Mac em Engenharia de Informática. - Ver primeiro post em caso de dúvidas.

pedrosimoes

1st Folding then Sex
Visto que este tópico ganhou bastante popularidade e como so agora é que tive tempo e com a ajuda do JPCarvalhinho decidi actualizar este tópico com algumas soluçoes para estudantes universitarios da área da informatica.

Ora para isto peguei nas soluções que encontrei nos posts já feitos e passo aqui a indicar. Espero que vos posssa ajudar.

Para quem precisa de correr programas em windows, porque não existe versão para mac ou por outra qualquer razão, terá ao seu dispor o seguinte software:

Vmware - site oficial

Desrição: É o um dos mais famosos, senão o mais famoso software de virtualização para mac.
Para instalar é simples, basta fazer o download do trial ou comprar e instala-se como outra app qualquer. Depois basta criar uma maquina virtual escolher o sitema operativo e quando for iniciar meter o cd na drive e fazer os paços todos direitinhos! :p
Na pagina atras indicada tem lá um video para iniciantes. Aconselho a ver.

Para alguma dúvida posterior aconselho vivamente a visitar o tópico sobre o Vmware criado aqui no Zwame.

Sun virtual box - site oficial

Descrição: A virtual box da Sun é tal como o vmware, uma maquina virtual que corre qualquer sistema operativo. Tem a vantagem de ser gratuita e o download pode ser feito aqui. Vejam o demo (video) que está muito bom.

Crossover - site oficial

Decrição: É uma aplicação para Macintosh que permite ao utilizador ter aplicações Windows a correr no seu Mac. Com o Crossover, o Mac é capaz de correr aplicações Windows, como se se tratasse realmente de um PC munido desse Sistema Operativo, sem qualquer instalação adicional ou outros pormenores. Esta app não é gratuita mas está disponivel um trial no site indicado acima.

BootCamp - site oficial

Decrição: Na pasta utilitarios existe uma app chamada bootcamp que é um assistente que cria uma partição para ao ligar o mac aparece a opção de correr com o windows o mac.

"O que a Apple chama se Bootcamp são três peças de software.
A primeira, até é uma peça de firmware, é a EFI, e vem em todos os mactel's. A EFI é a sucessora da BIOS, e permite arrancar a partir de uma partição, ao contrário da BIOS que só permite arrancar a partir do bootsector de um disco.
A segunda é o assistente bootcamp, no OS X a única coisa que faz é redimensionar a partição HFS (coisa trivial que pode ser feita no "Utilitário de Disco") e ordenar a EFI a correr, na próxima vez, a partir da unidade de CDVD e depois a partir da primeira NTFS que encontrar...
A terceira, é o stack (drivers e algum software) para o Windows." by 64KB

Programação


Segue-se aqui algum software para mac para a área da programação:

NetBeans -> Java, C++ entre outras
capturadeecr20091109121.jpg

Eclipse -> Java e outras liguagens
Mono -> .Net
MAMP -> Webserver: Apache, MySQL, etc
SQL Developer -> Bases de Dados
Visual Paradigm -> UML
Coda -> WebDevelopment
Aptana Studio -> WebDevelopment
TextMate -> Várias linguagens, em modo "texto"
BBEdit -> Editor de texto idêntico ao TextMate
TextWrangler -> Same mas gratuito
Xcode -> Aplicação oficial da apple.
MatLab -> App para calculo numérico.

Se entretanto não tiver referido software ou mesmo pontos importantes espero a ajuda de todos. Este é um tema que interessa a muita gente.

Quero agradecer a toda a gente que foi dando material útil para o tópico. Cumps ;)
 
Última edição:
tou em eng electrotecnica e de computadores e em disciplinas de programaçao até tenho uma vantagem: nao preciso de instalar o linux como toda a gente
 
Eu instalei linux numa VMware na mesma só porque há comandos que não dá para usar em OSX, (principalmente aqueles que são só de "introdução") e não tenho problemas.

