Guia Fazer boot por usb sem suporte na bios para essa função

ourico4

Power Member
Bem, eu andava a pensar desde algum tempo para cá como instalar um sistema operativo num pc antigo que tinha aqui em casa. Ao lerem isto vocês diriam: Boot por cd. Contudo a minha drive, não sei porquê, não detectava o cd do sistema que queria instalar (mas outros cds sim).

O pc é de 1999 e, regra geral, pcs desta altura não permitiram boot por usb. Então andei a procurar no google ferramentas que permitissem o que pensava ser impossível, foi então que me deparei com:

PLoP Boot Manager v5.0http://www.plop.at/en/bootmanager.html


Algumas funcionalidades do dito:

The PLoP Boot Manager is a small program to boot different operating systems. You can boot the operating systems from harddisk, floppy, CD/DVD or from USB.
You can start the boot manager from floppy, CD, network and there are many more ways to start the boot manager.
You can install the boot manager on your harddisk. There is no extra partition required for the boot manager

Imagem incial:
bootmngr5_1.jpg


Agora é muito fácil fazer boot por usb naquele pc mais velhinho da casa.

Passo 1: Na bios por boot por cd.
Passo2: Colocar a pen.
Passo3: Dar o boot pelo cd, e irá aparecer a imagem acima.
Passo4: Iniciar a instalação do seu sistema operativo em usb.

Neste tutorial apenas demonstrei as capacidade para boot por usb, mas este programa tem outras funcionalidades muito úteis.
->Pode-se instalar no próprio PC sem necessitar de estar agastar um CD!!

<<Download>>

Cumprimentos
Ourico4
 
Última edição:
GANDA OURIÇO!! eu sabia que conseguias!
gente do forum, voces nao sabem o que é aturar este rapaz quando se poe a magicar como por o pc velhinho a bombar!! é chato!!
va, tou a brincar!! não é chato, é entusiasta! continua assim! qualquer dia poes aquele pc a tirar finos! lool :p dps tens de fazer o mesmo com o meu x)
cumps a todos!
 
Alguem me pode explicar passo por passo que ficheiros copiar para a pen? e que ficheiros instalar no pc?

Tenho um pc com o win 98 e queria instalar o XP através da pen porque o cd de instalação está a dar erros

Muito obrigado! não estou a entender como funciona o programa mas parece muito util
 
Alguem me pode explicar passo por passo que ficheiros copiar para a pen? e que ficheiros instalar no pc?

Tenho um pc com o win 98 e queria instalar o XP através da pen porque o cd de instalação está a dar erros

Muito obrigado! não estou a entender como funciona o programa mas parece muito util

Usa este programa WinSetupFromUSB-0.1.1, nunca experimentei mas parece que funciona bem.

Em relação ao programa acima referido nada mais do que está lá, faz, entre outras coisas, que consigamos dar boot por pen usb em pcs que não têm disponível essa opção na bios, nada mais simples :P

Cumps
 
Dá para usar esta ferramenta para linux? É que tenho aqui um pc velhíssimo que queria reaproveitar e isto dá jeito.

Dá sim! O método é o mesmo, tens é de conseguir,pelo menos dar o boot do cd com este programa e passado uns segundos tens logo a tua distro escolhida de Linux a correr x)

Cumps
 
Parece ser fixe precisei disto a uns 2 meses mas n consegui encontrar agora ja tenho solução.
Já agora isto é só enfiar com o sistema operativo na pasta raiz da pen e ele arranca como se fosse um cd?

Obrigado por partilhares a informação.

NVRSystem
 
Não

Para "pores um cd de um SO numa pen" precisas de certos programas: para windows podes usar WinSetupFromUSB (acho que há outro qualquer, não me lembro...) para linux, podes usar o Unetbootin. Basta googlares por estes programas que aparecem-te logo montes de tutoriais e artigos acerca disto.

Cumps
 
Back
Topo