[FAQ] Nokia 5800 Xpress Music. O que é preciso saber.

mELIANTE

Power Member
Com o sucesso que este terminal tem vindo a ter, vendendo cada vez mais unidades, verifica-se que muita gente tem questões que se repetem regularmente e de forma insistente. Após uma troca de mensagens com os moderadores, por parte do user Braulio Tubarao, foi aceite o pedido para se criar um tópico onde se pudesse discutir estas questões de modo organizado, para o tópico original do terminal se manter limpo e menos confuso.
Assim, este será o tópico que se deve procurar primeiro caso se tenha alguma questão relativa ao telemóvel, vendo se se encontra a resposta no primeiro post. Caso isso não se verifique então pergunta-se, neste mesmo tópico, o que se deseja saber. Espero que este tópico não siga o caminho do original e que sirva para resolver os problemas/questões comuns que possam ir surgindo.

Índice:
1- Folga no canto superior direito.
2- GPS.
3- Envelope a piscar.
4- Bugs variados.
5- "Hard-reset".

6- Actualizações de firmware.
7- Contúdo das caixas/acessórios que vêm com o telemóvel.
8- Ecrã principal com contactos e aplicações. Conteúdo da barra XpressMusic.


1- Folga no canto superior direito.
Esta folga verifica-se, com maior ou menor grau, na lateral do telemóvel, por cima dos botões de volume e é um mal comum neste telemóvel. É como aquela expressão "não é defeito, é feitio" infelizmente.

2- GPS.
Uma questão que se vê repetida infindáveis vezes, é relativa ao uso gratuito desta opção. Este telemóvel tem "Assisted GPS" [A-GPS] que é, numa rápida descrição, "uma versão optimizada da funcionalidade GPS. O A-GPS acede a dados de apoio através de uma ligação de dados (por exemplo, GPRS ou 3G), dados estes que ajudam o seu dispositivo a calcular as coordenadas do seu posicionamento no momento em que recebe o sinal dos satélites." Ora é essa ligação de dados, vulgo ligação à internet, que vai custar saldo.
Como desligar o A-GPS? Ir a Definições -> Telemóvel -> Def. Aplicação -> Posicionamento -> Métodos de Posicionamento e deixar apenas GPS Integrado marcado.
Outra "queixa" relativa ao GPS é a o longo período de tempo que este demora a efectuar a ligação aos satélites. Com o A-GPS desligado é normal essa demora de alguns minutos, especialmente das primeiras vezes que se utiliza essa função. Com o passar do tempo, esse tempo vai diminuindo e quando se usa o GPS repetidamente e de forma regular vai ficando bem mais rápido, especialmente quando a(s) zona(s) onde usamos o GPS é(são) a(s) mesma(s).
Outro ponto que merece ser referido, no GPS, é a navegação por voz. Este telemóvel traz o Nokia Maps, programa que permite a navegação guiada após se comprar uma licença. Este programa traz incluida uma licença de navegação válida por 7 dias. Findo esse período passa a ser um mapa normal, sem possibilidade de navegação. Para se voltar a ter essa funcionalidade compra-se uma nova licença, disponível em vários períodos ou compra-se um programa de terceiros, como o NDrive, Garmin Mobile XT ou o Sygic McGuider.

3- Envelope a piscar.
Esta questão é relativa ao pequeno envelope que por vezes surge a piscar junto ao medidor de bateria. Quando isso acontece quer dizer que o espaço para mensagens no cartão SIM se encontra cheio. Para que o envelope desapareça deve ir-se a Mensagens -> Opções -> Mensagens Sim e apagar algumas.

4- Bugs variados.
Este telemóvel tem um sistema operativo [SO] relativamente recente, apesar de ser a evolução de uma base já com vários anos. Como é um SO novo é, infelizmente, inevitável que ainda tenha alguns bugs que são solucionados ou tornados menos frequentes, no mínimo, a cada actualização de firmware. No entanto, grande parte dos bugs que surjem não são efectivamente bugs incontornáveis, sendo que podem ser solucionados com um "hard-reset" que é o formatação completa do telemóvel. Muitas vezes, após surgir determinado bug, fazer uma formatação ao telemóvel resolve o problema.

5- "Hard-reset".
Como já referi no ponto anterior, um "hard-reset" é uma formatação completa do telemóvel. Uma reinstalação do sistema por assim dizer. Apaga tudo o que tivermos no telemóvel, incluido contactos, mensagens, programas instalados, ficheiros guardados e definições. No entanto não implica a perda de dados que se encontrem no cartão de memória.
Por vezes a realização de um hard-reset torna-se inevitável devido a alguma configuração ou programa programa que torne o telemóvel inutilizável.
Para se realizar um hard-reset tem de intruduzir o código *#7370# no ecrã de marcação de números de telefone. Em seguida é-nos pedido o código de segurança que é 12345 por defeito. Antes de tudo deve fazer-se um backup, com o Nokia PC Suite, dos dados que não queremos perder para depois os podermos recuperar. Outro método para se fazer um hard-reset é, com o telemóvel desligado, pressionar as teclas vermelha+verde+câmara e, sem as largar, ligar o telemóvel.

