+ Responder
Pág 1 de 6 1 2 3 4 5 ... ÚltimoÚltimo
Mostrar resultados 1 a 20 de 102

Tópico: PT obrigada a barrar acesso a 28 sites "piratas"

PT obrigada a barrar acesso a 28 sites "piratas"

Retirado do Público:

A Inspecção-Geral das Actividades Culturais (IGAC) notificou ontem a Portugal Telecom (PT), na sua qualidade de fornecedor de Internet (Internet Service Provider, ISP), para que remova e impossibilite o acesso a 28 sites que disponibilizam ilegalmente filmes, músicas e matéria editorial.

Dos 28 sites, a PT fica obrigada a remover quatro, que estão alojados nos seus servidores e a impossibilitar o acesso aos restantes 24

A decisão foi adoptada ao abrigo da Lei do Comércio Electrónico, em vigor desde 2004, e na sequência de queixas apresentadas pelo MAPiNET – Movimento Cívico Anti-Pirataria na Internet, uma associação que agrupa defensores dos direitos de autor e da propriedade intelectual e que iniciou actividade em Novembro passado.

A Inspecção-Geral das Actividades Culturais confirmou ao PÚBLICO que, na sequência de uma denúncia, “foram notificadas várias entidades” que “mantinham disponibilização ao público de fonogramas e videogramas contendo obras e prestações artísticas protegidas pelo direito de autor e direitos conexos, sem que para tal alegadamente tivessem sido concedidas as necessárias autorizações por parte dos titulares ou dos seus representantes, o que configura a violação do disposto nos artigos 178.º e 184.º do Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos”.

Vera Castanheira, da MAPiNET, indicou ao PÚBLICO que “todos os sites em questão” procedem “à violação de direitos de autor e direitos conexos, visto que disponibilizam ilegalmente obras protegidas”.

A mesma responsável indicou que a Portugal Telecom “à semelhança de outros ISP's”, foi informada pelo MAPiNET “há mais de um mês da existência destes sites” mas, ao contrário de outros ISP’s – que decidiram remover de imediato os sites “piratas” – “a PT nada fez”.

Foi na sequência desta “falha” da PT que surgiu a queixa do MAPiNET.

“Aguardamos o cumprimento desta decisão pela PT, e confiamos no papel a desempenhar pela entidade de supervisão geral, a ANACOM, para garantir o cumprimento da decisão adoptada pela IGAC. O MAPiNET continuará a lutar contra o roubo generalizado de obras protegidas na Internet e em breve promoverá novas acções”, sublinhou a responsável.
    Última edição de amjpereira : 13-08-2009 às 14:37
    Citar Citar  

E parece que a PT já veio dizer que não tem conhecimento de nada.

Não me parece que seja a medida mais correcta censurar esse tipo de sites.

Se isto acontece abre sempre outros precedentes, vamos bloquear aquele site porque também divulga noticias falsas sobre o Governo, e por aí em diante.

É sempre muito perigoso censurar conteúdos públicos.
    Citar Citar  

Citação Resposta Original de allskin Ver Resposta
    E parece que a PT já veio dizer que não tem conhecimento de nada.

Não me parece que seja a medida mais correcta censurar esse tipo de sites.

Se isto acontece abre sempre outros precedentes, vamos bloquear aquele site porque também divulga noticias falsas sobre o Governo, e por aí em diante.

É sempre muito perigoso censurar conteúdos públicos.
    sou da mesma opinião...
    chega de censura.. se têm conteúdo ilegal o que têm a fazer é descobrir quem é o responsável e não obrigar o ISP a remover/barrar o acesso aos sites...

O ISP não é responsável pelos conteúdos dos sites.. a não ser como é óbvio que os ficheiros estejam hospedados nos seus servidores.
    Citar Citar  

LOST Moderator Avatar de JPgod
    Data do Registo
    04-02-2004
    Local
    Lisboa
    Entradas de Blog
    25
    É mais fácil pedir ao ISP para barrar do que correr atráz do dono do servidor.

"I'll see you in another life, brother." 24-05-2010, Day 1 After Lost, world shall not be the same again.
    Citar Citar  

E não está bloqueado o site do MAPiNET ??? Estanho! Extremismo também é proibido logo o site destes senhores também devia ser bloqueado. E já agora também deviam bloquerar os cinemas que passam filmes que passaram nos EUA à 2 ou 3 anos, por passarem matrial já fora de validade, e já agora os clubes de video por lançarem igualmente filmes anos depois de terem saido noutros paises.

A Portugal Telecom (PT) negou ter sido notificada pela Inspecção-Geral das Actividades Culturais (IGAC) para remover ou interditar o acesso a sites que promovam pirataria de filmes ou música.

Esta reacção surge depois de o Movimento Cívico Antipirataria na Internet (MAPiNET) ter anunciado esta quinta-feira que a empresa de telecomunicações tinha sido notificada pelo IGAC para proceder à remoção de 28 sites que disponibilizam ilegalmente músicas, vídeos e matéria editorial.

