mELIANTE
Power Member
Com o sucesso que este terminal tem vindo a ter, vendendo cada vez mais unidades, verifica-se que muita gente tem questões que se repetem regularmente e de forma insistente. Após uma troca de mensagens com os moderadores, por parte do user Braulio Tubarao, foi aceite o pedido para se criar um tópico onde se pudesse discutir estas questões de modo organizado, para o tópico original do terminal se manter limpo e menos confuso.
Assim, este será o tópico que se deve procurar primeiro caso se tenha alguma questão relativa ao telemóvel, vendo se se encontra a resposta no primeiro post. Caso isso não se verifique então pergunta-se, neste mesmo tópico, o que se deseja saber. Espero que este tópico não siga o caminho do original e que sirva para resolver os problemas/questões comuns que possam ir surgindo.
Índice:
1- Folga no canto superior direito.
2- GPS.
3- Envelope a piscar.
4- Bugs variados.
5- "Hard-reset".
6- Actualizações de firmware.
7- Contúdo das caixas/acessórios que vêm com o telemóvel.
8- Ecrã principal com contactos e aplicações. Conteúdo da barra XpressMusic.
1- Folga no canto superior direito.
Esta folga verifica-se, com maior ou menor grau, na lateral do telemóvel, por cima dos botões de volume e é um mal comum neste telemóvel. É como aquela expressão "não é defeito, é feitio" infelizmente.
2- GPS.
Uma questão que se vê repetida infindáveis vezes, é relativa ao uso gratuito desta opção. Este telemóvel tem "Assisted GPS" [A-GPS] que é, numa rápida descrição, "uma versão optimizada da funcionalidade GPS. O A-GPS acede a dados de apoio através de uma ligação de dados (por exemplo, GPRS ou 3G), dados estes que ajudam o seu dispositivo a calcular as coordenadas do seu posicionamento no momento em que recebe o sinal dos satélites." Ora é essa ligação de dados, vulgo ligação à internet, que vai custar saldo.
Como desligar o A-GPS? Ir a Definições -> Telemóvel -> Def. Aplicação -> Posicionamento -> Métodos de Posicionamento e deixar apenas GPS Integrado marcado.
Outra "queixa" relativa ao GPS é a o longo período de tempo que este demora a efectuar a ligação aos satélites. Com o A-GPS desligado é normal essa demora de alguns minutos, especialmente das primeiras vezes que se utiliza essa função. Com o passar do tempo, esse tempo vai diminuindo e quando se usa o GPS repetidamente e de forma regular vai ficando bem mais rápido, especialmente quando a(s) zona(s) onde usamos o GPS é(são) a(s) mesma(s).
Outro ponto que merece ser referido, no GPS, é a navegação por voz. Este telemóvel traz o Nokia Maps, programa que permite a navegação guiada após se comprar uma licença. Este programa traz incluida uma licença de navegação válida por 7 dias. Findo esse período passa a ser um mapa normal, sem possibilidade de navegação. Para se voltar a ter essa funcionalidade compra-se uma nova licença, disponível em vários períodos ou compra-se um programa de terceiros, como o NDrive, Garmin Mobile XT ou o Sygic McGuider.
3- Envelope a piscar.
Esta questão é relativa ao pequeno envelope que por vezes surge a piscar junto ao medidor de bateria. Quando isso acontece quer dizer que o espaço para mensagens no cartão SIM se encontra cheio. Para que o envelope desapareça deve ir-se a Mensagens -> Opções -> Mensagens Sim e apagar algumas.
4- Bugs variados.
Este telemóvel tem um sistema operativo [SO] relativamente recente, apesar de ser a evolução de uma base já com vários anos. Como é um SO novo é, infelizmente, inevitável que ainda tenha alguns bugs que são solucionados ou tornados menos frequentes, no mínimo, a cada actualização de firmware. No entanto, grande parte dos bugs que surjem não são efectivamente bugs incontornáveis, sendo que podem ser solucionados com um "hard-reset" que é o formatação completa do telemóvel. Muitas vezes, após surgir determinado bug, fazer uma formatação ao telemóvel resolve o problema.
