Equipamento fotográfico de longo alcance

Wolfling

Power Member
Boas, só uma pequena introdução para que percebam onde vai ser utilizado o equipamento.

Trabalho numa empresa que faz operação de vários parques eólicos e como tal necessitamos de fazer inspecções ocasionais às pás de cada turbina em busca de falhas ou rachas.

Uma vez que a a pessoa que iria utilizar o equipamento estaria no solo e as pás podem estar a uma altura de aprox. 90 m, necessitamos de adquirir um equipamento que consiga tirar fotografias com qualidade a uma superfície que se encontre a 150 m, e que mais tarde quando vistas num pc se perceba se de facto existia algum defeito, logo é importante que tenha uma boa resolução.

Encontrei este tipo de equipamento, tc 245 telescope with video capture , mas não o consigo encontrar à venda em nenhum site, parece que saiu do mercado...

Será que existem outros equipamentos deste tipo? Existe alguma máquina fotográfica xpto que consiga satisfazer estes requisitos? Alguém tem alguma sugestão.

Obrigado
 
É mesmo necessário tirar a fotografia? Se não até podias utilizar só um binóculo não sei. Mas para fazeres fotografia a essa distância qualquer slr com uma 70-300 fazia isso, penso eu.
 
partindo do principio que as turbinas são paradas para inspeccao, uma DSLR e uma lente com qualidade deve servir.

e kestao de pedires a alguem k conhecas k tenha DSLR e uma lente minimamente decente para fotografar e ver se serve...
 
Sinceramente, se soubesse que as inspecções de segurança de um parque eólico dependiam da telefoto de uma compacta acho que pensava duas vezes antes de me aproximar de uma eólica :shifteye:
 
vamos la ser realistas...
procurar fissuras num objecto a 100/150m com uma máquina fotográfica parece-me algo demasiado caricato

n é certamente algo que se faça com uma 70-300 ou uma 100-400
menos que uma prime acima dos 400mm n me parece sequer viavel e mesmo assim duvido que alguma máquina consiga dar uma definição brutal a ponto de ver fissuras numa turbina
 
vamos la ser realistas...
procurar fissuras num objecto a 100/150m com uma máquina fotográfica parece-me algo demasiado caricato

n é certamente algo que se faça com uma 70-300 ou uma 100-400
menos que uma prime acima dos 400mm n me parece sequer viavel e mesmo assim duvido que alguma máquina consiga dar uma definição brutal a ponto de ver fissuras numa turbina

Já sabes adolfo agora se se partir alguma turbina eólica podes dizer que tinhas avisado :D
 
Uma maneira um pouco leviana de fazer coisas tao serias. E por casos assim k acontecem acidentes como o de Ponte de Lima.

Mesmo a portugues. SEmpre a tentar desenrascar...
 
creio k as fissuras k eles se esta a refirar nao sao microfisuras, sao mesmo buracos ou amolgadelas de impactos com aves/etc "facilmente" observaveis e que podem comprometer a integridade estrutural da mesma.

uma pa eolica nao e propriamente um aviao pressurizado...

digo eu...
 
Uma DSLR com video, uma lente na gama 100-500mm, um tripe estavel, uma cabeca de video.
Aco que video pode ser util.
Tens de ter atençao ao foco e ao White balance. Aquilo e branco e por isso e melhor fazer exposiçao um stop abaixo do ideal (ou mais). Ajuda a realçar qualquer anomalia da superficie da lamina.

Nao e com este setup que vais ver microfissuras, mas se isso e o desejado, vais ter de ir pra algo como uns 1000-2000mm, ou um spoting scope e arranjar maneira de no chao percorrer correctamente uma grelha na superficie da lamina.
E mesmo isto me parece inadequado.
 
Nao e com este setup que vais ver microfissuras, mas se isso e o desejado, vais ter de ir pra algo como uns 1000-2000mm.

As microfissuras numa estrutura como esta são impossíveis de detectar por inspecção visual. Os melhores técnicas são os ultrassons e variações da técnica de "bater com o martelo e ouvir o som emitido". Ambos métodos requerem proximidade. Por isso é que este tipo de trabalho normalmente envolve um técnico pendurado por uma corda.

Depois há os raios-x e até o TAC, mas isso já é impraticável para este caso particular.

Qualquer inspecção visual, ainda por cima à distância, só servirá para detectar danos catastróficos tipo buracos ou mossas, ou então situações suspeitas, como marcas de algum impacto que possa ser indicativo de um problema maior e que por isso obrigue a uma inspecção mais detalhada.
 
Procura o tipo de material que usam outras equipas para estas inspecções e depois talvez consigamos recomendar material semelhante. Acho que ninguém aqui já fez este tipo de trabalho, apenas conseguimos fazer suposições sobre o que poderia servir.
 
Lol, falei em fissuras que são na generalidade devido a descargas atmosféricas, coisas que até se vêem a olho nú mas neste caso fica-se com um registo do incidente.

Só para tranquilizar que ninguém leva com pás na pinha, também se fazem inspecções mais pormenorizadas em que se desce pela pá na vertical por meio de arnês e cordas.
 
Última edição:
Back
Topo