Sonaecom e Vodafone na Fibra Optica

amjpereira

Folding Member
A Sonaecom e a Vodafone Portugal celebraram hoje um acordo destinado a assegurar a colaboração recíproca na área da partilha, construção, gestão, manutenção e exploração de uma rede de fibra óptica de nova geração (RNG) nos principais centros urbanos.

A concretização deste Acordo será alcançada através da criação de uma empresa detida em partes iguais pela Sonaecom e Vodafone Portugal e prevê ainda a possibilidade da RNG vir a estar disponível a outros operadores que nela venham a mostrar interesse.

A celebração de um acordo com estas características, num dos mais competitivos sectores da actividade económica portuguesa e numa área tão importante como a das Redes de Nova Geração, assume um especial significado. Mantendo-se a actuação comercial independente e competitiva de cada uma das empresas, o Acordo proporciona uma maior racionalidade económica aos investimentos nas RNG, com benefícios claros para os Clientes, para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação e do Conhecimento e para o País.
 
Quebrar o Monopólio - BEM VINDOS

Ainda bem que vamos ter mais um grupo operador de internet em fibra , consciente que irá quebrar o MONOPOLIA existente nasta area

Obrigado pela notícia


Um Abraço Silva
 
A parte melhor segundo o que o colega diz, é a possibilidade de outros operadores poderem usar a infraestrutura :) o que não acontece com a pt e a zon.

Vamos aguardar espero que dê frutos

NVRSystem
 
Bem, acho esta uma das melhores notícias dos últimos tempos.
Clix já tem uma parte das redes (leia-se experiência na área da fibra), Vodafone sabe tratar bem dos clientes... São duas empresas honestas a assinar um acordo com potencial. Infelizmente nenhuma das empresas tem, sozinha, capital para concorrer com a PT, mas juntando as duas, a história muda.
No entanto, ainda nao sei se será suficiente para concorrer com a PT. Quer dizer, é sabido que neste momento a Clix tem mais clientes de Fibra Óptica (de acordo com notícias postadas anteriormente), mas a PT anda muito depressa...
Vamos ver o que sai daqui.
É óptimo ver Clix e Vodafone a fazeres estes acordos. Sei que eles já tinha um acordo anterior que consistia na Clix equipar as antenas de redes móveis da Vodafone com Fibra Óptica. Parece que correu bem e quiseram levar a "parceria" mais para a frente...

Isto se percebi bem a notícia, claro.
Espero que se veja resultados brevemente.
Cumps
 
È esperar para ver até que ponto a parceria resulta, mas vejo mais vantagens para o lado da Vodafone, do que propriamente da Sonae.
 
Boas a Todo o Forum .

Os analistas do ESER e do BPI consideram que a parceria da Sonaecom e da Vodafone Portugal na área da rede de fibra óptica de nova geração é "positiva".

As duas empresas anunciaram ontem ao final da tarde, um acordo para uma colaboração recíproca na área da construção, gestão, manutenção e exploração de uma rede de fibra óptica de nova geração (RNG) nos principais centros urbanos.

O analista Nuno Matias do Espírito Santo Equity Research (ESER) considera que esta parceria pode “permitir à Sonaecom reduzir o investimento previsto para a estrutura de fibra óptica sem comprometer o desenvolvimento da RNG e os benefícios esperados desta infra-estrutura”.

O ESER recorda que no início de 2008, a empresa liderada por Ângelo Paupério anunciou um investimento de 240 milhões de euros com o objectivo de cobrir um milhão de lares. Este investimento tem “ocorrido mais lentamente do que o previsto inicialmente” e esta parceria pode ser o “passo necessário para este projecto”, apesar de ainda não ser certo que as duas empresas mantenham o investimento previsto inicialmente.

Para o ESER esta parceria “abranda” as expectativas de uma fusão com a *Zon Multimédia*.

Por outro lado, o BPI considera que esta parceria pode aumentar as especulações em torno de cenários de fusões e aquisições. “Esta parceria pode funcionar como uma ponte para um entendimento nesta área e, ao mesmo tempo, pressionar a Zon Multimédia para avançar”.

O BPI atribui um preço-alvo de 2,20 euros e uma recomendação de “acumular” à Sonaecom. Já o ESER tem um “target” de 2,1 euros e uma recomendação de “neutral”.

As acções da Soanecom recuavam 0,71% para os 1,817 euros.

Fonte : Jornal de Negócios online .

Cumps .
 
A Sonaecom e a Vodafone Portugal celebraram hoje um acordo destinado a assegurar a colaboração recíproca na área da partilha, construção, gestão, manutenção e exploração de uma rede de fibra óptica de nova geração (RNG) nos principais centros urbanos.

Isto é que é pena...
Para muitos, PT continuará a ser a única esperança em termos de fibra.
 
Subscrevo o Marcelo... Uma verdade incontestável... sei que pela PT mais tarde ou mais cedo, terei fibra... e que pela vodafone/sonae, nem daqui a 30 ou 40 anos.
 
Que direi eu e muitos! Que nem acesso directo em adsl têm, quanto mais em Fibra! Já para não falar de quem nem adsl tem! Enfim... O costume....
 
Que direi eu e muitos! Que nem acesso directo em adsl têm, quanto mais em Fibra! Já para não falar de quem nem adsl tem! Enfim... O costume....
A cobertura apenas aos principais centros urbanos (entenda-se litoral?) já era de certo modo esperada por mim... há uns tempos atrás a Sonaecom revelou que queria 25% do país com tecnologia de hiper banda larga, e que o restante seria auxiliado por ADSL2+/VDSL.

Agora que juntas podem competir quase de igual para igual com a PT, ai isso podem... e como o mauro1855 disse, são duas empresas honestas e que respeitam o cliente, por isso, força na maionese! :D
 
Se formos a ver a vantagem da MEO Fibra da PT face ao Cobre é sobretudo equipar os clientes com sinal RF nas TVs todas ( algo que já existe, mas não na PT ). Grandes larguras de banda é muito paleio, já que para o consumidor comum, o cobre chega e sobra.

Agora, os canais HD e serviços suportados pela únicamente pela Fibra.. isso é que vai ser giro de se ver :)

Concorrência é o que se quer, para todos. Já agora um link no post inicial com fonte da notícia é que era agradável. ;)
 
Isto vai permitir a operadores mais pequenos como a Simplesnet ou até mesmo a Cored de usarem a infra-estrutura. Já se sabia que ia haver zonas mistas Clix + Vodafone mas esta medida surpreendeu bastante!
 
Realmente é uma boa notícia. Pelos vistos vou ter fibra optica da vodafone mais cedo do que esperava... Já tenho cobertura da clix em fibra optica, a não ser que o acordo não abranja a rede existente da clix...
 
Acho que só vamos ter FO a partir do 2º semestre de 2010...
O investimento ainda não está definido mas a transferência de activos para a nova empresa será feita em partes iguais, explica ao Económico fonte oficial da Sonaecom. Fonte da Vodafone assegurou que "parte das infra-estruturas de RNG será transferida para a nova empresa, de forma faseada e em partes iguais, pelo que a proporção estará sempre assegurada".
"A Sonaecom e a Vodafone admitem a entrada de novos parceiros no capital desta empresa mediante as condições de mercado", acrescenta fonte da Soanecom.
O arranque efectivo será no segundo semestre de 2010, mas tudo indica que os investimentos possam arrancar logo no primeiro semestre. "A parceria assinada não compromete os compromissos assumidos até à data por nenhuma das partes", acrescenta fonte da Sonaecom.
O conselho de administração, cujo mandato dura dois anos vai ter quatro membros, dois de cada operadora e o presidente será indicado em rotatividade "e com voto de qualidade", diz fonte da Vodafone.
O objectivo será ter a mais ampla cobertura do país possível com as redes de fibra óptica sendo que o investimento vai começar nos grandes centros urbanos.
Na sessão de hoje, as acções da Sonaecom subiram 0,55% para 1,83 euros (ver gráfico).
http://economico.sapo.pt/noticias/sonaecom-e-vodafone-unemse-na-fibra-optica_77243.html
 
Última edição pelo moderador:
O objectivo será ter a mais ampla cobertura do país possível com as redes de fibra óptica sendo que o investimento vai começar nos grandes centros urbanos.

Vai começar... e acabar nos centros urbanos. Sinceramente, nunca vi, nem uma nem outra a expandirem para fora dos centros urbanos, nos acessos em adsl. Não estou crente que seja agora que o vão fazer. Espero estar enganado.
 
Back
Topo