Análise Zotac ION N330 (A séries)

JPgod

Moderador
Staff
Autores: João Godinho (JPgod)
Produto: Zotac ION N330
Data : 18-10-2009



ZWAME Análise


Descrição

Depois da review do Fiono 330, trazemos agora uma board mini-ITX fabricada pela Zotac baseado no mesmo chipset Nvidia ION e com um Atom 330 integrado.

Especificações

  • CPU: Intel Atom N330 Dual Core @ 1.6 ghz (2x 512 L2 cache, 533 FSB, 8 watts TDP)
  • Processo de Fabrico CPU: 45 nm,
  • Tamanho do core: 26 mm^2 por die, 52 mm^2 total
  • Nº de transistores: 47 milhões por die, 94 milhões no total.
  • Hyperthreading: Sim, 2 threads por core, total de 4 threads
  • Chipset: Nvidia ION MCP79
  • Processo de Fabrico chipset: TSMC 65 nm
  • IGP integrado: Nvidia 9400m (DirectX 10.0)
  • Shaders: 16 unificados
  • Clocks: 450/1100 (core/shader)
  • Codecs de vídeos suportados: H.264 - VC-1 - MPEG2
  • Memória: 2x DIMM DDRII até 800 mhz e até 4 GB
  • Armazenamento interno: 3 portas SATA 2.
  • USBs: 6 no backIO mais 2 headers internos, suportando mais 4 portas adicionais
  • Firewire: não
  • e-SATA: 1 porta
  • Portas de vídeo: DVI-I, VGA e HDMI (com som)
  • Portas de audio: Mic, Audio out e optical out.
  • LAN: ...
  • Wireless: Sim, B/G/N by Azurewave (mini pci-e)
  • Alimentação: DC 12V (transformador AC-DC de 90w incluído, 19V)
  • Arrefecimento: 1 ventoinha de 60 mm, por cima do dissipador do CPU e chipset.
  • Dimensões físicas: 170 x 170 mm
  • Peso: não especificado
  • Preço: tba
Links

Página Oficial
Site Oficial Nvidia ION

Fotografias

As fotografias estão em thumbnail, cliquem para tamanho grande (1280).

1 - Começando pela embalagem do produto. Trata-se de uma embalagem pequena, dado ser uma motherboard de pequenas dimensões, com grafismo nas cores típicas da Zotac, laranja e preto

2 - Parte de tráz da caixa, com várias especificações e características desta board e do chipset.


3 - O blunde incluído. Um cabo adaptador com 3 fichas SATA, alimentando até 3 discos/unidades ópticas, 3 cabos SATA laranjas, uma ventoinha de 60 mm, Ac adapter, I/O shield, CD com drivers e guia rápido. Falta ainda a antena do Wi-Fi que neste sample não foi enviado. Trata-se de uma sample que anda a rodar para reviews.

4 - Foto geral da board. A destacar aqui o grande dissipador para o chipset e CPU, 2 slots para memória, logo temos dual channel, 3 portas SATA e ao pé destas o módulo Wi-Fi


5 - Outra vista. Notar a ficha molex para ligar o adaptador para 3 fichas SATA junto do dissipador.

6 - backIO, com 6 USB's, 1 PS2 para teclado, saída HDMI, saída de audio SPDIF e óptica, VGA e DVI-I, e-SATA, 3 jacks de audio analógico, ligação para a antena do Wi-Fi e ficha de energia do adaptador AC.


7 - Detalhe da placa Wi-Fi, que suporta a norma N, das 3 fichas SATA e a bateria, colocada na vertical para poupar espaço. Mais à esquerda, vê-se o cabo de corrente e o respectivo circuito DC-DC, que tem alguma complexidade.

8 - Vista do outro lado, onde podemos ver novamente a molex para ligar as unidades ópticas. Só esta presente no modelo com alimentação externa.


9 - Parte de tráz do PCB, onde podemos ver que o dissipador é preso por parafusos e não molas.

10 - Foto da board sem o dissipador.