6- Actualizações de firmware.
Como a maior parte dos telemóveis actuais, o 5800 recebe actualizações de firmware de tempos a tempos. Especialmente este modelo de forma mais regular devido à juventude do SO, assunto do qual falei antes, e com vista a melhorar o seu funcionamento, através da adição de novas funcionalidades. Podemos realizar essa actualização em casa, através do programa Nokia Software Updater [NSU].
Neste ponto irei manter actualizadas as últimas versões disponíveis do firmware, disponíveis através do NSU, para os terminais adquiridos através das diferentes operadoras e para telemóveis desbloqueados, que poderão não coincidir.
Últimas versões disponíveis
Telemóveis desbloqueados - 50.0.005
Telemóveis adquiridos através da Optimus - 5800 vermelho - 21.0.025
Telemóveis adquiridos através da Optimus - 5800 de outras cores - 20.0.012
Telemóveis adquiridos através da Vodafone - 50.0.005
Telemóveis adquiridos através da TMN - 5800 azul - 21.0.025
Telemóveis adquiridos através da TMN - 5800 vermelho - 20.0.012
No link que coloco a seguir encontra-se o changelog das versões de software disponíveis para o Nokia 5800. O changelog é a lista de alterações que cada firmware novo traz em relação ao anterior. Obrigado ao membro
ALL por mo indicar. Changelog
Para verificar a versão que o nosso telemóvel tem escreve-se *#0000#. Podemos também fazer a actualização do telemóvel a partir das opções que o menu que aparece tem. Opções -> verificar actualizações. Chama-se a isto Firmware Over The Air(FOTA) e é aconselhável ser feito através de wi-fi.

7- Contúdo das caixas/acessórios que vêm com o telemóvel.

Com o passar do tempo veio a verificar-se uma redução dos acessórios que compõem o pacote de venda do telemóvel em especial das versões bloqueadas. Neste ponto estará discriminado o que vem dentro da caixa aquando da compra do telemóvel para que não surjam mais confusões com o que vem, não vem, deveria vir e não deveria vir.
Conteúdo das caixas para todas as versões: telemóvel, bateria, carregador, cartão de memória de 8GB, CD Software, 1 Stylus, cabo de vídeo.

8- Ecrã principal com contactos e aplicações. Conteúdo da barra XpressMusic.
Esta é uma funcionalidade de que muitos de nós gostaríamos de ter no ecrã principal. De momento ainda não é possível, tendo de ser escolhido ou 4 contactos ou 4 aplicações para estarem disponibilizados no ecrã principal. No entanto pelos rumores parece que essa possibilidade está a caminho dos nossos equipamentos numa futura actualização de firmware a ser lançada no final do ano. Também não é possível alterar o conteúdo da barra XpressMusic.


Espero que seja útil o que aqui deixo, e peço a quem se lembrar de mais pontos que sejam pertinentes para me dizer que eu tratarei de juntar a estes. Peço também que me corrijam em algo que tiver dito de errado, para não estar a induzir os utilizadores em erro.

Cumprimentos.






EDIT: A partir de agora as alterações que for fazendo a este post ficam listadas no post seguinte.


 
Última edição:
24-07-2009 - Alteração da lista de firmwares disponíveis. A TMN apenas tem a versão 20.0.012 para o Nokia 5800 vermelho. A 21.0.025 é exclusiva do azul
24-07-2009 - Adição, no ponto 6, de um link com os changelog das firmwares do telemóvel. Obrigado ao membro ALL por mo indicar.
24-07-2009 - Alteração do título do tópico, para outro mais simples e objectivo.
24-07-2009 - Adição do ponto 8- Ecrã principal com contactos e aplicações. Conteúdo da barra XpressMusic.
28-07-2009 - Adição de informação referente às firmware da operadora Optimus.
06-08-2009 - Modificação do ponto 6- Actualizações de firmware com a nova versão disponível para telemóveis comprados livres: 30.0.011
03-09-2009 - Firmware 21.0.025 disponível para os telemóves vermelhos da Optimus. Informação actualizada no ponto 6.
06-09-2009 - Ponto 6 actualizado. Versão 30.0.011 disponível também no NSU.
14-09-2009 - Ponto 6 actualizado. Versão 31.0.008 disponível para telemóveis livres.
23-10-2009 - Ponto 6 actualizado. Versão 31.0.101 disponível para telemóveis livres.
15-01-2010 - Ponto 6 actualizado. Versão 40.0.005 disponível para telemóveis livres.
18-01-2010 - Ponto 6 actualizado. Versão 31.0.101 disponível para telemóveis vodafone. Obrigado guitarkid_fv.
 
