Análise Palm Pre

glorifiedg

Power Member
palm-pre1.jpg

Características

- Dimensiones: 100,5 x 59,5 x 16,95 mm
- Peso: 136 gr.
- Redes: UMTS/HSDPA con EDGE/GSM.
- 8 GB de memoria interna. Compatibilidade com sistemas de armazenamento em massa.
- Ecrã Táctil de 3,1 com cores vibrantes de 24 bits. 320x480 HVGA.
- Bluetooth 2.1 EDR com suporte estéreo.
- Teclado físico QWERTY.
- Formatos de Áudio: MP3, AAC, AAC, AMR, QCELP, WAV.
- Formatos de Vídeo: MPEG-4, H263, H264.
- Formatos de Imagem: GIF, JPEG, PNG, BMP.
- Receptor GPS incorporado.
- WiFi 802.11
- Correio Electrónico: Microsoft Outlook com tecnologia Direct Push.
- Câmara de 3Mpx com flash LED y profundidade de campo estendida.
- Sensores: Luz ambiental, acelerómetro e proximidade.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Palm_Pre
http://en.wikipedia.org/wiki/Palm_Pre



Índice:


01. Nota inicial
02. Pacote, acessórios
03. Design, dimensões
04. Ecrã
05. Teclas
06. Câmara
07. Hardware / Software
08. Mensagens
09. Música
10. Conectividade
11. Autonomia
12. Notas finais e classificação



01. Nota inicial

É a primeira análise que faço a alguma coisa por isso desculpem lá qualquer coisinha. :P

Vou tentar expor as características deste novo telemóvel da Palm, aclamado por muitos como sendo o único que faz frente ao Iphone. Por limitações de tempo, esta review só estará completa em cerca de uma semana.

Quero agradecer ao nunyx por me ter aconselhado esta máquina e pedir-lhe desculpa por estar a copiar a estrutura da análise por um post dele.

02. Pacote, acessórios

O pacote é bastante pequeno e leve (cerca de 750g). Contém o Palm Pré, cabo usb, um carregado de parede onde se liga o cabo usb, uma bolsa de transporte de veludo, ear phones e instruções.

hpim3891.jpg


Caixa- Frente


hpim3893m.jpg


Conteúdo da caixa


03. Design, dimensões

Este aspecto foi o que mais me impressionou no Palm Pre. Contrariamente à impressão com que fiquei pelos vídeos e imagens que vi na net, o telemóvel é muito leve e extremamente ergonómico, adaptando-se à palma da mão de maneira perfeita.
Quanto à espessura, tenho de dar os parabéns à Palm pois conseguiram construir um telemóvel com um teclado qwerty em slide sem que isso aumentasse de maneira bizarra as dimensões do aparelho.

Em comparação com o Iphone, este é um dos pontos em que o Palm, claramente, é vencedor: Ergonomia.


04. Ecrã

O Pre introduz um novo conceito de toque que, certamente, revoluciona o modo como utilizamos este tipo de aparelhos. O suporte para gestos é uma novidade, sendo isto permitido devido ao seu ecrã full touch (toda a área do ecrã, incluindo a zona preta em baixo é sensível ao toque). Este sistema aliado à função multi-touch, faz com que este aparelho seja, além de extremamente agradável de utilizar, de muito fácil acesso.

Quanto à sensibilidade, é exactamente a que se pode esperar de um telemóvel topo de gama: não desaponta.


05. Teclas

O Palm Pre tem um teclado qwerty em slide não possuindo, originalmente até ao momento, um teclado virtual. Contudo, é possível utilizar um patch para o WebOS que instala um teclado virtual.

Quanto ao teclado físico, as teclas são um pouco pequenas, podendo ser um problema para quem tem dedos largos. De resto, funcionam muito bem, apresentando uma relação de pressão muito boa e uma ergonomia fantástica.

Em relação ao teclado virtual, este funciona de modo idêntico ao do iphone, sendo possível utiliza-lo tanto na vertical como na horizontal. O acesso ao mesmo faz-se pelo duplo clique na área de gestos, junto ao botão central.


