[LER ANTES de PEDIR AJUDA] **IMPORTANTE**

Status
Fechado a novas mensagens.

WindWalker

Power Member
Olá,

Devido ao intenso movimento desta secção, e com vista a aumentar a qualidade e eficácia das respostas, os utilizadores deverão providenciar o máximo de informação sobre o seu sistema e os sintomas do problema, pois só assim poderão ser mais facilmente ajudados.

Quanto à primeira parte, sugere-se a utilização da funcionalidade 'My System' do fórum, ou seja, a indicação dos componentes de hardware do sistema, tal como o sistema operativo em utilização.

Para consultar a composição do sistema dum utilizador, basta clicar no texto My System debaixo do avatar do mesmo:

My_System.png


Nota: de momento, devido a uma transição do fórum, a função My System não está acessível por baixo do avatar do utilizador; para consulta desta informação deve-se clicar no nick do utilizador (num tópico, por exemplo) e escolher "Ver Perfil" para consultar essa informação.

Para preencher estes dados o utilizador deverá navegar até Perfil->Editar Perfil (clicar aqui) (o acesso ao Perfil situa-se na parte superior direita da página).

Deslizando um pouco a página até à caixa 'Outros Dados', existem vários campos para serem preenchidos:

My_System_nao_preenchido.png



O primeiro passo será mudar a resposta à questão
Deseja mostrar a outros membros as especificações do seu sistema? Por defeito a opção é (Não). Esta informação será mostrada num menu ao lado dos seus tópicos para que outros membros o possam ver. Adicione as especificações nos campos abaixo. Apenas os campos preenchidos serão mostrados.

de NO para YES, caso contrário os campos preenchidos não poderão ser visualizados pelos outros utilizadores.


Para identificar o CPU (processador) da máquina, recomenda-se o programa CPU-Z. Após descarga do programa, a janela que se abre - com o separador CPU activo - deverá ser semelhante a esta:

My_System_CPU.png


Neste caso o processador é um 'Intel Core 2 Duo E8200' a funcionar a 3.2GHz (overclock), mas devido às suas funções de poupança de energia (Intel SpeedStep, entre outras), apresenta uma frequência de apenas 2.4GHz.


No separador Mainboard é indicado o fabricante e modelo da motherboard (placa-mãe):

My_System_Mboard.png


Aqui a motherboard utilizada é da marca Asus, modelo P5Q Pro.


A identificação do fabricante/modelo das memórias pode ser feita recorrendo à embalagem das mesmas e/ou ao separador SPD do CPU-Z. Cada slot (#1, #2, #3, #4) corresponde a um encaixe existente na motherboard para colocar um módulo de memória. A informação SPD é única para cada módulo (difere, pelo menos, no Serial Number).

My_System_SPD1.png

My_System_SPD2.png


A quantidade de memória e sua situação de funcionamento (Single/Dual Channel, timings, frequência) podem ser vistas no separador Memory:

My_System_Memory.png


As memórias em utilização são 4 módulos de 2GB, com frequência máxima nominal - especificação do fabricante - de PC2-5300/DDR2-667. No entanto, pode verificar-se no separador Memory que as mesmas estão a funcionar como PC2-6400/DDR2-800 (400*2) em vez de DDR2-667 (333*2).

A correspondência entre a nomenclatura PC-/PC2- (PC- designa memórias DDR e PC2- memórias DDR2) e a nomenclatura DDR/DDR2 resume-se a um factor de aproximadamente 8. Os números mais comuns são:

PC(2)-3200 = DDR(2)-400
PC(2)-4200 = DDR(2)-533
PC(2)-5300 = DDR(2)-667
PC(2)-6400 = DDR(2)-800
PC(2)-8500 = DDR(2)-1066


Passando à identificação da placa gráfica, esta pode ser feita recorrendo ao programa GPU-Z:

My_System_GPU.png


A placa em questão é fabricada pela Gigabyte, o modelo é 8400GS e possui 256MB de memória GDDR2. Neste separador podem ser consultadas outras informações como a largura do barramento das memórias (64 bits), constituição e nome do GPU utilizado, versão dos drivers, frequências (MHz) do GPU/memórias, etc.