5- "Hard-reset".
Como já referi no ponto anterior, um "hard-reset" é uma formatação completa do telemóvel. Uma reinstalação do sistema por assim dizer. Apaga tudo o que tivermos no telemóvel, incluido contactos, mensagens, programas instalados, ficheiros guardados e definições. No entanto não implica a perda de dados que se encontrem no cartão de memória.
Por vezes a realização de um hard-reset torna-se inevitável devido a alguma configuração ou programa programa que torne o telemóvel inutilizável.
Para se realizar um hard-reset tem de intruduzir o código *#7370# no ecrã de marcação de números de telefone. Em seguida é-nos pedido o código de segurança que é 12345 por defeito. Antes de tudo deve fazer-se um backup, com o Nokia PC Suite, dos dados que não queremos perder para depois os podermos recuperar. Outro método para se fazer um hard-reset é, com o telemóvel desligado, pressionar as teclas vermelha+verde+câmara e, sem as largar, ligar o telemóvel.
6- Actualizações de firmware.
Como a maior parte dos telemóveis actuais, o 5800 recebe actualizações de firmware de tempos a tempos. Especialmente este modelo de forma mais regular devido à juventude do SO, assunto do qual falei antes, e com vista a melhorar o seu funcionamento, através da adição de novas funcionalidades. Podemos realizar essa actualização em casa, através do programa Nokia Software Updater [NSU].
Neste ponto irei manter actualizadas as últimas versões disponíveis do firmware, disponíveis através do NSU, para os terminais adquiridos através das diferentes operadoras e para telemóveis desbloqueados, que poderão não coincidir.
Últimas versões disponíveis
Telemóveis desbloqueados - 50.0.005
Telemóveis adquiridos através da Optimus - 5800 vermelho - 21.0.025
Telemóveis adquiridos através da Optimus - 5800 de outras cores - 20.0.012
Telemóveis adquiridos através da Vodafone - 50.0.005
Telemóveis adquiridos através da TMN - 5800 azul - 21.0.025
Telemóveis adquiridos através da TMN - 5800 vermelho - 20.0.012
No link que coloco a seguir encontra-se o changelog das versões de software disponíveis para o Nokia 5800. O changelog é a lista de alterações que cada firmware novo traz em relação ao anterior. Obrigado ao membro ALL por mo indicar. Changelog
Para verificar a versão que o nosso telemóvel tem escreve-se *#0000#. Podemos também fazer a actualização do telemóvel a partir das opções que o menu que aparece tem. Opções -> verificar actualizações. Chama-se a isto Firmware Over The Air(FOTA) e é aconselhável ser feito através de wi-fi.
7- Contúdo das caixas/acessórios que vêm com o telemóvel.
Com o passar do tempo veio a verificar-se uma redução dos acessórios que compõem o pacote de venda do telemóvel em especial das versões bloqueadas. Neste ponto estará discriminado o que vem dentro da caixa aquando da compra do telemóvel para que não surjam mais confusões com o que vem, não vem, deveria vir e não deveria vir.
Conteúdo das caixas para todas as versões: telemóvel, bateria, carregador, cartão de memória de 8GB, CD Software, 1 Stylus, cabo de vídeo.
8- Ecrã principal com contactos e aplicações. Conteúdo da barra XpressMusic.
Esta é uma funcionalidade de que muitos de nós gostaríamos de ter no ecrã principal. De momento ainda não é possível, tendo de ser escolhido ou 4 contactos ou 4 aplicações para estarem disponibilizados no ecrã principal. No entanto pelos rumores parece que essa possibilidade está a caminho dos nossos equipamentos numa futura actualização de firmware a ser lançada no final do ano. Também não é possível alterar o conteúdo da barra XpressMusic.
Espero que seja útil o que aqui deixo, e peço a quem se lembrar de mais pontos que sejam pertinentes para me dizer que eu tratarei de juntar a estes. Peço também que me corrijam em algo que tiver dito de errado, para não estar a induzir os utilizadores em erro.
