Análise Amazon Kindle

Madcaddie

Dr. Super labrego
Autor: Madcaddie
Produto: Amazon Kindle
Data : 12-12-2009

Com o aproximar do Natal fui informado pelo meu Pai que ele este ano queria o Kindle. Fiquei feliz da vida, porque são menos umas horas da nossa vida que o resto da familia perde a procurar e comprar um presente para ele e também, porque sei que daqui a cerca de 2 meses (no máximo) vou ser eu a usar o kindle visto que não o estou a ver a usar muito isto.

Mas pronto, desejo de Pai é desejo de Pai e juntámo-nos todos para lhe comprar isto e como o objectivo será ler livros em Inglês até compreendo a vontade dele em ter o kindle.

Como já tenho o Kindle cá em casa resolvi dizer ao meu pai que dava jeito experimentar a ver se estava tudo bem e assim aproveitava para fazer uma review aqui para a ZWAME.

Para começar esta review quero deixar uma opinião muito positiva em relação à amazon e à DHL. Fiz a encomenda no dia 1 de Dezembro à tarde e no dia 3 já tinha o Kindle em minha casa, ou seja foram 2 dias entre encomendar, alfandega e entrega em casa.

O kindle é enviado a partir dos Estados Unidos mesmo que iniciem a vossa encomenda a partir do sites europeus (.co.uk; .fr; .de) e para garantir que o material chega a casa o mais rapidamente somos obrigados a pagar um extra (44 dolares se não me engano) para ter um agente na alfandega que trata de todo o processo caso a mercadoria pare lá. Se porventura o kindle não parar na alfandega, o dinheiro é reposto na nossa conta (não aconteceu comigo).

Ficha técnica


Ecran: de 6" na diagonal com uma resolução de 600 x 800 pixeis a 167 ppi, e com uma escala de cinzento com 16 níveis.

Tamanho: 203.2mm x 134.6mm x 9.1mm

Peso: 289.2 gramas

Requesitos de Sistema: 0. Não é necessário ligar a um computador, visto ter wireless e podemos comprar os livros através do dispositivo

Armazenamento: 2GB internos (aproximadamente 1.4GB disponiveis para o conteudo dos utilizadores). Segundo a Amazon isto dá para cerca de 1500livros

Bateria: Uma única carga permite utilizar o Kindle durante uma semana com o wireless ligado. Se o wireless estiver desligado o tempo aumenta para o dobro. Como é óbvio a duração da bateria depende do tipo de utilização e o acesso à loja e download de livros pode diminuir a duração.

A bateria demora cerca de 4 horas a ser carregada. Este carregamento pode ser feito de duas maneiras: Via USB2.0 ligado a um PC ou Mac ou ligado à corrente sendo necessário ter um adaptador.

Conectividade: modem HSDPA (3G)

Porta USB: USB 2.0 para ligar ao adaptador de corrente americano ou para se ligar ao PC/Mac

Audio: 3.5mm stereo audio jack, altifalantes colocados na parte traseira do kindle

Formatos suportados: Kindle (AZW), TXT, PDF, Audible (Audible Enhanced (AA, AAX)), MP3, MOBI não proteginado, PRC nativamente; HTML, DOC, JPEG, GIF, PNG, BMP após conversão.

Acessórios incluidos: Adaptador de corrente dos US (suporta 100V-240V), cabo USB 2.0, bateria recarregavel.

Documentação: Guia de Iniciação rápido (Vem dentro da caixa); Kindle User's Guide (Já instalado no Kindle). Informação adicional pode ser encontrada online em várias linguas.

