Artigo/Análise ZONHUB - Definir IPs estáticos e DNS

kimroskas

Power Member
Definir IPs estáticos (por MAC address)
Uma vez que o zonhub não permite desactivar o servidor DHCP, apesar de existir uma opção para isso, podem desta forma atribuir IPs estáticos às máquinas da vossa rede.
Uma alternativa é definir em cada máquina um ip dentro da gama de ips da rede. Contudo, por erro, podemos definir 2 máquinas com o mesmo ip e pode dar asneira. Os passos que indico a seguir eliminam esse risco e, na minha opinião, penso que é mais cómodo uma vez que não é necessário estar a fazer configurações em todas as máquinas.

1-Fazer login na interface do zonhub
2-Ir à página http://zonhub.home/index.cgi?active_page=page_dhcps_conn&prev_page=page_dhcps_conn&req_mode=1
2.1-Para definir IP estático para as máquinas que estão ligadas no momento ao zonhub, clicar no nome/ip e colocar visto em "tipo de aluguer estático".
2.2-Para definir IP estático para uma máquina que não esteja ligada no momento ao zonhub, clicar em "Nova ligação estática". Aqui terão que, obviamente, indicar o MAC Address do interface de rede/placa da máquina que querem ligar e escolher respectivo IP dentro da gama da rede.

Desta forma podem deixar todas as configurações TCP/IP do SO em automático.



Definir servidor(es) DNS a utilizar
Para utilizar servidores DNS à escolha (opendns, por exemplo) em vez dos da zon

1-Fazer login na interface do zonhub
2-Ir à página http://zonhub.home/index.cgi?active_page=page_conn_settings_vw0
3-Escolher o separador "Definições"
3.1-Em servidor DNS escolher "utilize os seguintes endereços do servidor dns" e escrever o(s) respectivo(s) endereço(s).


Espero ter ajudado.

EDIT:
Acesso às configuraçoes avançadas das interfaces do zonhub
LAN: http://zonhub.home/index.cgi?active_page=page_conn_settings_eth0
WLAN1: http://zonhub.home/index.cgi?active_page=page_conn_settings_ra0
WLAN2 (ZON@FON): http://zonhub.home/index.cgi?active_page=page_conn_settings_ra1
WAN1: http://zonhub.home/index.cgi?active_page=page_conn_settings_vw0
WAN2 (ZON@FON): http://zonhub.home/index.cgi?active_page=page_conn_settings_vwfon0

Agradeço ao riu218 e boot pelas dicas/sugestões.
 
Última edição:
Obrigado, com certeza que vai dar jeito a muita gente. Agora porque é que a ZON não disponibiliza o user de admin? É que as funções estão lá, não sei é porque razão só disponibilizam o user home...

Eu para conseguir aceder aos links que enviaste tive que colocar zonhub.home e o resto do link igual. Já agora como é que descobriste este menus?
 
Última edição:
1-Obrigado, com certeza que vai dar jeito a muita gente. Agora porque é que a ZON não disponibiliza o user de admin? É que as funções estão lá, não sei é porque razão só disponibilizam o user home...

2-Eu para conseguir aceder aos links que enviaste tive que colocar zonhub.home e o resto do link igual. Já agora como é que descobriste este menus?
1-Tb não consigo entender o porquê de não disponibilizarem links directos para estas opções. Por um lado salvaguardam possíveis "estragos" por parte dos clientes... mas para isso existe o reset ou a PCmedic. Por outro lado deixam de fora os clientes com certa autonomia e que se sentem à vontade a fazer determinadas configurações. Não dá para entender.

2-Descobri isto por acaso. Andava intrigado por não se conseguir desactivar o dhcp. Então comecei a pensar em várias possibilidades, mesmo as mais estúpidas. Tentei fazer o seguinte:
fui a Rede local->Definições e em "finalizar endereço ip" coloquei 192.168.1.1, pensando eu que assim o gajo deixaria de atribuir automaticamente ips. Cliquei em aplicar e fui surpreendido por uma mensagem de alerta com um link que me levou à tal página onde se pode definir ips estáticos. Isto, em parte, resolveu-me a questão do dhcp. Em parte porque o dhcp continua activo, mas fazendo a alocação estática de ips e alterando a gama de ips para o número suficiente de máquinas da nossa rede acabamos com uma situação idêntica à desactivação do dhcp. Questão do dhcp resolvida.
Depois reparei que na página onde se define a atribuição estática de ips tem um link que é "LAN Hardware Ethernet Switch" e cliquei. Apareceu-me uma página com configurações avançadas divididas por separadores. Vi que na barra de endereços o parametro "active_page" tinha mudado para "page_conn_settings_eth0". Pensei então em substituir "eth0" pelos nomes dos dispositivos que aparecem em Sistema->Monitorizar, sendo um deles a interface WAN Ethernet (vw0) onde defini os servidores dns.

Foi +/- isto. Desculpem o texto estar um pouco confuso.
 
1-Tb não consigo entender o porquê de não disponibilizarem links directos para estas opções. Por um lado salvaguardam possíveis "estragos" por parte dos clientes... mas para isso existe o reset ou a PCmedic. Por outro lado deixam de fora os clientes com certa autonomia e que se sentem à vontade a fazer determinadas configurações. Não dá para entender.

2-Descobri isto por acaso. Andava intrigado por não se conseguir desactivar o dhcp. Então comecei a pensar em várias possibilidades, mesmo as mais estúpidas. Tentei fazer o seguinte:
fui a Rede local->Definições e em "finalizar endereço ip" coloquei 192.168.1.1, pensando eu que assim o gajo deixaria de atribuir automaticamente ips. Cliquei em aplicar e fui surpreendido por uma mensagem de alerta com um link que me levou à tal página onde se pode definir ips estáticos. Isto, em parte, resolveu-me a questão do dhcp. Em parte porque o dhcp continua activo, mas fazendo a alocação estática de ips e alterando a gama de ips para o número suficiente de máquinas da nossa rede acabamos com uma situação idêntica à desactivação do dhcp. Questão do dhcp resolvida.
Depois reparei que na página onde se define a atribuição estática de ips tem um link que é "LAN Hardware Ethernet Switch" e cliquei. Apareceu-me uma página com configurações avançadas divididas por separadores. Vi que na barra de endereços o parametro "active_page" tinha mudado para "page_conn_settings_eth0". Pensei então em substituir "eth0" pelos nomes dos dispositivos que aparecem em Sistema->Monitorizar, sendo um deles a interface WAN Ethernet (vw0) onde defini os servidores dns.

Foi +/- isto. Desculpem o texto estar um pouco confuso.

Boas,

Antes demais, muito obrigado pelo excelente trabalho que realizaste na descoberta destes dois links. Foi através deles que pude chegar a este novo link: http://zonhub/index.cgi?active_page=page_conn_settings_eth0.

Este novo link pode ser acedido directamente através da página Ligações de dhcp (o teu primeiro link). Depois de associarmos um endereço MAC a um IP, clicamos na coluna Nome de ligação, no nome que lá aparece. Esta acção vai-nos levar a uma nova página oculta de configuração: Propriedades de LAN Hardware Ethernet Switch. Nesta nova página entre outros, encontramos um separador chamado Definições e no final das definições temos uma opção que permite finalmente desligar o Servidor DHCP.

Para concluir e até agora temos então penso eu três páginas ocultas com configurações inportantes no ZONHUB:

Rede Local >> Wireless >> Ligações DHCP
Sistema >> Propriedades de WAN Ethernet
Sistema >> Propriedades de LAN Hardware Ethernet Switch

Cumps,
aNNjo
 
Boas,

Antes demais, muito obrigado pelo excelente trabalho que realizaste na descoberta destes dois links. Foi através deles que pude chegar a este novo link: http://zonhub/index.cgi?active_page=page_conn_settings_eth0.