11 - Detalhe do chipset e CPU. Não sabemos se a massa térmica aplicada no gpu é de origem, por ser um sample que anda a rodar para análises. O CPU não tem pasta térmica, mas sim uma almofada térmica semelhante ao que se usa em memórias e mosfets. Isso explica um pouco as más temperaturas que o CPU atinge, mas as 2 dies são tão pequenas e dado a enorme dimensão do dissipador, com massa térmica poderá ter problemas de aderência.

12 - Pormenor do CPU. Uma moeda de 1 cêntimo parece gigante perto de 2 dies tão pequenas.


13 - Montagem da board. Vai ser utilizada uma Caixa NOX Itx Fantastic, na qual será analisada em separado em breve. Esta caixa trás fonte de alimentação, mas que não é necessária nesta board, logo o brick AC-DC foi colocado dentro da caixa para aproveitamento de espaço, embora ele aqueça um pouco ali, alem disso ficou preso com fita adesiva.

14 - Outra vista. Será utilizado um disco de 160 GB 5400 RPM e 4 GB DDR2 800 mhz Kingston. A ventoinha será utilizada com redutor de voltagem para 7v.


15 - Caixa fechada, vista lateral.

16 - Caixa fechada, vista frontal. Não será utilizada unidade óptica interna, mas sim uma externa.


17 - Vista traseira. Notar como é feito a ligação de energia, aproveitando as aberturas da fonte de origem da caixa. Não é a caixa ideal para esta Zotac em particular devido ao pagarem por material que não vão utilizar (fonte), mas serve bem para o propósito. A Zotac é melhor para caixas de menores dimensões que esta, que obriguem o uso de boards com brick AC-DC ou então para os adeptos do modding.

18 - Foto do sistema a funcionar, com um gravador de DVD slim.


 
Última edição:

1ª parte

Primeiro vamos abordar alguns aspectos importantes deste sistema.

CPU-Z

cpu-z.png


cpu-z-oc.png


CPU-Z deste sistema. De notar que o CPU não reduz os clocks em idle. O Atom 330 não tem suporte EIST.

Abaixo em overclock. 2000 mhz (166x12) e a vcore defaut, um valor impressionante. As memórias manteve-se a 800, visto que não se consegue abaixar os timmings e esta frequência é mais que suficiente para o reduzido bus.

GPU-Z

gpu-z.png


gpu-z-oc.png


GPU-Z, embora não suporte totalmente este chipset. Detecta entretanto os clocks, embora o clock das memórias está errado. Notar que o GPU em idle abaixa para 200 mhz, reduzindo assim o consumo e aquecimento.

Abaixo em overclock, 550/1400 com um ligeiro overvolt.

HD tach

hdtach-hdd.png

hdtach-usb.png


Tudo normal no HDtune. As quebras são devido ao facto do disco ser de sistema. Por ser tratar de disco 2,5" 5400 rpm não dá para ver até onde pode ir a performance da controladora SATA do chipset. Já a performance de USB é boa, estando limitado pela capacidade da pen drive.

HD tune

hdtune.png


No HDtune também os mesmos resultados do HDtach. Não se testou a pen, visto que dá erro.

Windows 7 index

index.png


Como é de prever o CPU tem o pior score, embora os scores de GPU sejam aceitáveis. Curiosamente o disco teve a melhor pontuação.

Windows 7 Medidor de recursos

resource.png


No medidor de recursos, onde podemos ver 1025 MB reservados pelo hardware, embora tenha 512 MB reservado pro chipset. Tal se deve por limitação do CPU, que não é capaz de endereçar 4 Gb, apesar do suporte 64 bits. Relembrar que os Atom Originais estão emparelhado com variantes do chipset Intel 945 que apenas suporta 2 GB, daí que a Intel reduziu a capacidade de endereçamento. O ideal é instalarem um SO de 32 bits, que consome menos memória, embora 3 GB chega e sobra para um media center, até 2 GB é suficiente.

CUDA

Dado o suporte ao CUDA, fez-se pequenos testes utilizando o badaboom, software para converter vídeos para vários dispositivos de uma forma simples e fácil e o Cyberlink power Director, poderoso software para edição de vídeos.

