Análise Gigabyte GZ-X6

Nemesis11

Power Member
Recebi à algum tempo um sample desta caixa, por parte da Gigabyte.
Queria desde já agradecer à gigabyte, pelo envio do sample e ao M@ster pelas fotos.

Esta caixa tem como principais pontos ser uma caixa relativamente barata, RoHS ready, não necessitar de ferramentas (opcional) e ter boa ventilação.

Aqui fica o quadro com as especificações:

spec.PNG


A caixa está disponível em azul, cinzento e preto, sendo que o sample é a versão em preto.

chassis_productimage_gz-x6_big.jpg


DSC_0067.JPG


A caixa veio dentro de uma caixa de cartão, com esferovite a proteger a área frontal e traseira. Protege bem dos impactos e apesar dos mais de 5 kilos, chegou sem qualquer dano ao destino.
A parte frontal vem também protegida por uma camada de plástico, que protege a caixa dos riscos.

Podemos também ver que o estilo da caixa é simples e não tem grandes dcorações, mais próprias para o mercado de gamers.

DSC_0068.JPG


Falando da parte central, ela é constituída por uma tampa de plástico, suficientemente resistente. Na parte superior temos 4 saídas 5 1/4 e uma 3 1/2.
A primeira saída 5 1/4 tem uma tampa e botão externo, onde normalmente se vai colocar um dvd-rw. Aqui está a primeira crítica à caixa. O botão é demasiado pequeno e com um gravador sony, que tem um botão com formato diferente, foi difícel o mecanismo funcionar a 100 %.

DSC_0070.JPG


Na parte inferior temos o botão de reset em tamanho pequeno, o botão de power, a luz de acesso ao disco, entrada e saída de som, duas usb e uma firewire.
Neste conjunto, talvez o mais surpreendente é a entrada firewire, que numa caixa deste segmento, nem sempre está disponível.

DSC_0071.JPG


Do lado direito, temos uma simples tampa de metal que só é necessário tirar quando é preciso colocar componentes 5 1/4 e 3 1/2.
De referir que apesar de não ser o metal mais forte que vi numa caixa, é suficientemente sólido para aguentar choques.

DSC_0073.JPG


Do lado direito, podemos ver que temos uma abertura de rede ao nível do local onde costumam ficar as gráficas e ao nível do processador temos um local para colocar uma ventoinha de 8 cm.
De referir que a ventoinha não vem incluída e é pena não ser de 12 cm.

DSC_0066.JPG


Da parte de trás, temos na parte superior o local da fonte, que não vem incluída, um local com uma ventoinha até 12 cm, que veio incluída e os slots das placas.
De referir que o encaixa das tampas laterais é fixo por dois parafusos de grande dimensão, que são de fácil remoção com as mãos.

DSC_0061.JPG


Dentro da caixa, podemos reparar logo que não é necessário ferramentas para adicionar ou alterar componentes no computador.
Apesar de na foto não ser muito perceptível, na parte de trás temos um manípulo preto que "levanta" os encaixes onde vão estás as diferentes placas, não sendo assim necessário aparafusar os diferentes componentes.
Um sistema simples e eficaz.

DSC_0062.JPG


DSC_0063.JPG


Do lado frontal, temos outro sistema "tool-less". De cada lado dos encaixes, temos uma peça em plástico que fixa onde normalmente são colocados os parafusos e com um simples rodar, prende o dispositivo.
Um sistema também muito simples e que não levantou quaisquer problemas.

DSC_0064.JPG


Na parte inferior, podemos ver que os discos são colocados numa posição tradicional e não a 90 graus, que podia aumentar o espaço disponível no interior.
Visível também é a ventoinha de 12 cm. Com esta ventoinha a fazer entrada de ar e a traseira a expelir ar, temos um bom sistema de refrigeração, com o mínimo de barulho. Aliás, barulho é algo que não se ouve nesta caixa.

DSC_0005.JPG


DSC_0006.JPG


Por fim, fotos de um sistema completamente montado, com uma fonte de grandes dimensões, um cooler de cpu em formato torre e uma Geforce 260.
De referir que com uma ou mais placas gráficas de grande dimensão é necessário "jogar" a sua localização com o(s) disco(s).

Conclusão

No geral esta caixa cumpre bastante bem os requisitos, no segmento em que está colocado.
É uma caixa relativamente barata, sólida, sem ruídos parasitas, discreta e que não precisa de ferramentas para a usar no dia a dia.
Pelo lado negativo temos apenas pequenos pormenores. O sistema de abertura do dvd-rom podia ser melhor, mas podemos sempre colocar este dispositivo noutra baía. Os discos ficavam melhor a 90 graus. e o local para a ventoinha lateral podia ser de maiores dimensões.
Seja como for, o resultado final é bastante positivo.

Positivo:
  • Barata
  • Boa construção
  • Não há ruídos parasitas
  • Discreta
  • Não é necessário o uso de ferramentas

Negativo:
  • Sistema de abertura do Dvd-rom
  • Discos a 90 graus teria sido uma melhor escolha
  • Local da ventoinha lateral só de 8 cm


zwame200.png



Agradecimento

A ZWAME agradece à GIGABYTE pela disponibilidade do material para teste.

Se gostou desta análise pode ver mais aqui.

Copyright © Zwame, Lda 2009. Reprodução proibida sem autorização prévia.​
 
Última edição:
Um dos pontos negativos desta caixa é o local da fonte de alimentação ser em cima a chupar o ar quente da cpu ..... Nas caixas modernas de qualidade a fonte de alimentação é colocada em baixo no fundo da caixa e a ventoinha da mesma vai buscar o ar fresco no fundo pelos pequenos buracos de entrada de ar enquanto a ventoinha das traseiras da fonte expulsa o ar quente para fora.

O espaço destinado à board também me parece algo apertado.

Edit: outro ponto negativo é não haver um buraco em forma rectangular no espaço destinado à board na zona da cpu: Porque certos coolers exigem retirar uma peça do sitio da cpu para fixar o cooler e sem esse tal buraco é preciso retirar a board para fora da caixa....
 
Última edição:
Nemesis, não necessita de ferramentas? Podes mostrar os parafusos da board? :rolleyes:


Edit: outro ponto negativo é não haver um buraco em forma rectangular no espaço destinado à board na zona da cpu: Porque certos coolers exigem retirar uma peça do sitio da cpu para fixar o cooler e sem esse tal buraco é preciso retirar a board para fora da caixa....
Ainda confias nesse tipo de montagem? Alguma vez montaste um dissipador com backplate numa caixa com esse tal buraco, sem retirar a motherboard? :cool:
 
Nemesis, não necessita de ferramentas? Podes mostrar os parafusos da board? :rolleyes:



Ainda confias nesse tipo de montagem? Alguma vez montaste um dissipador com backplate numa caixa com esse tal buraco, sem retirar a motherboard? :cool:
Por acaso já. :P Como as imagens valem mil palavras tens aqui:



A caixa tem duas tampas laterais como é óbvio: tiras a das traseiras e ficas com o tal buraco à vista e é fácil de retirar todas as peças sem necessidade de tirar a board.
 
Última edição:
Um dos pontos negativos desta caixa é o local da fonte de alimentação ser em cima a chupar o ar quente da cpu ..... Nas caixas modernas de qualidade a fonte de alimentação é colocada em baixo no fundo da caixa e a ventoinha da mesma vai buscar o ar fresco no fundo pelos pequenos buracos de entrada de ar enquanto a ventoinha das traseiras da fonte expulsa o ar quente para fora.

O espaço destinado à board também me parece algo apertado.

Edit: outro ponto negativo é não haver um buraco em forma rectangular no espaço destinado à board na zona da cpu: Porque certos coolers exigem retirar uma peça do sitio da cpu para fixar o cooler e sem esse tal buraco é preciso retirar a board para fora da caixa....

Esta caixa é destinada a um mercado low-end. Não vou comparar com caixas que não existem neste mercado.

Nemesis, não necessita de ferramentas? Podes mostrar os parafusos da board? :rolleyes:

Tenho alguns computadores e já me passaram mais umas dezenas pelas mãos e nunca vi uma caixa em que não seja preciso colocar parafusos na board.
Talvez exista, mas raramente me passam pelas mãos componentes high-end. Eu pelo menos desconheço caixas que não precisem.
O não precisar de ferramentas, estava-me a referir ao que normalmente se faz no dia a dia. Ao resto da caixa.
 
Esta caixa é destinada a um mercado low-end. Não vou comparar com caixas que não existem neste mercado.



Tenho alguns computadores e já me passaram mais umas dezenas pelas mãos e nunca vi uma caixa em que não seja preciso colocar parafusos na board.
Talvez exista, mas raramente me passam pelas mãos componentes high-end. Eu pelo menos desconheço caixas que não precisem.
O não precisar de ferramentas, estava-me a referir ao que normalmente se faz no dia a dia. Ao resto da caixa.
Eu sei que sim mas tens sempre que apontar os pontos negativos todos. Pelas imagens da caixa salttam à vista. ;) Agora cada um toma a opção de comprar a caixa que quiser. ;)

Edit: Na minha caixa para montar as gráficas e demais placas PCI não preciso de ferramentas e nem para os discos e leitores de cd-rom. Apenas para a board é preciso a chave de fendas.
Depende muito de marca para marca e modelos de caixas.
 
Última edição:
Tenho alguns computadores e já me passaram mais umas dezenas pelas mãos e nunca vi uma caixa em que não seja preciso colocar parafusos na board.
Talvez exista, mas raramente me passam pelas mãos componentes high-end. Eu pelo menos desconheço caixas que não precisem.
O não precisar de ferramentas, estava-me a referir ao que normalmente se faz no dia a dia. Ao resto da caixa.

Ok, estava a achar estranho. Podes ver a Lian Li PC-B10 e a LanCool K62.
 
Não conhecia. Provavelmente o preço dessas caixas é bem maior que esta gigabyte.
Seja como for, fica o apontamento, a caixa é "tool-less", tirando a parte da montagem da board.

Onde a única coisa que dá para montar sem ferramentas é o disco e drive óptica? Acho que é um bocado exagerado... Como é que fixas a fonte? Paineis laterais? E as placas de expansão?

Passam dos 100€. São caixas High-End ;)

LanCool high-end? Deves estar todo baralhado :D
 
Última edição:
Um dos pontos negativos desta caixa é o local da fonte de alimentação ser em cima a chupar o ar quente da cpu ..... Nas caixas modernas de qualidade a fonte de alimentação é colocada em baixo no fundo da caixa e a ventoinha da mesma vai buscar o ar fresco no fundo pelos pequenos buracos de entrada de ar enquanto a ventoinha das traseiras da fonte expulsa o ar quente para fora.

Eu acho isso muito subjectivo. Isto porque os coolers que têm a ventoinha por cima a orientação do ar é de cima para baixo e a maioria das caixas para não dizer todas têm uma ventoinha no painel traseiro a remover ar da caixa. Os coolers tower ai a orientação da ventoinha deve ser da frente da caixa para trás. Com a velocidade do ar não vejo que a fonte vá apanhar assim tanto calor.

A vantagem de ter a fonte no fundo da caixa também varia um bocado. Se pensarmos que o pó é mais pesado do que o ar a tendencia é encontra-se no chão. Mesmo com um filtro (se a caixa tiver) acabas por ter muito mais pó a passar por dentro da fonte. Com o tempo a temperatura dentro da fonte vai aumentando.

A caixa é das mais baratas que testamos. Desta marca é seguramente a mais barata que aqui testamos.

A questão dos parafusos da board sinceramente acho puro exagero. Aquilo é para se fazer uma vez.

Se procuram uma caixa para montar e desmontar com frequência a opção nunca seria esta caixa. Eu pelo menos procurava uma em que desse para tirar o system tray da board. E na parte dos discos procurava uma com discos a 90º.
 
Eu acho isso muito subjectivo. Isto porque os coolers que têm a ventoinha por cima a orientação do ar é de cima para baixo e a maioria das caixas para não dizer todas têm uma ventoinha no painel traseiro a remover ar da caixa. Os coolers tower ai a orientação da ventoinha deve ser da frente da caixa para trás. Com a velocidade do ar não vejo que a fonte vá apanhar assim tanto calor.

A vantagem de ter a fonte no fundo da caixa também varia um bocado. Se pensarmos que o pó é mais pesado do que o ar a tendencia é encontra-se no chão. Mesmo com um filtro (se a caixa tiver) acabas por ter muito mais pó a passar por dentro da fonte. Com o tempo a temperatura dentro da fonte vai aumentando.

A caixa é das mais baratas que testamos. Desta marca é seguramente a mais barata que aqui testamos.

A questão dos parafusos da board sinceramente acho puro exagero. Aquilo é para se fazer uma vez.

Se procuram uma caixa para montar e desmontar com frequência a opção nunca seria esta caixa. Eu pelo menos procurava uma em que desse para tirar o system tray da board. E na parte dos discos procurava uma com discos a 90º.
Visto as coisas por esse ponto de vista faz sentido. temos muitas opções no mercado e temos muita informação que nos entra na cabeça mas admito que muitas vezes não passa de marketting das marcas e pouco mais ;) Por causa do pó já não tenho a caixa no chão como tinha a antiga: Coloquei em cima de uma patreleira arrumando melhor as impressoras. na antiga caixa a ventoinha de 120 mm da fsu que ia buscar o ar fresco à caixa estava a muitos poucos CMs do cooler da cpu e era visivel colocando a mão junto à saida do ar da fsu nas traseiras que o ar estava bastante quente. Com a nova caixa e a nova posição da fsu o ar que sai pela fsu está visilvamente muito mais fresco do que antes.

Antes na antiga caixa o cooler da cpu era dos tais que tinha a fan virada para baixo dele, agora é um tipo torre com a fan colocada como tu disseste.
 