Para programar uso vários IDEs também por uma questão de simplicidade, principalmente no que toca a Java em que uso o jBuilder e cheguei a usar NetBeans.

Quanto a VB, não é o termo mais indicado, usa plataforma .Net.
Mas sim tive, e tenho, que programar com .Net mas para isso uso o Windows que tenho instalado por Bootcamp através do VMware Fusion, e depois conho a correr em unity mode, mas se quiseres explorar (e aventurar) podes usar o Mono, que até tenho instalado mas nunca usei, na verdade, e parece que funciona bem, pelo menos para os básicos.

Concluindo:
NetBeans -> Java
Eclipse -> Java
Mono -> .Net
MAMP -> Webserver: Apache, MySQL, etc
SQL Developer -> Bases de Dados
Visual Paradigm -> UML
Coda -> WebDevelopment
Aptana Studio -> WebDevelopment
TextMate -> Várias linguagens, em modo "texto"
Xcode -> Não precisa de explicação :P

Instala também o CrossOver Mac porque te permite correr programas windows em Mac
 
Na minha faculdade não se dá nada de .NET

O windows entretanto foi OBRIGATÓRIO para

-> Lógica Computacional
-> Base de dados, visto que o SGBD utilizado é o Oracle e era obrigatório implementar o trabalho nele. Do resto isso é tão "pesado" que o ideal mesmo quem utiliza windows era logo meter uma maquina virtual com o gajo lá sozinho de tantas alterações que faz no SO, serviços e afins)

-> Produção de Conteúdo Multimédia (adobe premiere pro, photoshop, flash, o meu colega de grupo na altura utilizou um macbook pro e mesmo assim utilizou o windows para correr estas apps, muito por causa de licenças. Sei que há photoshop para OS X)
-> MDS, para correr o MagicDraw UML (penso que também era obrigatório utilizar nos trabalhos e com licença da faculdade).

Afinal suporta tb Linux e MacOS X:

MagicDraw runs on a wide variety of operating systems, such as Windows 98/ME/NT/2000/XP/Vista, Solaris, OS/2, Linux, HP-UX, AIX, MacOS (X) and everywhere else where Java 5 or 6 is supported.
Mas não sei se a licença é válida para todas as plataformas.

O resto era à escolha do freguês e utiliza-se imenso o linux.

Já em ASC1 e ASC2 (arquitectura e sistemas computacionais) (agora chamadas de ASC e FSO (fundamentos de sistemas de operação)) não sei se o OS X serviria para implementar os trabalhos em causa, embora seja baseado em UNIX.
 
Última edição:
Boas,

Por exemplo aqui no Laboratório de Comunicações e Telemática da UC, a grande maioria utiliza Macintosh. Nem se pondera usar outra coisa.:)
 
-> Base de dados, visto que o SGBD utilizado é o Oracle e era obrigatório implementar o trabalho nele. Do resto isso é tão "pesado" que o ideal mesmo quem utiliza windows era logo meter uma maquina virtual com o gajo lá sozinho de tantas alterações que faz no SO, serviços e afins)

Não podias usar o SQL Developer para OS X para o que precisasses?

Eu estou em Eng. Informática e o que não falta é gente a usar um Mac.
 
Última edição:
Não podias usar o SQL Developer para OS X para o que precisasses?

Eu estou em Eng. Informática e o que não falta é gente a usar um Mac.

Se é obrigatório fazer o trabalho em oracle para poder ser avaliado, qualquer outra opção é imediatamente descartada.

Depois, eu não tenho mac. Só disse na perspectiva da obrigatoriedade de usar certo SO para certa cadeiras. Todas as maquinas da FAC tem windows xp e fedora core, por isso o OS X não é "suportado oficialmente", embora muitos profs tem mac's.

