Problema Zonhub com NAS, Impressora, IPs Fixos

chaosbringer

Power Member
Boas pessoal,

Estou com um grave problema de rede e como não é o meu forte (percebo mesmo muito pouco) resolvi pedir a vossa ajuda, ca vai:

Situação Inicial

Tinha um modem netcabo Thomson THG540 ao qual estava ligado um router wireless d-link dir-655. A este router ligava-se:
- por cabo o PC, a impressora Brother MFC-5440CN (tem porta de rede), o meu NAS QNAP TS-210
- por wireless, macbook, telemovel, portateis de familiares
Todos estes tinham ip's fixos, menos os portateis de familiares

Situação Actual
Entretanto mudei para serviço de Fibra (Zon) e mudaram-me o modem Thomson para o Zonhub o que pôs também o router d-link ali de parte desligado.
- Tenho o Zonhub ligado por cabo ao PC
- Por wireless tenho macbook, telemovel e outro portateis de familiares
- Não sei como atribuir ip's fixos a maquinas que estao sempre na rede
- Não consigo ligar a impressora por cabo de rede
- Não consigo ligar o NAS


Como tenho ali ainda o router d-link, poderá ele ajudar-me (talvez ligar a impressora e o NAS ao dlink, ou ter duas redes...?)? sera configuraçoes do zonhub? :confused:
 
Última edição:
Boas pessoal,

- Não sei como atribuir ip's fixos a maquinas que estao sempre na rede
- Não consigo ligar a impressora por cabo de rede
- Não consigo ligar o NAS


Como tenho ali ainda o router d-link, poderá ele ajudar-me (talvez ligar a impressora e o NAS ao dlink, ou ter duas redes...?)? sera configuraçoes do zonhub? :confused:

Consegues "ver" os dispositivos que tens ligados por cabo ao router dentro do router? isto é se ligando tudo encontras o hardware através do router. no manual aparece isto algures

home_overview.png


Onde aparece rede local deverá aparecer alguma coisa ou nas impressoras ou no armazenamento visto ter de atribuir ip.

Lê bem o manual, à distância é um pouco complicado ajudar mas tenta-se

Bom Natal

NVRSystem
 
Boas,

Relativamente à atribuição de um IP fixo por máquina (MAC), há alguma forma de o fazer no zonhub e com o acesso de utilizador comum?

Este equipamento com esta interface parece-me um bocado limitado. Fazia mesmo falta um acesso admin para o controlar na totalidade.
 
Consegues "ver" os dispositivos que tens ligados por cabo ao router dentro do router? isto é se ligando tudo encontras o hardware através do router. no manual aparece isto algures

home_overview.png


Onde aparece rede local deverá aparecer alguma coisa ou nas impressoras ou no armazenamento visto ter de atribuir ip.

Lê bem o manual, à distância é um pouco complicado ajudar mas tenta-se

Bom Natal

NVRSystem


Os equipamentos aparecem, é lhes atribuido um ip, mas esse ip varia de dia pra dia ou hora pra hora, consoante é ligado ou não, pelo que nesse equipamento não posso por o mesmo ip, não édefinitivo.

Foi-me dito noutro forum para diminuir o intervalo de ip's dinamicos atribuidos automaticamente e neses pequeno intervalo que não é atribuido, inserir nas maquinas em questão, ou seja o zonhub esses não vai sortear. A ver se faço isso hoje a ver no que dá :)
 
Sim, o Zonhub não dá pa fazeres dhcp manual, isto é, "o pc X fica com o ip Y".

Portanto, o que tens a fazer é meter o IP que queres nas definições da placa de rede de cada PC, para ele ao ligar quando entrar na rede "pedir" esse IP ao ZonHub:

161f9f4.png


fbmgqe.png


;)
 
Ainda esta semana ligaram a oferecer o Zon Hub, upgrade de 20 para 30 megas e telefone noites e fim de semana, por mais 1,40 euros por mês... recusei.

Preferi gastar e ter uma cobertura wireless decente e configurada como deve ser do que aceitar esses equipamentos com firmware assassinado pelos ISP. Já chega a zon box.
 
Os equipamentos aparecem, é lhes atribuido um ip, mas esse ip varia de dia pra dia ou hora pra hora, consoante é ligado ou não, pelo que nesse equipamento não posso por o mesmo ip, não édefinitivo.

Foi-me dito noutro forum para diminuir o intervalo de ip's dinamicos atribuidos automaticamente e neses pequeno intervalo que não é atribuido, inserir nas maquinas em questão, ou seja o zonhub esses não vai sortear. A ver se faço isso hoje a ver no que dá :)


Na impressora e no nas não consegues atribuir um ip fixo? tipo eles terem um tipo de acesso como o router para configurar e atribuir ips?

Feliz Natal
NVRSystem
 
Os equipamentos aparecem, é lhes atribuido um ip, mas esse ip varia de dia pra dia ou hora pra hora, consoante é ligado ou não, pelo que nesse equipamento não posso por o mesmo ip, não édefinitivo.

Foi-me dito noutro forum para diminuir o intervalo de ip's dinamicos atribuidos automaticamente e neses pequeno intervalo que não é atribuido, inserir nas maquinas em questão, ou seja o zonhub esses não vai sortear. A ver se faço isso hoje a ver no que dá :)

É capaz de não ser má ideia. O problema é que andamos a arranjar soluções que servem apenas de emenda quando se podia fazer tudo isto como deve de ser.
 
É capaz de não ser má ideia. O problema é que andamos a arranjar soluções que servem apenas de emenda quando se podia fazer tudo isto como deve de ser.

Não funcionou...
Coloquei a atribuição automatica de ip's a começar no 192.168.1.10 no zonhub, e na impressora (brother mfc-5440cn) escolhi ip estatico (tem as opções auto, estatico, rarp, bootp, dhcp) e coloquei o ip 192.168.1.8
A impressora (que antes estava com modo automatico e aparecia com ip 192.168.1.12) desapareceu da listagem de equipamentos ligados à rede local



Vou agora testar a solução do allskin a ver se o zonhub deixa cada maquina pedir o cliente que quer e não lhe atribui um ao calhas :\
 
Última edição:
Não funcionou...
Coloquei a atribuição automatica de ip's a começar no 192.168.1.10 no zonhub, e na impressora (brother mfc-5440cn) escolhi ip estatico (tem as opções auto, estatico, rarp, bootp, dhcp) e coloquei o ip 192.168.1.8
A impressora (que antes estava com modo automatico e aparecia com ip 192.168.1.12) desapareceu da listagem de equipamentos ligados à rede local



Vou agora testar a solução do allskin a ver se o zonhub deixa cada maquina pedir o cliente que quer e não lhe atribui um ao calhas :\

olha este tópico http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=511240

Abraços
 
Back
Topo