Redes nacionais - planos de dados

vgasmo

Power Member
Boas!

Cada vez mais os portugueses utilizam telefones com perfil de smartphone, onde muitos dos aplicativos utilizam mais ou menos intensamente o tráfego de dados através do telemóvel (sendo o iPhone o caso mais evidente).

A verdade é que as operadoras nacionais fornecem planos/tarifários que no máximo incluem 500mb de dados por 15 euros (é o caso da Vodafone, e a optimus e a tmn oferecem pacotes de 150 e 200mb por preços semelhantes).

Alguém sabe se este panorama poderá mudar nos próximos tempos? É que os preços que pagamos por esses fantásticos pacotes de dados algumas pessoas pagam no estrangeiro por dados ilimitados ou vários gigas.

Já agora, existe algum tarifário mais atractivo que não tenha conhecimento?


cumps,
 
that's portugal for you ;)
em termos móveis, Portugal ainda está muito atrasado em relação a alguns países Europeus, especialmente o UK.

O panorama não se irá mudar em breve. Estes novos tarifários apareceram em exclusivo para o iPhone - há relativamente pouco tempo - por isso duvido um pouco que isso se altere nos próximos tempos.

Mas sinceramente, para que queres tu mais de 500mb na net do telemóvel? Os widgets gastam quantidades mínimas, os e-mails não são assim tão pesados e navegar na net também não gasta nada de especial. Se eu estiver errado, corrige-me ;)
 
Pois, usualmente os 500Mb poderiam servir (ainda que ache exagerado o preço que cobram por 500Mb) mas encomendei um Nokia N900 e o browser funciona como o do PC... logo muito mais dados... e aparentemente não há soluções em pt para isto!

cumps
 
Pois, usualmente os 500Mb poderiam servir (ainda que ache exagerado o preço que cobram por 500Mb) mas encomendei um Nokia N900 e o browser funciona como o do PC... logo muito mais dados... e aparentemente não há soluções em pt para isto!

cumps

Com os 500MB que tenho no iphone, e usando a net quase todos os dias, nunca cheguei sequer perto do limite. Claro que não uso o youtube com ligação 3G, mas para navegação perfeitamente normal, para mim tem chegado bem.

O N900 não é o primeiro nem o único a funcionar como o do PC, o browser da nokia presente nos S60 também assim é, o do iphone também, do android e pre também, etc, etc...
 
Quando disse "funciona como o do PC" queria dizer que está mais próximo da experiência que eu tenho no PC com o Firefox e, desta forma, não pretendo limitar essa mesma experiência.

De facto é verdade que muitos browsers funcionam de forma semelhante.. todavia alguns utilizam proxys para fazer downgrade da qualidade das imagens (como o Opera) reduzindo o consumo de dados. Como a resolução do ecrã do N900 é bastante boa seria uma pena fazer esse downgrade das imagens. Para além disso todos os conteúdos em flash de um normal site serão também mostrados (à semelhança do android).. .assim um determinado site pode consumir vários megas de dados...O browser S60 é um bom exemplo de um grande consumidor de dados... à custa de problemas com o opera já algumas vezes atingi o meu limite de 150Mb no meu n85.

Consultei vários sites e pessoas com android (com o hero, por exemplo) podem chegar muitas vezes a consumos entre 500mb e um giga em ambientes com pouco/sem Wifi (isto consultando sites normais, vendo os ocasionais videos em stream, Googlemaps e outros serviços google, etc.)
 
that's portugal for you ;)
em termos móveis, Portugal ainda está muito atrasado em relação a alguns países Europeus, especialmente o UK.

O panorama não se irá mudar em breve. Estes novos tarifários apareceram em exclusivo para o iPhone - há relativamente pouco tempo - por isso duvido um pouco que isso se altere nos próximos tempos.

Mas sinceramente, para que queres tu mais de 500mb na net do telemóvel? Os widgets gastam quantidades mínimas, os e-mails não são assim tão pesados e navegar na net também não gasta nada de especial. Se eu estiver errado, corrige-me ;)

Eu não chamo atrasado... chamo outra coisa por parte das operadoras.. mas pronto ficamos por aqui:D

Quanto ao tópico, há planos de dados a partir de 5€/mês. Depende da frequência e das funcionalidades que se usam. Felizmente já se diversificaram os planos e podemos escolher o que se adapta melhor ao nosso uso..

Outra coisa importante é teres bem configurado o equipamento para não deixar as aplicações gastarem tráfego que não estás a contar.
 
Pois, usualmente os 500Mb poderiam servir (ainda que ache exagerado o preço que cobram por 500Mb) mas encomendei um Nokia N900 e o browser funciona como o do PC... logo muito mais dados... e aparentemente não há soluções em pt para isto!

cumps

tudo bem, mas ainda assim não te estou a ver a passar 5 ou 6 horas por dia a utilizar o browser do telemóvel. Só se, como aqui foi referido, te puseres no youtube ou usares o Spotify ou algo parecido.
Em utilização normal (1/2 horas por dia todos os dias no browser) não utilizas os 500mb de forma alguma.
 
Back
Topo