Análise Western Digital Caviar Black 500GB raid 0 vs single

Dyk

I quit My Job for Folding
Boas noites a todos.

Decidi lançar-me nas reviews da Zwame já que adquiri recentemente 3 discos iguais da WD caviar black 500GB e como tenho dois deles em raid 0 e um para dados, decidi fazer uns testes para quem quiser tirar algumas duvidas dos discos!


westerndigitallogo.jpg


Características básicas do disco:

WD Caviar Black drives combine a high performance electronics architecture with a rock solid mechanical architecture to deliver the perfect storage solution for your fully-loaded PC or maxed out gaming machine. Cool drive operation, no-touch head technology, and leading-edge vibration protection ensure enhanced reliability and sustained data throughput. And we back it all up with a 5-year limited warranty.

High Performance Electronics Architecture
# Dual processor - Twice the processing power to maximize performance.
# 32 MB cache - Bigger, faster cache means faster performance.
Rock Solid Mechanical Architecture
# StableTracT - The motor shaft is secured at both ends to reduce system-induced vibration and stabilize platters for accurate tracking, during read and write operations.
# NoTouchT ramp load technology - The recording head never touches the disk media ensuring significantly less wear to the recording head and media as well as better drive protection in transit.
5 Year Limited Warranty
Massive Capacity - WD Caviar Black SATA drives are available in capacities up to 1 TB.
Compatible - We perform tests on hundreds of systems and a multitude of platforms in our FIT LabT and Mobile Compatibility Lab to give our customers confidence that our drives will work in their systems.

How this WD hard drive protects your data

* Data LifeguardT is an exclusive set of data protection features, including shock protection, an environmental protection system and real-time embedded error detection and repair. WD's Data Lifeguard technology automatically finds, isolates, and repairs problems that may develop over the life of a hard drive.
* Data Lifeguard ToolsT are software utilities designed for WD hard drives that work with the embedded Data Lifeguard features to make hard drive installation,diagnostics and repair both simple and worry-free. (Download Data Lifeguard Tools)
* ShockGuardT instantaneously protects the hard drive against damage from bumps and vibrations while it is running. This technology enables WD Caviar drives to achieve industry-leading shock specifications.

Ideal For:
Power computing applications such as multimedia, video and photo editing, and maxed out gaming computers.

Página Oficial do produto aqui.

Agora duas pequenas fotos do 3º disco, visto serem todos iguais:

wdcaviarblack.jpg


pa290009.jpg


wd3.jpg


Nota para esta segunda foto, na placa não tem qualquer componente electrónico na face, uma vantagem que evita uma uma potencial avaria causada pelo pó com humidade!

Passamos aos testes:

Sistema usado (my System):

Sistema operativo: Windows Vista X64 Ultimate
Thermaltake M5
OCZ Modxstream-Pro 600W
Maximus II Formula
Intel Core 2 Quad Q9550
Corsair Dominator PC8500 2x2GB
Asus EAH4890
2 WD caviar Black 500GB raid 0 & 1 WD Caviar Black 500GB
semttulowg.jpg


1ª parte: RAID 0

PCmark 2005
raid0pcmark.jpg


HD Tach
raid0.jpg


HD tune
raid0hdtune.jpg



2ª parte: Single

PCmark 2005
pcmarksingle.jpg


HD Tach
wdblacksingle.jpg


HD Tune
caviarblacksingle.jpg


Temperaturas: em idle os discos estiveram na casa dos 32ºC e em load apenas subiram 1/2ºC

Ruído: Verifiquei que os discos são extremamente silenciosos, provavelmente os mais silenciosos que já tive pois o nível de som produzido por eles fica completamente abafado pela fan da HD4890!


Conclusões finais dos caviar black:

Pontos positivos do raid 0/Caviar Black:
Melhoria significativa da performance geral do sistema,
Ruídos extremamente baixos,
Temperaturas baixas, não comprometendo as temperaturas de outros componentes,
Preço atractivo,
Garantia 5 anos,
Qualidade e fiabilidade Western Digital,
Maior capacidade.
Ausência de componentes na superfície do PCB do disco, evitando problemas maiores de pó acumulado nos mesmos!

Pontos negativos do raid 0/Caviar Black:
Consumo maior que um único disco,
Parecem ser ligeiramente mais lentos que os Samsung F3,
Impossibilidade de competir com os SSD,
No caso de falha física em um dos discos perdem-se todos os dados.


Observação final:
Muitas pessoas tem duvidas sobre as melhoras na velocidade que o raid 0 trás, a minha opinião pessoal é que realmente compensa! Claramente sinto uma maior velocidade em abrir pastas, na descompressão, em carregamentos de jogos aplicações e por ai fora!
Espero ter ajudado alguém com a pequena review e se tiverem alguma sugestão de mais algum teste/benchmark é só dizer ;)
cumps
 
Última edição:
Boa review. Esse ponto negativo da possibilidade de perda total dos dados em caso de avaria de um dos discos: Isso é igual em todos os RAID 0, quem faz o raid já sabe o que pode acontecer mas para um sistema destinado a jogar e demais coisas como ver filmes e processamento de video o Raid compensa bem os riscos. Eu já tenho raid 0 de dois WD desde à cerca de 3 anos sem problemas.
 
Boa review. Esse ponto negativo da possibilidade de perda total dos dados em caso de avaria de um dos discos: Isso é igual em todos os RAID 0, quem faz o raid já sabe o que pode acontecer mas para um sistema destinado a jogar e demais coisas como ver filmes e processamento de video o Raid compensa bem os riscos. Eu já tenho raid 0 de dois WD desde à cerca de 3 anos sem problemas.
Obrigado, mas eu também meti aquele ponto negativo para ninguém pensar que um raid com estes WD não tinham esse pequeno pormenor :p
Mas pronto acho que a WD tem uma grande fiabilidade e problemas são um bocado raros nessa marca :)
 
As fotos do disco não ficaram nada boas pois foi tirado do telemóvel :p mas não tem anda de outro mundo e podem sempre ver mais na pagina do fabricante!
Se alguem quiser dar mais alguma sugestão de mais algum teste fique a vontade e também tenho um samsung F1 por isso posso disponibilizar uma pequena comparação de 1 vs o WD
 
Sim no raid tenho a cache activa, o user "rav3n" ensinou-me e nota-se uma diferença no desempenho :p
A minha MB tem o ICH10R, o mesmo usado na tua acho eu

O que é isso de activar a cache? Os 32 megas dos discos já não vem activos? É que em pp amanha vou comprar 2 de 750 ou de 1 tera para fazer RAID 0.
 
Acho que esta bem conseguida esta review e bem referido nao conseguesem ser tao rapidos como os F3 porque esses competem com os SSD e so perdem com alguns em tempo de acesso.... a cache e activada em funcao da board que pode ter ICH10R a minha por acaso ja tras uma Gigabyte MA790X-UD4 e pa semana vou por 2x Samsung Spinpoit F3 500Gb em Raid0... depois se quiserem posso postar resultados...
 
O que é isso de activar a cache? Os 32 megas dos discos já não vem activos? É que em pp amanha vou comprar 2 de 750 ou de 1 tera para fazer RAID 0.
Tens aqui uma explicação de como funciona o matrix storage que é o programa instalado que melhora a performance do raid!
Está em inglês mas facilmente podes ir ao google para fazer a tradução para PT se não entenderes ;)

Acho que esta bem conseguida esta review e bem referido nao conseguesem ser tao rapidos como os F3 porque esses competem com os SSD e so perdem com alguns em tempo de acesso.... a cache e activada em funcao da board que pode ter ICH10R a minha por acaso ja tras uma Gigabyte MA790X-UD4 e pa semana vou por 2x Samsung Spinpoit F3 500Gb em Raid0... depois se quiserem posso postar resultados...
A verdade é que em velocidade nenhum disco mecânico consegue fazer farinha com os SSD, o tempo de acesso é muito importante acho que a melhor vantagem é mesmo ter mais capacidade!
Depois estes WD não perdem por muito face a esses samsung F3 e claramente WD tem tido ao longo dos anos melhor feedback em termos de fiabilidade que samsung, acho um facto muito importante a ter em conta na hora de pensar em fazer raid, isto e a garantia de 5 anos :p
cumps
 
Como faço isso? tenho o intel matrix storage instalado mas não vejo nenhuma opção.

EDIT: ok, é clicar sobre o raid em questão e activar cache de actualização posterior de volume?
No meu já esta activado, mas é aqui onde ta na foto, depois corre outra vez os testes para ver se não ficaram melhores :D
semttuloug.jpg
 
Back
Topo