Este novo link pode ser acedido directamente através da página Ligações de dhcp (o teu primeiro link). Depois de associarmos um endereço MAC a um IP, clicamos na coluna Nome de ligação, no nome que lá aparece. Esta acção vai-nos levar a uma nova página oculta de configuração: Propriedades de LAN Hardware Ethernet Switch. Nesta nova página entre outros, encontramos um separador chamado Definições e no final das definições temos uma opção que permite finalmente desligar o Servidor DHCP.

Para concluir e até agora temos então penso eu três páginas ocultas com configurações inportantes no ZONHUB:

Rede Local >> Wireless >> Ligações DHCP
Sistema >> Propriedades de WAN Ethernet
Sistema >> Propriedades de LAN Hardware Ethernet Switch

Cumps,
aNNjo
Boas,
por acaso tb cheguei a essa página, mas comigo não funcionou. Por isso é que comecei por dizer "Uma vez que o zonhub não permite desactivar o servidor DHCP, apesar de existir uma opção para isso..." e nem me dei ao trabalho de partilhar o falhanço.

Confirmas que o dhcp ficou mesmo desactivado?

Aproveito para partilhar nova descoberta: é possível aceder ao modem com user/pass admin/admin. Para isso basta fazer-lhe um reset e de seguida fazer login. Isto não traz nada de muito útil, uma vez que apenas dará acesso a 1/2 dúzia de opções tais como ocupação do cpu, logs, servidor dns e pouco mais, permanecendo ocultas todas as opções que temos vindo a falar. De notar que após o modem concluir o processo de registo perde-se o acesso, sendo necessário fazer de novo login com o user home.
 
Boas,

Infelizmente tens razão, a opção esta lá, mas realmente não funcionou, como na altura nao tive a necessidade de desligar o Servidor de DHCP, não testei... resta saber se as outras opções lá estão a funcionar ou não. Será que usando o user Admin dá ao menos para realizar essa operação?

Cumps,
aNNjo
 
Eu também já andei à procura do DHCP, e já falei com vários operadores da ZON, como seria de esperar sem sucesso.
Mais um produto de baixa qualidade a acompanhar o Resto, É claro que no topo da pirâmide temos de pedra e cal a ZONBOX HD, como o produto mais foleiro de todos os tempos
 
Eu também já andei à procura do DHCP, e já falei com vários operadores da ZON, como seria de esperar sem sucesso.
Mais um produto de baixa qualidade a acompanhar o Resto, É claro que no topo da pirâmide temos de pedra e cal a ZONBOX HD, como o produto mais foleiro de todos os tempos

Boas,

Até agora e pelo que vi está a ser um dos melhores routers que me passaram pelas mãos, boas velocidades e muitas funcionalidades de topo. Nem que seja pela relação preço qualidade ate agora é uma aposta ganha.

Cumps,
aNNjo
 
As dicas são boas mas mesmo assim o zon hub é um LIXO como router um dos piores que trabalhei até hoje...
Ele não grava sempre os IPs estáticos no meu servidor tive que fazer pelo windows pois ele mudava sempre o IP o mesmo problema no netbook troquei o tempo de troca de IPs e parece que agora ficou com os IPs mas sempre que se desliga a maquina e se volta a ligar tem que se ir ao link Ligações de dhcp travar os IPs...

ZON HUB = LIXO...

Abraços.
 
As dicas são boas mas mesmo assim o zon hub é um LIXO como router um dos piores que trabalhei até hoje...
Ele não grava sempre os IPs estáticos no meu servidor tive que fazer pelo windows pois ele mudava sempre o IP o mesmo problema no netbook troquei o tempo de troca de IPs e parece que agora ficou com os IPs mas sempre que se desliga a maquina e se volta a ligar tem que se ir ao link Ligações de dhcp travar os IPs...

ZON HUB = LIXO...

Abraços.

Hmmm, porque não defines o IP manualmente no servidor?
Depois pões o dhcp do Zonhub em vez de começar no 1 por exemplo, a começar prai no 10, e ficas com 10 ip's que nunca serão atribuidos pelo dhcp....
Isso dos ips estaticos ainda não testei.
 
