Análise Motherboard ASRock P55DE3

M@ster

Power Member
Autor: Vítor Antunes (M@ster)
Produto: ASRock P55D3E
Data : 27-12-2009


Logo.JPG


logo1.jpg


ZWAME Análise


INTRODUÇÃO
A ASRock, deu-nos o prazer de testar pela primeiravez uma das suas Motherboards P55, a qual nos deixou agradados emespecial com a relação qualidade/preço que apresenta.
Procurando atingir uma faixa de mercado média/baixa, deixou-nosentusiasmados com a sua facilidade de OC e a sua estabilidade.
Especificações


  • Supports the Intel® Core™ i7 and Intel® Core™ i5 Processors in the LGA1156 Package 4 + 1 Power Phase Design
  • Supports Intel® Turbo Boost Technology
  • Intel® P55 Chipset
  • SupportsDual Channel DDR3 2400+(OC)/2133(OC)/1866(OC)/1600/1333/1066 non-ECC,un-buffered memory, 4 x DIMM slots, Max. capacity up to 16GB
  • Supports ATI™ CrossFireX™ , Quad CrossFireX™
  • 1x PCI Express 2.0 x16 slot (at x16 mode), 1 x PCI Express 2.0 x16 slot(at x4 mode, 2.5GT/s), 2 x PCI Express 2.0 x1 slots (2.5GT/s)
  • 4x SATAII 3.0 Gb/s connectors, support RAID (RAID 0, RAID 1, RAID 10,RAID 5 and Intel® Matrix Storage), NCQ, AHCI and Hot Plug functions
  • 2 x Powered eSATAII/USB Connectors
  • PCIE x1 Gigabit LAN 10/100/1000 Mb/s
  • Supports ASRock Instant Boot, Instant Flash, Good Night LED
  • Supports Smart BIOS, ASRock OC Tuner, OC DNA, Intelligent Energy Saver
  • EuP Ready
  • Combo Cooler Option (C.C.O.)
  • CPU/Chassis Fan Multi-Speed Control
  • 7.1 CH Windows® Vista™ Premium Level HD Audio with Content Protection (ALC888 Audio Codec)
  • Windows® Vista™ Premium 2008 Logo Ready
  • I/OPanel: 1 x Coaxial SPDIF Out Port, 1 x Optical SPDIF Out Port, 6 xReady-to-Use USB 2.0 Ports, 2 x Powered eSATAII/USB Connectors, 1 xRJ-45 LAN Port with LED
FOTOS




CAIXA

DSC_0243.jpg

Nesta primeira imagem temos o bundle, discreto, composto dedois cabos sata, o espelho, o CD de drivers e o manual doutilizador


bx.jpg

bx1.jpg

MOTHERBOARD

board1.jpg

board_back.jpg

A ASRock apresenta um PCB bem estruturado, muito bonito efuncional. Ao apresentar uma board em cores de preto (PCB e algunsconectores), azul (conectores) e bronze (cooler), conseguiu um conjuntoapelativo. De cor azul e laranja, as entradas PCI-Express 2.0 x16, comdois espaços entre elas permitem uma boa refrigeração das placasgráficas,no caso de se fazer Crossfire ou SLI, ou ainda o uso decoolers de grandes dimensões.

back_pannel.jpg

Nesta imagem, podemos observar o painel traseiro, compostopor, uma porta Coaxial SPDIF Out, uma porta Optical SPDIF Out, umaplaca de rede 10/100/1000Mbit, 2 portas PS/2 Keyboard e Mouse. Podemosobservar ainda 6 portas USB, duas Powered eSATAII/USB e a placa de som7.1 HD baseada no Chip ALC888 Audio Codec.

Pormenores da Motherboard e do Layout

board3.jpg

board4.jpg

Particularidades

EuP.gif
*
EuP Ready: EuP, é o acrónimo de EnergyUsing Product, e é uma disposição regulamentada pela União Europeiapara definir o consumo de energia para um sistema completo. Com agrande quantidade, o uso popular dos produtos eléctricos e o aumentodas categorias de produtos eléctricos e electrónicos nos próximos 20 a30 anos. União Europeia decidiu estabelecer uma estratégia eficaz pararesolver o problema do consumo de energia. Isto é, de acordo com a EuP,o produto que consome energia, não deve consumir mais do que 1W emstand-by.

CCO.png


C.C.O. (Combo Cooler Option): C.C.O.,ou Combo Cooler Option, é um exclusivo da ASRock para as board P55. C.C.O.pretende flexibilizar o a utilização dos coolers por parte dos utilizadores, permitindo a quem tenha um cooler compatível com o socket LGA 775 o possa utilizar no socket LGA 1156 CPU. Esta é uma característica que nos permite poupar algum dinheiro, e nos tempos que correm...

PowerUSBeSATA.png

Power eSATA: melhora o standard eSATA tradicional com uma nova característica, ou seja, a própria porta eSATA alimenta o dispositivo, em tudo similar ao que acontece com as portas USB. Esta função torna os dispositivos eSATA muito mais convenientes sem sacrificar nenhuma das suas vantagens de alto rendimento.