Começando pelo Badaboom, onde se converteu vídeos para iPhone:

badaboom1.jpg


badaboom2.jpg


Quase 26 fps de média, o que é bem aceitável para o sistema em questão. Se fosse CPU de certeza seria bem mais lento. Infelizmente não tem como desactivar no software a opção de usar o GPU.

Abaixo, temos o BOINC Managar com o projecto SETI@HOME, que tem aplicação CUDA. Esta processa o mesmo tipo de workunit que a aplicação CPU, ou seja a mesma Work Unit (WU) pode ser enviada para um computador com placa nvidia e ser processada por tal e também para outro computador e ser processada pelo CPU (isso é feito para redundância de modo a garantir o mesmo resultado). Como as WU's são semelhantes, o tempo de execução não difere muito, embora seja preciso acumular dezenas de WU's para tirar um veredicto. Onde tiver (cuda) em "Application", são as WU's processadas pelo GPU.

seti.png


Com um bom conjunto de WU's já processadas, temos então as WU's a serem processada pelo CPU, cujo tempo pode ir até as 30 horas, mas as que são processadas pelo GPU demoram entre 1:30 e 2:15, um tempo drasticamente inferior ao CPU. Mesmo considerando que o CPU processa 4 WU's em paralelo, é mais lento que o GPU.

Reprodução de Filmes HD

Este sistema é concebido a pensar para utilização como Media Center, portanto não poderia faltar testes dedicados em relação a capacidade de lidar com filmes em alta definição.

No que toca aos métodos de teste, foi utilizado o software Média Player Classic - Home Cinema x64 v1.2.908.0 e foi utilizado 2 modos de vídeo output: EVR e VRM9. O modo EVR tira partido das capacidades de aceleração de VC-1,MPEG2 e H/X.264/AVC presente nas modernas placas gráficas. Esse modo só funciona em Windows Vista e Windows 7.

No que toca a medição de performance, registou-se quanto tempo de CPU foi usado para reproduzir totalmente os vídeos, pelo Task Manager.

Para comparar, utilizou-se a review do FIONO e os resultados em overclock, com GPU a 2000 mhz (166x12) e GU a 550/1400 vs os 450/1100 defaut

mkv-1080.png

Este teste foi feito com um demo sobre o HD-DVD em formato MKV 1920X1080P com 121 segundos, utilizando o codec VC-1 e áudio AC3 2.0 640 kbps.

mkv-720.png

Este teste foi feito com um demo do RedAlert 3 em formato MKV 1280x720p com 149 segundos, utilizando o codec H.264 e áudio aac 2.0.

Veredicto MKV

Curiosamente em VMR9 a performance foi inferior ao Fiono, já em EVR ganha a 720p, mas perde a 1080p. Em overclock os tempos diminuem, especialmente em VMR9.

Em modo VMR9 o vídeo 1080p corre muito lento, já a 720p em overclock fica fluido, embora em defaut já engasga um pouco, já em EVR todos os vídeos correm perfeitamente fluídos.

mov-1080.png

Este teste foi feito com um trailer do filme "timecrimes" em formato HDMOV 1920X1056P com 98s segundos, utilizando o codec H.264 e áudio AAC 2.0 96kbps.

mov-720.png

Este teste foi feito com um trailer do filme "timecrimes" em formato HDMOV 1280x668p com 98s segundos, utilizando o codec H.264 e áudio AAC 2.0 96kbps.

Veredicto MOV

Em modo VMR9 o Fiono volta a ganhar, mas em EVR a Zotac foi mais rápida, provavelmente fruto do dual-channel. Em overclock os resultados melhoram bastante também. No que toca a fluidez, o mesmo que MKV, 1080p tem péssima performance em VMR9, 720p fica no limite. Em modo EVR fica totalmente fluido.