Cumprimentos.
EDIT: A partir de agora as alterações que for fazendo a este post ficam listadas no post seguinte.
Assim, este será o tópico que se deve procurar primeiro caso se tenha alguma questão relativa ao telemóvel, vendo se se encontra a resposta no primeiro post. Caso isso não se verifique então pergunta-se, neste mesmo tópico, o que se deseja saber. Espero que este tópico não siga o caminho do original e que sirva para resolver os problemas/questões comuns que possam ir surgindo.
Índice:
1- Folga no canto superior direito.
2- GPS.
3- Envelope a piscar.
4- Bugs variados.
5- "Hard-reset".
6- Actualizações de firmware.
7- Contúdo das caixas/acessórios que vêm com o telemóvel.
8- Ecrã principal com contactos e aplicações. Conteúdo da barra XpressMusic.
1- Folga no canto superior direito.
Esta folga verifica-se, com maior ou menor grau, na lateral do telemóvel, por cima dos botões de volume e é um mal comum neste telemóvel. É como aquela expressão "não é defeito, é feitio" infelizmente.
2- GPS.
Uma questão que se vê repetida infindáveis vezes, é relativa ao uso gratuito desta opção. Este telemóvel tem "Assisted GPS" [A-GPS] que é, numa rápida descrição, "uma versão optimizada da funcionalidade GPS. O A-GPS acede a dados de apoio através de uma ligação de dados (por exemplo, GPRS ou 3G), dados estes que ajudam o seu dispositivo a calcular as coordenadas do seu posicionamento no momento em que recebe o sinal dos satélites." Ora é essa ligação de dados, vulgo ligação à internet, que vai custar saldo.
Como desligar o A-GPS? Ir a Definições -> Telemóvel -> Def. Aplicação -> Posicionamento -> Métodos de Posicionamento e deixar apenas GPS Integrado marcado.
Outra "queixa" relativa ao GPS é a o longo período de tempo que este demora a efectuar a ligação aos satélites. Com o A-GPS desligado é normal essa demora de alguns minutos, especialmente das primeiras vezes que se utiliza essa função. Com o passar do tempo, esse tempo vai diminuindo e quando se usa o GPS repetidamente e de forma regular vai ficando bem mais rápido, especialmente quando a(s) zona(s) onde usamos o GPS é(são) a(s) mesma(s).
Outro ponto que merece ser referido, no GPS, é a navegação por voz. Este telemóvel traz o Nokia Maps, programa que permite a navegação guiada após se comprar uma licença. Este programa traz incluida uma licença de navegação válida por 7 dias. Findo esse período passa a ser um mapa normal, sem possibilidade de navegação. Para se voltar a ter essa funcionalidade compra-se uma nova licença, disponível em vários períodos ou compra-se um programa de terceiros, como o NDrive, Garmin Mobile XT ou o Sygic McGuider.
3- Envelope a piscar.
Esta questão é relativa ao pequeno envelope que por vezes surge a piscar junto ao medidor de bateria. Quando isso acontece quer dizer que o espaço para mensagens no cartão SIM se encontra cheio. Para que o envelope desapareça deve ir-se a Mensagens -> Opções -> Mensagens Sim e apagar algumas.
4- Bugs variados.
Este telemóvel tem um sistema operativo [SO] relativamente recente, apesar de ser a evolução de uma base já com vários anos. Como é um SO novo é, infelizmente, inevitável que ainda tenha alguns bugs que são solucionados ou tornados menos frequentes, no mínimo, a cada actualização de firmware. No entanto, grande parte dos bugs que surjem não são efectivamente bugs incontornáveis, sendo que podem ser solucionados com um "hard-reset" que é o formatação completa do telemóvel. Muitas vezes, após surgir determinado bug, fazer uma formatação ao telemóvel resolve o problema.
5- "Hard-reset".