Para saber que discos rígidos constituem o sistema, pode ser utilizado o programa Everest Ultimate Edition (este tópico contém informações para obter uma licença gratuita e genuína da versão 4.60.1500). No programa, navegando pelo menu lateral esquerdo (Storage->Physical Drives ou, em Português, Armazenamento->Discos físicos), é mostrada a lista de discos detectados, bem como, por baixo daquela, a sua divisão em partições:

My_System_HDD.png


No meu caso tenho dois discos Seagate 500GB 7200.12 SP (modelo ST3500418AS) mas, como estão configurados em RAID1, aparece o nome do RAID. No entanto, pode ver-se que o disco externo de 250GB Seagate FreeAgent Go é detectado e o seu nome mostrado correctamente. Outra forma de saber que discos estão em utilização passa por pesquisar (Google) pelo model/part number impresso na etiqueta.


No caso da placa de som instalada, na maior parte dos computadores recentes esta vem embutida na motherboard (placa de som onboard), pelo que o seu fabricante e modelo podem ser facilmente consultados no manual da motherboard. No caso da Asus P5Q Pro, a placa de som onboard é da Realtek, modelo ALC1200. No entanto, se uma placa dedicada estiver instalada, pode novamente ser utilizado o Everest (Devices->PCI Devices ou Dispositivos de hardware->Dispositivos PCI):

My_System_Sound.png


A placa instalada é da Creative, modelo Sound Blaster X-Fi XtremeMusic, e o barramento utilizado é PCI (podia ser PCI-E se a placa tivesse esse tipo de conexão).


O reconhecimento da fonte de alimentação terá que ser feito ou por leitura da informação da respectiva embalagem ou consultando a etiqueta da mesma (o que implica abrir a caixa do computador). Um exemplo do que poderá constar na caixa/etiqueta é:

specs.jpg


a qual se refere a uma fonte fabricada pela Corsair, modelo TX850.

Por refrigeração entende-se os vários dissipadores de calor utilizados no CPU, motherboard, placa gráfica, discos rígidos, etc. Original e maioritariamente, os computadores vêm equipados com os dissipadores dos fabricantes (stock cooler nos processadores, por exemplo). No meu caso, utilizo um dissipador Scythe Ninja Plus no processador e um Zalman VF700-Cu na placa gráfica. A designação fanless significa que o dissipador é utilizado sem ventoinha ou com a ventoinha desligada.


Normalmente não existem grandes dúvidas em relação ao sistema operativo utilizado, o qual é maioritamente Windows. Existem outros sistemas operativos como Linux, MacOS, etc. Para verificar a versão do Windows instalada, clicar com o lado direito do rato no ícone 'O meu computador'/'Computador' (Ambiente de Trabalho/Menu Iniciar) e escolher Propriedades:

My_System_SO.png


Aqui o sistema operativo utilizado é o Microsoft Windows Vista Business 64-bit.


Fim do preenchimento dos campos:

My_System_preenchido.png



Para finalizar, basta clicar no botão Gravar Alterações no final da página.


Outras informações relevantes para a resolução do problemas são os valores de temperatura do sistema e, com menor relevância - devido à (in)exactidão dos sensores e erros de leitura - as tensões ("voltagens") da fonte de alimentação/pilha da motherboard. Para consulta destes valores pode ser utilizado o programa HWMonitor, também da CPUID. Também o Everest pode ser utilizado para visualizar o mesmo tipo de valores mostrados pelo HWMonitor (em Computer->Sensor ou Computador->Sensor). Outros programas que podem ser utilizados são o Core Temp e Real Temp (processador) e o SpeedFan. O separador Sensors do GPU-Z também pode ter, consoante a placa gráfica instalada, mais ou menos informação relevante (temperaturas, rotações da ventoinha).

Seguem-se exemplos de valores mostrados pelo HWMonitor e Everest:

My_System_HWMonitor.png


My_System_Everest_Sensor.png


Como se pode observar, a utilidade do HWMonitor reside na possibilidade de registar valores mínimos e máximos, bem como na visualização dos valores actuais. Pode servir, por exemplo, para correr um teste intensivo de stress como o Intelburntest (CPU), Furmark (placa gráfica) ou mesmo um jogo e dar uma noção dos valores atingidos; também pode servir para detectar componentes em sobreaquecimento mesmo que o computador não esteja 'a fazer nada' (idle).

Estas imagens deverão ser anexadas à mensagem, na exposição da dúvida. Em caso de dúvida de como o fazer, consultar este tópico.
 
Última edição:
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo