C# e .NET como começar?

The Dealer

Power Member
Queria aprender C# e .NET, mas não sei por onde começar. (sei C, Java, PHP, um pouco de Ocaml, SQL (...) Aconselham o C# 3.5 da FCA ?

E já agora, poderiam-me explicar melhor no que consiste o .NET sff ?

Obrigado.
 
É um bom livro, explica tudo ao pormenor, porem acho que falha um bocado em termos de Programação Orientada a Objectos, que na minha opinião, podia ter muito mais.
 
E já agora, poderiam-me explicar melhor no que consiste o .NET sff ?

Boas,

O .Net net é basicamente o mesmo que o "Java Runtime Environment". Em termos simplistas podemos considerar isto como uma máquina "virtual" fornece ao programador várias funcionalidades, tal como por exemplo a gestão de memória, etc. Desta maneira o programador pode dedicar mais tempo à resolução do "problema" em si, do que a preocupar-se com "pormaiores".

Cumps
 
Boas,

O .Net net é basicamente o mesmo que o "Java Runtime Environment". Em termos simplistas podemos considerar isto como uma máquina "virtual" fornece ao programador várias funcionalidades, tal como por exemplo a gestão de memória, etc. Desta maneira o programador pode dedicar mais tempo à resolução do "problema" em si, do que a preocupar-se com "pormaiores".

Cumps

Certo, mas se implementar uma aplicação com interface gráfica, terei de recorrer a windows forms, estes integrantes no .NET não é?

Outra pergunta, C# é bom para trabalhar com bases de dados em MySQL ?

Obrigado pelas respostas :)
 
com c# podes quer fazer aplicações windows forms , quer aplicações asp.net utilizando de entre os principais ide's Microsoft visual studio, podendos ligar a essa aplicação bd's , mysql,oracle,sql server(tsql) sendo esta ultima no meu ponto de vista mais facil de integrar, de entre ouros sgbs que podes integrar.

se utilizares o vs2008, podes utilizar uma coisa nova que foi integrada no mesmo para ligações a bd , com o nome de linq

abitua-te a criar classes para facilitares tdo o processo de desenvolvimento, mas para um inicio e veres como funciona a linguagem aconcelho coisas mais simples sem classes para te ires familiarizando com a linguagem .

faz do tipo uma maquina de calcular estilo a do windows, ou um jogo do galo para 2 jogadores , sem opção para jogar contra pc.

depois algo com bd

fazeres uma listagem de algo que venha de uma tabela com uma gridview , etc etc


foi so uma opinião

de resto mãos a obra
 
Só lamento informar que se fizeres uma boa aplicação mais vale nunca a lançares, porque com o reflector, à distância de uns 3 clicks consegues otter o código todo de volta!
Isto também acontece com c++ baseado no .NET ..

Isto porque o código é guardado em MSIL que é uma linguagem intermediária que o CLR interpreta e compila o programa em tempo real..

Mas quanto ao livro, o c# 3.5 é um livro muito bom, e quando à linguagem orientada a objectos, aprende com o livro "JAVA 5 e Programação orientada a objectos", da FCA também.. É feito para java, mas explica perfeitamente a teoria, que depois podes aplicar em qualquer linguagem que suporte classes, hierarquia e herança..

Já agora, se quiseres podes usar a biblioteca de sqlite para o c#, google "System.Data.SQLite".. SQLite usa o SQL, q é bastante fácil de aprender e de usar, muito muito semelhante ao SQL do mySQL..
 
Última edição:
Mas quanto ao livro, o c# 3.5 é um livro muito bom, e quando à linguagem orientada a objectos, aprende com o livro "JAVA 5 e Programação orientada a objectos", da FCA também.. É feito para java, mas explica perfeitamente a teoria, que depois podes aplicar em qualquer linguagem que suporte classes, hierarquia e herança..

Eu estive com o livro na mão e não achei nada de jeito. Mais de metade do livro é a falar de coisas básicas... Acabei por não o comprar e fazer google-> tutorial c# :D
 
Talvez possa ter sido as primeiras impressões que ficas-te, mas se leres desde de início, vais ver que tens ali um óptimo livro, em que o autor explica as coisas de maneira muito simples. Depois sempre ficas com aquele livro e podes consultá-lo sempre que necessitares, às vezes dá jeito! Podes não poder ir a net, ou o site que foste já não te lembras.. Por não falar que é muito melhor ler no papel. Ler no pc, após muitas horas torna-se enfadonho e dá algumas dores de cabeça.. Masé só a minha opinião (; ..
 
Talvez possa ter sido as primeiras impressões que ficas-te, mas se leres desde de início, vais ver que tens ali um óptimo livro, em que o autor explica as coisas de maneira muito simples. Depois sempre ficas com aquele livro e podes consultá-lo sempre que necessitares, às vezes dá jeito! Podes não poder ir a net, ou o site que foste já não te lembras.. Por não falar que é muito melhor ler no papel. Ler no pc, após muitas horas torna-se enfadonho e dá algumas dores de cabeça.. Masé só a minha opinião (; ..

Claro :)

Eu não sou daqueles que "se faz tudo no Google". Pessoalmente gosto de ter um bom livro.

Mas de facto, não gostei dos assuntos tratados nesse livro. É uma opiniao de 5 minutos é verdade, mas pareceu-me que o autor se focou durante muito tempo a explicar pormenor a pormenor caracteristicas gerais de programação orientada a objectos. Tenho um livro de Java da FCA (penso que foi aquele que foi referido ainda nesta thread), e pareceu-me exactamente a mesma coisa, só que explicada noutra linguagem. É que nesse livro, nem vi um exemplo de implementação de uma interface gráfica (uma coisa com botões ou coisa do género :D

Vi uma referenciazita a SQL, e a parte de .NET passou.me praticamente despercebida. Enfim, ou tive mesmo uma impressão completamente errada, ou o livro é tudo o que não procuro.

Se calhar lá terei de ir lá abaixo olhar outra vez para o assunto de 33€ lol
 
Pois, deve ser o mesmo que tenho, e esse sim é todo focado em programação orientada a objectos, enquanto o do C# 3.5 é mais dado ao geral.. Se quiseres ter um ideia geral de tudo o que existe, esse é o indicado. Se quiseres um mais focado num certo assunto, como por exemplo a interface gráfica, tens msm d tentar encontrar outro. Acho é que não existe nenhum em portugues. O autor refere varias vezes na obra, que não podia falar muito de certos temas para tentar não fazer um livro maior do que já era, porque só esses assuntos, já davam mais um livro cada um.. Quanto à POO ele fala pouco, já não me recordo ao certo porque não tenho o livro agora comigo, mas na obra inteira ele não se focou nesse tema.. Só mesmo descrever o geral e explicar as várias classes da biblioteca .NET 3.5, que são fundamentais a qualquer programador! Sem elas é como se estivesses a programar em C, que só tens libs externas.

Na tou a incentivar a comprar o livro, só tou mesmo a dar a minha opinião porque para mim o livro foi muito útil, e achei-o muito bem conseguido. Claro que senti a falta da abordagem dos temas que referiste em cima, mas nesses casos, com o google consegues sempre chegar ao que precisas.

Se precisares de ajuda nalguma coisa podes perguntar que tento ajudar (;
 
Última edição:
Back
Topo