Artigo/Análise Printserver em Thomson TG787 e TG784

pciconet

Power Member
Muit. Cump.
Nao sei bem se este topico esta bem colocado, mas se nao tiver agradeço que me informem.
Depois de muito procurar e de muita gente (incluindo apoio tecnico meo) me dizerem que nao era possivel o serviço print server nos router thomson, eis que afinal sempre e possivel, aqui vai a soloçao. Importante no Win 7 e Win Vista o serviço Telnet esta desativo, tem de o activar faendo o seguinte:

- No menu (Bola janela do Windows, onde é o Menu Iniciar), na barra de procura escrever optionalfeatures, e ai procurar a Opção "Telnet Client" ou em Portugues "Cliente Telnet" e activar!!!! (ou Cliente Telenet em Portugues)

Depois de activado e so seguir para o passo seguinte:

-Ligar uma uma impressora USB à HGW
Abrir uma janela do DOS
Executar o comando "telnet 192.168.1.254" (Login: Administrator) (Pass: 3!play)
Executar o comando "printersharing LPD queue add name=TG787printer type=Raw default=yes"
Executar o comando "printersharing LPD config state=enabled"
Executar o comando "saveall"
Abrir o painel de impressoras e faxes
Clicar em adicionar uma impressora
Seleccionar impressora local ligada a este computador e clicar em seguinte
Seleccionar "criar nova porta" do tipo "standard TCP/IP port" e clicar em seguinte
Clicar em seguinte na primeira janela da aplicação para configuração do porto TCP/IP para ligação à impressora
Colocar no endereço IP "192.168.1.253" e clicar em seguinte
Seleccionar personalizado e clicar em definições
Seleccionar o protocolo LPR, colocar "TG787printer" no nome da fila de impressão e clicar em OK
Clicar em seguinte
Clicar em concluir
Depois instalar os controladores da respectiva impressora

-Importante, esta configuraçao e Para o Thomson TG787, para o TG784 so tem de alterar todos os campos onde tem dados TG787 para TG784
-Importante, Terao de instalar os controladores em todos os PC que quiserem partilhar a impressora.

Espero ter ajudado alguem.

Informaçao retirada do Forum "omeumeo" Creditos mantidos
 
sobre o print server

eu tenho uma pequena questão- é possível fazer várias atribuições de ip e ter várias impressoras ?
A VERDADE É QUE ISTO NÃO ESTÁ A FUNCIONAR COMIGO SEGUE TUDO CERTINHO MAS DEPOIS NÃO IMPRIME. A IMPRESSORA TEM QUE ESTAR LIGADA AO ROUTER CERTRO?
 
Viva. Obrigado pelo tutorial.

Tenho um TG784 e o cliente Telnet activo, consigo entrar perfeitamente quer através do login Administrator quer através do sumeo.

O problema é que quando escrevo o comando para adicionar a impressora apenas me devolve um "unknown command".

Já vi e re-vi várias vezes o que estava escrito, o erro não é daí.

Alguma dica?
 
Quando inicias a janela do DOS tens que correr com o botão direito do rato e escolher: "Run as administrator" ou equivalente em portugues. É um erro muito usual. Tens o vista não é....
 
No meu caso consigo fazer tudo até ao fim, até à parte de instalar os drivers da imnpressora.

A minha impressora é uma HP PSC 2355 e apesar de no meu PC funcionar bem, aqui não reconhece. Insiro o CD original que vem com a impressora que dá para toda a gama da série das 2350's e faltam-lhe ficheiros.

Já descarreguei como alternativa os drivers completos e parciais do site oficial da HP e esse ela não reconhece, pois como não consta na lista dos modelos da HP definidos temos de seleccionar a opção de "Disco" e se escolhermos um caminho que não seja o da disquete ou da drive D ele apenas reconhece os ficheiros do tipo *.inf .

Não sei como solucionar isso.

Se pedir à HP o CD específico para esta impressora será que funciona?

Ninguém aqui tem esse modelo que me possa emprestar o CD para testar?

Obrigado.
 
No meu caso consigo fazer tudo até ao fim, até à parte de instalar os drivers da imnpressora.

A minha impressora é uma HP PSC 2355 e apesar de no meu PC funcionar bem, aqui não reconhece. Insiro o CD original que vem com a impressora que dá para toda a gama da série das 2350's e faltam-lhe ficheiros.

Já descarreguei como alternativa os drivers completos e parciais do site oficial da HP e esse ela não reconhece, pois como não consta na lista dos modelos da HP definidos temos de seleccionar a opção de "Disco" e se escolhermos um caminho que não seja o da disquete ou da drive D ele apenas reconhece os ficheiros do tipo *.inf .

Não sei como solucionar isso.

Se pedir à HP o CD específico para esta impressora será que funciona?

Ninguém aqui tem esse modelo que me possa emprestar o CD para testar?

Obrigado.
Olá.