Garantia: Apenas de 1 ano. Nos EUA essa garantia pode ser prolongada durante 2 anos mas digamos que isso não nos interessa :P
 
Última edição:
Fotografias

DSC_9005.JPG


DSC_9082.JPG



O kindle vem dentro de uma caixa de papelão e dentro desta caixa o kindle está protegido por uma "mini" caixa de plástico que dá alguma protecção ao kindle. O cabo USB e o Guia de Utilização rápido estão por debaixo do Kindle

DSC_9087.JPG


Este é o Guia de iniciação rápido que é feito de cartão mais uma vez (eles gostam muito de cartão não sei bem porquê)

DSC_9020.JPG


DSC_9045.JPG


E este é o cabo USB que como podem ver é onde se liga o adaptador dos States

DSC_9025.JPG


DSC_9029.JPG


DSC_9031.JPG


Três Fotografias do Kindle. Nas duas primerias podemos ver o Kindle completo com todos os seus botões e ecran. Aquilo que aparece no ecran não está no plástico que protege o ecran mas sim no próprio ecran. Os botões de "next page" estão numa posição estratégia visto que quando agarramos os kindle com duas mãos, os nossos polegares ficam exactamente por cima destes botões.

Como podem ver o device é extremamente fino o que facilita ser agarrado durante várias horas (testei..)

DSC_9048.JPG


Quando ligamos o Kindle pela primeira vez é esta a imagem que aperece e ele faz um breve "load" antes de aparecer a imagem de boas-vindas (como aparece em baixo)

DSC_9053.JPG


DSC_9071.JPG


Após o agradecimento pela compra do material, é mostrada uma imagem dos principais comandos do Kindle
 
Última edição:
Review

A primeira impressão que se tem do Kindle é muito boa. Tamanho bastante aceitável, é fino e nada pesado sendo bastante agradável ter o aparelho na mão. Os botões do teclado são fáceis de carregar estando suficientemente separados e dificilmente uma pessoa se engana.

O botão de ligar fica na parte superior e é muito identico ao botão de ligar no ipod touch (também é preciso empurrar para o lado). A porta áudio está ao lado deste botão.

No lado esquerdo temos dois botões: "Previous page" e "Next page" (de cima para baixo). Este último botão está nos dois lados do kindle.

No lado direito temos: "Home" que nos permite ir para a página inicial do Kindle onde estão os livros que fazemos download, juntamente com o User guide e outros dois items; "Next page" que a função parece-me óbvia; "Menu" e ao carregarmos neste botão aparece-nos um pequeno menu no lado superior direito do ecran e a primeira opção é "Turn wireless on/off" e é também através deste menu que temos a hipótese de ir para a loja da amazon e comprar os livros.

De seguida temos um botão que se permite ir para cima, baixo e lados e seleccionar o que pretendemos (essencial para escolher os livros na loja, escolher o livro que se quer ler ou para ir acompanhando a leitura dos textos). O último botão diz "back" e a sua função também é bastante óbvia.

Comprar um livro

Tendo em consideração que resolvi abrir o presente do meu Pai antes do Natal, achei por bem comprar 2 livros para ele (e obviamente para complementar esta review). Pois bem os livros que escolhi foram "Pirates Latitude" do já falecido Michael Crichton (criador da série E.R e do Jurassic Park) e o "The Girl Who Kicked the Hornets' Nest" de Stieg Larsson. A versão Kindle destes dois livros custou-me cerca de 16 euros o que acaba por ser um preço inferior se comparado com os preços feitos por exemplo na ***** e onde o meu pai custuma comprar os livros dele.

É bastante simples aceder à store através do Kindle,para isso basta carregar no botão "Menu" e depois escolher a opção de ir para a store. No ecran aparece-nos vários livros e podemos procurar por exemplo por "best sellers". Como a minha procura era mais especifica fui à search box que está na parte inferior do ecran. Não precisamos de descer até à search box, sendo suficiente carregar apenas numa letra que ele automaticamente escreve nessa box. Rapidamente encontrei os livros que queria, comprei-os e fiz download e este último passo nem 30 segundos demorou e os livros ficaram automaticamente disponiveis para leitura a partir da minha página inicial.

