porque MAC para fotografia??

enzovic78

Power Member
Boas pessoal,
Iniciei-me a pouco tempo no mundo da fotografia, e tenho reparado que muitos profissionais de fotografia e design gráfico usam MAC.
Gostava de saber porque?, qual a razão?, visto que o preço de um MAC da para comprar um PC topo de gama.:)


PS: peço desculpa se estou no tópico errado, mas gostava de saber a opinião do pessoal da fotografia…


Cumps a todos, e bons cliks..
 
Tás a ver aquela taradiçe que dá à chavalada que tem de ter umas Levi's? Ou que tem de se vestir e comportar-se como os Morangos? Quando as meias da Floribella pegaram moda. That's the reason. Mac e quase tudo o que vem da Apple (tipo iPhone :puke:) é moda e fica bem. Verdadeira vantagem? Eu não vejo absolutamente nenhuma e como tu dizes pelo preço de um Mac vai para um PC que sais bem melhor servido...
 
Tás a ver aquela taradiçe que dá à chavalada que tem de ter umas Levi's? Ou que tem de se vestir e comportar-se como os Morangos? Quando as meias da Floribella pegaram moda. That's the reason. Mac e quase tudo o que vem da Apple (tipo iPhone :puke:) é moda e fica bem. Verdadeira vantagem? Eu não vejo absolutamente nenhuma e como tu dizes pelo preço de um Mac vai para um PC que sais bem melhor servido...
Os Macs tem ecrãs muito melhores que a maioria dos portateis, correm melhor aplicaçoes como o photoshop ( é muito mais fluido ), nao tem tanta chatice como virus, e no mac todos os componentes são criados e desenhados para ele, o que o torna mais fiavel.
Os macs tambem são bem contruidos e são bem bonitos:drooling:

Alem disso, nao gostei da tua comparaçao. Se nao fosse o MAC OS X provavelmente o windows ainda era pior..
 
Última edição:
Os Macs são mais caros e valem bem o preço. Além disso, no que toca a portáteis não são tão caros quanto isso, olhando ao que oferecem e por vezes oferecem coisas que mais nenhum portátil oferece (a começar logo pelo sistema operativo).

Razões para ter Mac na fotografia?
  • A estabilidade. Não há nada pior que estar a trabalhar e o programa fechar ou aparecer um ecrã azul. Acontece a toda a hora com Windows, nunca me aconteceu com Mac.
  • Os monitores e a forma como gerem as cores. Posso-te dizer que liguei o meu monitor a um Mac e parecia que tinha um monitor novo. Já para não falar nos monitores mesmo da Apple.
  • Todo o workflow é de longe melhor. As drives aparecem no desktop, a navegação por pastas é mais fácil, os programas estão melhor integrados, etc...
  • Tudo é optimizado. Como a máquina pouco varia, todo o sistema, hardware e software está melhor optimizado, havendo por isso menos conflictos e melhor gestão de recursos (tendo hardware semelhante, o Mac é mais rápido e fluido).
  • Reconhecimento. As próprias empresas que fazem o software reconhecem o Mac como sendo um computador superior e por vezes é visível que se "empenham mais" nas versões Mac. Há inclusive programas que têm funcionalidades exclusivas para Mac.

Por fim, há uma razão óbvia para a questão da moda. Sendo o mercado alvo principal da Apple o pessoal da imagem (foto, video, design), é perfeitamente natural que apostem bastante no design.
Acreditem ou não, no que diz respeito a pessoal criativo, faz diferença estar a trabalhar num computador com um design bem concebido ou estar a trabalhar num mono, como são a maioria dos PCs. Aliás, o "embelezamento" dos PCs normalmente vai parar ao mooding, que é ainda pior...
Claro que depois, não atraí só pessoal da imagem, mas também qualquer pessoa que ligue à estética.

PS: Acrescento também que não uso rato, uso uma Wacom e se já no Windows prefiro a Wacom, no Mac ganha outra dimensão. A Apple pensa muito neste tipo de utilização (devido ao seu mercado principal) e os novos trackpads dos portáteis reflectem isso mesmo.
 
Última edição:
Eu troquei a bem pouco tempo de Win para Mac e não podia estar mais contente.

Nada a dizer mesmo muito intuitivo muito rápido simplesmente fantástico mesmo.

So tenho pena nos mac o AutoCad e o Corel nao darem.

Do resto brutalissimo mesmo.

Cumps.
 
Os Macs são mais caros e valem bem o preço. Além disso, no que toca a portáteis não são tão caros quanto isso, olhando ao que oferecem e por vezes oferecem coisas que mais nenhum portátil oferece (a começar logo pelo sistema operativo).

Razões para ter Mac na fotografia?
  • A estabilidade. Não há nada pior que estar a trabalhar e o programa fechar ou aparecer um ecrã azul. Acontece a toda a hora com Windows, nunca me aconteceu com Mac.
  • Os monitores e a forma como gerem as cores. Posso-te dizer que liguei o meu monitor a um Mac e parecia que tinha um monitor novo. Já para não falar nos monitores mesmo da Apple.
  • Todo o workflow é de longe melhor. As drives aparecem no desktop, a navegação por pastas é mais fácil, os programas estão melhor integrados, etc...
  • Tudo é optimizado. Como a máquina pouco varia, todo o sistema, hardware e software está melhor optimizado, havendo por isso menos conflictos e melhor gestão de recursos (tendo hardware semelhante, o Mac é mais rápido e fluido).
  • Reconhecimento. As próprias empresas que fazem o software reconhecem o Mac como sendo um computador superior e por vezes é visível que se "empenham mais" nas versões Mac. Há inclusive programas que têm funcionalidades exclusivas para Mac.

Por fim, há uma razão óbvia para a questão da moda. Sendo o mercado alvo principal da Apple o pessoal da imagem (foto, video, design), é perfeitamente natural que apostem bastante no design.
Acreditem ou não, no que diz respeito a pessoal criativo, faz diferença estar a trabalhar num computador com um design bem concebido ou estar a trabalhar num mono, como são a maioria dos PCs. Aliás, o "embelezamento" dos PCs normalmente vai parar ao mooding, que é ainda pior...
Claro que depois, não atraí só pessoal da imagem, mas também qualquer pessoa que ligue à estética.

PS: Acrescento também que não uso rato, uso uma Wacom e se já no Windows prefiro a Wacom, no Mac ganha outra dimensão. A Apple pensa muito neste tipo de utilização (devido ao seu mercado principal) e os novos trackpads dos portáteis reflectem isso mesmo.

Peço desculpa estar-te a fazer quote... Mas a sério... Ecrãs azuis? Porque é que o pessoal ainda está preso a 97? Já lá vão 12 anos desde que isso era comum, se o pessoal vê muitos ecrãs azuis hoje em dia... A culpa não é do windows mas sim de quem o usa...

Pessoalmente nunca notei qualquer diferença a nivel de cores nos macs (a menos que sejam monitores da apple, como já disseram os monitores deles são um mimo) agora ligar a um monitor externo nunca vi diferença...

Optimização? Hoje em dia é um grande mito, antes com os PPC, sem qualquer dúvida que havia muita optimização. Com a passagem para o x86 isso passou a um mito, já que correm num set de instruções da intel que todos os cpus x86 suportam. (mesmo algumas sejam melhores na intel e vice-versa, a diferença é minúscula).

Agora workflow, user-friendly e a estabilidade são um grande ponto a favor ao Mac e se calhar daí a maioria os usar. É tudo mais simples, e como é fiável e mais resistente a erros de utilização por parte do utilizador, o trabalho está mais seguro ^^

E ainda há as SDK's de desenvolvimento da Apple metem as da Microsoft num canto, porque dá para integrar muito bem a nossa aplicação no SO (user-friendly para o utilizador final). Só é pena esta geração de software da Adobe ter x64 no windows e não no OS X, o que é um ponto negativo ter que esperar até ao CS5 para ver as maravilhas dos 64 bits (é relativamente mais rápido)
 
Nao deves usar o mesmo SO ( windows vista ) que eu...

Eu ando sempre a ter blue screens, depois as vezes ta lento, bloqueia, fecha os programas --'
 
Na universidade uso Mac OS para inumeras coisas (a menos que o projecto necessite de linux), mas em casa usei o Vista pelo menos durante 1 ano. Nunca vi um Blue Screen, nunca foi obrigado a fazer reboot, nunca ficou lento (a menos que estivesse a fazer updates automaticos) e claro havia programas que bloqueavam... Mas lá está o problema não era do windows.

Agora em casa uso o Windows 7 desde da primeira beta publica e agora estou na RC1, ligeiramente mais leve que o meu Vista... De resto tudo igual.
 
A grande diferença em cores no Mac vem do facto de os seu perfis de cores serem muito melhores do k em ***** windows. Entao ai e onde o Vista peca mais.

De resto, sao + estaveis, + seguros- tem - complitos, nao dao tantos problemas de complatibilidade como nos outros SO.

Embora eu seja defensor de k com o preço de um mac ja faço 1 pc de topo vivendo bem com certos problemas as tendo + poder computacional em varios aspectos.
 
Nao deves usar o mesmo SO ( windows vista ) que eu...

Eu ando sempre a ter blue screens, depois as vezes ta lento, bloqueia, fecha os programas --'
:x2: ja uso vista desde meados de 2007 e bsod contam-se pelos dedos.

se tiverem cuidado com as aplicacoes k instalam e o vosso hardware nao tiver com problemas nao existe razao para BSODs. agora se instalam aplicacoes k nao foram desenhadas para o vista e principalmente aplicacoes k mechem a mais baixo nivel (drivers, etc) e nao estao preparadas, ai sim e um festival de erros. um exemplo simples e instalares um versao antiga no nero burning rom, k mesmo sem estar a correr origina erros volta e meia. a culpa e do windows, do nero ou de quem instalou um programa que nao suportava akele SO?

Rui, os monitores apple sao tao bons como o preco a k sao vendidos, nao podes comparar um monitor de 400€ com um 200€ e esperar k se portem de igual forma... em relacao a optimizacao, a partir do momento k os apple passaram a usar intel e tudo igual, alias, eles correm windows sem problemas... as vantagens k os apple tinham e k os fizeram ser tao reconhecidos dentro da area grafica teem-se diluido com o passar dos anos. e a medida k o OS se torna mais mainstream comecam a surgir problemas inevitaveis (aplicacoes 3rd party mal desenhadas k causam instabilidade, virus, etc)...

se vale a pena mudar pra mac? se necessitasse de trocar de pc/portatil ate equacionava, isto se o preco fosse semelhante. agora faze-lo propositadamente nao, preferia pegar no dinheiro e comprar uma lente :)
 
Isso de culpar o utilizador é tudo muito bonito, mas muitas vezes os BSOD não têm ligação nenhuma. Há N razões possíveis, a começar logo pela board, que é uma variável nos PCs mas não nos Apple. Não me venham dizer, por exemplo, que se liguei o telemóvel ao PC por BT e isto começou a dar BSOD cada vez que o telemóvel liga, é erro do utilizador. Ou porque o rato não está na porta USB5 e está na USB7.
E acredita, sei usar um PC relativamente bem, já os usava em 97 e o único Windows de que não tive razões de queixa foi do XP. O Vista só o tenho porque até há bem pouco tempo tinha obrigatoriamente que ter um PC.

A nível de cores a Apple é simplesmente melhor, gestão, perfis, etc. Não são só os monitores, que mesmo ao lado de monitores do mesmo segmento são excelentes. E não fiz comparação nenhuma com monitores de metade do preço.

A optimização não é um mito. Se calhar não é é um conceito tão restrito como muitos pensam. A Apple usa sempre o mesmo hardware e isso é uma vantagem, seja PPC ou Intel. Reparem que vocês próprios acabaram de referir o caso das drivers (e há outros), que não é tão grave na Apple, pelo simples facto de que nada tem que ser feito a ter em conta que a máquina pode ter milhentas combinações de hardware.
E é natural que o Windows corra nos Apple. O Windows foi feito para funcionar com tudo, o OSX é que não. Muito provavelmente é esse mesmo o problema do Windows "Jack of all trades, master of none".
Enquanto a Apple continuar a "fixar" o hardware (o OS é naturalmente fixo), será muito mais fácil não haver problemas e desenvolverem-se coisas para Apple.

Em relação às aplicações, que cuidados há a ter? Se eu preciso de um determinado software para trabalhar, tem que ser aquele e acabou... Falam de problemas ao instalar uma versão antiga do Nero, então e as novas? Eu tive problemas com o Nero 9, era uma desgraça. A culpa é de quem? Do Windows ou do Nero, minha não é certamente. Mas pah, é preocupação e problema que nunca tive com Mac.

De qualquer forma isto não é uma "guerra" de windows vs mac, mas sim mac na fotografia. E aí sim, há uma nítida vantagem para os mac. Não me venham dizer que é só por moda que grande parte do mundo "gráfico" prefere mac porque não é verdade.

Se vale a pena trocar para Mac? A meu ver sim, especialmente nos portáteis, desde que não se tenha necessidade de nenhum programa específico do Windows.
 
Só a produtividade dos macs, oh my god. É simplesmente brutal. Um dia destes tinha um filme para montar e comecei a fazer em Adobe Premiere. Atenção que domino bem o software mas no entanto aquilo tava tão lento e era tudo tão complexo que acabei por ir para o Sony Vegas. O tempo estava a acabar e eu ainda sem fazer quase nada. Decidi então arriscar e pedi um mac emprestado, já que os outros dois programas eram de windows, e tentei fazer o mesmo filme com o iMovie. Demorei menos de 20m a montar o filme e ficou ainda melhor do que eu pensava. Sinceramente para mim a produtividade é mais do que suficiente para optar por mac.
 
Isso de culpar o utilizador é tudo muito bonito, mas muitas vezes os BSOD não têm ligação nenhuma. Há N razões possíveis, a começar logo pela board, que é uma variável nos PCs mas não nos Apple. Não me venham dizer, por exemplo, que se liguei o telemóvel ao PC por BT e isto começou a dar BSOD cada vez que o telemóvel liga, é erro do utilizador.
Instalaste alguma aplicacao da marca do telemovel? se nao instalaste trata-se de problemas de drivers BT fornecidos pelo fabricante do hardware.

Reparem que vocês próprios acabaram de referir o caso das drivers (e há outros), que não é tão grave na Apple, pelo simples facto de que nada tem que ser feito a ter em conta que a máquina pode ter milhentas combinações de hardware.
espera ate comecarem a nascer tantas aplicacoes para mac como para windows e mts delas mal desenhadas (ou desenhadas para versoes antigas). se calhar o windows devia fazer como o mac e nao correr aplicacoes k nao sejam desenhadas exclusivamente para akela versao de SO. mas dps keria ver se nao reclamavam :p

Em relação às aplicações, que cuidados há a ter? Se eu preciso de um determinado software para trabalhar, tem que ser aquele e acabou... Falam de problemas ao instalar uma versão antiga do Nero, então e as novas? Eu tive problemas com o Nero 9, era uma desgraça. A culpa é de quem? Do Windows ou do Nero, minha não é certamente. Mas pah, é preocupação e problema que nunca tive com Mac.
tens de ter o cuidado em instalar apenas aplicacoes desenhadas para akele SO, da mm forma k nao pegas numa aplicacao de system 4 e correr em mac os ou numa de mac os e correr em osx... da mm forma nao deves correr uma aplicacao de win3.1 em w98 ou uma aplicacao de w98 em vista, ou neste caso xp em vista. muitas aplicacoes ate funcionam bem, outras aparentam funcionar bem (mas com efeitos secundarios indesejados), no caso k dei o nero funciona perfeitamente no vista, gravas os cd/dvds sem problemas alguns, mas volta e meia tens um popup de erro mesmo sem estar a correr o nero...

e uso o nero 9 (uma versao lite pq so uso mesmo o burning rom e akilo vem cheio de bloatware) no vista e nao tenho ***** problema...

Só a produtividade dos macs, oh my god. É simplesmente brutal. Um dia destes tinha um filme para montar e comecei a fazer em Adobe Premiere. Atenção que domino bem o software mas no entanto aquilo tava tão lento e era tudo tão complexo que acabei por ir para o Sony Vegas. O tempo estava a acabar e eu ainda sem fazer quase nada. Decidi então arriscar e pedi um mac emprestado, já que os outros dois programas eram de windows, e tentei fazer o mesmo filme com o iMovie. Demorei menos de 20m a montar o filme e ficou ainda melhor do que eu pensava. Sinceramente para mim a produtividade é mais do que suficiente para optar por mac.
o adobe premiere e usado por muito boa gente sem problemas alguns, ate e uma aplicacao k existe para MAC. parece-me mais k era problema na utilizacao e nao na aplicacao, ate pq existe mt mais gente a fazer montagem de video em mac no premiere do k no imovie e nem podes comparar ambos a nivel de features...

mt sinceramente nao estou a ver como um mac me fosse aumentar a produtividade no meu workflow de fotografia, os programas iriam ser os mesmos e a nivel de diferencas de performance duvido k as diferencas sejam relevantes (isto se ambas as maquina forem actuais e com hardware semelhante), metam o photoshop/lightroom a correr num C2Q c/ 8Gb ram em vista 64 ou num mac e vejam as diferencas...
 
