Maya problemas de renderização

absinto1

Membro
Boas,

Então é o seguinte, eu sou bastante verde no maya, então arranjei um modelo em 3d e depois de esmiuçar a cabeça durante umas horas consegui pintar o objecto e anima-lo devidamente, o problema e o "rendering do maya" que eu penso que não é nada nada user friendly e é uma complicação pegada, talvez seja impossível arrumar um programa com tantas opções melhor que aquilo, mas pronto continuando...

Demorei algum tempo ate conseguir renderizar a minha animação em png, mas la consegui o único problema é que as cores que eu apliquei no objecto não foram aplicadas após a renderização!! :S

Bem, o extensão do ficheiro com o modelo em 3d era ".obj", e antes de animar apliquei a cor da seguinte maneira:
> Botao direito em cima do objecto
> paint > mesh
> e depois usei os brushes para pintar o objecto, dentro de "mesh" tenho duas opcoes ou pintar o objecto interior (bancos interior da carroçaria) ou pintar o objecto exterior (modelo usado veículo)

Agora não sei se o problema é da renderização, talvez falte desbloquear alguma opção de cor nas "opções de renderização" ou se o "paint" não e a opcao mais correcta pra aplicar cor.

Espero uma resposta brevemente,
desde já agradeço :)

Abraço
 
De Maya não sei nada, mas é um software poderosissimo e como tal dificilmente é um software de aperta o botão e tá feito.

Como disse, de maya não percebo nada, o qeu posso fazer é dar-te um link com um course inteiro de maya gratis. Que na minha opinião é o ideal para aprender a trabalhar com aplicações 3D.

aqui fica
http://www.3dbuzz.com/vbforum/sv_home.php

ja agora procura aqui tambem, pois estão aqui bastantes tutoriais.
http://www.infinitee-designs.com/Tutorials-Maya-1.htm
 
Última edição:
Não costumo usar o maya, mas no entanto podes ter pintado a mesh e ele criou-te um ficheiro de imagem com a tua pintura baseado nos UV´s do modelo, depois tens que pegar nessa imagem e aplicar na slot do difuse de um material e aplicar esse mesmo materia finalmente ao teu objecto.

Também é bom ires ao Help do proprio programa, costuma ser bastante completo e ter alguns tutoriais sobre as funções suas básicas .
 
Boas, tenta salvar o ficheiro em *.mb, porque *.obj por vezes dá alguns problemas. Provavelmente o modelo que tens era para o 3dmax e nem sempre a conversão de um para o outro é boa.
No entanto eu nunca usei a brush tool do maya, normalmente trabalho uma textura em photoshop para depois aplicar no modelo.
Podia-te falar em UVmap e materiais, mas o que te aconselho é mesmo a veres tutoriais.
 
Back
Topo