Última edição:
Acabei agora mm de comprar o meu 5800 e realmente este tópico foi uma grande ideia, ajudando a tirar algumas das eventuais duvidas que poderia vir a ter, e evitando ler as inúmeras paginas que existem no tópico "oficial". Contudo espero q venha a ser um tópico mais robusto, com mais Perguntas/Respostas, vamos aguardar para ver a sua maturidade ao longo do tempo. Mas tem bases para ser mt util

Pena ficar a saber q a optimus é a unica que esta atrasada no firmware.

Este tópico era apenas servir para esclarecimento certo? As duvidas devem cont a ser colocadas no tópico oficial right?
 
Última edição:
Acabei agora mm de comprar o meu 5800 e realmente este tópico foi uma grande ideia, tirando algumas das eventuais duvidas que poderia vir a ter, e evitando ler as inúmeras paginas que existem no tópico "oficial"

Pena ficar a saber q a optimus é a unica que esta atrasada no firmware.

Este tópico era apenas servir para esclarecimento certo? As duvidas devem cont a ser colocadas no tópico oficial right?

As dúvidas que não se encontrem aqui esclarecidas podes colocar na mesma, pode ser que seja mais alguma coisa que me tenha esquecido. Caso seja uma pergunta mais específica eu posso tentar responder por aqui mas talvez te reencaminhe para o tópico original, visto que é mais visitado.
 
Estou com um problema. Só consigo por a dar a barra de contactos no desktop do telemóvel. Se alterar para básico ou com os atalhos, os ícones não aparecem e quando clico para marcar um numero de telefone, ou ir a lista telefónica, nada acontece. Ajuda? :\ Além de hard reset.
Acho que descobri pq é que este bug acontece... Qd se liga ao pc via cabo na 1ª vez e se escolhe "Armazenamento de Massa". Lembrei-me de ver bem o que tinha feito antes pois já é a 2ª vez que me acontece e para se resolver só com hard reset!
Alguém confirma? Se fosse possível alguém podia experimentar a opção "PC Suite" antes do "Armazenamento de Massa" e com a barra de contactos ou básica activada, para tentar despistar o problema, pois penso que esteja relacionado estas opções.
Talvez o mELIANTE queira colocar o bug no post de FAQ? Se se confirmar o bug posso fazer feedback à nokia tb
 
Colocar também o código de soft reset (repor definições originais) *#7780#. E já agora se alguém souber concretamente o que o soft reset repõe era óptimo!
 
podes me só esclarecer como eu mudo de modo duplo de rede para modo *****?! porque cada vez que eu tento mudar vou a Menu-definições-conectividade-rede-Modo da rede, depois aparece-me duas opções: Modo duplo ou modo *****, o problema é que quando meto eu modo ***** o telémovel volta automaticamente para o menu e quando vou ao mesmo sitio ele está em modo UMTS, não percebo porque. cumps
 
podes me só esclarecer como eu mudo de modo duplo de rede para modo *****?! porque cada vez que eu tento mudar vou a Menu-definições-conectividade-rede-Modo da rede, depois aparece-me duas opções: Modo duplo ou modo *****, o problema é que quando meto eu modo ***** o telémovel volta automaticamente para o menu e quando vou ao mesmo sitio ele está em modo UMTS, não percebo porque. cumps

Telemóvel vodafone? É um problema da firmware deles.

Acho que descobri pq é que este bug acontece... Qd se liga ao pc via cabo na 1ª vez e se escolhe "Armazenamento de Massa". Lembrei-me de ver bem o que tinha feito antes pois já é a 2ª vez que me acontece e para se resolver só com hard reset!
Alguém confirma? Se fosse possível alguém podia experimentar a opção "PC Suite" antes do "Armazenamento de Massa" e com a barra de contactos ou básica activada, para tentar despistar o problema, pois penso que esteja relacionado estas opções.
Talvez o mELIANTE queira colocar o bug no post de FAQ? Se se confirmar o bug posso fazer feedback à nokia tb

Isso não é um bug geral e portanto não sei do que será. Vocês quando ligam em modo de massa utilizam o desconectar com segurança do windows? Pode ser problema no SD. Formatação nele. Caso não resolva hard reset, ou reinstalação do firmware. Acrescento só que muitas vezes utilizo o meu no modo armazenamento de massa e nunca tive problemas de icones a desaparecer ne botões que não funcionam.
 
