Análise Samsung S8000 Jet

nunyx

Digital Member
Índice:

01. Nota inicial
02. Pacote, acessórios
03. Design, dimensões
04. Ecrã
05. Teclas
06. Câmara
07. Hardware / Software
08. Mensagens
09. Música
10. Conectividade
11. Autonomia
12. Notas finais e classificação




samsung-jet-s8000-300x265.jpg



Características:

- Dimensões: 108.8x53.5x11.9mm
- Peso: 110g
- Ecrã: AMOLED touchscreen, 16M cores, 480x800 pixels, 3.1"
- Memória interna: 2GB / 8GB (versões)
- Expansão de memória: microSD (até 16GB)
- EDGE: sim
- 3G: HSDPA
- WiFi: sim (b/g)
- Bluetooth: 2.1 com A2DP
- Rádio: FM com RDS e gravação
- GPS: sim, com A-GPS
- Câmara: 5MP com autofocus e flash led
- Processador: Qualcomm MSM6246, 800Mhz
- Outros:
» TouchWiz v2.0
» Acelerómetro
» Sensor de proximidade
» DNSe (Digital Natural Sound Engine)
» Audio jack 3,5mm
» Desbloqueio inteligente
» Media Gate 3D
- Autonomia 2G: 420h Standby / 8,5h chamada
- Autonomia 3G: 400h Standby / 5h chamada



01. Nota inicial

>> A Samsung lançou recentemente o S8000 Jet, um telemóvel que não é Smartphone, mas possui características excelentes e adequadas para um uso activo de muitos utilizadores deste tipo de aparelhos.


02. Pacote, acessórios

>> Ao desembalar, o telemóvel é o que aparece primeiro. Por baixo estão os acessórios, sendo eles o carregador, cabo USB, fones, cartão microSD de 2GB e bolsa. Nada de muito especial, parece um pacote "normal", mas já vamos ver isso ao pormenor.


DSC00762.jpg


Caixa - Frente



DSC00765.jpg


Caixa - Trás


DSC00766.jpg

Caixa - Dentro - Telemóvel



DSC00767.jpg


Caixa - Dentro - Manuais



DSC00768.jpg


Caixa - Dentro - CD



DSC00769.jpg


Caixa - Dentro - Restantes acessórios



DSC00773.jpg


Cabo USB



DSC00780.jpg


Carregador


DSC00772.jpg


Bateria


>> Os fones são interessantes, fazem mesmo lembrar os que outras marcas comercializam. São in-ear e constituídos por duas partes destacáveis, permitindo usar outros fones à escolha, ou mesmo conectar a umas colunas. O som é excelente, fiquei mesmo muito agradado com a nitidez do som e o elevado volume a que se consegue chegar.


DSC00775.jpg


Fones


DSC00776.jpg


Fones - In-ear



DSC00778.jpg


Fones - Pormenor do clip e do controlo de volume



DSC00779.jpg


Fones - Pormenor do micro e jack 3.5mm


>> A bolsa é um acessório que merece algum destaque. Esta protege bem o aparelho, excepto a parte de cima que fica um pouco descoberta. No entanto, permite efectuar algumas operações, já que o botão central do telemóvel fica bem visível, e os botões de atender e desligar chamadas estão bem assinalados na própria capa. As colunas também estão visíveis. Isto permite efectuar algumas tarefas como atender/efectuar chamadas, desligar o alarme, etc... Foi muito bem conseguida, mas é uma pena não se conseguir verificar no ecrã quem é que está a efectuar a chamada porque o mesmo encontra-se tapado...



DSC00770.jpg


Bolsa - Frente



DSC00771.jpg


Bolsa - Trás



DSC00790.jpg


Bolsa - Com telemóvel - Frente



DSC00791.jpg


Bolsa - Com telemóvel - Pormenor da coluna


03. Design, dimensões

>> Apesar do design não parecer nada de transcendental, há aspectos que tornam este modelo muito agradável à vista e ao toque. Para já, todo o telemóvel é bastante arredondado, sem arestas. Os pormenores do botão do meio (tipo cubo 3D) e os efeitos avermelhados na parte traseira tornam-no bastante vistoso, mesmo que a primeira impressão possa ser a de que se trata de apenas mais um telemóvel touchscreen.


DSC00781.jpg




DSC00785.jpg



>> Nas dimensões e no peso, o Jet não desaponta. 110g está muito bem para um telemóvel com estas características, e o mesmo se pode dizer da espessura que é de apenas 11.9mm. Não foi há muito tempo que isto era considerado como ultra fino.


DSC00784.jpg



>> No topo vemos a saída jack 3,5mm e a ranhura (protegida) para ligar o cabo USB e o carregador.



DSC00806.jpg



04. Ecrã

>> O ecrã é uma das características mais importantes deste modelo. Tratando-se de um AMOLED resistente a riscos, a durabilidade do mesmo e da própria bateria acabam por ser aspectos essenciais, mesmo tendo 16M cores e umas boas 3.1 polegadas.

>> É no ecrã que se fazem a maioria das acções, podendo até desbloquear-se ou efectuar uma chamada com uma simples passagem do dedo. Isto significa que se pode atribuir um comando de forma que a que desenhando um "D" no ecrã se desbloqueie o teclado e que com um "L" se telefone para o Sr. Luís (apenas exemplificativo ;)).

>> Outro aspecto interessante é o facto do telemóvel ter um sensor de proximidade, que liga ou desliga automaticamente o ecrã conforme estejamos ou não com a cara próxima dele, normalmente quando estamos a atender chamadas.

05. Teclas

>> Apesar das funcionalidades do ecrã, as teclas físicas também desempenham um papel importante. Na frente, como já foi referido, estão as teclas de atender e desligar chamada, bem como a tecla central que acede ao menu com um só toque, ou ao menu de actividade com um toque longo.


DSC00782.jpg



>> Do lado esquerdo temos as teclas de volume, com as quais se acede também à intensidade da vibração. Foi uma boa ideia terem incluído esta opção porque dá jeito em algumas situações. Do lado direito está a tecla de bloqueio e a da câmara.


DSC00816.jpg


Níveis de volume/vibração


>> Todas estas teclas respondem muito bem, sem serem demasiado sensíveis nem demasiado duras. Não existe nada no topo nem em baixo. O telemóvel liga-se e desliga-se na tecla de desligar chamada.


06. Câmara

>> Pessoalmente, esperava uma câmara um pouco mais avançada, tendo em conta que as câmaras de 5MP em telemóveis já saíram há bastante tempo. Mas este modelo não pretende substituir uma máquina fotográfica compacta, e os resultados que produz são mais que aceitáveis. O facto de ter autofocus permite mais detalhe nas fotografias mais próximas, e o led ajuda bastante quando há menos iluminação. No entanto, um flash xénon seria sempre bem-vindo. :p



DSC00787.jpg




07. Hardware / Software

>> O Jet é um modelo extremamente rápido! Com um processador de 800Mhz, estranho seria se não o fosse. Não me lembro de ver mais nenhum modelo com um processador tão potente e isso de facto reflecte-se na rapidez do telemóvel. Basta navegar um pouco pelos menus e aplicações para verificar que não existe lentidão nenhuma, e isso é um ponto muito positivo. Pode não tratar-se de um smartphone, mas o que faz, faz bem.

>> O software é interessante, faz lembrar o do Cookie, apesar deste estar mais completo. O menu em standby são na verdade três, nos quais se pode escolher individualmente o wallpaper e as aplicações (widgets) para um acesso rápido. Podem ver o seguinte exemplo:

DSC00808.jpg


Menu 1



DSC00813.jpg


Menu 2 (com os perfis)



DSC00814.jpg


Menu 3 (com WiFi e Bluetooth)


>> Podem-se sempre adicionar ou retirar widgets, conforme as necessidades do dia a dia. Basta para isso clicar no wallpaper e aceder à lista lateral.

DSC00815.jpg



>> Outro aspecto importante é o chamada Media Gate. Este é accionado no botão ao lado do da câmara e lança um cubo 3D que permite aceder ao player da música, ao player do vídeos, aos jogos, às fotos e ao browser. Pode-se "brincar" um pouco com o cubo, rodando-o até escolher a aplicação que se pretende. ó é pena isto não ser lançado com o botão central, o do cubo 3D. Faria mais sentido, mas esta opção deve ter sido essencialmente para efeitos práticos.


DSC00809.jpg



DSC00810.jpg



08. Mensagens

>> Neste aspecto o Jet impressiona por um lado, mas desilude por outro... Em primeiro lugar, as teclas são realmente grandes, e a resposta do ecrã é simplesmente perfeita. Tanto em modo normal como em QWERTY, não tinha ainda experimentado um modelo que oferecesse estas dimensões. É de facto muito agradável e ajuda bastante quem não está habituado a este tipo de modelos touchscreen. A única coisa que me desapontou foi o facto de ter que seleccionar sempre a língua PT porque depois de fechar a aplicação das mensagens, ao voltar já estava novamente em EN... Acabei por me fartar e usar apenas em modo QWERTY, sem auxílio do T9.


DSC00807.jpg



DSC00811.jpg



DSC00812.jpg




09. Música

>> O player está à altura dos modelos ditos musicais. Os botões de uso mais regular são bastante grandes e como se esperava, há uma divisão por artista, álbum e playlists. Também se pode fazer uso das músicas recentes, músicas mais tocadas, ou simplesmente aceder a todas as faixas. De resto, já se falou sobre os fones, com os quais a boa experiência a nível musical está bem assegurada. Só é pena haver apenas uma coluna, um telemóvel com estas capacidades poderia ter colunas stéreo, mas se se der mais importância ao uso dos fones, e tendo a coluna um som bastante elevado, isso acaba por não ser tão relevante.


DSC00788.jpg



10. Conectividade

>> O Jet é dotado de 3,5G, WiFi e Bluetooth 2.1 com A2DP. Sinceramente, preferi desligar logo o 3G, já que não lhe dou nenhum uso... Isto permitiu aumentar um pouco a autonomia. O WiFi tem um alcance e velocidades razoáveis (muito boas se tivermos em conta que é um telemóvel), mas senti-me mais tentado em experimentar outras funcionalidades do telemóvel do que propriamente navegar na net. Não que não funcionasse bem neste aspecto, muito pelo contrário. Cheguei também a experimentar uns fones sem fios e ouvi música sem quaisquer problemas, mesmo tratando-se de marcas diferentes.


11. Autonomia

>> Como referi, desliguei logo o 3G, que aumentou um pouco a autonomia. Cheguei a estar cerca de 2 dias de uso intensivo (música, chamadas, mensagens) antes de ter que carregar o telemóvel. Fiquei bastante surpreendido mas faz sentido se tivermos em conta o tipo de ecrã e a preocupação ao pormenor nas forma de poupança de energia. Carregar apenas de 2 em 2 dias é algo bastante apelativo.


12. Notas finais e classificação


>> Bem, trata-se sem dúvida de um modelo concebido de uma forma simplesmente genial, com pormenores úteis e interessantes, bem como um bom leque de personalizações e de alternativas de comandos usados regularmente. Os modelos apenas touchscreen não são para todos, não tanto por uma questão de hábito, mas por uma questão de necessidades do dia a dia, mas o Jet minimiza as "desvantagens" para o grupo de pessoas que prefere teclas físicas e sai triunfantemente acima de vários outros modelos em determinadas características que fazem toda a diferença no uso diário e intensivo. É complicado atribuir uma classificação, por isso vamos ficar apenas com o:

zwame200.png



Tópico geral (ZWAME)
Blog entry
Página oficial
 
Última edição:
Existem outros pontos fracos não mencionados ou não bem analizados como:

- Fraco Browser, baseado em wap 2.0
- A personalização é terrível, nem os nomes dos perfis se pode mudar!
- O telefone é um iman de dedadas
- Os botões de atender e rejeitar chamadas vêm até ao fim do telefone, o que significa que para tirar da bolsa atende-se ou rejeita-se logo mal se lhe pega.

Tive um uma semana, não resisti e fui devolver.

O Sistema Operativo da Samsung ainda tem muito que ser desenvolvido...
 
Ok, deixem-me então falar sobre esses aspectos.

- Fraco Browser, baseado em wap 2.0
Não me queixei porque já estou habituado a vários tipos de browser nos telemóveis e outros aparelhos. :D

- A personalização é terrível, nem os nomes dos perfis se pode mudar!
Nem experimentei mudar o nome. Sinceramente não é algo que use muito, e quando uso dou-me bem com os nomes pré-definidos.

- O telefone é um iman de dedadas
Sim, esqueci-me de referir isso. Realmente é necessário limpar uma quantas vezes ao dia.

- Os botões de atender e rejeitar chamadas vêm até ao fim do telefone, o que significa que para tirar da bolsa atende-se ou rejeita-se logo mal se lhe pega.
É uma questão de hábito. Isso aconteceu-me duas ou três vezes até eu evitar instintivamente essas teclas. ;)
 
Bem ainda não tinha visto esta review! Sugeria postar uma ou duas fotos tiradas pelas camaras dos equipamentos analisados, para o pessoal ver a qualidade, mais ou menos. Fica a sugestão. De resto parabéns pela review:)

Que tipo de aplicações tens instaladas? Só dá mesmo java? Existe alguma loja de apps da samsung ou assim?

Btw o pormenor do selo no final... as reviews vão passar a ter esse tipo de selos? Tipo "melhor compra", "melhor qualidade/preço" etc?
 
Boas.

Já tive que devolver o telemóvel por isso não consigo aceder a nenhum pedido relativamente a este modelo. ;)

Sim, daquilo que percebi só funciona com Java.

Eu coloquei o selo por se tratar de uma review aqui da Zwame. Se reparares eu não coloquei o selo noutras review. ;)
 
Acho que e mto hardware para pouco software... Outra coisa que se calhar se devia falar era a segurança, o Mobile tracker.. Nos dias de hj é uma feature q é importante..


Boa review!
 
Última edição:
Boas a todos...

Será que me podem tirar algumas dúvidas acerca deste tel?
bem em primeiro lugar queria saber se o que eu li é mesmo verdade, que o gps do samsung jet s8000 é de dificil instalação e só é de utilização gratuita por 6meses?
outra questão que queria colocar era se le word, txt, pdf ou outro tipo de leitura.
a minha ultima questão é em relação ao ecra... ja li que o toque no ecra é dificil, sendo necessario realizar muita pressão e ja li que o toque é super suave tipo o do iPhone. gostaria que me respondessem a estas questões...

muito obrigado...

PS: alguém esta arrependido de ter comprado este tel?
 
Boas a todos...

Será que me podem tirar algumas dúvidas acerca deste tel?
bem em primeiro lugar queria saber se o que eu li é mesmo verdade, que o gps do samsung jet s8000 é de dificil instalação e só é de utilização gratuita por 6meses?
outra questão que queria colocar era se le word, txt, pdf ou outro tipo de leitura.
a minha ultima questão é em relação ao ecra... ja li que o toque no ecra é dificil, sendo necessario realizar muita pressão e ja li que o toque é super suave tipo o do iPhone. gostaria que me respondessem a estas questões...

muito obrigado...

PS: alguém esta arrependido de ter comprado este tel?

Se não obtiveres resposta ás tuas dúvidas neste tópico, passa no novo Tópico do Samsung Jet e coloca lá as tuas questões.
 
Última edição:
Back
Topo