Problema Display Driver Stopped Working

Podendo

Banido
Adquiri há 2 dias um novo sistema:

AMD Phenom II X4 3.20Ghz
Gigabyte MA790XT-UD4P
BFG Nvidia GTX 275 OCX
3x 2048Mb DDR3 OCZ CL7 PC3-12800 (1600) Intel Extreme Edition Tri-Channel​
Corsair TX 650W

Montei-o, tudo funciona perfeitamente exepto o Crysis que, provavelmente por ser um jogo pesado (ainda não experimentei outros jogos pesados, apenas o Supreme Commander e a benchmark do RE5), passado 1 ou 2 minutos a jogá-lo o ecrã torna-se preto e a mensagem de erro "Display driver stopped working, etc" aparece no system tray.

Isto acontece quer com as settings totalmente no máximo à resolução máxima (1920x1080) quer com a resolução de 1024x768 e settings em medium., o jogo corre perfeitamente fluído e consegui fazer a benchmark do RE5 sem qualquer problema.

Estou a usar o Vista 64bits, drivers estão actualizados e há boa refrigeração na caixa, a temperatura da gráfica chega aos 88º em full load, o que googlando por benchmarks está dentro do normal.

Estando isto quase de certeza relacionado com a gráfica será boa ideia ir trocá-la enquanto não se passaram os 15 dias ou há solução para isto?
 
É assim o crysis é de facto pesado mas duvido que tenha alguma coisa a ver com o que puxa pois eu com uma HD4770 corro tudo no máx. com a resolução a 1440x900...
Deve ser alguma coisa com a gráfica um defeito qualquer... :S
Vê bem os fios que vão para/vêm da gráfica
 
O Crysis está actualizado e no entanto o problema continua, pior ainda, experimentei agora o Dirt que até no PC antigo corria e dá-se exactamente o mesmo problema do Crysis, ao fim de uns segundos a jogar lá aparece a mensagem e o jogo crasha.

Muito estranho, provavelmente vou trocar a gráfica por uma ATI...
 
Patchs que neste caso deves fazer download do 1.2, e seguidamente do 1.2.1 que é um hotfix.

Também tive um problema similar, mas era instabilidade do CPU devido ao overclock. Estava Prime stable mas apenas no Crysis tinha bluescreens ocasionais a apontar que o problema era o controlador nv4_disp.dll, ou seja relacionado com a placa gráfica, mas bastou-me aumentar 0.125V ao CPU para os crashes e bluescreens desaparecerem. Mas se não tens overclock no CPU não ligues ao que disse. :)
 
Pois, mas não fiz qualquer overclock, a máquina ainda está intocável :(
Tentei também remover os drivers mais recentes da nvidia e instalar os que vieram com a gráfica e não resultou.

Penso que está tudo bem montado, liguei os 2 cabos de 6 pinos à gráfica, as ventoinhas funcionam, tudo está a 100%.
 
Aconteceu agora mesmo com o Supreme Commander, parece que acontece com todas as aplicações que utilizem a gráfica significativamente, a temperatura estava nos 72º, over heating não pode ser, muito estranho...
 
Eu sei de um método que provavelmente resolve o problema no Crysis, mas deveria funcionar da forma original...

Passa por correr o Crysis em modo DX9, em vez de DX10. É so chegares ao atalho do jogo e acrescentares -dx9, do tipo "C:\Programas\Electronic Arts\Crytek\Crysis Wars\(Bin32)Bin64\Crysis.exe" -dx9.

Penso que no Crysis em DX9 ele não te vai deixar selecionar a melhor opção gráfica, depois terias que usar uma config, tipo esta: http://games.softpedia.com/get/Tools/Crysis-Ultra-High-Quality-Custom-Config.shtml

O que podes também fazer é baixares os clocks da gráfica por exemplo com o EVGA Precision ou o RivaTuner, ou aumentar a velocidade de rotação da fan, e experimentar novamente jogar, para ver se o problema é dela.
 
Última edição:
Ainda não tentei isso mas de pouco me serve já que o problema persiste em tudo o resto.
Tentei também mover a placa da porta pci-e 16x para a porta pci-e 8x mas tudo se manteve.

Resta-me agora esperar pela resposta da loja e trocar a placa por uma nova, provavelmente já nem troco por uma Nvidia, vou para as ATI, não vá acontecer a mesma coisa.
 
Última edição:
Ainda não tentei isso mas de pouco me serve já que o problema persiste em tudo o resto.
Tentei também mover a placa da porta pci-e 16x para a porta pci-e 8x mas tudo se manteve.

Resta-me agora esperar pela resposta da loja e trocar a placa por uma nova, provavelmente já nem troco por uma Nvidia, vou para as ATI, não vá acontecer a mesma coisa.
Quanto te custou essa "trouble-maker"?!
 
Não tenho outra gráfica para experimentar e os jogos que estou a experimentar são todos demos.
Googlei pelo meu problema e há centenas de casos iguais ao meu, todos eles com placas nvidia e sem solução para o problema portanto vou mesmo trocar isto por uma ATI.
 
n tens possibilidade de testar a gráfica no pc de algum amigo ou assim?

tenh a mesma GPU k tu e por aki tá tudo normal.

Será virus? passa lá um malwarebytes nisso.

edit: pera i reparei k tas com 6 gb de ram, experimenta la tirar uma das rams deixando apenas duas em dual channel
 
Última edição:
n tens possibilidade de testar a gráfica no pc de algum amigo ou assim?

tenh a mesma GPU k tu e por aki tá tudo normal.

Será virus? passa lá um malwarebytes nisso.
Não acho que seja mas tudo é possivel nestes dias...

Tipo pelo que tenho visto muito pessoal tem deixado a Nvidia encostada a um canto e compra ATi's... Esse pode ser um dos problemas que o pessoal que as deixa de lado tem.
Pela minha experiencia acho que ambas as marcas são excelentes... A minha Nvidia durou e bem (quando a larguei ainda corria o Crysis com tudo no médio sem lag visivel) só a troquei pois parti uma pá do cooler dela e como já estava a ficar desactualizada comprei a que tenho actualmente no My Sistem uma ATi HD4770 também não tenho queixas, corre os jogos com boa qualidade (sim os fps não são os melhores mas "what'ever..")


É uma questão de comprar uma testar nos 15 se houver problema entrega-se e pede-se o guito de volta :)..
 
Vou testar isso da memória.

Bem, até no Photoshop o ecrã vai ao preto e me dá o mesmo erro, crashou o programa e à segunda tentativa lá deu, isto está mesmo mau.
 
Vou testar isso da memória.

Bem, até no Photoshop o ecrã vai ao preto e me dá o mesmo erro, crashou o programa e à segunda tentativa lá deu, isto está mesmo mau.

faz isso, ah tb reparei k tens uma BFG OCX, estas versões costumam ter grande oc de fábrica, experimenta la baixar os clocks da gráfica, pode ser k resulte.
 
Vou testar isso da memória.

Bem, até no Photoshop o ecrã vai ao preto e me dá o mesmo erro, crashou o programa e à segunda tentativa lá deu, isto está mesmo mau.
Epah o Photoshop já é treta da gráfica... Pois a minha Nvidia 9500GT 512Mb com 1 ano ainda aguentava o PS na boa..


EDIT: Tens a certeza que o teu monitor tá às direitas?! Se calhar é dele... S:
 
Última edição:
Experimentei por apenas 4GB de RAM e não resultou, consegui jogar o Crysis durante bem mais tempo, quase uns 10 minutos, antes consegui 30 segundos no máximo mas provavelmente deveu-se ao reboot.
Quando ligo o computador aparece-me uma mensagem relacionada com a RAM a dizer que esta está Ungaged e a 1066Mhz, não deveria estar a funcionar a 1600Mhz tal como diz na caixa?

Só me resta baixar os clocks mas mesmo que resulte vou acabar por trocar de gráfica, não a comprei para estar a ser usada abaixo do que devia :P

Do monitor duvido que seja, não há nada que indique que seja do monitor.
 
Back
Topo