Última edição pelo moderador:
Boas!
Sou novo aqui, embora acompanhe com regulariade os posts do 5800, o que me ajudou bastante na minha escolha.
Em 1º lugar queria concordar com o Kanos, este post é uma excelente iniciativa, não só pelo facto de nos ajudar a tirar as nossas dúvidas, mas principalmente pela disponibilização das actualizações firmware, que para os mais desatentos e menos entendidos, como é o meu caso, ajuda bastante.

Gostaria de colocar, umas questões, não sei se me poderão responder neste post, mas cá vai:

- Alguém me pode dizer se a qualidade de imagem do 5800 é boa (filmes)?
- Que tipo de ficheiros video lê (Só Mpeg4)?
- é possivel passar um filme (ficheiro real play ou wmp) com legendas para o tlm, ou temos que converter o ficheiro para um formato expecifico?

Desde já agradeço a vossa atenção, continuem com o bom trabalho!
 
podes me só esclarecer como eu mudo de modo duplo de rede para modo *****?! porque cada vez que eu tento mudar vou a Menu-definições-conectividade-rede-Modo da rede, depois aparece-me duas opções: Modo duplo ou modo *****, o problema é que quando meto eu modo ***** o telémovel volta automaticamente para o menu e quando vou ao mesmo sitio ele está em modo UMTS, não percebo porque. cumps

Resposta :

http://forum.zwame.pt/showpost.php?p=5032295&postcount=7708

No meu caso resolveu esse problema , o meu 5800 é Vodafone.
 
mas quando dizes que reinstalas-te o que queres dizer?! que fizes-te um hard reset?! é porque tenho medo de perder as aplicações que instalei, que ja são muitas. cumps


Usei o nokia update , ele diz que já tenho a versão mais recente e se quero instalar novamente .
Coloco sim e reinstala tudo , problemas resolvidos.
 
Muito Parabéns pelo tópico, comprei ontem um e estava a atrofiar com o a-gps a comer saldo, agora esta resolvido.Alguém sabe como instalar temas não originais?Andei a ver mas nao encontrei.Abc
 
ya eu ja fiz isso quando tinha o n73! e n perdes nada?!
Perdes tudo o que tens no telele (no cartão mantém-se tudo). Mas mesmo assim pode acontecer que algumas aplicações que instalaste no cartão tenhas que voltar a instalar pois tb instalam ficheiros no telefone.
Antes de fazer hard reset a um telefone ou actualizar o firmware deve-se sempre fazer uma cópia de segurança pelo telemóvel (os 5800 têm uma cópia de segurança mto superior aos modelos anteriores S60) ou pelo PC Suite, como a própria Nokia aconselha quando estás no programa de actualização do firmware...
 
Isso não é um bug geral e portanto não sei do que será. Vocês quando ligam em modo de massa utilizam o desconectar com segurança do windows? Pode ser problema no SD. Formatação nele. Caso não resolva hard reset, ou reinstalação do firmware. Acrescento só que muitas vezes utilizo o meu no modo armazenamento de massa e nunca tive problemas de icones a desaparecer ne botões que não funcionam.
Pode ser um bug de uma determinada versão de firmware, mas sim ejecto ou removo o dispositivo com segurança antes de o tirar e ñ me parece que o cartão tenha alguma coisa a ver pois sem cartão o telele fica com o mesmo problema! Que o hard reset resolve já eu sei, queria era tentar despistar o problema com alguém que já lhe aconteceu, para ver se chegamos à maneira de o evitar! Eu uso Vdf com versão 21.0.025.
 
Perdes tudo o que tens no telele (no cartão mantém-se tudo). Mas mesmo assim pode acontecer que algumas aplicações que instalaste no cartão tenhas que voltar a instalar pois tb instalam ficheiros no telefone.
Antes de fazer hard reset a um telefone ou actualizar o firmware deve-se sempre fazer uma cópia de segurança pelo telemóvel (os 5800 têm uma cópia de segurança mto superior aos modelos anteriores S60) ou pelo PC Suite, como a própria Nokia aconselha quando estás no programa de actualização do firmware...

acabei de reinstalar o software atraves do nokia update! deu tudo certo o ecrã ficou branco e tudo enquanto estava a reinstalar, o mais estranho é que não perdi nada e que acontece-me o mesmo problema. n percebo
 
acabei de reinstalar o software atraves do nokia update! deu tudo certo o ecrã ficou branco e tudo enquanto estava a reinstalar, o mais estranho é que não perdi nada e que acontece-me o mesmo problema. n percebo
O facto de ficar tudo na mesma tem a ver com o facto do telele fazer uma cópia de segurança automaticamente ou então precisas de um hard reset. Eu começava por fazer uma cópia de segurança pelo telemóvel. Depois um soft reset (*#7780#) e finalmente um hard reset (*#7370#). Se no fim não resolveres o problema, sugiro que passes numa loja Vdf que eles instalam o firmware correcto e resolve o te problema. Eu pelo menos não o tenho...
 
Back
Topo