Análise Microsoft Lifecam Cinema HD

marcelo_ribeiro

Power Member
Boas. Esta é a minha primeira review/análise, pelo que espero seguir todas as indicações às quais as reviews estão sujeitas. Aproveio desde já para pedir desculpa pela qualidade das imagens, que não está no seu melhor, se bem que, feito algum esforço, se consiga perceber.

Análise efectuada por Marcelo Ribeiro (me)
Produto a analisar: Microsoft Lifecam Cinema HD
Preço: Aproximadamente 80 euros.



Especificações:

720p HD widescreen
Sensor 720p com captura de video com qualidade HD até 30 fps.

Foco automático
Imagem permanece definida e detalhada mesmo em close-ups.

Lentes com alta precisão
Lentes de alta qualidade que proporcionam cores correctas e vídeo mais definido.

Tecnologia ClearFrame
A tecnologia de processamento de imagem ClearFrame proporciona um vídeo detalhado, fluido mesmo em condições de baixa luminosidade.

Microfone digital
Microfone digital com tecnologia de cancelamento de ruído, ajuda a melhorar a qualidade do som para uma qualidade cristalina..

Corpo em alumínio
Corpo em alumínio que reduz o peso e aumenta a durabilidade do "esqueleto" da câmara..

Botão Windows Live™ Call
É simples realizar video-chamadas. Um toque no Botão Windows Live Call Button deixa-o ver quem está online, e é tudo o que precisa para fazer uma video-chamada.

Base Fléxivel
Ajusta-se facilmente quer seja colocada num monitor tradicional, de ecrâ plano, num portátil ou até mesmo em cima da secretária.

Compatível com
+ Windows Live™
+ Yahoo! Messenger
+ AOL Instant Messenger
+ Skyp
e
Aviso: O texto original da citação acima encontra-se disponível em inglês. Para conforto dos utilizadores da ZWAME, o mesmo foi traduzido para português. O texto original pode ser encontrado aqui.

Caixa:

De notar que neste artigo, como ainda não foi lançado em Portugal, ainda não tem qualquer informação em Português, tanto a nível de manuais, como de especificações, etc.

Conteúdo da embalagem:

O conteúdo da embalagem apresenta-se resumido ao mínimo essencial, como seria de esperar. Temos a câmara, o CD com o software Lifecam (drivers e programa de gestão da câmara), o manual de iniciação rápida e os disclaimers sobre a garantia.

Instalação




Conforme se pode ver, a câmara tem umas dimensões "normais", comparativamente com as câmaras a que estamos habituados, o que faz dela uma câmara discreta.

Conforme está no quote acima, esta câmara tem uma base fléxivel. Mas é que é mesmo fléxivel. Pode moldar-se perfeitamente para colocar num monitor, na secretária, etc.






A nível de instalação propriamente dita, não tem grande sabedoria. Como já tinha o software Lifecam instalado, foi só ligar ao PC e o Windows fez o resto ;)

Impressões:
Então, como isto se trata de fazer uma review à qualidade da câmara (torna-se um bocadinho complicado estar a "dizer" que a câmara é boa, é má, etc".
Assim sendo, tomei a liberdade de criar um vídeo que começa filmado por uma câmara web normal, uma VX3000, e depois passa para a Lifecam Cinema HD. Assim sendo, abaixo estão as minhas impressões e o link para o vídeo no youtube.

Pontos favoráveis:
Captura de vídeo em 720p;
Facilidade de instalação/versatilidade;
Boa relação qualidade/preço;
Auto-foco;
Panorâmico;

Pontos contra:

No messenger, pouca diferença de qualidade se nota, isto no modo como é mostrado no vídeo.Não tive a oportunidade de testar a função de video-chamada;
Qualidade de som, à semelhança da maioria das câmaras, deixa um pouco a desejar;
Em condições de luminosidade baixa, o vídeo tende a ficar um pouco desfocado;

Para tirarem melhores conclusões, talvez seja melhor verem mesmo o vídeo. Vão ver um bimbo a armar-se em professor Marcelo Rebelo de Sousa (eu :D), portanto, não liguem muito à pessoa, liguem mais à qualidade de som e imagem. Já agora, o vídeo não tem legendas e o som (capturado pela webcam) está um pouco baixo pelo que, se quiserem ouvir alguma coisa, aconselho a que aumentem um pouco o volume das colunas :D

:arrow: Vídeo no Youtube

"Espero que gostem" - (devo dizer isso umas 4 ou 5 vezes no vídeo)

Veredicto:
Então é assim: Eu penso que vale a pena comprar esta câmara. Acredito que a limitação da qualidade no Messenger seja um problema de software que, com o aparecimento de novas versões será corrigido. Mas, a nível de áudio é para esquecer. Eu ainda vou ver se os níveis estavam correctamente configurados, mas parece-me que sim, já que, eu no vídeo, quase que gritava e o volume de som é aquele que vão ouvir.
Se for uma câmara para usar 1 vez por ano... então esqueçam, não se metam nisto. Mas agora quem quer fazer alguns videos com qualidade, então acho que esta sim, é uma boa aposta.​
 
Boas. Esta é a minha primeira review/análise, pelo que espero seguir todas as indicações às quais as reviews estão sujeitas. Aproveio desde já para pedir desculpa pela qualidade das imagens, que não está no seu melhor, se bem que, feito algum esforço, se consiga perceber.

Análise efectuada por Marcelo Ribeiro (me)
Produto a analisar: Microsoft Lifecam Cinema HD
Preço: Aproximadamente 80 euros.



Especificações:

Aviso: O texto original da citação acima encontra-se disponível em inglês. Para conforto dos utilizadores da ZWAME, o mesmo foi traduzido para português. O texto original pode ser encontrado aqui.

Caixa:

De notar que neste artigo, como ainda não foi lançado em Portugal, ainda não tem qualquer informação em Português, tanto a nível de manuais, como de especificações, etc.

Conteúdo da embalagem:

O conteúdo da embalagem apresenta-se resumido ao mínimo essencial, como seria de esperar. Temos a câmara, o CD com o software Lifecam (drivers e programa de gestão da câmara), o manual de iniciação rápida e os disclaimers sobre a garantia.

Instalação




Conforme se pode ver, a câmara tem umas dimensões "normais", comparativamente com as câmaras a que estamos habituados, o que faz dela uma câmara discreta.

Conforme está no quote acima, esta câmara tem uma base fléxivel. Mas é que é mesmo fléxivel. Pode moldar-se perfeitamente para colocar num monitor, na secretária, etc.






A nível de instalação propriamente dita, não tem grande sabedoria. Como já tinha o software Lifecam instalado, foi só ligar ao PC e o Windows fez o resto ;)

Impressões:
Então, como isto se trata de fazer uma review à qualidade da câmara (torna-se um bocadinho complicado estar a "dizer" que a câmara é boa, é má, etc".
Assim sendo, tomei a liberdade de criar um vídeo que começa filmado por uma câmara web normal, uma VX3000, e depois passa para a Lifecam Cinema HD. Assim sendo, abaixo estão as minhas impressões e o link para o vídeo no youtube.

Pontos favoráveis:
Captura de vídeo em 720p;
Facilidade de instalação/versatilidade;
Boa relação qualidade/preço;
Auto-foco;
Panorâmico;

Pontos contra:

No messenger, pouca diferença de qualidade se nota, isto no modo como é mostrado no vídeo.Não tive a oportunidade de testar a função de video-chamada;
Qualidade de som, à semelhança da maioria das câmaras, deixa um pouco a desejar;
Em condições de luminosidade baixa, o vídeo tende a ficar um pouco desfocado;

Para tirarem melhores conclusões, talvez seja melhor verem mesmo o vídeo. Vão ver um bimbo a armar-se em professor Marcelo Rebelo de Sousa (eu :D), portanto, não liguem muito à pessoa, liguem mais à qualidade de som e imagem. Já agora, o vídeo não tem legendas e o som (capturado pela webcam) está um pouco baixo pelo que, se quiserem ouvir alguma coisa, aconselho a que aumentem um pouco o volume das colunas :D

:arrow: Vídeo no Youtube

"Espero que gostem" - (devo dizer isso umas 4 ou 5 vezes no vídeo)

Veredicto:
Então é assim: Eu penso que vale a pena comprar esta câmara. Acredito que a limitação da qualidade no Messenger seja um problema de software que, com o aparecimento de novas versões será corrigido. Mas, a nível de áudio é para esquecer. Eu ainda vou ver se os níveis estavam correctamente configurados, mas parece-me que sim, já que, eu no vídeo, quase que gritava e o volume de som é aquele que vão ouvir.
Se for uma câmara para usar 1 vez por ano... então esqueçam, não se metam nisto. Mas agora quem quer fazer alguns videos com qualidade, então acho que esta sim, é uma boa aposta.​

Boas
Olha Marcelo gostei muito da tua review a esta webcam. Principalmente pq tenho andado a acompanhar tudo o que diz respeito à mesma pela net fora. E como deves imaginar tem sido muito pouco, tirando as Specs, umas fotos, e 2 ou 3 videos no youtube mas nada de especial.
E realmente surprendeste-me com uma ANALISE na lingua de Camões:D com video e tudo...muito bem!

