Análise Motherboard ASUS P7P55D

M@ster

Power Member
Autor: Vítor Antunes (M@ster)
Produto: ASUS P7P55D
Data : 01-10-2009



logo.jpg


logo1.jpg


ZWAME Análise



INTRODUÇÃO

A Motherboard ASUS P7P55D é uma das soluções deste fabricante para a nova plataforma Lynfield, não sendo um topo de gama, é virada para um mercado do meio da tabela, futebolísticamente falando.

Com esta Motherboard, a ASUS pretende apresentar uma plataforma com uma boa relação qualidade/preço, ao mesmo tempo que proporciona uma boa performance, com alguns aspectos inovadores e muito apelativa com suporte para os acabados de chegar ao mercado, Intel Lynnfield Processor também denominados;

  • Core i5-750 com 4 cores e 4 threads com "clock" de 2,66GHz.
  • Core i7-860 com 4 cores e 8 threads (HT) com "clock" de 2,80GHz.
  • Core i7-870 também com 4 cores e 8 threads (HT) mas com um "clock" um pouco superior de 2,93GHz.
Com preços aproximados por mil unidades de $196, $284, $526, respectivamente, todos com um TDP de 95W.

Passamos a assinalar algumas das principais diferenças entre o chipset P55 e o X58:

  • A comunicação com o CPU, o P55 usa DMI (Direct Media Interface) com um máximo de largura de banda de 2GB/s de largura de banda, enquanto o X58 usa o Intel QPI (QuickPath Interconnect) máximo de largura de banda de 25.6GB/s bastante mais rápido. O X58 também usa DMI mas apenas para comunicar com o conhecido chipset ICH10.

  • Outra diferença assinalável, é o suporte de PCI Express, o P55 apenas suporta uma slot de 16x ou duas de 8x, comparado com o X58 que pode suportar duas slots de 16x ou até quatro de 8x.

  • Não podíamos deixar de fazer notar que o P55 apenas suporta Dual-Channel e o X58 suporta Tri-Channel.
Especificações

CPU - Intel® Socket 1156 Core™ i7 Processor/Core™ i5 Processor
Supports Intel® Turbo Boost Technology

Chipset - Intel® P55 Express Chipset

Memory - 4 x DIMM, Max. 16 GB, DDR3 2200(O.C.)*/1600/1333/1066 Non-ECC,Un-buffered Memory
Dual Channel memory architecture
Supports Intel® Extreme Memory Profile (XMP)
Hyper DIMM support is subject to the physical characteristics of individual CPUs. Some hyper DIMMs only support one DIMM per channel.

Expansion Slots - 1 x PCIe 2.0 x16 (single at x16)
1 x PCI Express 2.0 x16 slots (@x4 mode, 2.5GT/s)
2 x PCI Express 2.0 x1 (2.5GT/s)
3 x PCI

Multi-GPU Support - Supports ATI® Quad-GPU CrossFireX™

TechnologyStorage - Intel® P55 Express Chipset built-in
6 xSATA 3.0 Gb/s ports
Intel Matrix Storage Technology Support RAID 0,1,5,10
JMicron® JMB363 PATA and SATA controller
1 xUltraDMA 133/100/66 for up to 2 PATA devices
1 xExternal SATA 3Gb/s port (SATA on-the-go)
1 xSATA 3Gb/s port (black)

LAN - Realtek® 8112L Gigabit LAN controller featuring AI NET2

Audio - VIA® VT1828S 8-Channel High Definition Audio CODEC
- Absolute Pitch BD192/24
- DTS Surround Sensation UltraPC
- BD audio layer Content Protection
- Supports Jack-Detection, Multi-streaming, Front Panel Jack-Retasking
- Optical S/PDIF out ports at back I/O


FOTOS

CAIXA

cx.jpg


cx1.jpg


bundle.jpg

Bastante mais pobre do que a ASUS nos tem habituado, este bundle foge muito ao que é normal nesta marca, mas estamos a analisar uma board de média gama, creio que será essa a razão para tal acontecer.
Apenas falta nesta imagem, o ASUS Q-Connector Kit.



