Análise ASUS DSL-N11 Wi-Fi ADSL 2/2+ modem router

amjpereira

Folding Member
Introdução

A Asus apresenta com este produto mais uma solução para o segmento de redes sem fios, com o nome de código DSL - N11 destinado ao que parece à primeira vista um equipamento dirigido para redes domésticas e de pequeno escritório.

Além das características por muitos já conhecidas este router vem apresentar algumas novidades trazidas pela nova versão de firmware entre elas especial destaque para a extrema facilidade de configuração, o auxiliar de configuração Dr. Surf e uma interface de controlo gráfica bastante intuitiva.

Com um design diferente dos demais routers optando pela cor branca a Asus aposta desta forma num equipamento com design apelativo, simples e bastante agradável à vista.

Como já os fabricantes nos têm vindo a habituar todas as funcionalidades chave vêm visíveis tanto na frente, como na lateral e traseira da embalagem, entre elas a certificação atribuída pelo IEEE (Instituto de Engenheiros Eléctricos e Electrónicos) como sendo compatível com as normas actuais nomeadamente B/G e draft-N, o Dr. Surf já anteriormente referido, a configuração de segurança via WPS as funções de EZQoS e a rápida instalação do serviço através da nova interface.


Podem ler a análise completa no portal

 
Última edição:
Como sugestão, seria melhor alterar o "Suporte a IPSec/PPTP/L2TP(Utilizado para estabelecer ligações VPN)", já que apenas faz pass-through e poderá levar as pessoas a pensar que efectivamente establece ligações VPN.
Aliás, basicamente e com uma questão de redireccionamento de portas, quase todos suportam :D

A parte das portas gigabit é que ainda não percebi o porque da não inclusão na maior parte dos equipamentos. É que deve ser cá um custo... :zzz:
 
Como sugestão, seria melhor alterar o "Suporte a IPSec/PPTP/L2TP(Utilizado para estabelecer ligações VPN)", já que apenas faz pass-through e poderá levar as pessoas a pensar que efectivamente establece ligações VPN.
Aliás, basicamente e com uma questão de redireccionamento de portas, quase todos suportam :D

A parte das portas gigabit é que ainda não percebi o porque da não inclusão na maior parte dos equipamentos. É que deve ser cá um custo... :zzz:

É curioso que eu já uso boards com gigabit desde... 2004. (DFI LP NF2, sendo que em 2005 foi a 1ª board com gigabit "a sério" (via PCI-e).

Mas os equipamentos de rede com gigabit continuam quase desaparecidos:zzz:
 
Sim, de facto não faz sentido, não sei qual é os custos, mas não me parece que sejam assim tão exorbitantes, e não é por questões de compatibilidade porque a maior parte dos equipamentos gigabit são retro-compatíveis com 10/100.

A única justificação que encontro(sem ser o custo do controlador gigabit) é questões comerciais, nomeadamente, a divisão dos equipamentos por segmento, entrada de gama, média gama e topo de gama, e em cada segmento estão definidos determinados parametros a nivel de hardware.

Contudo posso estar errado, falta saber o custo final do router e a partir dai tirar as devidas conclusões.

Cumprimentos
 
JP, eu referia-me exclusivamente a equipamentos de rede e neste caso especifico, a routers.
Começam-se a ver alguns routers com portas gigabit, mas ainda são raros e alguns trazem inclusivé apenas uma porta (como por exemplo o meu).

Trazer uma porta WAN Gb poderá não fazer muito sentido (ainda), agora no switch, faz todo o sentido. Eu pessoalmente não encontro grande justificação , dado que o custo do hardware hoje em dia não é nada de transcendente.
 
Estive a ponderar e de facto sem saber o custo final do equipamento não faz sentido classificar já o mesmo.

Estão os pontos positivos e melhorar ao dispor de quem quiser,para uma analise, e fica á decisão de cada um de adquirir ou não o equipamento, assim que houver um valor em € para Portugal a devida classificação será atribuída.

Cumprimentos
 
Deve ser mesmo custos, porque gigabit é 10x mais rapido que fast ethernet.

é preciso então 10x mais capacidade de processamento (teoricamente) e maiores quantidades de memória...

A muito que fazia falta routers com switch gigabit (e não é em 1 porta, mas pelo menos 2...), mas mesmo a nivel WAN já vais precisar.

Do que adianta teres um acesso à net acima dos 100 Mbps se o router não acompanha? Agora que em breve teremos acessos fibra e coaxial a 200 mbps...
 
Editado as notas finais, e adicionados alguns printscreens da interface do router.

Se quiserem mais alguma informação disponham ;)

Cumprimentos
 
Acho que era importante a parte ADSL.

Nomeadamente, SNR atenuações, comparações com outros routers a nível de velocidade de sincronização.

Features como bitswap, sra, e a capacidade de definir modulações.
 
Colocado comparativo de valores de sincronismo e adicionada a parte de interface gráfica.

Referente ao bitswap e modulação não encontrei nenhuma opção, sendo pelo que me parece tudo automático.

Cumprimentos
 
Ainda não existe preço oficial, mas segundo me foi informado vai ser menos de 100€.

A nivel de alcance funciona bem, depende depois da utilização que pretende.

Cumprimentos
 
O Asus RT-N11 é router apenas, este equipamento é modem/router ADSL.

Quanto ao RT-N11 não posso falar porque nunca mexi nele, é uma questão de verificar as reviews existentes online.

Cumprimentos
 
Back
Topo