Hmmm, porque não defines o IP manualmente no servidor?
Depois pões o dhcp do Zonhub em vez de começar no 1 por exemplo, a começar prai no 10, e ficas com 10 ip's que nunca serão atribuidos pelo dhcp....
Isso dos ips estaticos ainda não testei.

Eu fixei um IP no servidor ele não troca mais.
Mas a verdade é que este Zonhub é muito bugado...

Abraços.
 
Aqui tem funcionado bastante bem com a atribuição estática no router e configuração IP dos PCs em automatico. Desligo/ligo os PCs e, independentemente da ordem que os ligo, é sempre atribuído o mesmo IP a cada 1 dos PCs de acordo com o que defini no router. Já houve inclusivé falhas de energia e as configurações mantiveram-se.
Só é pena a ZON ter metido a mãozinha neste router pq até é bastante estável. Pelo menos o meu tem sido.
 
Aqui tem funcionado bastante bem com a atribuição estática no router e configuração IP dos PCs em automatico. Desligo/ligo os PCs e, independentemente da ordem que os ligo, é sempre atribuído o mesmo IP a cada 1 dos PCs de acordo com o que defini no router. Já houve inclusivé falhas de energia e as configurações mantiveram-se.
Só é pena a ZON ter metido a mãozinha neste router pq até é bastante estável. Pelo menos o meu tem sido.

Como modem não é mau embora não sei pq mas quase todos os dias tenho que fazer um reboot nele pois caso não faça isso não me abre sites embora o resto funcione bem troquei de DNS e melhorou um pouco. Sobre os IPs estático resolvi em mudar o tempo que ele atribui um IP mas no servidor fixei o IP na maquina assim não tenho mais problemas.
Outra coisa que notei o DMZ não funciona bem...

Abraços.
 
Obrigado Kimroskas pelas importantes informações que disponibilizaste.

Uma dúvida : existe alguma vantagem real em alterar o DNS? Não é suposto que o da ZON nos proporcione ligações mais rápidas e estaveis? Para ligações preferenciais a sites nos USA que DNS sugerem?
 
Definir IPs estáticos (por MAC address)
Uma vez que o zonhub não permite desactivar o servidor DHCP, apesar de existir uma opção para isso, podem desta forma atribuir IPs estáticos às máquinas da vossa rede.
Uma alternativa é definir em cada máquina um ip dentro da gama de ips da rede. Contudo, por erro, podemos definir 2 máquinas com o mesmo ip e pode dar asneira. Os passos que indico a seguir eliminam esse risco e, na minha opinião, penso que é mais cómodo uma vez que não é necessário estar a fazer configurações em todas as máquinas.

1-Fazer login na interface do zonhub
2-Ir à página http://zonhub.home/index.cgi?active_page=page_dhcps_conn&prev_page=page_dhcps_conn&req_mode=1
2.1-Para definir IP estático para as máquinas que estão ligadas no momento ao zonhub, clicar no nome/ip e colocar visto em "tipo de aluguer estático".
2.2-Para definir IP estático para uma máquina que não esteja ligada no momento ao zonhub, clicar em "Nova ligação estática". Aqui terão que, obviamente, indicar o MAC Address do interface de rede/placa da máquina que querem ligar e escolher respectivo IP dentro da gama da rede.

Desta forma podem deixar todas as configurações TCP/IP do SO em automático.

Boas.

Segui os passos que tu descreves mas no passo 2.1 não acontece nada quando clico no nome/ip para colocar o visto em "tipo de aluguer estático".

Mais, quando vou para o link que deixas-te ele leva-me para a página normal do zon hub e não para nenhuma página diferente???

Será que me podes ajudar??

Obrigado desde já

Cumps

Agora fui encaminhado para o verdadeiro link :) e já consegui por todos os IP´s estácticos...

Cumps
 
Última edição:
Back
Topo