Como já referi no ponto anterior, um "hard-reset" é uma formatação completa do telemóvel. Uma reinstalação do sistema por assim dizer. Apaga tudo o que tivermos no telemóvel, incluido contactos, mensagens, programas instalados, ficheiros guardados e definições. No entanto não implica a perda de dados que se encontrem no cartão de memória.
Por vezes a realização de um hard-reset torna-se inevitável devido a alguma configuração ou programa programa que torne o telemóvel inutilizável.
Para se realizar um hard-reset tem de intruduzir o código *#7370# no ecrã de marcação de números de telefone. Em seguida é-nos pedido o código de segurança que é 12345 por defeito. Antes de tudo deve fazer-se um backup, com o Nokia PC Suite, dos dados que não queremos perder para depois os podermos recuperar. Outro método para se fazer um hard-reset é, com o telemóvel desligado, pressionar as teclas vermelha+verde+câmara e, sem as largar, ligar o telemóvel.
6- Actualizações de firmware.
Como a maior parte dos telemóveis actuais, o 5800 recebe actualizações de firmware de tempos a tempos. Especialmente este modelo de forma mais regular devido à juventude do SO, assunto do qual falei antes, e com vista a melhorar o seu funcionamento, através da adição de novas funcionalidades. Podemos realizar essa actualização em casa, através do programa Nokia Software Updater [NSU].
Neste ponto irei manter actualizadas as últimas versões disponíveis do firmware, disponíveis através do NSU, para os terminais adquiridos através das diferentes operadoras e para telemóveis desbloqueados, que poderão não coincidir.
Últimas versões disponíveis
Telemóveis desbloqueados - 50.0.005
Telemóveis adquiridos através da Optimus - 5800 vermelho - 21.0.025
Telemóveis adquiridos através da Optimus - 5800 de outras cores - 20.0.012
Telemóveis adquiridos através da Vodafone - 50.0.005
Telemóveis adquiridos através da TMN - 5800 azul - 21.0.025
Telemóveis adquiridos através da TMN - 5800 vermelho - 20.0.012
No link que coloco a seguir encontra-se o changelog das versões de software disponíveis para o Nokia 5800. O changelog é a lista de alterações que cada firmware novo traz em relação ao anterior. Obrigado ao membro ALL por mo indicar. Changelog
Para verificar a versão que o nosso telemóvel tem escreve-se *#0000#. Podemos também fazer a actualização do telemóvel a partir das opções que o menu que aparece tem. Opções -> verificar actualizações. Chama-se a isto Firmware Over The Air(FOTA) e é aconselhável ser feito através de wi-fi.
7- Contúdo das caixas/acessórios que vêm com o telemóvel.
Com o passar do tempo veio a verificar-se uma redução dos acessórios que compõem o pacote de venda do telemóvel em especial das versões bloqueadas. Neste ponto estará discriminado o que vem dentro da caixa aquando da compra do telemóvel para que não surjam mais confusões com o que vem, não vem, deveria vir e não deveria vir.
Conteúdo das caixas para todas as versões: telemóvel, bateria, carregador, cartão de memória de 8GB, CD Software, 1 Stylus, cabo de vídeo.
8- Ecrã principal com contactos e aplicações. Conteúdo da barra XpressMusic.
Esta é uma funcionalidade de que muitos de nós gostaríamos de ter no ecrã principal. De momento ainda não é possível, tendo de ser escolhido ou 4 contactos ou 4 aplicações para estarem disponibilizados no ecrã principal. No entanto pelos rumores parece que essa possibilidade está a caminho dos nossos equipamentos numa futura actualização de firmware a ser lançada no final do ano. Também não é possível alterar o conteúdo da barra XpressMusic.
Espero que seja útil o que aqui deixo, e peço a quem se lembrar de mais pontos que sejam pertinentes para me dizer que eu tratarei de juntar a estes. Peço também que me corrijam em algo que tiver dito de errado, para não estar a induzir os utilizadores em erro.
Cumprimentos.
EDIT: A partir de agora as alterações que for fazendo a este post ficam listadas no post seguinte.
Última edição: