Análise Gigabyte Superb 720W

M@ster

Power Member
Autor: Vítor Antunes (M@ster)
Produto: Gigabyte Superb 720W
Data : 12-10-09



logo_gigabyte.jpg


ZWAME Análise



logopretord8.jpg



Voltagens
specs1.jpg



FOTOS

Caixa
DSC_0096.jpg


DSC_0097.jpg
DSC_0099.jpg


DSC_0100.jpg


0001.gif
0002.gif
DSC_0103.jpg
DSC_0105.jpg


Fonte

DSC_0107.jpg


DSC_0106.jpg


DSC_0108.jpg


DSC_0109.jpg


DSC_0112.jpg


Características
  • Suporta ATX12V v2.2 standard e ATX12V 2,01
  • Ultra-quiet, ventoinha de 120 milímetros com rolamentos de dupla fila de esferas, proporciona um excelente fluxo de ar.
  • 80% + de eficiência energética em 20%, 50% e 100% em carga.
  • Menos calor e menor factura energética.
  • Universal AC input 90 ~ 264V detecta automaticamente a voltagem correcta
  • 3 Rails de +12 V num total 54A, oferece máxima compatibilidade com os últimos componentes.
  • Condensadores Japoneses de alta qualidade proporcionam excelente desempenho e confiabilidade.
  • Dimensões da ODIN 1200 Pro - 150 x 140 x 86 mm (W x L x H)
  • Certificação NVIDIA SLI ™-ready.
Particularidades
Part.jpg


Conectores
Connectors.png


Hardware utilizado

Motherboard: GIGABYTE P55-UD5
Placa Gráfica: GIGABYTE GTX260 OC
CPU: Core i5 750
Disco Rígido: SAMSUNG SPINPOINT F1 1TB SATA2 32MB CACHE HD103UJ
Memórias: CORSAIR Dominator GT TR3X6G1866C7GTF
Fonte de alimentação: Gigabyte Superb 720W
Cooler: Noctua NH-U12P
Caixa: Gigabyte 3DMars


TESTES

CPU Default

Def1.jpg



CPU OC

OC1.jpg



CONCLUSÃO

A Gigabyte apresenta a Fonte de alimentação Superb 720W.
Com um preço a rondar os €80 a €90
, pretende com esta série, ganhar espaço na
gama média de fontes de alimentação, já que a série ODIN é a sua topo de gama.

Apesar de ter umas especificações bastante agradáveis, parece-me que fica um pouco à quem do esperado
no que toca à linha de 12V, apesar de estar dentro dos parâmetros aceitáveis para as fontes de alimentação, +- 0,5V.

Este exemplar foi testado no sistema acima referenciado, para testes usámos
duas consolas de folding, uma dedicada ao CPU e a outra à placa gráfica,
usámos ainda o OCCT a correr em looping.

Podemos constatar que todas voltagens estavam acima das respectivas referencias, em idle e load,
exceptuando as de 12V que apenas estiveram acima dos 12V quando em idle.

D
aqui podemos concluir, que as diferenças são muito poucas estando em load ou em idle nas linhas de 5,0 e 3,3
mas que as linhas de 12V sentem bem a carga, digamos que não é uma fonte que se recomende se fizermos OC, mas
para uma máquina de trabalho, e jogos dá bem conta do recado.






Agradecimento

A ZWAME agradece à GIGABYTE pela disponibilidade do material para teste.

Se gostou desta análise pode ver mais aqui.

Copyright © Zwame, Lda 2009. Reprodução proibida sem autorização prévia.​
 
Última edição:
Boa review, já tive para comprar uma dessas e os valores medidos dos amperes na linha dos 12V não estão assim tão maus, já tive piores com uma TX-650 :-D
Tem qualidade a fonte :P
Já agora tenho uma duvida, como são medidos esses valores?
 
Última edição:
Da mesma maneira.
Sim eu sei mas onde é ligado o fio preto e vermelho do multímetro à fonte?
É que no molex só consigo medir os 12V e 5V e os outros estão ligados na MB e não posso tirar pra medir
cap8-3_html_3b469061.png
 
Última edição:
Boa Review. É pena a fonte não ser modular o que muito ajuda a manter a caixa do pc livre de cabos que não sáo usados. Também é pena a ausência de uma ligação para ventoinhas.
 
Já fui um pouco atrasado mas aqui fica também ;)

12.jpg


Eu meço na ficha de 24 pinos mas com as duas ponteiras na mesma ficha, uma no fio preto (Ground -> Terra) e o outro
no fio Laranja, Vermelho ou Amarelo, ou seja +3.3V, +5.0 e 12.0V respectivamente.
 
Última edição:
Isso parece um bocado arriscado de medir, acho que vou desistir da ideia :D
Já agora não se pode confiar nas medições do "EVEREST"?
 
Não é nada arriscado. Eu próprio já medi as voltagens assim ;)
E sempre são mais fiáveis que as medições do "EVEREST"
Pois é amigo, mas no meu eu andei de multímetro agora a dias e andei a medir apenas as linhas de 12V e a de 5V e o que aparecia no multímetro era exactamente os valores do everest, tanto em idle como em load, eu até fiquei :wow:
 
Pois é amigo, mas no meu eu andei de multímetro agora a dias e andei a medir apenas as linhas de 12V e a de 5V e o que aparecia no multímetro era exactamente os valores do everest, tanto em idle como em load, eu até fiquei :wow:

mas estão dentro da spec?
em todo o caso tens sorte de a tua MB medir bem as linhas. Aliás isso depende mais da MB e sensores que outra coisa. A minha fonte ja passou por varias MB's e todas elas apresentavam leituras diferentes.

por acaso nunca tive curiosidade de medir com multimetro, mas se andarem abaixo da spec entao a arkangel tá mesmo boa é para fazer aquelas coisas que o joe berardo diz :D
 
Custumo usar uma molex para +12V e +5V
Foi ai que medi, agora vou tentar ver a linha dos 3V a ver se varia muito em load :007:

mas estão dentro da spec?
em todo o caso tens sorte de a tua MB medir bem as linhas. Aliás isso depende mais da MB e sensores que outra coisa. A minha fonte ja passou por varias MB's e todas elas apresentavam leituras diferentes.

por acaso nunca tive curiosidade de medir com multimetro, mas se andarem abaixo da spec entao a arkangel tá mesmo boa é para fazer aquelas coisas que o joe berardo diz :D
sim, os valores acho que tão bons! na linha dos 12 V medi 12.32 V em idle e load (ou a jogar) 12,26V, a dos 5V inexplicavelmente sobre de 5,04V para 5.05V a jogar tanto no multímetro como no everest
 
Back
Topo