Ligar Router MEO (Thomson TG 784) a SMC WBR14S-N2

luismgh

Power Member
Boas,

Preciso de ajuda para configurar um Router da SMC Mod. WBR14S-N2 com o router do MEO (Thomson TG 784).
Resumindo o que eu pretendo é que o cabo Ethernet, que sai de uma porta LAN no Thomson ligue no SMC e seja o SMC a distribuir wireless em norma N.
Já dei mil e uma voltas nas configs do SMC assim como nas do Thomson e nada. Neste momento tenho o cabo ethernet que sai de uma porta LAN no Thomson ligado a uma porta LAN no SMC e assim funciona, mas penso que esta não é a melhor opcção. Penso que o correcto seria o cabo Ethernet sair da porta LAN do Thomson e entrar na porta WAN do SMC e daí sairem cabos ethernet das portas LAN para os 2 PC's que pretendo ligar.
Já me disseram para desativar o DHCP no Thomson e ligar o DHCP no SMC e ainda para fazer a autenticação à net no SMC e não no Thomson.
Neste momento tenho "obtain an IP address automatically" nos PC's e nos DNS coloquei os da Telepac ou seja 212.55.154.174 e 194.65.5.2
Alguêm que me dê umas dicas para configurar estes routers e passar a ter wireless N em vez de wireless b/g

Cumps,
 
Boas,

O router do MEO tem wireless mas eu desativei-o e não tem WDS.
O SMC tem WDS.

Cumps,

Boas.

A melhor opcao pra ligar 2 routers.
No smc poes na config de wan: static IP

ip: 192.168.1.10


gateway 192.168.1.254


dns: 208.67.222.222
208.67.220.220


na LAN activas o dhcp e ligas wireless
e poe ips

192.168.2.X

E ligas um cabo no thomson da LAN a porta WAN do SMC

O ideal tendo ja um router como o thomson, nao era um router mas sim um AP. Ai nao precisavas de definir grd coisa no SMC era so meo um IP e gateway, nao tinhas que ter duas clases de IPs diferentes.

Depois algumas configs extras: redirecionar as portas que pretendes utilizar no thomson para o ip da WAN do SMC.
 
Boas.

A melhor opcao pra ligar 2 routers.
No smc poes na config de wan: static IP

ip: 192.168.1.10


gateway 192.168.1.254


dns: 208.67.222.222
208.67.220.220


na LAN activas o dhcp e ligas wireless
e poe ips

192.168.2.X

E ligas um cabo no thomson da LAN a porta WAN do SMC

O ideal tendo ja um router como o thomson, nao era um router mas sim um AP. Ai nao precisavas de definir grd coisa no SMC era so meo um IP e gateway, nao tinhas que ter duas clases de IPs diferentes.

Depois algumas configs extras: redirecionar as portas que pretendes utilizar no thomson para o ip da WAN do SMC.

Obrigado!

Quando tiver tempo, vou tentar!


Cumps,
 
Consegui nas configurações do SMC atribuir-lhe um ip fixo e meter como gateway o Thomson no entanto ele não partilha a net ! não sei o k estou a fazer errado!


É que eu estou mesmo confuso!
Qual dos routers é suposto funcionar em bridge? (Eu sou mesmo um narso nisto...)
 
Última edição:
Qual dos routers é suposto funcionar em bridge? (Eu sou mesmo um narso nisto...)

Boas, em bridge, nenhum deles. Crias ao ligar o SMC uma nova rede.

Poe tambem no SMC alem do ip static na WAN : 192.168.1.111 gateway 192.168.1.254, ( no caso do estares a ligar a um thomson, se for outro router, tens de saber os ips desse teu router primario)

Na LAN poes 192.168.2.1 com dhcp server ON.

os dns manuais: 208.67.222.222 / 208.67.220.220
 
Deixa-me ver se percebi.

O cabo de internet fica ligado ao Thomson
No thomson é suposto desligar o DHCP e ter um cabo de rede ligado à porta LAN do thomson e à lan do SMC (não há porta LAN no meu SMC isso é um problema?)

Meter IP fixo, gateway e DNS no SMC


Mas tenho uma questão: Em qual dos pcs faço autentificação para a net? (desculpem la a maçada pessoal)
 
Deixa-me ver se percebi.

O cabo de internet fica ligado ao Thomson
No thomson é suposto desligar o DHCP e ter um cabo de rede ligado à porta LAN do thomson e à lan do SMC (não há porta LAN no meu SMC isso é um problema?)

Qual o modelo certo do teu SMC ?
Tem porta WAN certo ?

No thomson, nao alteras nada... fica tal e qual como esta desde que te o instalaram.
No smc fazes aquilo que escrevi.

Mas tenho uma questão: Em qual dos pcs faço autentificação para a net? (desculpem la a maçada pessoal)

Essa nao percebi... se tas ligar por wireless é em todo os pcs que te ligas por wirless.
Quando estas peto do thomson, ligas-te a rede do thomson, qd estas perto do SMc ligas a rede do SMC. Escolhes a rede que te der o sinal com maior intensidade.
Quem se autentifica a net é o thomson, tu do teu lado so te autentificas a rede wireless.
 
Dá para meter o thomson em "bridge mode " o que eu queria fazer era o seguinte:

meo.gif
 
Última edição:
Boas.

Ele ja esta em bridge mode... Como pensas que tens IPV nas boxs ligadas a ele por cabo de rede.
Ele tem é duas ligações por adsl. PPPoe para VOIP e net, e bridge mode para IPTV.

Passa por aqui: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=494137 , uma solucao viavel e testada.

Então no meu caso fazer-ia o seguinte ligava o Router Thomson para ter Sinal ADSL e as Boxs a funcionar e ligava-lhe um cabo RJ45 até ao meu router Asus WL500GP e neste fazia a autenticação por PPPoE ?

asuswl500gp.jpg
 
Então no meu caso fazer-ia o seguinte ligava o Router Thomson para ter Sinal ADSL e as Boxs a funcionar e ligava-lhe um cabo RJ45 até ao meu router Asus WL500GP e neste fazia a autenticação por PPPoE ?

Boas.

No teu caso, como pretendes fazer... nao sei se vai funcionar. O thomson, tem 2 ligacoes activas PPPoe par net e VOIP, e bridge para IPTV. Nao sei se vai suportar duas ligacoes bridge ao mesmo tempo.

No thomson consegues definir uma ligacao bridge ? e desactivar a PPPoe ?
 
Depois algumas configs extras: redirecionar as portas que pretendes utilizar no thomson para o ip da WAN do SMC.

Boas,

Já fiz tudo o que o nomadeh disse e já tenho net no outro router, agora falta-me é configurar isso das portas. Como é que faço para redireccionar as portas? Tenho um linksys WRT320N com dd-wrt mais o thomson TG784 da meo. Alguém pode ajudar?

Cumprimentos
 
Boas,

Já fiz tudo o que o nomadeh disse e já tenho net no outro router, agora falta-me é configurar isso das portas. Como é que faço para redireccionar as portas? Tenho um linksys WRT320N com dd-wrt mais o thomson TG784 da meo. Alguém pode ajudar?

Cumprimentos

As portas deves abrir no Linksys WRT320N, supostamente deverá ser ai.
 
Back
Topo