XBMC

testes para breve

 
Última edição:
2ª Parte

Nesta 2ª parte, vamos correr alguns benchmarks e comparar com a review da Fiono 330 bem como em overclock.

cinebench2003-1.png


cinebench2003-2.png


Benchmark do software de rendering gráfico Cinema 4D. O sistema Zotac teve melhor performance, talvez fruto do dual-channel e a destacar o aumento da performance em SMT, próximo de 3x mais rápido, o que é muito bom. O HT faz deste CPU quase parecer um triple-core nativo sem HT. Não é de estranhar a grande eficiência do HT, por ser uma arquitectura "in-order", faz-se haja partes do pipeline ociosas, onde o HT entra para o ocupar. Em overclock os resultados foram muito bons.

cinebenchr10-1.png


cinebenchr10-2.png


Versão mais avançada que o 2003, logo também mais pesado. Aqui é o Fiono a ser um pouco mais rápido, menos em openGL, onde o dual-channel é uma precisa ajuda para o GPU. Em overclock a performance dispara.

wprime.png


No wprime, que calcula a raiz quadrada dos primeiros 32 milhões de inteiros. O Fiono volta a ganhar por pouco, mas em overclock as coisas mudam de figura.

winrar.png


No winrar 3.9 64 bits, o dual-channel provou ser uma mais valia e o Zotac já de destaca. Em overclock temos um grande aumento também.

7zip-1.png


Resultado em tudo equivalente ao winrar, especialmente em SMP, onde o Zotac destaca-se do Fiono.

7zip-2.png


Já n descompressão pouca diferença, embora a favor do Zotac. Já em overclock quase 25% de aumento, batendo nos 40 MB/s

crystalmark-1.png


O crystalmark corre uma série de benchmarks de CPU, memória, disco e openGL. No teste de disco, o fiono ficou um pouco a frente, embora também tenha um disco de 2,5" 160 gb 5400 rpm, embora seja um Samsung.
Destacar o teste de memória onde o Zotac bate largamente o Fiono, embora no restante a diferença seja pequena. Já em overclock os resultados melhoram bastante, inclusive nas memórias, agora que há um bus de 667 mhz entre o chipset e o CPU.

crystalmark-2.png


Estes testes incidem sobre a gráfica. O Zotac bate em todos eles o Fiono, provando que o dual-channel beneficia mais o GPU do que o CPU. Curiosamente em overclock em OGL obteve pior resultado.

euler3D.png


Benchmark de computer fluid dynamics. Mais uma vez o Zotac bate o Fiono por uma margem pequena, e o overclock a tirar bastante tempo.

x264-1.png


No teste de encoding de vídeo 720p na primeira passagem (que faz análise ao vídeo), resultados semelhantes entre os 2 sistemas.

x264-2.png


Na 2ª passagem, onde é feito o encoding propriamente dito, daí a diferença em frames/s, resultado em tudo semelhante em pass 1.

lightmark.png


No Lightmark 2008, benchmark em openGL, onde o dual-channel se revelou uma ajuda preciosa ao chipset. Em overclock os resultados disparam, passando a barreira dos 30 fps a 1680x1050.

specview1.png


specview2.png


Nesta suite de benchmarks de conceituados programas de design gráfico e 3D, em modo 64 bits e a 1280x1024, mais uma vez o Zotac a bater o Fiono e em alguns testes por uma margem grande.

Everest Cache e Memory Benchmark

Tabela - Fiono
everestmen.png


Tabela - Zotac defaut
everestmen1.png


Tabela - Zotac overclock
everestmen2.png


Resumo dos dados acima em gráficos:

everest1.png


everest2.png


everest3.png


everest4.png


everest5.png


No que toca as memórias, naturalmente o Zotac tem maior largura de banda que o Fiono, embora pouca diferença, porque na verdade o dual-channel beneficia mais a gráfica do que a velocidade entre CPU e chipset, porque o bus e muito estreito (533 mhz), daí que com overclock para 667 fsb a largura de banda dispara apesar dar memórias continuarem a 800 mhz. Nas caches a performance foi semelhante, porque o dual-channel não tem influencia aqui, apenas a frequência do CPU, daí que a 2000 mhz as melhorias foram substanciais.

PCmark Vantage

Esta review estreia o uso do PCmark Vantage nas reviews ZWAME, logo não há comparação com o Fiono. Este benchmark faz uma série de testes genéricos, desde performance do CPU em vários campos à performance em jogos e disco.

pcmarkvantage1.png


pcmarkvantage2.png


Comparação apenas entre defaut e overclock. Bastantes ganhos, especialmente em Gamming, onde o overclock combinado GPU + CPU fez a performance disparar em cerca de 60%! Curiosamente até o benchmark de disco ficou mais rápido, talvez devido aos processamento intermédios.

 
Última edição:

3ª parte

A 3ª e ultima parte dedicados ao consumo, temperaturas e ruído.

Consumo

Infelizmente o teste de consumo não poderá ser feito. Tal deve-se a alguma incompatibilidade do transformador com o medidor de consumo que tenho e tem alem de oscilações, indica consumos demasiado baixos e impossíveis.

Temperaturas

Agora os testes de temperatura. Foi utilizado o Core Temp para ler a temperatura do processador e o GPU-Z para ler a temperatura do gpu/chipset. O computador foi instalado "ao ar livre" para melhor circulação de ar. A ventoinha foi ligada a 7V com um redutor para reduzir o ruído e mostrou-se suficiente. Alem disso, o transformador foi colocado dentro da caixa, o que pode prejudicar um pouco aquecimento, embora esteja bastante afastado do cooler.

  • ambiente: medida da temperatura ambiente com um termómetro externo.
  • idle: Sistema em repouso sem nada a correr.
  • MKV: Reprodução do vídeo "HD-DVD DEMO" em modo EVR com o MPC-HC.
  • Wprime 1T: Execução deste benchmark com 1 thread
  • Wprime 4T: Execução deste benchmark com 4 threads
  • OCCT: Executando o modo "linpack" para máximo stress no CPU.
  • FULL: OCCT + furmark, logo carga máxima no GPU e CPU.
temperatura-cpu.png


As temperaturas são algo assustadoras, mas parece que são normais para o Atom. Por ser cores pequenos e utilizar uma almofada térmica e não massa térmica de qualidade, tem estas temperaturas elevadas. Alem disso a caixa fechada sem ventilação adicional piora um pouco a situação.

temperatura-gpu.png


No que toca o GPU, que teve temperaturas inferiores. Notar o aquecimento ao reproduzir MKV e o pequeno aumento ao correr wprime e OCCT, não só do devido ao stress devido a circulação de dados entre CPU e memória, como a absorção do calor do CPU. Já a correr o furmark, houve maior aquecimento, como era de esperar.

Ruído

No que toca ao ruído, embora apenas tenha uma ventoinha, esta trabalha sempre na rotação máxima, o que pode ser um pouco incomodo num ambiente muito silencioso. Entretanto durante todos os testes a ventoinha esteve regulada a 7V, reduzindo bastante o nível de ruído.

Mas é possível reduzir ainda mais o ruído ou mesmo eliminá-lo. Podem sempre optar por uma ventoinha after market de baixo perfil, como o dissipador tem área suficiente para uma ventoinha de 80 mm, mas não tem como aparafusar, logo terão que utilizar outro método, como fita adesiva ou cola quente ou fita dupla face. Ou podem optar por deixar a caixa aberta e não utilizar qualquer ventoinha, trabalhando em passivo. Será verificado em breve se este sistema é capaz de trabalhar com caixa aberta e em passivo.

 
Última edição:
Conclusões

Destaco pela Positiva:

  • - IGP com excelente performance no que toca ao decode de filmes HD. Compensa a fraca velocidade do Atom
  • - Suporte para CUDA.
  • - O Atom se porta bem em multi threading, com aumentos de até 300% face a single thread. Alem disso é rápido o suficiente para correr o windows 7 64 bits de modo fluído e tarefas leves.
  • - Grande capacidade de overclock
  • - Saída HDMI, com som e de boa qualidade.
  • - Wireless integrado o que é sempre bem vindo, embora não foi possível testa-lo.
  • - Transformador AC-DC integrado, que é a solução mais eficiente no que toca ao consumo de energia, alem de permitir o uso de caixas muito pequenas.
  • - Boa construção, com condensadores sólidos.
  • - Bom cooling, com recurso de um grande dissipador e ventoinha low profile.
  • - Suporta até 3 drivers SATA, com cabo de energia para ligar as 3 unidades
  • - Saída e-SATA, excelente para um disco externo para armazenamento de média.
  • - BIOS completa e com algumas opções de overclock, o que não é algo propriamente esperado num sistema destes.
  • - Suporta dual-channel o que se mostrou uma mais valia para a performance do IGP.