BOARD

board.jpg


A ASUS apresenta um PCB dentro do que nos tem habituado bem estruturado, muito bonito e funcional.
Ao apresentar uma board em cores de preto (PCB e conectores), azul (conectores) e prata (coolers), conseguiu um conjunto apelativo e que desperta a atenção.[/S]
De cor azul e preto, as entradas PCI-Express 2.0 x16/x8, com dois espaços entre elas permitem uma boa refrigeração das placas gráficas, no caso de se fazer Crossfire, ou ainda o uso de coolers de grandes dimensões.
Não me parece ter sido boa opção, o conector PCI-Express 2.0 principal (Azul) ter ficado tão perto da zona do CPU, por ser uma zona que por si só gera calor, o que vai dificultar o arrefecimento de todos os componentes que o rodeiam.
board1.jpg


O cooler do Southbridge é uma obra prima da Engenharia da ASUS no que a beleza diz respeito e chega perfeitamente para o trabalho que lhe é pedido, nunca conseguimos aquecer este cooler de maneira a parecer quente ao toque, talvez também, devido ao espaço livre que tem à sua volta.
backio.jpg


Nesta imagem, podemos observar o painel traseiro, composto por, uma placa de rede 10/100/1000Mbit, a placa de som com 8 canais áudio, conector Coaxial e Óptico,2 portas PS/2 Keyboard e Mouse.
Podemos observar ainda 8 portas USB, e uma e-SATA, bem como 1 firewire iEEE 1394a.

Alguns pormenores da Motherboard e do Layout

prom.jpg

Esta é a zona do CPU, onde podemos observar as 12 fazes + 2 e o chip T. Probe.
Este chip é mais uma inovação da ASUS e serve para detectar e controlar as temperaturas e as necessidades de energia, conseguindo assim manter todos os componentes frescos e sem desperdício de energia.
prom1.jpg


Uma das características que chama a atenção, é um pequeno switch ao qual chamam MemOK, e serve segundo a ASUS para melhorar a compatibilidade das memórias na altura do arranque da máquina.
Como apenas um toque no botão, o MemOK! determina se os OC settings estão bem ou se pelo contrário vão falhar.
prom3.jpg


prom4.jpg




Particularidades




ASUS EPU: Detecta e muda de forma dinâmica de acordo com o nível de carga o número de fases com benefícios em termos de consumo energético em todos os componentes do PC.


ASUS Express Gate: É um sistema operativo gratuito baseado em Linux. Praticamente todas as boards existentes têm um destes sistemas operativos embutido apenas mudando o nome.


ASUS Crystal Sound: Sistema onboard 8-canais HD audio (High Definition Audio, conhecido anteriormente por Azalia) fornece 192KHz/24-bit de alta qualidade de saída de áudio e sensor de jacks que permite saber o que está ligado.
 
Programas


Testámos algum do software que a ASUS põem à nossa disposição no CD de Drivers e utilitário que acompanha esta board.

TurboV_Evo.jpg


TurboV_Evo1.jpg


TurboV_Evo2.jpg


O TurboV é um software que nos permite controlar grande parte das voltagens da nossa board,
bem como o BCLK, intuitivo e fácil de operar é uma ferramenta bastante interessante.​


Probe.jpg


Sobejamente conhecido, o ASUS Probe permite-nos saber temperaturas do CPU e Motherboard, voltagens
e as RPMs das ventoinhas, é o software mais usado pelos utilizadores das boards da ASUS.​

EPU6.jpg


EPU6_1.jpg


EPU6_2.jpg


EPU6_3.jpg


EPU6_4.jpg


Este é um software que nos permite poupar alguns dinheiro em energia.
Tem 5 posições de actuação, com as quais podemos adaptar a nossa máquina ao tipo de trabalho que estamos
a executar, ou mesmo podemos sair do PC por alguns momentos que o consumo de energia é reduzido ao minímo.
Nas duas últimas imagens podemos observar a máquina em load, com um ligeiro "overclocking" ajustado
automaticamente pelo EPU-6 Engine.​


 
Última edição:
Hardware Utilizado


Motherboard: ASUS P7P55D
Placa Gráfica: GIGABYTE GTX260 OC
CPU:INTEL Core i5
Disco Rígido: SAMSUNG SPINPOINT F1 1TB SATA2 32MB CACHE HD103UJ
Memórias: OCZ Blade 2000
Fonte de alimentação: Gigabyte ODIN 1200Pro
Cooler: Noctua NH-U12P
Caixa: Gigabyte 3DMars