Visto as coisas por esse ponto de vista faz sentido. temos muitas opções no mercado e temos muita informação que nos entra na cabeça mas admito que muitas vezes não passa de marketting das marcas e pouco mais ;) Por causa do pó já não tenho a caixa no chão como tinha a antiga: Coloquei em cima de uma patreleira arrumando melhor as impressoras. na antiga caixa a ventoinha de 120 mm da fsu que ia buscar o ar fresco à caixa estava a muitos poucos CMs do cooler da cpu e era visivel colocando a mão junto à saida do ar da fsu nas traseiras que o ar estava bastante quente. Com a nova caixa e a nova posição da fsu o ar que sai pela fsu está visilvamente muito mais fresco do que antes.

Antes na antiga caixa o cooler da cpu era dos tais que tinha a fan virada para baixo dele, agora é um tipo torre com a fan colocada como tu disseste.

No tempo dos Pentium 3 e AMD Duron e os outros que já nem me lembro a fan puxava ar no sentido do CPU para cima. Agora isso não acontece.
Sentes o ar quente porque a fonte gera calor. Se já viste alguma fonte por dentro vês como são enormes os dissipadores (normalmente em alumínio com a justificação de que apesar do cobre transferir melhor o calor tem mais dificuldade em o libertar. O alumínio não é tão bom no primeiro aspecto mas é melhor no segundo. Isso explica porque a Zalman por exemplo nos coolers usou muita vez alumínio e cobre. Vê aqui um exemplo: http://www.zalman.co.kr/ENG/product/Product_Read.asp?idx=314

Nas fontes e já que falamos delas também vale a pena pensar nisto: http://www.pcpower.com/technology/myths/

A PCPower & Cooling não usa ventoinhas de 120mm no fundo da fonte. Mantem a fonte na traseira que em altura é bem menor do que 120. A justificação está no link anterior:

Most low-noise ATX power supplies today utilize a top-mounted 120mm fan rather than a rear-mounted 80mm fan. The 120's favorable reputation is based on the fact that under low to medium load conditions, the 120mm fan provides sufficient cooling at low RPM and low RPM fans are generally very quiet.

However, problems occur with this design when the load exceeds 50%-60%. Because the 120mm fan consumes about 1.5" of vertical space inside the PSU, heat sinks, capacitors, and other components are about 30% smaller in height compared to a PSU with a rear-mounted fan. The smaller parts can handle less current, so the maximum power available with the 120mm design is limited. And, because the heat sinks have less surface area, more air flow is needed with this design to keep the thermal situation under control. With 80%-100% load, the 120's fan speed can double and the noise level can jump by up to 20dB.

In conclusion, for systems that require more than 50% of the power supply's capacity, a well-engineered PSU with a rear-mounted 80mm fan will provide superior performance and reliability (due to larger components) at a noise level comparable to a PSU equipped with a 120mm fan.

Podes ver uma que testamos aqui: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=451085

Mas tudo isto é off-topic. As fontes no fundo não vejo assim tanta vantagem. É uma moda e fica muito giro mas tenho as maiores dúvidas se a preferia ai.

Outro ponto que me tinha esquecido de responder tem a haver com o backplate ter um buraco para mudar o cooler. A ZWAME tem uma caixa com isso: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=391999 o mas não funciona em todas as boards. Se não me engano na altura a board era uma com chipset X58.
Seria necessário as boards terem o CPU sempre no mesmo local para que os fabricantes pudessem encontrar uma solução perfeita.
 
Ok. já percebi que o buraco rectangulart não funciona em todas as boards, na minha, ver meu sistema, funcionou bem mas se mudar de board se calhar ai já é possível não funcionar.
No caso da fsu admito que as minhas ideias iniciais já não tem tanta lógica. guie-me pela temperatura do ar que sai da fsu mas já admito poder estar em erro. creio que a leitura de muitas review e testes, nem sempre bem feitos, na Net podem ter influenciado o meu pensamento.

Vi o preço desta caixa testada pela Zwame e realmente tem um excelente preço pela qualidade dos acabamentos nas imagens. ;) Esperava um preço um pouco mais elevado.
 
Outro ponto que me tinha esquecido de responder tem a haver com o backplate ter um buraco para mudar o cooler. A ZWAME tem uma caixa com isso: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=391999 o mas não funciona em todas as boards. Se não me engano na altura a board era uma com chipset X58.
Seria necessário as boards terem o CPU sempre no mesmo local para que os fabricantes pudessem encontrar uma solução perfeita.

Confirmo que em boards AM3 tem que a retirar na mesma para instalar certos coolers, porque o buraco apenas cobre parte do backplate.
 
Back
Topo