestor de redes informáticas
"

Mais uma beleza dos "informáticos". Tiramos um curso de computadores: somos gestores de rede! :D

Relativamente á distribuição geográfica só teria a apontar se os cursos fossem longes de empresas empregadoras e que apoiem o curso. Pelo que vi a Seed Studios é no Porto, pois isso fará sentido os cursos serem implementados no grande Porto / Baixo Minho.
Já em Bragança não estou a ver o porquê.
 
Realmente nem sei porque existem outras cidades... devia ser só Lisboa e Porto.

Acho que não deves ter percebido o que eu disse no meu post. Não tem a ver com Lisboa ou com Porto.

O curso de Bragança (ou neste caso Mirandela) tem no 2ª semestre do 3º Ano: Projecto Estágio.
O ideal destes projectos e estágios é serem efectuados em ambiente empresarial de forma a preparar o melhor possível o aluno para o mundo do trabalho. Durante o estágio o contacto com a escola é por vezes necessário. Por isso o lugar de estágio nunca convém ser muito longe do local de ensino.

Não sei quantas empresa no Distrito de Bragança podem fornecer um estágio em "game designer".

Mas pode ser que o curso leve à criação dessas empresas, o que seria o ideal.
 
Estou a pensar seriamente entrar nesse curso .
Sou da Guarda a distância não me faz diferença .
Contudo tenho um ano para pensar .

Só gostava de saber se eu estando em Artes posso ir para um curso desses .
Alguem sabe ?
 
Estou a pensar seriamente entrar nesse curso .
Sou da Guarda a distância não me faz diferença .
Contudo tenho um ano para pensar .

Só gostava de saber se eu estando em Artes posso ir para um curso desses .
Alguem sabe ?

:x2: Mais um ano e acabo o 12º ano, quando vi este curso fiquei bastante agradado, ainda vaimos ser colegas xD

Sinceramente relativamente a este tipo de cursos acho bastante bem que se começe a apostar neste tipo de cursos.
 
Quando vi este curso na lista até dei um salto na cadeira, mas quando vi Bragança... :( Tinha de ser precisamente lá para cascos de rolha, pessoal aqui do Ribatejo e da parte sul é um bocado complicado ir estudar para tão longe. Podiam ter feito isso em Lisboa ou assim... eu estava lá batido :D

Também há um em Leiria, para ti que és do Entroncamento é um saltinho :P
 
Acho que não deves ter percebido o que eu disse no meu post. Não tem a ver com Lisboa ou com Porto.

O curso de Bragança (ou neste caso Mirandela) tem no 2ª semestre do 3º Ano: Projecto Estágio.
O ideal destes projectos e estágios é serem efectuados em ambiente empresarial de forma a preparar o melhor possível o aluno para o mundo do trabalho. Durante o estágio o contacto com a escola é por vezes necessário. Por isso o lugar de estágio nunca convém ser muito longe do local de ensino.

Não sei quantas empresa no Distrito de Bragança podem fornecer um estágio em "game designer".

Mas pode ser que o curso leve à criação dessas empresas, o que seria o ideal.

O problema é que se fores atrás dessa realidade praticamente só havia cursos nessas 2 grandes cidades.
 
Acho bem começarem apostar neste tipo de cursos pois toda a gente ja viu que are dos videojogos é uma area que da dinheiro. Só que em portugal falta empresas que começem apostar na criaçao de jogos em que se pode dizer mesmo made in portugal:D ...
 
Opá, não temos muita indústria cá, mas nunca se sabe. No entanto vários developers estrangeiros já mostraram o seu desagrado com cursos de jogos e preferem cursos de informática/física/matemática e depois cursos ligados à parte gráfica, mas por norma não especificas para jogos.
isto.


Temos de ver que a maior parte das pessoas a trabalhar nesta industria se formaram em areas distintas. Um curso destes normalmente não vos ensina a programar decentemente (nem tocam nisso normalmente, a utopia da criação, yadda yadda), nem modelação, nem a trabalhar com ilustração e tratamento de imagem... nem tão pouco isso aplicado a videojogos (por exemplo, tratamento de imagens virado para texturas). Daí que quando perguntado especificamente a produtores se dão valor a isso, normalmente se queixam da preparação dos alunos em questão. E muitos dizem antes "pá formem-se numa area que não especifica para videojogos e sejam bons... e mandem-nos o curriculo dos vossos trabalhos".

Faz sentido.


Há muitos cursos desses lá fora, e no entanto se 1 em 10 tem condições de entrar no mercado de trabalho... é muito. Até porque muitos, tipicamente, são jogadores de WoW em estado "terminal", e isso prejudica-lhes qualquer rendimento e versatilidade que pudessem ter. (assim como o estado "vidrado" em qualquer outro jogo provoca, o WoW é meramente um veiculo, nada contra o jogo)


Qual a utilidade disto no mercado de trabalho? zero. Mais vale focarem-se num curso de uma área relacionada... ficam com a profissão cuja saída alternativa não é "gestor de redes" (é fácil chegar à conclusão que isso não dá para nada, na hierarquia de desenvolvimento de um jogo, é como dizer em termos relativos, que o meu curso de pasteleiro da eurodisney também me dá para... tirar cafés. que raio de saída alternativa é essa? e porque não tiro antes um curso de pasteleiro apenas? que me dá para a eurodisney e para qualquer padaria... enquanto pasteleiro?) Sejam bons, muito bons na area relacionada que escolham ,sejam empreendedores e alinhem em coisas que vos possam dar experiencia efectiva e por aí fora... e terão muito mais curriculo do que o gajo que andou 3 anos em "hogwards" dos videojogos.

Gestor de Redes... isso é o mesmo que trolha, operador informatico de baixo gabarito sem conhecimentos para programação. Ou são repescados logo por um docente do vosso curso que trabalhe na àrea ou... esqueçam, não é pelo curso que vão arranjar emprego na àrea.
 
Última edição:
Falei à uns tempos com um gajo que era developer para a bethesda e andava a trabalhar no Fallout 3 (ou uma dos dlcs), ele disse que tinha começado no modding de vários jogos e a enviar os seus trabalhos para as empresas.
O curso dele? Culinária.

Ao que sei o Cliffy B é conhecido por ajudar os fans com algum talento a entrarem na indústria.

Ou então fazem como o pixel que fez o cave story sozinho e agora está por detrás dos ports para a wii, xbla e psn.

Agora apostar tudo n1 só cavalo nesta altura do campeonato é parvo (para n dizer outra coisa)
 
Ou então fazem como o pixel que fez o cave story sozinho e agora está por detrás dos ports para a wii, xbla e psn.
não há ports xbla e psn, pelo menos por enquanto. Wiiware apenas, e o jogo foi refeito para 480p, não para HD. upscale à bruta à lá megaman 9 podia ser feito, mas não faria muito sentido quando redesenharam o jogo para a resolução da outra.

O pixel é um exemplo à parte no entanto, esse tipo arranjava emprego onde quisesse, na àrea... Ele fez a pixelart e animações dos seus jogos, a ilustração para eles, a programação efectiva (e diz quem pegou no código que é muito limpo e optimizado) a musica, a história, o gameplay... fez o jogo todo sozinho, basicamente, e a mostrar qualidade em todas as frentes.
Agora apostar tudo n1 só cavalo nesta altura do campeonato é parvo (para n dizer outra coisa)
Exacto, valoriza-se versatilidade e não... One trick pony -_-
 
Última edição:
não há ports xbla e psn, pelo menos por enquanto. Wiiware apenas, e o jogo foi refeito para 480p, não para HD. upscale à bruta à lá megaman 9 podia ser feito, mas não faria muito sentido quando redesenharam o jogo para a resolução da outra.

O pixel é um exemplo à parte no entanto, esse tipo arranjava emprego onde quisesse, na àrea... Ele fez a pixelart e animações dos seus jogos, a ilustração para eles, a programação efectiva (e diz quem pegou no código que é muito limpo e optimizado) a musica, a história, o gameplay... fez o jogo todo sozinho, basicamente, e a mostrar qualidade em todas as frentes.

mas não tava previsto ports desses 2? tenho de rever as minhas sources.
 
Estou a pensar seriamente entrar nesse curso .
Sou da Guarda a distância não me faz diferença .
Contudo tenho um ano para pensar .

Só gostava de saber se eu estando em Artes posso ir para um curso desses .
Alguem sabe ?

Condições de acesso
ESACT:
(18) Português ou (03) Desenho ou (16) Matemática
IPCA:
Uma das seguintes provas: Geometria Descritiva ou Física-Química ou Matemática

Podes entrar com Desenho ou Geometria Descritiva.

Agora, se vens de artes convém ter alguns conceitos de programação e essencialmente gosto por isso, pois nos planos curriculares está sempre presente essa cadeira.

Tal como foi dito, se calhar safas-te melhor tirando um curso de Design e Multimédia e depois podes trabalhar na mesma na industria do videojogos como Modelador 3D, Game designer, etc.

Já agora, Para aqueles que ainda nao se aperceberam: Tirar uma licenciatura em Design de Jogos ou trabalhar num empresa dessas não é passar o tempo todo a jogar o vosso jogo preferido.
Pensem no caso do Ginecologista. :D
 
Back
Topo