06. Câmara

A câmara de 3MP tem uma qualidade muito boa em fotografia de paisagem podendo desiludir apenas no modo macro. As fotos são tiradas rapidamente, sendo possivel faze-lo por clique no ecrã ou nos botões de volume (patch).O Pre vem ainda equipado com um led que serve de flash, muito util para fotos nocturnas.

Não é, ainda, possivel gravar video neste aparelho. No entanto, correm rumores de que com próxima actualização do WebOs, que sai este mês, já será possível a gravação.


07. Hardware / Software


O processador de 600 MHz (
underclocked to 500 MHz) Texas Instruments OMAP 3430 ARM Cortex A8 + PowerVR SGX é suficiente para que o SO corra de maneira suave e rápida.
Em testes que podem ser visualizados no youtube, o Palm Pre é mais rápido que o Iphone 3GS no que toca à rotação do ecrã.
Quanto à navegação na web, o scroll no Palm é mais lento que no 3GS mas mais rápido que o 3G, no entanto, no que respeita ao carregamento das páginas web, o palm é o vencedor.
Quanto à potência do GPS e do WIFI, não me posso pronunciar por falta de termo de comparação.

O Pre é o primeiro aparelho a utilizar o novíssimo WebOS, baseado em linux, cujas aplicações são escritas em Javascript, HTML 5 e CSS. Este facto é, indubitavelmente, um dos pontos fortes deste SO pois existe um maior numero de pessoas a dominar estas linguagens de programação, facilitando a criação de aplicações. O software development kit do Pre chama-se Mojo e é publico desde o dia 20 de Julho deste ano.
Actualmente, existem várias aplicações oficiais, disponíveis no site da Palm e cerca de 300 aplicações Homebrew.

Este equipamento permite multitasking real e para verem este sistema inovador de "Cards" do webOs aconselho a visualização de alguns video no youtube que são bastante elucidativos.

Entre algumas aplicações mais úteis que outras, o Palm Pre conta já com leitor de pdf, documentos word, excel e powerpoint (pre-instalados no telefone), um instalador de todos os patches, homebrew, temas e scripts, existentes para o Pre, etc...


08. Mensagens

As mensagens são geridas com a mesma aplicação com que se pode utilizar o instant messaging. É um aplicativo simples, onde as conversações são agrupadas por contacto, com as mensagens a surgirem num sistema de texto e respectiva imagem do contacto, alternando com as respostas.

Está também disponível a possibilidade de utilização do serviço de messaging do google, MSN, Yahoo, IRC, Sametime, AOL, ICQ, Office Connector, Jabber e Novell Groupwise.

09. Música

O interface de musica é simples mas bonito e completo. A qualidade parece-me bastante boa, apesar de eu não ser um utilizador muito exigente.

É possível sincronizar com o itunes


10. Conectividade

O palm vem com um cabo usb para ligar ao computador. Dessa forma é possivel sincronizar o aparelho, por exemplo, com o outlook, é possivel também o envio de aplicações, carregamento da bateria, utilizar o palm como uma pen usb ou ainda como modem, etc.

Além do USB, contamos com a conectividade wifi, 3G e Bluetooth.

Quanto à sincronização de calendários e contactos, é possível sincronizar com o outlook e com os serviços google.


11. Autonomia

A autonomia é muito semelhante à do iphone, para as mesmas tarefas, durando cerca de 1 dia em utilização intensiva e 3 dias se fizerem uma utilização moderada.

A vantagem do Pre é a de que a bateria é removivel através da tampa traseira.


12. Notas finais e classificação


Na minha opinião, confirmam-se as expectativas de que este PDA é o maior competidor com o iphone:

-Preço inferior
-Design mais ergonómico e discreto
-SO funcional com multitasking
-Existência de um teclado físico

Na verdade, o Pre tem todas as espectaculares características do Iphone com os extras que mencionei.

Contudo, ainda é preciso melhorar/introduzir a funcionalidade:

- Tempo de arranque
- Redução de lags em algumas tarefas (anunciadas melhorias no firmware 1.3.1 a sair este mês)
- Bateria de maior capacidade
- Versão com mais de 8Gb
- Filmar com a câmara (confirmado para breve)
- Flash Player (confirmado para breve)
 
Última edição:
Obrigado pela sugestão, quando chegar à parte das msgs falarei do assunto. Posso-te já adiantar que a messagem é entregue quando a respectiva caixa de texto fica verde.
 
O SO parece fantástico, muito bem integrado e completo, pelo que vi no site oficial :cool:
Isso usa mesmo o "Microsoft Outlook com tecnologia Direct Push"?
Qual é o pricetag desse equipamento?
 
Sim usa! A integração web é espectacular. Imagina que tens um @hotmail, basta introduzires o mail e password na primeira utilização que ficas habilitado para receber emails e enviar emails como se estivesses num computador. É verdade o que eles anunciam, recebes o correio exactamente ao mesmo tempo que receberias se estivesses num computador, sem precisar de sincronizar nem nada.

Custa cerca de 500€ desbloqueado na Alemanha. Em Espanha e Inglaterra só se vendem (penso eu) bloqueados à movistar e à O2 respectivamente.


EDIT: e para entusiastas do open source e do linux como me pareces ser, isto é A Máquina. Tens acesso por SSH ao bicho e podes alterar o que te apetecer bem como programar scripts bonitos para kitar à competição. LOL
 
Última edição:
EDIT: e para entusiastas do open source e do linux como me pareces ser, isto é A Máquina. Tens acesso por SSH ao bicho e podes alterar o que te apetecer bem como programar scripts bonitos para kitar à competição. LOL

que o iPhone ou qualquer Android também tem, convenhamos...e no Windows Mobile também dá para ir bem fundo; de open source o WebOS tem muito pouco (nada?) e até agora o development do SO (em termos de novas releases e features) tem sido decrépito
 
que o iPhone ou qualquer Android também tem, convenhamos...e no Windows Mobile também dá para ir bem fundo; de open source o WebOS tem muito pouco (nada?) e até agora o development do SO (em termos de novas releases e features) tem sido decrépito

Por ssh é possivel alterar a maioria dos ficheiros de sistema do palm.

E aqui tens a source de muitos componentes do WebOS http://opensource.palm.com/packages.html
 
Última edição:
Terminei a análise, ajudem-me a melhora-la!

Devias colocar mais imagens com situacoes do dia a dia. Ja existem muitas reviews do genero pela net fora, tenta diferenciar-te com algumas pormenores.

Qual a tua opinião sobre o telemovel usar o facebook para fazer a sincronizacao de contactos? nao usaste a feature? Usaste e nao gostaste?

O calendario? apenas sincroniza com outlook? nao sincroniza over the air com outros sistemas tipo google calendar? (e contacts e email ja agora)?
 
Nunca utilizei facebook. :S

Neste ultimo firmware já sincroniza os calendários com o outlook e com o google. Quantos aos contactos já sincronizei também com os dois. Vou adicionar isso à análise.

Obrigado ;)
 
Custa cerca de 500€ desbloqueado na Alemanha. Em Espanha e Inglaterra só se vendem (penso eu) bloqueados à movistar e à O2 respectivamente.

Boas,

E mandaste vir o teu a Alemanha?

Cumps

Edit: E já agora, porque o estás a vender? Ou o que vendes é outro que não o "teu"?
 
Última edição:
Sim! Estou com dois pois encomendei um e um familiar que vai frequentemente lá, como sabia que eu o queria e não sabia que já tinha encomendado, ofereceu-me outro!
 
Última edição:
Parabéns pela review. Vêem-se poucos Palm por aqui:)

Como é a qualidade das chamadas?

Obrigado!
Pois é... Às vezes parece-me que sou esquizofrénico e que estou a falar comigo próprio. LOL! É pena que pouca gente se interesse pelos novos palm (Pre e o Pixi que sai dia 16).


Li nuns fóruns que os primeiros que sairam nos EUA tinham má qualidade de som, problema que foi resolvido e que, por isso, nunca aconteceu nos GSM. Eu considero-a muito boa tanto ao ouvido como em alta voz (a coluna dá msm alto).
 
Última edição:
Estive a ler um projecto para trazer android ao Pre para quem quiser utilizar dual boot. Parece-me um característica que ainda vai melhorar mais esta máquina.
 
Back
Topo