NOTA: Todos os testes foram realizados com o SO Windows Home Premium



BenchMarks Default/OC

CINEBENCH R10 Default
CB_R10_def.jpg


CINEBENCH R10 OC
CB_10_OC.jpg


Lightsmark 2008 Default
LM-def.png


Lightsmark 2008 OC
LM_08_OC.png



Winrar Default
rar_def.jpg


Winrar OC
rar_OC.jpg



Super PI Default
PI_def.jpg



Super PI OC
PI_OC.jpg


HD Tach Default
HDTACH_DEF.jpg



HD Tach OC
HDTach_OC.jpg


SPECviewperf 10 Default
SPEC_10_DEF.jpg


SPECviewperf 10 OC
SPEC10_OC.jpg



wPrime Default
wPrime_def.jpg


wPrime OC
wPrime_OC.jpg



CrystalMark Default
CM_DEF.png


CrystalMark OC
CM_oc.png


Everest Default
eve_def.jpg


Everest OC
EVE_OC.jpg

 
Última edição:
3D Mark


3D Mark 2003 Default
03_DEF.jpg


3D Mark 2003 OC
03_oc.jpg


3D Mark Vantage Default
VANTAGE_DEF.jpg


3D Mark Vantage OC
Vantage_OC.jpg



PCMark Vantage Default
pcmdef.jpg


PCMark Vantage OC
pcmvantage_OC.jpg



Conclusão

Muito longe de ser a board de topo de gama da ASUS neste segmento, apresenta uma qualidade e estabilidade irrepreensível tanto em OC como em default, uma excelente facilidade de Overclocking.

A bios, já com várias bios oficiais, a ASUS demonstra estar atenta ao mercado e mantém os seus produtos na vanguarda.

No que diz respeito aos Programas, destacamos o TurboV EVO, pela sua versatilidade.

É na nossa opinião uma board a ter em conta na altura de fazer compras, pela sua performance demonstrada.



recomendado_zwame.png


Agradecimento

A ZWAME agradece à ASUS pela disponibilidade da Motherboard.

Gostou desta análise?
Pode ver mais aqui.

Copyright © Zwame, Lda 2009. Reprodução proibida sem autorização prévia.
 
Última edição:
Uma pergunto que gostaria de colocar desde já é se uma das ventoinhas do NOCTUA NH-U12P SE2 não bate nas memórias? Obrigado ;)

Tenho a board (mas versao PRO) e esse cooler e posso dizer que se forem memorias de tamanho normal dao perfeitamente, mas por exemplo umas G.Skill Ripjaws (que ja sao mais altas) ja batem. Mas nada como um pequeno ajuste na ventoinha para se conseguir colocar tudo bem.
 
Ah exactamente... bem me parecia que ja tinha lido algo sobre isso. É que pretendo colocar precisamente as ripjaws... Tenho de pedir para na montagem realizarem esse ajuste. Ok muito obrigado pelas respostas
 
Tenho a board (mas versao PRO) e esse cooler e posso dizer que se forem memorias de tamanho normal dao perfeitamente, mas por exemplo umas G.Skill Ripjaws (que ja sao mais altas) ja batem. Mas nada como um pequeno ajuste na ventoinha para se conseguir colocar tudo bem.

Eu tenho precisamente esta board com a configuração que tenho no my system, as Ripjaw cabem de perfeitamente quando são usados apenas 2 sticks. Quando são usados 4 sticks é mais apertado, mas com geitinho deve caber tudo.

EDIT: Confirmo, o PCB é preto.
 
Esqueci-me de dizer que 2 modulos (Ripjaws) dão na boa, mas 4 (como eu tenho) é um pouco apertado. Como anteriormente tinha dito, dá para colocar essa configuração (noctua + 4 modulos ripjaws), é tudo uma questão de um pequeno ajuste.
 
Foi mesmo preciso 1,4v para 4Ghz? :O

Gostava de ver uma review caseira aqui na zwame da GA-P55-UD4. Parece-me muito boa para o preço e overclocka melhor que esta ASUS
 
Última edição:
Back
Topo