Reparei k no msn ela fica com um arrasto nas tuas maos, isto acontece pq para compensar ela baixa o num de frames por segundo de 30 para qualquer coisa...não me sabes dizer +/- qual é o num do "qualquer coisa"?

E em relação ás resoluções, quais são as que ela tem abaixo dos 720? Tb tem boa qualidade?
Tem alguma opção que permita gravar em formato 4:3? (sei k parece despropositado a pergunta mas tenho uma TV online e muitos directos k faço ainda tem de ser neste formato) ou grava sempre em 16:9?

Sabes se ela funciona sem drivers tipo ligar e tá a andar ou precisa mesmo dos drivers e software lifecam? Pergunto isto porque queria mesmo saber se existe um possiblididade ainda k remota de esta webcam funcionar na Playstation 3
Isso sim era a cereja em cima do bolo:004:

desculpa lá tanta pergunta mas como podes ver estou mesmo interessado em adquirir uma a nivel profissional.

Já gora onde compras-te a tua?

abraço e obrigado desde já
 
BMachina: A nível de resoluções, no Lifecam, ela tem disponíveis as resoluções 160x120, 320x240, 420x240, 640x360, 800x448, 960x544, 1280x720 (o hd). A nível de qualidade, sim, ela tem uma qualidade muito boa, mesmo a 640. Pelo que, não há grande preocupação nisso. Daquilo que vi (que basicamente ainda só tive tempo para fazer a dita review), a câmara faz sempre widescreen. Ela tem, nos controlos uma opção de "Panorâmica", mas o que aquilo faz é apenas seleccionar que parte da imagem queres que apanhe. Acho que não faz muito sentido. Com software de terceiros não testei. Mas, pelo que tenho lido, e como será de esperar, a câmara também trabalhará com esse software. Em relação à panorâmica é que acho que não há mesmo volta a dar :S
Portanto, pelo que disse, não precisas de usar o software lifecam para capturar video. E os drivers, provavelmente são encontrados automaticamente, no W7, pelo menos.
Em relação às fps, epá, não te sei dizer :( Assim a olho... sei lá... talvez para 15/20? não sei dizer ao certo.
E, para finalizar, comprei-a na Amazon UK.

Vaskz, eu sou tímido :D Não estou habituado a falar "em público" e portanto, quando as palavras não saem, tenho essa tendência.

Qualquer dúvida adicional, eu respondo, dentro do possível.
 
BMachina: A nível de resoluções, no Lifecam, ela tem disponíveis as resoluções 160x120, 320x240, 420x240, 640x360, 800x448, 960x544, 1280x720 (o hd). A nível de qualidade, sim, ela tem uma qualidade muito boa, mesmo a 640. Pelo que, não há grande preocupação nisso. Daquilo que vi (que basicamente ainda só tive tempo para fazer a dita review), a câmara faz sempre widescreen. Ela tem, nos controlos uma opção de "Panorâmica", mas o que aquilo faz é apenas seleccionar que parte da imagem queres que apanhe. Acho que não faz muito sentido. Com software de terceiros não testei. Mas, pelo que tenho lido, e como será de esperar, a câmara também trabalhará com esse software. Em relação à panorâmica é que acho que não há mesmo volta a dar :S
Portanto, pelo que disse, não precisas de usar o software lifecam para capturar video. E os drivers, provavelmente são encontrados automaticamente, no W7, pelo menos.
Em relação às fps, epá, não te sei dizer :( Assim a olho... sei lá... talvez para 15/20? não sei dizer ao certo.
E, para finalizar, comprei-a na Amazon UK.

Vaskz, eu sou tímido :D Não estou habituado a falar "em público" e portanto, quando as palavras não saem, tenho essa tendência.

Qualquer dúvida adicional, eu respondo, dentro do possível.

Que cena... 640x360... não será 640x480? Que resoluções tão maradas:confused:, por isso perguntei se ela tem opcão de 4:3 pq segundo estes numeros tudo indica k ela esta sempre a enviar sinal na video chamada em 16:9.
Se não tiveres o modo panoramico ligado a imagem fica relativamente quadrada sem a distorcer? É aqui k escolhes no ecrã o que queres ver?
E em relação à Playstation3 não consegues saber nada?
Grande abraço e desculpa ai mais uma vez tanta pergunta
Já agora tiveste algum problema pra trazeres pra cá?
 