Quando se compra o livro, uma factura da Amazon é enviada automáticamente para o nosso mail informando do preço e do título do livro. Tendo em consideração que o Kindle vai estar associado ao meu cartão de crédito esta informação parece-me bastante importante para depois não ser roubado pelo meu pai :D

E aqui fica uma nota que considero muito importante: quando encomendam um Kindle, ele fica associado à vossa conta e pior ainda, fica associado ao vosso cartão de crédito por isso caso seja para oferecer não se esqueçam de "de-registar" o Kindle para que depois o novo proprietário possa fazer o seu registo.

Ler um livro

Na página principal do nosso kindle aparecem os titulos dos livros e temos duas hipóteses de ir para os livros. Primeiro podemos subir e descer ao longo dos diferentes titulos e quando chegamos ao que queremos podemos seleccioná-lo directamente e vamos parar à capa do livro ou podemos carregar para o lado e nessa altura surge um ecran novo com as seguintes opções:

"Ir para a última página lida"
"Ir para o principio"
"Ir para a localização.."
"Descrição do livro"

"Procurar no livro"
"As minhas notas e marcações"
"Remover do aparelho"

Escolhi ir para a última página lida apenas para testar as alterações que se pode fazer durante a leitura. Um dos botões do teclado é denominado de "Aa" e aqui podemos contralar várias coisas: tamanho da letra, número de palavras por linha, velocidade de discurso e podemos definir se queremos ouvir uma voz de um homem ou mulher.

Os tamanhos de letra são bastante variáveis e assim é possivel agradar a toda a gente. A leitura é feita naturalmente como se de um livro se tratasse no entando pessoalmente acho que faz falta a possibilidade de podermos controlar a luminosidade do ecran.

Podemos também fazer notas durante a nossa leitura e para isso basta carregar numa letra qualquer. No texto a nota fica marcada com o seu número de entrada na parte superior da linha. Mais tarde podemos ir ver as nossas notas.

Vejo grande utilidade deste detalhe das notas para quem tenha que ler por exemplo textos grandes e quer, mais tarde, lembrar-se de alguns conteudos e assim podemos deixar os nossos comentários durante a leitura e mais tarde podemos recuperá-los com grande facilidade.
 
Leitura de PDFs

No site da amazon relativo ao Kindle podemos encontrar a seguinte informação:

Built-In PDF Reader: Your Kindle can now display PDF documents natively. Native PDF support allows you to carry and read all of your personal and professional documents on the go.

Pessoalmente interessa-me colocar Pdf's de artigos cientificos no Kindle para que se possa ir lendo durante as viagens de metro/autocarro ou outros momento entediantes na vida.

Para isso, resolvi ligar o Kindle ao meu MBP via USB e logo apareceu no meu Desktop o dispositivo "Kindle". Quando abro o dispositivo aparecem-me quatro pastas: "audible", "documents", "music" e "system". Os livros estavam no "documents" por isso decidi copiar um dos meus artigos para esta pasta.

Nota Importante: Apenas a versão 2.3 do software é que permite a leitura de PDFs. Para quem ainda não tem essa versão pode seguir as indicações aqui.

Sem este update, o Kindle não consegue ler PDFs nativamente obrigando a que os PDFs sejam previamente transformados em AZW para que o Kindle leia. Este processo degrada bastante o layout do documento.

Ao contrário da versão Kindle, no PDF a página aparece completa no ecran do kindle ou seja, as letras ficam demasiado pequenas sendo de dificil leitura. Se carregarmos no botão "Aa" existe a possibilidade de rodar o ecran e com o ecran na horizontal fica mais fácil de ler o documennto. Com PDFs não existe a possibilidade de mudar o tamanho de letra ou alterar o número de palavras por linha.

A leitura de PDFs com duas colunas complica um bocado a situação. Porque com o ecran na horizontal aparece o inicio das duas colunas então para ler temos que: ler a primeira parte da primeira coluna, depois ir para página seguinte para ler o final dessa coluna, voltar à página anterior para ler o inicio da segunda coluna e ir novamente para a página seguinte para ler a parte final da segunda coluna (não é de facto muito prático).
 