Segundo fez saber a PT, a empresa ainda não foi notificada, mas caso isso aconteça agirá de acordo com a lei, apesar de não poder impedir o acesso a nenhum site a não ser por ordem judicial.
    Fonte
    Última edição de Romika : 13-08-2009 às 15:31
    Vou Bazar... Bazar ker dizer ir Embora...
    Citar Citar  

Citação Resposta Original de Romika Ver Resposta
    E não está bloqueado o site do MAPiNET ??? Estanho! Extremismo também é proibido logo o site destes senhores também devia ser bloqueado. E já agora também deviam bloquerar os cinemas que passam filmes que passaram nos EUA à 2 ou 3 anos, por passarem matrial já fora de validade, e já agora os clubes de video por lançarem igualmente filmes anos depois de terem saido noutros paises.
    Não está bloqueado mas se usares o add-on para o firefox WOT, diz-te que é um site de fraca reputação. Parti-me todo a rir aqui quando vi isto.....
    Citar Citar  

Citação Resposta Original de MonkSP Ver Resposta
    Não está bloqueado mas se usares o add-on para o firefox WOT, diz-te que é um site de fraca reputação. Parti-me todo a rir aqui quando vi isto.....
    Mete aqui um print screen merece LOL
    E o mais giro é que é um movimento de pessoas, e vais ao blog deles e não se pode fazer comentários, hum.... porque será? lol
    Vou Bazar... Bazar ker dizer ir Embora...
    Citar Citar  

Vera Castanheira, da MAPiNET, indicou ao PÚBLICO que “todos os sites em questão” procedem “à violação de direitos de autor e direitos conexos, visto que disponibilizam ilegalmente obras protegidas”.
    Quem tem jurisdição para assim o determinar são apenas os orgãos competentes, os Tribunais. Esta senhora não tem competência para afirmar algo assim.

E o IGAC não tem esse poder sobre a PT ou outro ISP, penso eu. Quem pode mandar um determinado ISP bararar o acesso a um site é são apenas os Tribunais, novamente.
    Ainda vivemos num Estado de Direito.

Segundo fez saber a PT, a empresa ainda não foi notificada, mas caso isso aconteça agirá de acordo com a lei, apesar de não poder impedir o acesso a nenhum site a não ser por ordem judicial.
    Citar Citar  

Estranho que quem faz mais alarido por causa da pirataria é as editoras musicais...

EDIT: Essa é outra. Divulgam que aqueles sites são ordenados para ser fechados, mas vem expostos nos artigos...

Eu só conhecia 2, assim só me estão a ajudar...

Citar Citar  

Uma simples palavra: Ridículo

Esta malta da MAPINET julga-se senhora e detentora da verdade universal, e através de uma política de repreensão e censura pretende terminar a pirataria. Será? Atitudes desta, imho, só estimulam ainda mais a pirataria.

O tempo do lápis azul já passou há uns anos. Será que os senhores da MAPINET também vem de bandeira em punho celebrar o 25 de Abril?

E com que legitimidade esses senhores "obrigam" à retirada de sites do ar? São entidade competente? São juridicamente válidos para tal? Ou mesmo o IGAC?

Cambada de punhetismo jornalístico, f****! até me apetece falar mal
    Citar Citar  

O problema é que barram 1 site, logo no dia a seguir surgem mais 2.

Edit. e porque apenas a PT? Zon, Clix, etc não o fazem porque?
    Última edição de Feiticeiro : 13-08-2009 às 15:55
    Citar Citar  

Esses sites vão ter mais hits hoje do que no mês passado, de certeza. Os donos dos sites agradecem.
    Citar Citar  

Citação Resposta Original de Feiticeiro Ver Resposta
    Edit. e porque apenas a PT? Zon, Clix, etc não o fazem porque?
    Foi exactamente a mesma pergunta que fiz ao ler este artigo de bases legais extremamente duvidosas...

Abraço
    Phileas
    Citar Citar  

Mas isto nem sequer da votos.
    Duvido que a PT faça qualquer coisa. No maximo remove os blogs alojados no SAPO e pouco mais.
    Silly season!!
    Última edição de Actino : 13-08-2009 às 16:44
    Citar Citar  

Pelo que sei a ZON ainda nao bloqueou nada...

Pelo menos já testei uns quantos e estão todos em cima.
    Citar Citar  

Eu de esses todos só conhecia 1.. lol..

enfim estes gajos pensam que são os maiores.. lol
    Citar Citar  

Alguém não PT que tente. Eu não consigo entrar... A ver se já foram barrados.

Citar Citar  

Eu sou cliente sapo e consigo ver os sites sem problemas nenhuns.

Nunca lá tinha ido e só tinha ouvido falar de um ou outro site desses. Não é por barrarem estes sites que vou perder o sono. Mas também é raro sacar alguma coisa da net. Acho que nem 5Gb por mes gasto.
    there's someone in my head but it's not me
    Citar Citar  

Desculpem, mas não resisti........

Igualmente, nunca tinha ouvido falar......e nem sequer me vou dar ao trabalho de.....

Enfim...
    Citar Citar  

Antes que hajam mais infracções

Pedidos de informação acerca dos sites vão ser tratados como pedidos de warez / pirataria

Qualquer link fornecido em que esses sites sejam mencionados será tratado como divulgação desses mesmos sites.
    Citar Citar  

+ Responder
Pág 1 de 6 1 2 3 4 5 ... ÚltimoÚltimo

Marcadores

Regras

• Não pode abrir novos tópicos
  • Não pode colocar mensagens
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar as suas mensagens

Registe-se no fórum e active o seu registo para deixar de ver este anúncio.