Última edição:
Pouco conheço de informática, mas nunca apanhei com um blue screen e nunca perdi trabalho. Sempre trabalhei com windows. Tive Vista e XP. Estou para passar pó 7.

Agora, os macs devem ser os aviões a jacto dos computadores. Nao sei onde está o mal de um bom computador com um windows 7 ou assim.
O que têm os macs de especial? Um bom computador e um bom monitor não fazem o mesmo?

Hoje em dia tudo é rapido e user friendly pá!
 
mt sinceramente nao estou a ver como um mac me fosse aumentar a produtividade no meu workflow de fotografia, os programas iriam ser os mesmos e a nivel de diferencas de performance duvido k as diferencas sejam relevantes (isto se ambas as maquina forem actuais e com hardware semelhante), metam o photoshop/lightroom a correr num C2Q c/ 8Gb ram em vista 64 ou num mac e vejam as diferencas...


Pois usam, mas com grandes sistemas. Com computadores simplesmente assustadores. Quando falo de produtividade falo até no próprio OS. Só os gestos com o trackpad são brutais. Então em fotografia nem digo nada.
 
Sinceramente não fazia ideia da boa eficácia dos MAC até ler estes magnificos posts!!
Concordo com o que o Rui Marto disse em relação aos BSOD ... eu faço uma utilização regular e cuidada do meu portatil (foi adquirido ha 6 meses e é windows vista) e ja me passaram pelas mãos uns poucos BSOD assim do nada, sem eu saber sequer porquê... até trabalhar com o windows movie maker as vezes bloqueia-me o pc, entre outras coisinhas minimas que de vez em quando acontecem e que irritam um gajo, e estamos a falar de um portatil bom.
Por isso sou de acordo quando referem que o Windows vista tem certas desvantagens em relação aos MAC ... nunca experimentei, só vi ... mas acho-os porreiritos e até nos filmes aparecem sempre portateis macintosh, alguem ja notou isto ? :003:
 
podem ser brutais, mas nunca vi ninguem usar o touchpad para trabalhar no lightroom/photoshop ;)

e natural k um programa mais complexo exija hardware mais recente, nao posso esperar pegar num pentium II c/ 64mb ram e trabalhar com a ultima versao do photoshop, nem posso comparar o photoshop numa makina antiga com por exemplo o gimp numa makina recente e dizer k o gimp em linux e melhor ou me aumenta a produtividade comparado c/ photoshop em windows pq me abriu a imagem mais depressa...

ate posso estar enganado, nunca usei um mac intensivamente, mas simplesmente nao estou a ver aumentos de produtividade por mudar de SO...

mais facilmente acreditava nisso se passasse a usar outras aplicacoes ou se funcionassem de maneira distinta...
 
Última edição:
podem ser brutais, mas nunca vi ninguem usar o touchpad para trabalhar no lightroom/photoshop ;)

ate posso estar enganado, nunca usei um mac intensivamente, mas simplesmente nao estou a ver aumentos de produtividade por mudar de SO...

Só te digo uma coisa então. Zoom com apenas dois dedos. Entre outras coisas como mudar de janela apenas com um gesto. Conheço muita gente que agora se começou a habituar a isso e já nem o rato consegue usar. Como o touchpad dos novos macs são gigantescos. Não são aquelas coisinhas de nada que normalmente vemos num pc, podes fazer muito mais com ele.

Quanto ao SO, é porque nunca usaste mesmo mac a sério. No início é um stress doido porque é tudo diferente. Mas mal te adaptas não queres outra coisa.
 
enkanto fazes zoom c 2 dedos eu faco zoom com a roda do rato... nao tenho ***** duvida k se tem maior precisao com um rato laser do que com o touchpad por melhor k seja.

se bem k para desenho e retoke de imagem nem um nem outro :P
 
Pouco conheço de informática, mas nunca apanhei com um blue screen e nunca perdi trabalho. Sempre trabalhei com windows. Tive Vista e XP. Estou para passar pó 7.

Agora, os macs devem ser os aviões a jacto dos computadores. Nao sei onde está o mal de um bom computador com um windows 7 ou assim.
O que têm os macs de especial? Um bom computador e um bom monitor não fazem o mesmo?

Hoje em dia tudo é rapido e user friendly pá!

podem ser brutais, mas nunca vi ninguem usar o touchpad para trabalhar no lightroom/photoshop ;)

ate posso estar enganado, nunca usei um mac intensivamente, mas simplesmente nao estou a ver aumentos de produtividade por mudar de SO...

mais facilmente acreditava nisso se passasse a usar outras aplicacoes ou se funcionassem de maneira distinta...
Acho que o problema está mesmo aí, na maioria do pessoal nunca ter usado um Mac. Muitos falam, mas única experiência que têm com Mac são 30s na ***** a brincar com o trackpad.
Eu também tinha sérias dúvidas em relação aos Macs, porque também sempre usei Windows e também sempre relativisei os problemas ("ah, é da driver... busca uma nova" "ah é da BIOS, po mês que vem deve sair update" etc...).
Também o facto de ver toda a malta da imagem a trabalhar com Mac me deixava a pulga atrás a orelha, mas depois havia essas ideias do "é moda" "é po estilo", etc.
E também tinha essa ideia "Quê? Aquilo é algum avião?" quando muitas vezes o hardware é mais fraco.

Pah, andem uma semana, a trabalhar, com um Mac. ;)

É que mesmo as mesmas aplicações, em certos pormenores funcionam de maneira distinta e por vezes faz toda a diferença. Ainda no tópico do workflow têm um post do helius a queixar-se que o C1p não dava para fazer isto, ou aquilo, ou não sei quê (a nível de personalização) e eu com Mac conseguia. Aliás, fiz mesmo um post com excertos do manual que diziam "Mac OS X only". E era o mesmo programa.

Outro, nada a ver com productividade, mas até o Skype e o Messenger. Mesmo programa, mas o Skype para Mac é de longe mais funcional que para Windows. O Messenger é bastante melhor em Windows, mas reforça que o mesmo software pode ser o dia e a noite de um OS para o outro.

Instalaste alguma aplicacao da marca do telemovel? se nao instalaste trata-se de problemas de drivers BT fornecidos pelo fabricante do hardware.
O meu PC tende a ter um "software fixo". Instalo o que uso para trabalhar e ponto (e sim, uso sempre software actual e supostamente compatível com tudo o que tenho). Depois crio uma cena de restauro. Reinstalei o Windows e apliquei o restauro, precisamente com a mesma versão do PC Suite e driver BT, já não deu problemas.
Mas pah, o que não falta são problemas destes com o Windows. Simplesmente há excesso de variáveis.

Como te disse, podem nascer as aplicações que quiserem para Mac. Enquanto o hardware for sempre o mesmo, está em vantagem em relação ao Windows, porque pelo menos estão todos a fazer software para a mesma máquina. No Windows nem isso...

mt sinceramente nao estou a ver como um mac me fosse aumentar a produtividade no meu workflow de fotografia, os programas iriam ser os mesmos e a nivel de diferencas de performance duvido k as diferencas sejam relevantes (isto se ambas as maquina forem actuais e com hardware semelhante), metam o photoshop/lightroom a correr num C2Q c/ 8Gb ram em vista 64 ou num mac e vejam as diferencas...
Só o próprio funcionamento da Wacom já me faz diferença. A organização das pastas igual. O mesmo em relação às cenas que simplesmente aparecem no ambiente de trabalho (CDs, Pens, etc), ou seja, sem andares a desenterrar de lado nenhum. Ou seja, o próprio OS já faz diferença no workflow. E a nível de desempenho, acredita, testei duas máquinas muito semelhantes.

enkanto fazes zoom c 2 dedos eu faco zoom com a roda do rato... nao tenho ***** duvida k se tem maior precisao com um rato laser do que com o touchpad por melhor k seja.

se bem k para desenho e retoke de imagem nem um nem outro :P
Já usaste os gestos para fazer zoom e deslocar a página?! A sério, tá o rato no algarve e o trackpad na lua.

Em relação ao movimento do ponteiro, também não acho os trackpads no geral grande coisa, mas a fluidez de movimentos com um trackpad ou uma tablet é bastante superior a um rato. Porque é que achas que um mês depois de comprar a tablet despachei o rato?! Já nos portáteis poucas vezes tinha aquela necessidade de andar sempre de rato atrás, só ligava mesmo quando precisava de precisão elevada. Aí só me chateava o tamanho daquilo, mas na Apple isso já não é problema.
 
Última edição:
Back
Topo