OCDNA.png

OC DNA: OC DNA, a característica OC DNA é um utilitário que nos permite guardar e trocar os settings da bios com outros utilizadores desta board, esta caraterística se bem aproveitada pode ser uma excelente maneira de partilhar conhecimentos.
 
Última edição:
Programas
Da suite de Programas que a ASRock põem à nossa disposição no CD de Drivers e utilitários que acompanha esta board, destacamos oASRock Intelligent Energy Saver, que nos pareceu uma ferramenta muito interessante pelas suas características. O ASRock Intelligent EnergySaver em 3 partes que nos permitem ter acesso a informação bastante útil sobre o nosso computador.

Interface-1.gif

Power phase status – ASRock IntelligentEnergy Saver (IES) é activada para pouparmos energia quando o computador está a usar poucos recursos, chega a reduzir o seu uso a apenas uma fase, quando se torna necessário, ficam activadas as 4 fases dando assim toda a energia necessária ao bom funcionamento.


CPU power information – Permite ao utilizador verificar as voltagens, a frequência e o consumo de energia do CPU.


Power Saving – Permite a verificação do total de energia poupada durante o uso do computador por um determinado tempo a usar o ASRock IES.
 
Última edição pelo moderador:
Hardware Utilizado
Motherboard: ASRock P55DE3
Placa Gráfica: Gigabyte NVIDIA GTX260 SuperOC
CPU: INTEL CORE i5
Disco Rígido:SAMSUNG SPINPOINT F1 1TB SATA2 32MB CACHE HD103UJ*
Memórias: G.skill F3-16000CL9-6gbTD DDR3 2000
Fonte de alimentação: Gigabyte ODIN 550W
Cooler: Noctua NH-U12P
Caixa: GIGABYTE Poseidon 310

NOTA: Todos os testes foram realizados com o SO Windows Vista Home Premium

Para a Motherboard ASRock P55DE3 o máximo Overclock estável que conseguimos foi de 4.0Gb o que para uma placa deste preço é excelente.

BenchMarks Default/OC


CineBench-R10logo.png



CB10.png



rar_logo.png



RAR.png



super-pi.png



Super-PI.png




HD_Tach1.png

HD_Tach.png



SpecV10_logo.png



Spec10.png



wprime.jpg



wPrime.png


CrystalMark
CM.png




everest_ultimate_logo.jpg



eve_C.png


eve_E.png



eve_L.png



eve_LAT.png



Jogos

CrysisWH.jpg



CRWH.png



farcry2.jpg


FC2.png
 
Última edição:
Future Mark


03.png


3DM03.png




3DMarkVtgLogo.png


3DMVantage.png



PCMVantageLogo1.png


PCMVantage.png




Conclusão


Procurando atingir uma faixa de mercado médio/baixo, com um preço de aproximadamente €90, está é uma motherboard que tem tudo o que precisamos para uma boa máquina de trabalho e jogos a um preço acessível.
A ASRock preocupou-se em fazer uma placa estável em default e em OC, juntou-lhe algumas ferramentas interessantes e úteis como por exemplo o power eSata, preocupou-se ainda em poupar uns Euros aos seus clientes, e como, perguntamos nós; usando tecnologia que nos permite poupar energia e permitindo que utilizemos os coolers que tínhamos para LGA775.






recomendado_zwame.png

attachment.php


Agradecimento


A ZWAME agradece à ASRock pela disponibilidade da Motherboard.


Gostou desta análise?
Pode ver mais aqui.


Copyright © Zwame, Lda 2009. Reprodução proibida sem autorização prévia.​
 
Última edição:
Asus p7p55d sem duvida, pode-se dizer que está numa gama acima.
*
M@ster qual é o OC feito no cpu?
*
Sim, a ASUS está numa gama acima.
*
*
O OC é, como tenho feito nas outras P55 que tenho testado, de 4,0gb, posso dizer que chega lá sem problemas nenhuns*;)
 
Última edição:
Excelente trabalho ;)

Nunca tive boa experiências com ASRock, sempre que puder vou escapar-me delas. Apesar de agora terem outro aspecto e pelos vistos estão a evoluir em todos os aspectos. Ainda assim .. :o
 
A asrock tem estado a evoluir bastante, hoje os seus produtos encaram as asus e afins ;)

A uns tempos testei uma asrock am3 e a board é um canhão.

Esta board, apesar de claramente ser de baixa gama (condensadores clássicos, menos na zona do CPU, sem dissipadores nos mosfets e tais), mostrou ser uma produto muito bom. E claro que o preço deve ser "de combate :D"
 
arranjei uma ASRock X58 extreme e arrasa com a P6T que tinha.
um dia que tenha tempo faço uma reviewzita :D
asrock neste momente bate-se de igual para igual e com preços bastante mais acessiveis
ao comum mortal
 
Back
Topo