Última edição:
Conclusão

Há já uns tempos que andava de olho neste Kindle e o pedido do meu Pai foi uma óptima oportunidade de colocar as mãos neste menino. O meu feedback é muito positivo tendo em consideração que a sua principal utilidade é a leitura de livros Inglês. A possibilidade de ter os livros mais baratos e não ter que esperar que cheguem a portugal é uma grande vantagem, afinal de contas em menos de 2 minutos podemos escolher, comprar e começar a ler um livro sem sequer sairmos do sofá.

É um device focado apenas numa coisa e é perfeito a fazê-lo. Em termos de leitura apenas tenho como critica o facto de não ter iluminação mas de resto, é simplesmente fenomenal tendo inúmeras funcionalidades que nos garantem uma leitura agradável.

Destaco pela Positiva:
Qualidade do device
Facilidade em comprar livros
Não ser touch (sim vejo como positivo porque aquilo ficaria cheio de dedadas)
Disposição dos botões
Menus intuitivos
Leitura agradável podendo regular o tamanho da letra
Possibilidade de ler PDFs com versão 2.2.3 do software


Destaco pela Negativa:
Ecran não iluminado


recomendado_zwame.png


Gostou desta análise?
Pode ver mais aqui.

Copyright © Zwame, Lda 2009. Reprodução proibida sem autorização prévia.​
 
O kindle custa 259 dolares mas ainda tens que meter portes e a dita taxa de alfandega.

O preço dos livros varia...dos dois que comprei, um custava 10 dolares e o outro cerca de 13 dolares.

Cumprimentos
 
Última edição:
De facto, é algo bastante versátil e muito util, mas pelo que li assim de esgelha ficou-me apenasuma impressão negativa, que é o facto de o equipamento trazer apenas o adaptador de corrente americano.
Boa review!
Cumps
 
Parece um gadget com potencial mas caro para o que é/faz.

Pelo mesmo dinheiro compra-se um netbook, que não competindo directamente com o kindle, tem muito mais versatilidade.
 
Obrigado pelo feedback ;)

De facto, é algo bastante versátil e muito util, mas pelo que li assim de esgelha ficou-me apenasuma impressão negativa, que é o facto de o equipamento trazer apenas o adaptador de corrente americano.
Boa review!
Cumps

Por acaso a falta de adaptador foi das primeiras coisas que reparei mas felizmente tinha um cá em casa. É compreensivel que não tenha..

Parece um gadget com potencial mas caro para o que é/faz.

Pelo mesmo dinheiro compra-se um netbook, que não competindo directamente com o kindle, tem muito mais versatilidade.

Sublinhei a parte da frase que me parece importante :P. Não tem nem de perto nem de longe a versatilidade de um netbook mas nem é esse o objectivo e posso-te garantir que para ler livros consegues faze-lo muito melhor no Kindle do que em qualquer portátil.

Está um conceito engraçado.
Apesar de tudo não há nada como ter um livro, palpável, em papel...

Há uma coisa engraçada com este aparelho. Uma pessoa fica com a ideia que as letras estão escritas por cima do ecran e não "dentro" do ecran...

Pessoal se tiverem alguma duvida/curiosidade relativamente ao Kindle digam que eu posso tentar responder/testar.

Opiniões são bem vindas :)
 
Obrigado pela review!

A primeira vez que vi um Kindle foi há uns dias, no estrangeiro. É fino e muito maior do que eu pensava. É importante a inclusão de pdf's nos formatos suportados, mas é um formato com limitações (quando comparado com *.epub, por exemplo), daí não dar para alterar o tipo de letra, nem o tamanho.

Madcaddie, o Kindle tem dicionário incorporado em inglês? Tens conhecimento do mercado de e-books português, se já existem muitas obras disponíveis?

Quando o Kindle (ou outro leitor) tiver um bom dicionário de sinónimos em português e houver possibilidade de comprar um espectro largo de obras e não apenas os mais recentes best-sellers, vem um cá para casa!
 
Boas

Sim vem com um dicionário de Inglês da oxford e é bastante fácil de usar enquanto se está a ler um texto.