Só para veres as resoluções que ela aceita transmitir. Em relação a "desactivar o panorâmico", não achei nenhuma opção para isso :S
E, sim, isto pode ficar um pouco distorcido, por exemplo no msn, em que a janela é quadrada: A imagem fica um bocado encolhida na horizontal.
Em relação à PS3... epá, duvido. mas só experimentando... mas se for esse um elemento decisivo na compra da câmara, se calhar é melhor não arriscar.
Em relação a problemas, não. Não tive problema nenhum. Segundo a Amazon, foi despachado no dia 20, dia 23, estava cá :)
 

Só para veres as resoluções que ela aceita transmitir. Em relação a "desactivar o panorâmico", não achei nenhuma opção para isso :S
E, sim, isto pode ficar um pouco distorcido, por exemplo no msn, em que a janela é quadrada: A imagem fica um bocado encolhida na horizontal.
Em relação à PS3... epá, duvido. mas só experimentando... mas se for esse um elemento decisivo na compra da câmara, se calhar é melhor não arriscar.
Em relação a problemas, não. Não tive problema nenhum. Segundo a Amazon, foi despachado no dia 20, dia 23, estava cá :)

qual é a diferença entre a primeira resolução de 1280x720p e a ultima 1280x720p (video capture)?
A minha tb já chegou mas as resoluções apresentam agumas diferenças... a penultima é 1280x720p igual à tua mas a ultima diz-me 5x HD Video Capture (Desactivada)???? No entanto no video diz-me k estou a gravar video a 1280x720p nao percebo
 
Da última para a penúltima em vídeo não noto diferença nenhuma, pelo menos não na imagem... mas no caso da fotografia, ai já noto diferença na resolução. Enquanto que na última opção a foto fica com uma resolução de 2880 x 1660, na penúltima fica com uma resolução de 1280 x 720. Mas a última opção aparece-te desactivada? Isso é estranho.
 
Da última para a penúltima em vídeo não noto diferença nenhuma, pelo menos não na imagem... mas no caso da fotografia, ai já noto diferença na resolução. Enquanto que na última opção a foto fica com uma resolução de 2880 x 1660, na penúltima fica com uma resolução de 1280 x 720. Mas a última opção aparece-te desactivada? Isso é estranho.

Ya, tb nao percebo... olha aqui
ntitledfffffd1.jpg
 
Quais são as configurações do teu sistema? ram, processador, etc

Portatil core2duo a 2.5gz, 4gb ram, placa grafica ATI 512ram...
por acaso reparei nos requisitos pra camara k são muito altos, mas como ainda hoje n percebi muito bem a diferença entre dualcore e core2duo ás tantas é disso! O teu pc tb se queixa quando estas a gravar com a qualidade no maximo?
Sempre pensei k tivesse maquina pra esta webcam mas n sei...:confused:
de resto tou muito contente com ela
 
Pois... eles como requisitos recomendados têm 3.0Ghz de processador dual core (um core2duo é dual core) dai, como a tua velocidade é ligeiramente inferior, ele não deixe escolher essa opção. Em relação ao "queixar-se", sim, queixa-se sobre qualquer coisa da memória de vídeo ou algo semelhante de que não me lembro agora, se estiver a gravar em resoluções altas.
 
Pois... eles como requisitos recomendados têm 3.0Ghz de processador dual core (um core2duo é dual core) dai, como a tua velocidade é ligeiramente inferior, ele não deixe escolher essa opção. Em relação ao "queixar-se", sim, queixa-se sobre qualquer coisa da memória de vídeo ou algo semelhante de que não me lembro agora, se estiver a gravar em resoluções altas.

pois deve ser por ai, só mesmo desktops porque portateis com as caracteristicas recomendadas pela MS ainda n deve haver muitos. Mas pronto é 1investimento pro futuro LOL porque a esta webcam é brutal.

obrigado
 
Muito boa review, parabéns. Atenção que o preço dela está agora por volta dos 45€ na Amazon inglesa. Portes grátis.


Esta review ja é de 2009 , ja estamos em 2011 dai é normal o preço estar mais baixo talvez até em Pt , para quem puder dar 100€ uma alternativa a esta é a Logitech c910 tenho uma e é do melhor ;D

Boa review ;D
 
Back
Topo