Análise DFI MI P55 T36 mini-ATX

JPgod

Moderador
Staff
Autores: João Godinho (JPgod)
Produto: DFI MI P55-T36 mITX
Data : 01-01-2010



ZWAME Análise

logo.png


Descrição

A DFI desde a alguns anos que tem inovado no mercado de motherboards, especialmente a série Lanparty, desde as famosas Lanparty
NF2 e Lanparty NF4 que tiveram um grande sucesso.
Agora, com a novíssima plataforma Intel LGA 1156, a DFI volta a inovar e lança a primeira motherboard em formato mini-ITX com este socket e utilizando o chipset P55. Esta plataforma, por apenas utilizar um chipset single chip (que essencialmente é uma southbridge) de baixo TDP, permitiu a DFI lançar esta board. Entretanto, dado que o P55 não apresenta o Flexible Display Interfcace, não há suporte para o GPU integrado nos processadores equipados com tal, portanto os gráficos são providenciados pelo único slot possível numa motherboard mini-ITX, neste caso PCI-e 16x.

Mas apesar do seu tamanho pequeno, será que se encara boards full-ATX? é o que veremos com esta análise!

Especificações

  • Socket: LGA 1156 (Core i5 6xx, i3xx e Pentium G6xxx terão o gpu integrado desactivado)
  • Chipset: Intel Ibex Peak P55
  • Memória: DDR3 1333 (suporte oficial) não-ECC, controlado pelo CPU.
  • Memória (slots e quantidade): 2 slots, suportando até 8 GB e operação em dual-channel.
  • Tipo de chipset: Single Chip PCH (Plataform Controler HUB)
  • Interface CPU-Chipset: DMI Link 4x (baseado no PCI-Express 2.0)
  • Slots: 1x PCI-e 2.0 16x @16x link (via CPU)
  • BIOS: AMI bios
  • Audio: Realtek ALC885 High Definition audio CODEC
  • LAN: Intel 82578DC Gigabit Ethernet
  • Armazenamento: 3 portas SATA II internas e 1 eSATA II externa, controlado pelo chipset, suportando raid 0,raid1,raid0+1, e raid5
  • painel traseiro:
    • PS-2: 2 portas (rato + teclado)
    • USB 2.0: 5 portas, sendo uma partilhada com eSATA
    • USB 3.0: não
    • eSATA: 1 porta partilhada com uma USB.
    • Rede:1 porta RJ-45
    • Áudio digital: 1 coaxial SPDIF e 1 SPDIF óptico, ambos saída.
    • Áudio analógico: 4 saídas com suporte 7.1, 1 entrada e 1 microfone
    • Outros: Clear CMOS switch
  • Alimentação: ATX 24 pinos e EPS 12v 8 pinos.
  • Dimensões físicas: 17cm (6.7”) x 17cm (6.7”), mini-ITX 6 layers PCB.
Links

thread do hardware novidades
Site Oficial

Fotografias

as fotografias estão em thumbnail, cliquem para tamanho grande (1280).

1 - A board vem embalada numa caixa de dimensões reduzidas, em tons azuis. Bastante agradável de se ver.

2 - Parte de tráz, com todas as características.



3 - Aqui podemos ver a board embalada no habitual plastico anti estático e o blunde. Vem tudo protegido por um cartão (que foi retirado nesta fotografia)

4 - O blunde, bastante simples, de modo a manter o preço baixo, mas com o essencial. 2 Cabos SATA laranjas e adaptador de energia, o espelho, 2 discos com drivers e software, um jumper, a cobertura do socket e adaptadores para cabos USB e ligações frontais.



5 - E aqui temos a board. O seu tamanho minusculo não passa despercebido. A DFI fez um trabalho impressionante ao agrupar tanto hardware num espaço diminuto. O facto do chipset ser single chip ajudou bastante a organização.

6 - Outra vista, onde temos 2 slots DDR3, que operam em dual-channel- Junto dos slots temos a ficha ATX 24 pinos, um display com 2 números hexadecimal, que serve para diagnóstico e por baixo deste, as ligações da caixa.



7 - Vista de topo. O PCB tem 6 layers e utiliza apenas condensadores sólidos de alumínio.

8 - Detalhe do socket LGA 1156. Tem uma protecção de plástico a cobrir os pinos e um aviso da fragilidade. Podemos ver o circuito de alimentação, composto por 6 fases digitais. A sua distribuição deve ser 5 + 1 ou 4 + 2 (core - uncore). Não é usado dissipador de calor, apesar de ser possível a instalação de um dissipador estreito, o que é uma pena, porque os mosfets tendem a aquecer muito.



9 - Painel traseiro, com 2 PS2, um switch de clear cmos, fichas de audio analógico e digital, 5 poras USB 2.0, uma porta combinada USB + SATA (powered e-SATA), bem como uma porta de rede gigabit. Notar o adesivo X-FI em cima das entradas analógicas, ou seja suporta tecnologia de áudio da Creative, mas o codec de áudio é Realtek e não Creative.

10 - Parte de tráz. A DFI optou por instalar alguns componentes deste lado para ganhar espaço na frente do PCB, na qual alguns componentes do circuito de alimentação do CPU, o codec de audio Realtek ALC885, o controlador de rede Intel, bem como o chip superIO ITE. Por fim, notar o backplate do socket do CPU, no caso o socket é fabricado pela LOTES, que tem sido o mais usado depois dos problemas com o socket da Foxcoon, embora os problemas afectam mais overclock em temperaturas extremas.



11 - Eis o chipset "ibexpeak" P55. Relembrar que o chipset na plataforma LGA 1156 tem as funções das southbridges das plataformas LGA 775 e 1366 e comunica-se com o CPU por DMI. Tecnicamente a Intel podia emparelhar este chipset com o northbridge X58 ou qualquer dos northbridges LGA 775. Fabricado a 65 nm, a die é bastante pequena, que permitiu a inclusão de mais 2 lanes PCI-e 2.0, num total de 8, em vez de 6 lanes no ICH10(R), que é fabricado a 90 nm, bem como mais 2 portas USB. Este chipset não suporta o Intel Flexible Display Interface, portanto não suporta o video onboard presente nos Clarkdale, ficando esta tarefa para os chipsets da série H5* e Q5*, logo é obrigatório a instalação de uma placa de vídeo no slot PCI-e x16 2.0 laranja.

12 - Aqui com um Core i5 750 instalado.



13 - Comparação com uma Gigabyte P55-UD5, ATX, lado a lado.

14 - Comparação com uma Gigabyte P55-UD5, ATX, empilhadas.



15 - Será usado o stock cooler, dado a sua pequena dimensão, logo mais compatível com caixas pequenas.

16 - Aqui temos o cooler instalado, bem como um par de Corsair Dominator GT 1866, que são um pouco mais altas que o cooler, sendo que os dissipadores vermelhos podem ser retirados.


15 - Aqui a board montada numa bench table e pronta para partir pedra!

16 - Outro ângulo. A HD 5750 é só um pouco mais comprida que a board. Depois será testado com uma HD 3650, que é melhor para montagem de sistemas compactos, embora dado o TDP dos cpus, não podem pensar em caixas demasiadas apertadas. Reparar os cabos SATA que tiveram que ser instalados com cuidado devido o pouco espaço disponível.


 
Última edição:
BIOS

Fotos da BIOS desta board:

1 - Menu inicial, com info da versão da BIOS, data/hora, cpu e memória, bem como configuração de discos.

2 - Menu de overclock principal.


3 - Sub-menu CPU advanced settings

4 - Sub-menu de voltagens


5 - Sub-menu de timmings

6 - Menu advanced, com configurações típicas do SuperPI, monitorização, ACPI, USB e PCIPnP


7 - Configuração do chipset

8 - Menu de configuração de BOOT


9 - Ferramenta CMOS Reloaded

10 - Sub-Menu onde se guarda os perfis do CMOS Reloaded

Software

Descrição do software que acompanha a motherboard

ABS (Auto Boost System)

Este software faz a gestão dos profiles de CMOS armazenados na BIOS. O menu inicial:

abs1.png


Ao seleccionar a opção Win Reloaded, aparece duas opções, Backup e Reload. A opção "Auto Upgrade" é semelhante, mas com menos opções.
Abaixo o menu de backup.

abs2.png


Temos os 4 profiles armazenados na BIOS, sendo que o 1 e 2 estão por defeito. No caso o 1º profile faz overclock do CPU para 180 mhz BCLK se for um Core i5 e o 2º profile para 160 mhz BCLK se for um Core i7), fazendo overvolt de 0,12 volts. Os outros 2 profiles estão livres para guardar os nossos settings, mas nada impede de descartar os dois profiles originais.
O que esta opção permite é trocar os profiles dos slots e permite fazer backup no disco rígido, podendo por exemplo servir para restauro futuro ou enviar para conhecidos.

Abaixo o menu "Reload"
abs3.png


Esta opção serve para fazer o restauro de um perfil anteriormente guardado.
Ez-Tuner

O Ez-Tuner é um software de monitorização e overclock.

ez-tuner1.png


Menu inicial, onde temos a monitorização da voltagem do CPU e de entrada, bem como amperagem e a energia que o CPU/PWM estão a consumir. Alem disso indica a temperatura do circuito de alimentação.
Também indica a potência a ser utilizada por cada uma das fases, sendo que algumas fases podem ser desligadas. Na imagem acima temos então o CPU em idle, mas os valores indicados parecem-me irreais, já que 2,5w de consumo pro CPU é demasiado baixo).

ez-tuner2.png


Depois temos o Clock Generator, onde permite subir o BCLK e PCI-e clock "on the fly", sendo que nesta board apenas dá para subir o BCLK. Na imagem temos então o CPU a defaut (133 mhz) e podemos ver pelo gadjet da Intel sobre o estado do TurboBoost em cima, com o CPU a trabalhar a 2,79 Ghz, visto que estava em full load nos 4 cores e o turbo subiu o multiplicador para 21x)

ez-tuner3.png


Nesta imagem, temos então o BCLK a 140 mhz, fazendo o CPU a operar a 2,94 Ghz. Foi só definir o BCLK para 140 mhz, clicar no "SetClockGen" e ver o valor da frequência a subir de 2,79 para 2.94.

ez-tuner4.png


Agora a explorar opções avançadas e os perfis armazenados. Temos 4 perfils, o Defaut e mais 3 de overclock. Na imagem acima, com o perfil defaut seleccionado, mas que aplica 1.275 de vcore.

ez-tuner5.png


Aqui com voltagem a 1.29375 (1.27 reais) e a operar a 2.85 ghz.

ez-tuner6.png


Este a 1.3125 (1.28 reais) e 2.92 ghz.

ez-tuner7.png


Por fim, a 1.33125 (1.29 reais) e 2.98 ghz. Notar que já estão as 6 fases do circuito de alimentação a trabalhar, com 120w a serem puxados da fonte e 95w a serem servidos ao CPU. Não sabemos se corresponde à realidade ou não, já que 25w de energia dissipado parece-me exagerado, resultando uma eficiência de apenas 79,3%, quando por norma a eficiência do circuito de alimentação de cpus das boards actuais anda nos 90 a 95%

Claro que este vcore é exagerado, eu num teste rápido na anterior Gigabyte puz o CPU a 3000 (3150 devido o turbo) a 1.175 logo a 1ª tentativa.

Parece-me uma boa ferramenta para testarem o overclock sem ter que fazer tantos restarts e ir à BIOS, mas recomendo cautela no seu uso, testando bem as opções e fechando os programas todos antes de testarem, porque naturalmente o sistema poderá vir-se abaixo durante os testes. E recomendo sempre ajustarem o overclock que pretendem para uso diário na BIOS.

Smart Guardian


smart.png


Esse é já o bastante conhecido software de monitorização das DFI, que sempre primou pela sua simplicidade.
Temos então leitura de temperaturas do CPU e PWM (aqui a temperatura lida difere da leitura do EZ-tuner. Não sabemos se é algum erro de leitura por parte dos programas ou estão a ler de sensores diferentes), bem como rotação das ventoinhas e voltagens. É pena não possuir a leitura de temperatura do chipset P55 (cujo valor ficaria no espaço vazio entre o CPU e CPU_PWM). Como a board apenas possuir 2 headers para ventoinhas, não aparece o 3º valor.

Ez-Flash


ez-flash.png


Por fim, o Ez-Flash, que serve para fazer update da BIOS, bem como grava-la no disco para backup.
 
1ª Parte

Nesta primeira parte, vamos testar o processador em defaut e overclock e comparar com a motherboard Gigabyte-P55 UD5

Test Bed - AMD 965 BE

CPU-Z

cpu-z.png


cpu-z-turbo1.png
cpu-z-turbo2.png


Em cima temos o CPU-Z do sistema, que em idle a frequencia cai para 1200 mhz. As memórias estão a 1333 mhz 7-7-7-16-1T e NB a 2133 mhz.

Embaixo temos o CPU em load nos 4 cores, com o TurboBoost activado para 2800 mhz e na imagem do lado, em single thread, a operar a 3200 mhz. Relembrar que a frequência defaut é 2666 mhz.

Não tenho o CPU-Z em Overclock, fica abaixo as frequências e voltagens:

  • BCLK: 166 mhz (133 de origem)
  • CPU Clock, base: 3333 mhz (TurboBoost: 3500 mhz 3-4 threads | 4000 mhz 1-2 threads)
  • QPI link: 32x x 166 = 5333 mhz (36x 133 = 4800 defaut)
  • NB(uncore): 2666 mhz (2133 defaut)
  • Memória: 833 mhz (1666 efectivos) 7-7-7-21 1T)
  • Vcore: 1.25v
  • Vtt: +0,104v
  • Vmen: 1.65v

Testes

cinebench2003-1.png


Neste benchmark de teste do software de rendering "cinema 4D", a Gigabyte fica um pouco à frente da DFI. Notar que o resultado single thread é cerca de 1/3 do multi thread, devido ao turbo boost. Em overclock o resultado sobe bastante.

cinebench2003-2.png


Estes testes já incidem na gráfica, onde a Gigabyte se portou melhor novamente. Com overclock a situação inverte-se.

cinebenchr10-1.png

cinebenchr10-2.png


Edição mais recente do benchmark do Cinema 4D, desta vez em 64 bits,
onde novamente a gigabyte a ganhar, embora por uma margem muito pequena. Muito bons resultados em overclock

winrar.png


No benchmark interno deste software de compressão, tivemos empate técnico. Em overclock o resultado dispara.

7zip1.png


Tal com o winrar, o 7-zip também é um software de compressão, com um benchmark mais completo. Empate técnico outra vez. Em overclock, outro bom resultado.

7zip2.png


No que toca a descompressão, a Gigabyte já se destaca, especialmente com 4 threads. Em overclock portou-se muito bem em SMT (é 146570 kb/s, ficou cortado o ultimo algarismo)

wprime.png


No wprime, que calcula dos quadrado dos primeiros 32 milhões de inteiros, a DFI levou a melhor desta vez. A marca de 10 segundos cai com o overclock.

crystalmark1.png


O crystalmark corre uma série de benchmarks de CPU, memória, disco e openGL (no caso a testar a performance da gráfica). No teste de HDD, a DFI foi um pouco superior, mas nos outros, a Gigabyte ganha, mas por pouco.
Mais um excelente resultado com o overclock.

crystalmark2.png


Estes testes incidem sobre a gráfica. A gigabyte ganha no geral. A performance com overclock só melhorou no GDI.

euler3d.png


Neste benchmark, a Gigabyte obteve novamente a melhor sobre a DFI. Bom resultado em single thread com overclock.

x264.png


Teste de encoding de vídeo 720p com o coded X.264, empate técnico entre as duas boards. Em overclock quase chega à marca de 100 FPS no PASS 1.

spec1.png
spec2.png


Nesta suite de benchmarks de conceituados programas de design gráfico e 3D, em modo 64 bits e a 1280x1024, a Gigabyte foi melhor no global, especialmente no Maya.
Em overclock no geral foi mais rápido, mas menos expressivo que outros benchmarks anteriores.

 
Última edição:
2ª Parte

Continuação dos testes.

Jogos

Testes com 2 jogos pesados: Farcry 2 e Crysis Warhead.

crysis1.png


A 1440x900, a Gigabyte levou a melhor, mas por pouco. Em overclock não melhorou grande coisa.

crysis2.png


Já a 1920x1080, resultados semelhantes em média e máximo, mas no mínimo a DFI levou a melhor, mas a taxa mínima costuma ser muito variável. Mesma performance em overclock,

farcry1.png


A 1440x900, a DFI levou a melhor, se considerar pela média. O overclock apenas aumentou a mínima e máxima.

farcry2.png


Empate técnico a 1920x1080, sendo que no máximo a Gigabyte ganha (mais uma vez, desprezável devido a enorme variação que pode ter), performance em overclock igual.

PcMark e 3Dmark Vantage

As duas suítes de testes da futuremark
pcmark1.png


Nestes 2 perfils, a gigabyte ganha à DFI. Em overclock, melhou bem em TV/movies, mas abaixou em Memories, o que é curioso.

pcmark2.png


No perfil "gamming", a gigabyte "trucida" a DFI, o que é estranho. Em "music", a vitória é menor. Em overclock os resultados sofrem um bom aumento.

pcmark3.png


Mais uma vez, a Gigabyte a ganhar, especialmente em "prod". Em Comm com overclock a performance melhora e ultrapassa a gigabyte, mas em Prod abaixa.

3dmark.png


Não foi possível correr o 3Dmark Vantage na Gigabyte, por isso só temos o resultado da DFI. Em overclock o resultado de CPU sofre uma melhoria bem considerável, mas no GPU ficou igual.

 
Última edição:
Everest Cache e Memory Benchmark

Tabela - DFI
everest-dfi.png


Tabela - DFI OVERCLOCK
everest-dfi-oc.png


Tabela - GIGABYTE
everest-giga.png


Resumo dos dados acima em gráficos:
everest1.png
everest2.png

everest3.png
everest4.png

everest5.png
everest6.png


Resultados muito semelhantes entre as duas boards. A destacar que a DFI obteve maior largura de banda nas memórias, embora pior latência.

Em overclock melhora em todos os níveis e com as memórias a aproximar-se dos 20 Gb/s, o que é excelente.

Consumos

Testes de consumo, utilizando um medidor de consumos instalado entre a fonte e a tomada, medindo assim o consumo total do sistema. O método está descrito abaixo.

  • Idle: Sem carga no desktop do windows. Deixou-se 5 minutos assim antes de tirar o consumo.
  • Wprime 32 MB 1T: Teste de 32M com 1 thread, consumo de pico
  • Wprime 32 MB 4T: Teste de 32M com 4 threads, consumo de pico
  • Wprime 1024MB 4T:Teste de 1024M com 4 threads, consumo de pico
  • Linx 1:1º ciclo deste stress test em linpack, consumo de pico
  • Linx 5:5º ciclo deste stress test em linpack, consumo de pico
A grafica esteve em idle durante todos os testes e a troca por uma HD 3650 não alterou em nada, já que esta geração da ATI é muito eficiente neste campo.

Os testes de Wprime 1024 e linx 5, por serem longos simula uma carga pesada e contínua, já que se verificou uma situação estranha, descrito abaixo:

consumos.png


Reparar que o consumo com o Wprime 32 MB e Wprime 1024 MB, ambos com 4 threads difere largamente na DFI, especialmente em overclock, que passa de 155w para 193w!

A explicação que encontro é simples. Com o tempo de load, o circuito de alimentação do processador começa a aquecer, aquecer e vai perdendo eficiência, especialmente por não ter dissipadores de calor.

A situação piora com o Linx, onde em defaut o consumo foi quase 50w superior que na Gigabyte em defaut!

Já no wprime, o consumo foi igual e em idle gasta um pouco menos (provavelmente por ter bem menos componentes integrados). Aqui a destacar foi em overclock apenas consumir mais 2w, graças à excelente gestão de consumo do CPU.

Infelizmente deste gráfico a tirar, que não é uma board para se aventurar em overclocks elevados e com voltagens elevadas. Recomendo apenas ficarem pelo vcore defaut ou no máximo 0,05 acima de origem ou então ter um cooler que mande muito ar para a placa mãe, coisa que o stock cooler pouco faz.
 
Última edição:
Conclusões

Destaco pela Positiva:

  • - Não fica nada a dever em performance em relação as boards grandes, como a gigabyte em causa.
  • - Formato mini-ITX, muito compacto e bom para montar um computador pequeno, mas com alguma potência.
  • - Boa qualidade de construção, com condensadores sólidos, e PCB de 6 layers.
  • - Saída powered eSATA (Combo eSATA + USB).
  • - Bios completa e recheada e simples de utilizar
  • - Bom software de monitorização.
  • - CMOS Reloaded, para guardar os perfis de overclock
  • - ABS profile, com definições de overclock predefinidos e possibilidade de trocar definições de overclock com outros utilizadores.
  • - Para uma board pequena, a capacidade de overclock é satisfatória, claro que aquém de uma board "a sério".
  • - Bundle de acessórios suficiente e completo.
  • - Suporta software creative X-FI
  • - Sem legacy como IDE ou disquete (sim, considero uma vantagem, por poupar espaço e não estorvar o layout.)
  • - display com código de erro, para diagnóstico.
  • - CMOS reset switch no painel traseiro.

Destaco pela Negativa:
  • - O circuito PWM não é o melhor que se pode encontrar, estando limitado a 150w e ainda sendo mais ineficiente que o encontrado na gigabyte. Mas com falta de espaço é difícil pedir melhor.
  • - Ausência de dissipadores nos mosfets, levando a aquecimento muito exagerado e piorando o ponto acima (maior aquecimento = menor eficiência). Recomenda-se um cooler com ventoinha horizontal para arrefecer a board, estilo o noctua NH-C12P, embora seja enorme para esta board.
  • - Ausência de utilitário de flashing da bios embutido na mesma, como ASUS e Gigabyte, tendo que faze-lo ou via SO ou via pendrive, que é mais complicado.
  • - Com o aparecimento de boards com chipset H5* e Q5*, que oferece quase tudo que o P55 e ainda possibilidade de usar o video onboard dos novos processadores "Clarkdale", torna este produto pouco apetecível. Para quem pretende usar quad-core e placa dedicada, ai é uma boa proposta.

Conclusão

A DFI mais uma vez mostrou que sabe fazer excelentes boards. Oferece assim uma board baseada em P55 e que em nada fica a dever as irmãs maiores em performance e qualidade. É suficientemente completa no que toca a sistemas mini-ITX (3 portas SATA permite usar uma drive óptica e 2 discos, que acaba por ser o limite da maioria das caixas mini-ITX), oferece ainda uma powered eSATA, que alem de ganhar espaço no back IO por combinar uma USB, este padrão permitirá o uso de discos rígidos 2,5" e pens drivers eSATA auto alimentados, com uma performance excelente.

No que toca ao overclock, posso dizer que considero muito satisfatório considerando os limites que o formato pequeno impõe. Dá para usar perfeitamente um Core i5 750 entre 150 e 166 BCLK com as voltagens praticamente todas de origem, sem aquecimento adicional, até porque esta board é para ser usada em caixas de pequena dimensão.

Entretanto, a limitação do circuito acabou por penalizar no consumo, na qual esta board gasta mais em load que a gigabyte aqui comparada. Em uso com carga baixa ou idle, será tão ou mais poupada. Com um bom arrefecimento do circuito de alimentação, creio que minora este problema.

Por fim, se querem fazer um sistema core i5/i7 a sério, não é a board a escolher, mas se querem montar um HTPC/gamming/workstation de dimensões compactas e com alguma potência, esta board é altamente recomendada.

Como sugestão de caixa, a Silverstone oferece uma linha de caixas mini-ITX com suporte a gráficas dual slot e com espaço para acomodar placas como a HD 5770, bem como coolers CPU maiores que o stock cooler, boa ventilação e fontes capazes de aguentar pelo menos com cpu em defaut. É o caso da SG-05 e SG-06

Entretanto, com 211w de pico que assumindo uma eficiência de 83% da PSU testada nesta faixa, resulta em cerca de 175-180w de consumo por parte da maquina, sobrando apenas 120w no caso das fontes destas caixas. Não esquecer que foi usado como discos um SSD e um disco de portátil, portanto consumo combinado inferior a um único disco 3,5" e a gráfica estava em idle nos testes de consumo.
Mas 300w chega se utilizarem gráficas no género 5750/5770, um core i5 750 em defaut ou com pouco overclock/overvolt discos 2,5"/SSD, alem disso os rais 211w foi atingido com Linx, logo num uso normal nunca iria chegar a isso, ficando nos tais 193w com o Wprime 1024M.

A concluir, leva o selo de recomendação da Zwame, devido a inovação e originalidade que a DFI teve.
Classificação

zwame200.png


inovação

Agradecimentos

A ZWAME agradece à DFI pela disponibilidade do material para teste.



Copyright © Zwame, Lda 2009. Reprodução proibida sem autorização prévia.

 
Última edição:
Grande board tenho uma T3h6 e estas boards sao lindas .. e brutais para Htpc ..
Sem duvida excelente para o que oferece !;)

Acho é " injusto" comparar uma board Atx com uma mini
 
Última edição:
Grande board tenho uma T3h6 e estas boards sao lindas .. e brutais para Htpc ..
Sem duvida excelente para o que oferece !;)

Acho é " injusto" comparar uma board Atx com uma mini

porque injusto? Apesar de tudo a performance anda ela por ela. A idéia e ver se apesar do seu tamanho, se chega perto das "grandes"

E gosto de fazer reviews comparativas.
 
porque injusto? Apesar de tudo a performance anda ela por ela. A idéia e ver se apesar do seu tamanho, se chega perto das "grandes"

E gosto de fazer reviews comparativas.


Sim eu entendo mas o segmento desta board nao é o mesmo do das " grandes" obviamente que perde nao é.

E se houve-se mais boards mini ou Matx para comparar era interessante mas é complicado;)
 
Gostei bastante do que vi desta DFi.

Pequena, mas com um performance estupenda.

Gostei mesmo foi da bios, que é igual à Asus.
E tem BASTANTE software de controlo, nao estava a espera.
Scores de memórias excelentes, bons resultados de bench's, um pequeno grande bicho que foi lançado, excelente review ;)

Cumps
 
Comparações poderiam existir muitas mas não vejo qual o propósito. Comparar uma mITX com uma uATX, é isso que propões?

A intensão aqui é comparar as "pequenas" com as "grandes"
As dimensões da ASRock - Micro ATX Form Factor: 9.6-in x 8.8-in, 24.4 cm x 22.4 cm
Mas pronto.. não é mini-itx..
 
Última edição:
Espetar um CPU de 95w numa caixa pequena é pedirem "sarilhos".
O que era bom duvido que apareça, uma board baseada no socket para portáteis com o Arrandale

Como sugestão de caixa, a Silverstone oferece uma linha de caixas mini-ITX com suporte a gráficas dual slot e com espaço para acomodar placas como a HD 5770, bem como coolers CPU maiores que o stock cooler, boa ventilação e fontes capazes de aguentar pelo menos com cpu em defaut. É o caso da SG-05 e SG-06


Parece que depois das fotos que mostrei te conseguiram convencer... :p

Mas sim foi uma excelente review!
 
Última edição:
Back
Topo