Eu acho que não falta gente a usar um MacBook a correr Windows.. :P

Sim, é para isso que está lá também o Bootcamp. Esquecem-se que os macbook é um portátil como qualquer outro também e também esquecem que pelo windows ser dominante que há muita coisa que só existe para windows ;)
 
Última edição:
Obrigado a todos. Nao vou estar a fazer quote cada comentário que fizeram mas vou dar aqui uma opiniao geral minha.

É o seguinte: Usar um mac em EI penso que nao seja nenhum problema. Eu já usei o trial do Vmware fusion e nao me arrependo visto que até gostei (tenho 2GB de RAM, lol). Eu provavelmente vou conseguir fazer as mesmas coisas que os outros alunos que usem Win.. mas poderei ou nao ter mais ou menos dificuldades em faze-lo.

Nao exprimentei mais maneiras de virtualizaçao e penso que isso é o futuro. Se souberem de prog tive Vmware free avisem.

Quando ao Unix tambem ao usar mac nao terei problemas quase nenhuns até porque como MacOS é Unix nem preciso estar a instalar linux ou até faço dual boot para poder correr ubuntu e leopard. Outra opçao seria tambem usar 3boot ou lá como se chama a isso: Win.., ubuntu e leopard. Mas iria complicar.me nao só pelo espaço ocupado bem como o trabalho que iria ter.

"One more thing": Se até hoje houveram EI que nunca tiveram problemas em usar mac e secalhar até gostaram mais tambem nao é apartir de agora que vai dar problemas.

Por fim, obrigado novamente a todos que ajudaram, obrigado pela lista de programas! :007:

Cumps
 
Última edição pelo moderador:
Obrigado a todos. Nao vou estar a fazer quote cada comentário que fizeram mas vou dar aqui uma opiniao geral minha.

É o seguinte: Usar um mac em EI penso que nao seja nenhum problema. Eu já usei o trial do Vmware fusion e nao me arrependo visto que até gostei (tenho 2GB de RAM, lol). Eu provavelmente vou conseguir fazer as mesmas coisas que os outros alunos que usem Win.. mas poderei ou nao ter mais ou menos dificuldades em faze-lo.

Nao exprimentei mais maneiras de virtualizaçao e penso que isso é o futuro. Se souberem de prog tive Vmware free avisem.

Quando ao Unix tambem ao usar mac nao terei problemas quase nenhuns até porque como MacOS é Unix nem preciso estar a instalar linux ou até faço dual boot para poder correr ubuntu e leopard. Outra opçao seria tambem usar 3boot ou lá como se chama a isso: Win.., ubuntu e leopard. Mas iria complicar.me nao só pelo espaço ocupado bem como o trabalho que iria ter.

"One more thing": Se até hoje houveram EI que nunca tiveram problemas em usar mac e secalhar até gostaram mais tambem nao é apartir de agora que vai dar problemas.


Por fim, obrigado novamente a todos que ajudaram, obrigado pela lista de programas! :007:


Cumps

Tens também a sun virtual box que é free!

http://www.sun.com/software/products/virtualbox/index.jsp
 
Última edição pelo moderador:
Boas,

Eu devo ir este ano para Informática de Gestão... E como também se falou aqui tenho um Mac, o problema é que estou com medo de ser rejeitado pelos profs (no secundário às vezes ouvia bocas dos profs por causa do Mac)...

Eu não sei nada de programação e afins ... mas dá para fazer no Mac o mesmo que se faz em Windows (em programação)?
 
Este post foi editado por mim com autorização do autor, apenas porque é um tópico interessante, que muitas pessoas procuram...

De "dúvida" foi passado a pedido de experiências pessoais como exemplo para informar potenciais utilizadores.
 
Última edição:
Eu também estou em Engenharia Informática e estou a pensar comprar um MacBook Pro 13' pelo seu peso e tamanho que dá uma grande mobilidade, mas tenho medo que seja demasiado pequeno para programacao.
Se pudessem dar um feedback agradecia.
 
Back
Topo