Bem, grande coincidência pois essa impressora também é a minha :p

A parte da instalação das drivers é totalmente independente de pôr o print server a funcionar. No meu caso até tinha a impressora devidamente instalada no PC e depois é que a liguei ao router, podendo saltar o passo de instalar os controladores.

Digo-te que há muitos anos que não tenho o CD e tenho instalado e re-instalado a impressora (aliás, a multi-funções), sem problemas!

Quando não o tenho à mão, saco sempre o "driver" do site da HP: apenas é preciso o ficheiro do driver completo (na verdade é mais um utilitário de instalação do que propriamente um simples driver), aquele que tem cento e tal megas!

O que tens que fazer é correr esse executável e seguir os passos SEM ligar a impressora ao PC antes, e apenas ligar a impressora quando o utilitário te pedir. É uma instalação bastante morosa.

Ligar a impressora ao PC e depois dizer ao Windows onde está o driver não costuma funcionar. Se bem que no 7... hmm, não sei. Mas de qualquer maneira o método seguro é o que expliquei e que resulta sempre comigo sem falhas ;)

Cumps.
 
bom dia eu tenho uma impressora hp dekjet f300 ja fiz isso td ligo a impressora por usb au routar TG784 e mando imprimira e nao acontece nada :S alguem me pode ajudar???

e tambem ja procurei como partelhar uma pen ligada ao routar por usb em fat32 e nao sei como se tem que fazer???
 
Problema!

Boas!
Antes de mais, muitos parabéns pelo tutorial!
A minha está a funcionar! Só que está com um pequeno problema! Eu tenho uma HP Deskjet 5150, e no fim de imprimir aquilo que solicitei, a luz verde fica "prali" a piscar, e no status da impressora, surge a informação "Reiniciar impressão"! Ou seja, ao que parece a impressora "pensa", que o documento não chegou a ser imprimido, e de x em x tempo está sempre a reiniciar a impressão!

Alguma sugestão?

Muito obrigado
 
boas noites. após fazer isto com sucesso no meu portátil (windows 7), tentei fazer o mesmo no desktop (XP) e no e-escola (Vista), para todos os computadores de minha casa terem acesso à impressora. No entanto, em ambos, deu-me o mesmo erro após este comando " Executar o comando "printersharing LPD queue add name=TG787printer type=Raw default=yes" "

o erro dado pela linha de comandos foi " mbus error: object creation failed <no error> ".

alguém tem uma ideia do que possa ser? o router é o da Meo, TG784. obrigado

Resolvido: apenas precisei de executar, nos outros pc's, a partir do passo "Abrir o painel de impressoras e faxes". não tinha percebido bem o tutorial, aparentemente
 
Última edição:
Tive de instalar uma impressora HP num Thomson TG784n e, como encontrei alguns problemas cujas soluções fui encontrando dispersas pela web, decidi fazer um tutorial a resumir e condensar a minha experiência. Embora esteja à volta de uma situação específica, creio que é genérico q.b. Em inglês: http://weblog.jcraveiro.com/artigos/howto-take-advantage-of-your-thomson-tg784n-print-server/

Espero que seja útil. Dúvidas, críticas, sugestões, são todas bem-vindas.

Cumps,
J
 
Última edição:
Boas.

Usando esta opção de ligar a impressora ao router, ao seleccionar a opção de impressão frente e verso, como é que na altura de virar as folhas (manualmente) e continuar a imprimir, como é que dão essa ordem?

P.S.:Na minha impressora na altura de virar as folhas surge uma janela pop-up.
 
eu tenho uma pequena questão- é possível fazer várias atribuições de ip e ter várias impressoras ?
A VERDADE É QUE ISTO NÃO ESTÁ A FUNCIONAR COMIGO SEGUE TUDO CERTINHO MAS DEPOIS NÃO IMPRIME. A IMPRESSORA TEM QUE ESTAR LIGADA AO ROUTER CERTRO?

Boas, estou a reavivar este tópico porque tenho esta dúvida: é possível ter 2 impressoras ligadas ao router e imprimir para cada uma delas individualmente? Se sim, como é possível distinguir a impressora quando se configura a mesma no PC (no router presumo que se distinga pelo nome da queue)?
 
Bem, mais um. Ando praqui com isto no OSX Lion e ainda não consegui por a funcionar. A impressora é um Samsung ML1670.

Se alguém souber, apite sff;)
 
EDIT: Resolvido

Agora o problema e so colocar a multi-funções HP a fazer scan... Ainda estou a tentar resolver...!
 
Última edição:
Também tenho o seguinte erro:
" mbus error: object creation failed <no error> "
Alguém me sabe dizer o que estou a fazer mal?

Também estou com o mesmo problema... :S

Alguém tem solução para isto?

EDIT: Caso vos dê esse erro experimentem o seguinte comando:

"printsharing LPD queue list" se retornar uma queue list só têm que trabalhar com essa, em vez de criarem uma nova ;)
 
Última edição:
Back
Topo