Análise Caixa Coolermaster HAF 922

dragao-azul

I fold therefore I AM
Boas,

Chegou hoje aqui a estes lados uma caixa Coolermaster HAF 922. Até Hoje tenho tido sempre caixas simples ou feitas por mim (como é o caso do ultimo "monstro"), por isso não posso fazer grandes comparações, mas vou deixar aqui o máximo de detalhes possíveis para tirarem as vossas próprias conclusões.

Peço desculpa pelo tempo que demorou a escrever a review, mas mais tarde do que nunca:

A Caixa (embalagem)

O aspecto exterior:
attachment.php




No interior a caixa vem bem embalada, dúvido que se possa estragar no transporte:

attachment.php




Especificações segundo a embalagem:

attachment.php




A caixa em si

attachment.php
attachment.php


Não é a caixa mais bonita que já vi, é verdade, mas é robusta e tem bastante espaço no interior como se vai ver mais à frente.

Há a possíbilidade de por na lateral uma ventoinha de 20cm ou duas de 12cm, não vem nenhuma incluída.

Destaque para o sitio para passar tubos de WC e a ranhura pci extra de lado que dá jeito para meter "placas" que não ficam ligadas aos encaixes da board (fichas usb extras, relés para bombas de WC, etc)



O topo:

attachment.php


attachment.php


Como se vê na primeira foto, a caixa vem com uma ventoinha de 20cm no topo, vem também com uma de 20cm à frente (com leds) e uma de 12cm na parte de trás.

Em cima pode-se por 2 ventoinhas de 12cm o que é sinónimo da possíbilidade de por um radiador de 240 no topo da caixa (Atenção: depende da vossa board, se tiver dissipadores grandes em cima pode não dar espaço)

Botões na caixa, da esquerda para a direita: fan led on/off (apenas o led, a ventoinha funciona sempre), Power, Reset (não é fácil de carregar nele, o botão é fundo, evita-se toques acidentais)

A caixa inclui:
attachment.php


Parafusos, conversor de 5,25" para 3,5", buzzer opcional, peça para prender um cadeado e não deixar abrir a lateral (tem de ser aparafusada caso se queira usar) e abraçadeiras de fivela (útil vir incluído).



O interior/montagem dos componentes/arrumação:

attachment.php


A caixa trás um papel a indicar onde se devem por os parafusos para boards atx e micro-atx, útil para quem não sabe não ter de estar a fazer experiências.

Possibilidade de colocar um ventoinha de 12cm em baixo



attachment.php


A fonte pode ser montada com a ventoinha para cima OU para baixo, a caixa está preparada para se escolher a posição livremente.




attachment.php


Depois de montada a board, dá para perceber a importância do buraco na chapa: o fácil acesso aos suportes do cooler, pormenor importante principalmente para quem troca frequentemente de cooler, assim poupa o trabalho de desmontar a board.



A caixa como já disse tem bastante espaço para arrumação:

(aqui sem a montagem ainda completamente concluída: )
attachment.php


(aqui já concluída: )
attachment.php


No meu caso usei o slot extra pci para montar as fixas usb's extra.

Ao longo da chapa onde assenta a board há buracos para passar abraçadeiras.



Instalação do disco no suporte:

attachment.php


Para meter o disco força-se um pouco o plástico, nada de mais, está preparado para isso. O que o agarra não são parafusos são pequenos ferros cuja união com o plástico do suporte é feita em borracha, resultado, não se ouve vibrações do disco.




Encaixe de drives 5,25":

attachment.php


O sistema de fixação é prático, só carregar num botão e já está, mas é preciso acertar a drive no sitio certo coisa que se faz um pouco às cegas.




Espaço para arrumação atrás da board:

attachment.php


Há bastante espaço para arrumar cabos, se encherem têm mesmo muitos cabos dentro do pc.



No fim da montagem:

attachment.php



attachment.php


Led da fan off:
attachment.php


Led da fan on:
attachment.php







Peço desculpa pela qualidade das fotos, mas estão assim para respeitar os limites do forum.

Review da irmã mais velha desta caixa
Site da marca


;)
 

Anexos

  • DSC_1384.jpg
    DSC_1384.jpg
    55,1 KB · Visualizações: 355
  • DSC_1385.jpg
    DSC_1385.jpg
    40,1 KB · Visualizações: 347
  • DSC_1387.jpg
    DSC_1387.jpg
    56,4 KB · Visualizações: 344
  • DSC_1388.jpg
    DSC_1388.jpg
    27,2 KB · Visualizações: 344
  • DSC_1390.jpg
    DSC_1390.jpg
    27 KB · Visualizações: 347
  • DSC_1391.jpg
    DSC_1391.jpg
    47,7 KB · Visualizações: 347
  • DSC_1393.jpg
    DSC_1393.jpg
    30,6 KB · Visualizações: 344
  • DSC_1395.jpg
    DSC_1395.jpg
    52 KB · Visualizações: 344
  • DSC_1396.jpg
    DSC_1396.jpg
    43,9 KB · Visualizações: 343
  • DSC_1397.jpg
    DSC_1397.jpg
    56,6 KB · Visualizações: 344
  • DSC_1399.jpg
    DSC_1399.jpg
    57,7 KB · Visualizações: 341
  • DSC_1400.jpg
    DSC_1400.jpg
    45 KB · Visualizações: 344
  • DSC_1405.jpg
    DSC_1405.jpg
    36,4 KB · Visualizações: 342
  • DSC_1406.jpg
    DSC_1406.jpg
    58,3 KB · Visualizações: 343
  • DSC_1408.jpg
    DSC_1408.jpg
    59,6 KB · Visualizações: 340
  • DSC_1409.jpg
    DSC_1409.jpg
    58,4 KB · Visualizações: 342
  • DSC_1413.jpg
    DSC_1413.jpg
    42 KB · Visualizações: 343
  • DSC_1414.jpg
    DSC_1414.jpg
    27,7 KB · Visualizações: 335
  • DSC_1415.jpg
    DSC_1415.jpg
    34,9 KB · Visualizações: 341
  • DSC_1419.jpg
    DSC_1419.jpg
    29,4 KB · Visualizações: 342
Última edição:
Temperaturas

Não tenho outras temperaturas tiradas noutra caixa para fazer comparação (a caixa que tinha antes foi feita por mim e o sistema era arrefecido a WC), mas ficam aqui as temperaturas que consegui em idle e em load nesta caixa, ficam também prints do cpu-z e gpu-z para verem as características na altura em que foi feita a medição.

(Estas imagens não consegui alojar na Zwame, teve de ser mesmo no imageshack)

Em idle:


Em load:



As duas ventoinhas mais lentas são as da caixa (a que diz no everest ser a da fonte é a de cima, sem leds). Num dos prints ela não aparece porque o everest aparentemente não a detectou, mas estava a funcionar.

A nível de ruído e para o airflow que tem a caixa é bastante silenciosa, mal se ouve, mas nota-se quando a ventoinha da gráfica arranca (o facto de a lateral ter uma grande área de grelha não ajuda).

O disco mais quente é um disco externo, não liguem à temperatura dele.
 
Última edição:
Conclusão

Pros

- Ventoinhas que traz são bastante silenciosas.
- Muito espaço para arrumação.
- Fácil instalação de drives 5,25" e discos 3,5".
- Possibilidade de escolher a orientação da fonte de alimentação.
- Fácil acesso à retenção do cooler do CPU na parte de trás da board.
- Botão on/off para led da fan frontal
- Preparada para WC (tanto através dos buracos atrás para passar tubos como no espaço interior para radiador).
- Slot PCI extra.
- Porta e-sata (bastante útil principalmente se a nossa board não tiver).

Contras

- Ausência de filtros de ar (excepto à frente, onde tem uma rede mas que aparentemente serve mais um aspecto estético).
- Embora os parafusos das laterais tenham um design que permita o aperto à mão (o que é positivo), é difícil apontá-los nos buracos.



E pronto, acabou a review, qualquer coisa que achem importante e que falte digam-me que eu acrescento.

;)
 
Última edição:
Muito bem. Queremos ver isso a bombar. Depois também hei-de acrescentar uns gráficos sobre as temperaturas dos componentes à review que indicaste no tópico principal (sobre a HAF-932). Um abraço e força nisso
 
Caixa até é porreira...
Mas tendo a fonte em baixo acho que convém meteres a ventoinha para baixo, porque com a ventoinha para cima como tens senão estou em erro.. O ar quente da fonte vai direitinho à gráfica..
 
Caixa até é porreira...
Mas tendo a fonte em baixo acho que convém meteres a ventoinha para baixo, porque com a ventoinha para cima como tens senão estou em erro.. O ar quente da fonte vai direitinho à gráfica..


Vai para a placa de som, mas até tenho ideia que esta fonte manda o ar para fora da caixa.

;)
 
Vai para a placa de som, mas até tenho ideia que esta fonte manda o ar para fora da caixa.

;)

Pois a ventoinha da fonte é capaz de mandar o ar para fora..
A minha também deve ser assim eu é que não pensei bem e como vi a ventoinha apontada para cima..:)

Assim eu também teria a fonte como tens, com a ventoinha para baixo a fazer intake sugava muito pó..
 
Faz muito mais sentido colocar a ventoinha da fonte virada para baixo, para a fonte ir buscar ar fresco ao exterior para se arrefecer.

Se a caixa (por falha grave do fabricante) não tem filtro de pó em baixo, é uma questão de se instalar lá um (pré-comprado ou home made).
 
Ainda vais utilizar os posts que tu reservaste?
De qualquer modo, gostei muito da tua review. Muito completa e a caixa parece ser bem porreira.
Só é pena a ausência de filtros :(
 
Sim, ainda vou usar, um só para meter uns prints das temps e outro para os pros e contras.

Ia mencionar precisamente a falta de filtros nos contras, só há "filtros" à frente e é apenas uma rede que dá ideia que põem, não para servir de filtro, mas para não se ver tanto para dentro.

;)
 
Boas,

Dantes não atinava com esta caixa mas agora que vi esta review bastante detalhada fiquei a gostar desta caixa. Parabéns pela excelente review e gostei do teu cable management. Um abraço :)
 
Boas,

Hoje acabo isto, mas digam-me uma coisa: conseguem ver as fotos no sítio certo? (no meio do texto?)

Um user (suspenso) chamou-me a atenção que não conseguia ver as fotos e eu experimentei fazer logout e tb não as vejo...

Se não virem digam para eu corrigir o problema.

;)
 
HAF by Cooler Master. Qualidade espantosa....

Os filtros compra-se, em baixo mete-se 2 (pelo menos na minha haf 932 cabem 2 em baixo) e em cima mete-se 3. Há frente, para proteger qql coisa podes meter um de 140/120 para desenrascar, até que esperas pelos filtros que a CM promete lançar
 
Back
Topo