Cabo de rede com apenas 3 fios

slbslb

Power Member
Boas pessoal.
Então é assim, eu tenho dois computadores ligados (por router) por cabo rede (4 pares) feito por mim, afastados (sensivelmente) por 30 metros e está a funcionar a 100%.
O Problema é que tenho que tenho que passar uma linha de telefone pelo tubo onde está agora o cabo de rede e não passa lá mais nada (casas antigas=tubos pequenos).
E aqui é que a coisa começa a ficar interessante!
Ouvi dizer que a rede entre dois computadores (para internet e partilhar ficheiros e impressora), não necessita dos 4 pares de fios, mas apenas 3 fios (e não 3 pares)??????
Pelo que me disseram 1 fio para enviar, outro para receber e um de retorno (seja lá este retorno o que significar).
Alguém sabe se isto é verdade?
É que se fosse, resolvia-me o problema, pois aproveitava um dos pares para passar a linha de telefone.
Outro problema é que não consigo contactar o técnico que (na altura) me explicou isto e já não me lembro quais eram os fios, ou melhor, quais eram os três fios (1,2,3,4,5,6,7 ou 8) que eram precisos.
Alguém confirma?
Um abraço a todos.
 
Uma ligação de 100mbits vai-te usar 2 pares(4 fios) que serão os fios do pino 1, 2, 3, 6. Os outros pinos numa ligação de 100mbits "normal" nao são usados.

Cumps
 
A solução é usares uns 'splitters RJ45' que juntam 2 cabos num só para atravessar a distancia pretendida e depois no destino é preciso outro 'splitter' para separá-los outra vez.

http://*****.com/catalog/images/34003.jpg

Placa de rede até 100Mbps usa o 1,2,3 e 6, Ligação ADSL usa apenas o 4 e 5.

Mais info aqui: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=239409
 
Back
Topo