Destaco pela Negativa:
  • - A ventoinha é um pouco ruidosa, embora bastante tolerável.
  • - O preço, sendo das plataformas ION mais caras, mas justificado pelo facto de ter wireless e fonte de alimentação integrada.
  • - O facto de mal ligar o transformador na board e o sistema arrancar logo.

Conclusão

Esta board mini-ITX Zotac é considerada a "rolls royce" das boards mini-ITX ION. Não é por acaso. Bastante completa, com wireless e fonte integrada, bastando juntar caixa, drivers, discos e memória. Com uma construção de topo e capacidade de overclock fantástica, que compensa bastante pelo facto de obter um enorme salto de performance. Por estes motivos e a capacidade "media center", esta board leva o selo de recomendação máxima ZWAME!

Classificação

zwame200.png


Agradecimentos

Copyright © Zwame, Lda 2009. Reprodução proibida sem autorização prévia.

 
Última edição:
bom trabalho ;)
gostei da review, foi pena ter faltado os consumos do bicho...

o facto de serem alocados 512MB de ram para a grafica também poderá sem um aspecto negativo, mas tambem é algo que poderia ser mais bem analisado com outro sistema operativo...
 
Duas coisas que gostava de saber se possivel JPgod.

Confirma-se que a mini pci-e wifi é a Azurewave AR5B91 (Atheros chip) ? Parece-me que é pelas fotos mas queria ter a certeza absoluta.

Por outro lado, queria saber se testaste a MB ligada por wireless e qual era a velocidade a que ela se ligava, pois embora seja draft-n isso, como vim a descobrir pode significar muita coisa :p

Interessa-me que a mesma se ligue a 300 Mbps (ok ou perto disso, a draft-N que tenho aqui no portatil liga-se apenas a 130 Mbps mesmo estando ao lado do router porque precisa de um dual-band router para chegar perto dos 300 Mbps), mas queria saber se a placa para isso precisa de um dual band router ou se um single band é suficiente.
Não consigo encontrar essa informação na internet, portanto queria ver se testaste/conseguias testar.

Obrigado.
 
bom trabalho ;)
gostei da review, foi pena ter faltado os consumos do bicho...

o facto de serem alocados 512MB de ram para a grafica também poderá sem um aspecto negativo, mas tambem é algo que poderia ser mais bem analisado com outro sistema operativo...

Eu tenho 512 MB alocados na bios, isso é ajustável. Deixei 512 por causa do CUDA (precisa de 256, mas deixei assim).

O estranho é ter 1025 alocados, mas pronto... Já a ASUS que o nemesis11 acontece o mesmo.

Sobre o wireless, o sample enviado não veio a antena antena, por isso não dá para testar.

segundo, não tenho router norma n.

A placa Wi-Fi é Azurewave AR5B91 sim, eu consigo ver bem na foto grande :p

http://img.zwame.pt/destr0yer/zotacion/DSC_4216.jpg
 
Última edição:
Eu tenho 512 MB alocados na bios, isso é ajustável. Deixei 512 por causa do CUDA (precisa de 256, mas deixei assim).

O estranho é ter 1025 alocados, mas pronto... Já a ASUS que o nemesis11 acontece o mesmo.

Sobre o wireless, o sample enviado não veio a antena antena, por isso não dá para testar.

segundo, não tenho router norma n.

A placa Wi-Fi é Azurewave AR5B91 sim, eu consigo ver bem na foto grande :p

http://img.zwame.pt/destr0yer/zotacion/DSC_4216.jpg

Ok obrigado pela confirmação.
Tenho de ver se consigo saber se a placa precisa ou nao de um router dual-band.
 
Back
Topo