Em relação ao mercado de ebooks português não te sei responder porque honestamente ainda não procurei ;)

Porque dizes que só tem best sellers? A variedade de livros à venda na Amazon é brutal e encontro quase todos os livros que procuro e nem todos são best sellers.


Cumprimentos
 
Última edição:
Estava a falar em Português, mas é apenas uma impressão minha, que pode ser incorrecta.

Livros em inglês não me interessam muito, pois a maior parte dos escritores que gosto não são anglo-saxónicos (e já estão mortos :p).
 
Obrigado pela review!
A primeira vez que vi um Kindle foi há uns dias, no estrangeiro. É fino e muito maior do que eu pensava.

Não terás visto o DX? :)

Kindle com ecrã de 6'' que é o que está em análise.

depois tens o de 9,7'': https://www.amazon.com/dp/B0015TCML0/ref=nosim?tag=zwame-20

Eu quero saber como é esse suporte de PDFs :)

Um netbook para ler livros não é de facto comparável. Começa no ecrã. O problema do kindle é para quem tem livros com imagens. Imaginem um livro de anatomia. Num kindle nada feito.
 
Relativamente aos PDFs, uma coisa que acho que faz falta é a possibilidade de colocar notas. Gostaria de ler artigos lá e deixar notas enquanto ia lendo (como faço com o artigo impresso) mas não é possivel.

De facto suporta PDF mas é um suporte "capado"

Vou colocar lá o livro "The Zebrafish - Cellular and Developmental biology" e depois digo-te como ficam as imagens :P
 
Última edição:
Relativamente aos PDFs, uma coisa que acho que faz falta é a possibilidade de colocar notas. Gostaria de ler artigos lá e deixar notas enquanto ia lendo (como faço com o artigo impresso) mas não é possivel.

De facto suporta PDF mas é um suporte "capado"

Vou colocar lá o livro "The Zebrafish - Cellular and Developmental biology" e depois digo-te como ficam as imagens :P

Também tenho aqui em casa um ebook reader para oferecer, mas não é o kindle. É o Sony Pocket Ebook Reader.

Primeiro experimentei-o um pouco, o suporte para pdf's é bastante bom.
Ao contrario dos outros ebook readers da sony, este não tem touch, portanto não dá para colocar notas como referiste relativamente ao kindle.

Bastante leve e todo feito de alumínio, acabamentos perfeitos. O kindle é plastico? Parece-te sólido?

Ando a pensar num kindle também para mim.

Quanto a referires que o ecra não é iluminado, isso é normal nestes equipamentos de electronic ink, é precisamente como ler em papel.
 
Última edição:
Boas

Não queres emprestar esse para review? :D

..kidding mas poderias fazer tu uma análise ;)

Para mim não ser touch é positivo porque senão mais cedo ou mais tarde fica cheio de dedadas.

O kindle é bastante sólido e parece ser resistente e é mais leve que alguns livros..

Em relação a ser ou não retroiluminado, sim aquilo de facto parece uma folha de papel mas eu por exemplo custumo ler à noite e se dessem a hipótese de regular alguma luminosidade não se perdia nada :)
 
Bom trabalho Madcaddie.

Este tipo de aparelhos não me convence, nada como um bom livro. A ideia é levar connosco vários livros sem ocupar espaço nenhum e ter acesso a documentos PDF's ou a livros online, pelo que percebi, certo ? Ebooks em Português (Portugal) é que ainda não há nada ?
 
Bom trabalho Madcaddie.

Este tipo de aparelhos não me convence, nada como um bom livro. A ideia é levar connosco vários livros sem ocupar espaço nenhum e ter acesso a documentos PDF's ou a livros online, pelo que percebi, certo ? Ebooks em Português (Portugal) é que ainda não há nada ?

Sim, a ideia é transportar vários livros num único equipamento, leve e funcional. Tal como o preço dos ebooks, que é bastante mais baixo do que a versão em papel.

Já agora, este Kindle 2 tem wireless como o anterior ou apenas 3G?
 
Back
Topo